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Suspensão de 120mm para XCM?

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Rodrigo13 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Abr 2015
Serra, ES
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo13 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Suspensão de 120mm para XCM?
    Postado: 24 Abr 2018 as 12:51
Salve meus amigos!

Tenho uma Scott Scale 960 e gostaria de obter a experiência de vcs quanto a utilização de suspensões de curso longo (120mm) para XCM. Apareceu uma excelente oportunidade de pegar uma reba já no padrão boost e com 120mm de curso. Estou disputando minhas primeiras competições e o foco está no desempenho em subidas.

A pergunta é: Nesse caso, vou perder muito desempenho nas subidas íngremes devido ao fato da bike ficar mais “empinada”?

Abraço
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tiagolage Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Ago 2015
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar tiagolage Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 13:40
Olá Rodrigo.

Se o foco é subir, a resposta é sim. Você vai perder desempenho nas subidas íngremes. Aconteceu comigo.


Mas aí entram algumas alternativas:

Se a oportunidade é boa, no sentido de preço (o que imagino), olha se consegue baixar o curso para 100 mm. Muitas vezes é possível.

Analise os pedais que irá fazer com mais calma. Muitas vezes você pode perder 5s em uma subida por causa do suspensão de 120 mm e ganhar 10-15s em uma descida devido ao melhor curso de amortecimento e a sensação de "segurança" que ele te passaria. Fora o conforto maior em pedais mais longos.

Então, avaliando isso tudo, eu compraria a suspensão.

Abraços




Editado por tiagolage - 24 Abr 2018 as 13:41
Niner air 9
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tiagolage Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Ago 2015
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...E contando também que seu cubo dianteiro seja boost, né?! Senão vai ter que trocar ou adaptar.
Niner air 9
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Cadastrado em: 10 Fev 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 13:45
Nada impede também de alterar a geometria da mesa, deixando ela um pouco mais negativa a fim de compensar a perda de aderência devido a frente mais alta....

A Scale 960 usa suspensão normal, vai ter que troca o cubo da roda também...


Editado por rafael_rtg - 24 Abr 2018 as 14:16
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Rodrigo13 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Abr 2015
Serra, ES
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo13 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2018 as 09:15
Muito obrigado.
Acredito que vou fechar negócio sim.
Apesar da região onde moro ter muitas paredes, vou tentar compensar um pouco a inclinação trocando a mesa.

Vlw
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Rodrigo13 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Abr 2015
Serra, ES
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo13 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2018 as 09:19
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Nada impede também de alterar a geometria da mesa, deixando ela um pouco mais negativa a fim de compensar a perda de aderência devido a frente mais alta....

A Scale 960 usa suspensão normal, vai ter que troca o cubo da roda também...


Comprei um cubo XT de 15mm a algumas semanas atrás, só que de 100mm, devo usar espaçadores para adaptar para o padrão boost.
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TheLittle Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Jun 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2018 as 13:34
os adaptadores boost funcionam muito bem, especialmente na dianteira. ser boost não seria impeditivo pra comprar qualquer suspensão, além disso no geral melhora rigidez e o clearance pros pneus.

Sobre geometria, de modo geral o que acontece mudando o garfo é que cada 2cm a mais de comprimento diminui 1 grau o head angle e a altura do central sobe aprox 3mm.

eu sempre utilizo esse site que é muito útil pra ter uma previsão da geometria com a mudança de garfo.
Note que os templates de garfo são praticamente todos 26, vc vai ter que descobrir a medida axle to crown dos garfos e comparar. Precisa também de todos os dados da tabela de geometria.



outra dica que dou, dependendo do garfo que pegar vc pode utilizar "tokens" para mudar a progressividade do garfo. Vc pode pegar uma suspensão 120, colocar uns tokens pra deixar mais progressiva a mola pneumática, e usar a pressão mais baixa de modo que o garfo fique mais macio no início. Como vai ter um pouco mais de SAG, talvez a altura final fique muito parecida com a suspensão de 100mm. Exemplo uma susp 100mm com sag de 20% vai pra 80mm, uma de 120mm com sag de 25% são 90mm, então a altura final não muda quase nada.

Por fim marcas diferentes de suspensão podem ter alturas diferentes. Reparei que as fox que tive eram entre 7 e 10mm menores que as rockshox do mesmo curso. Pra terem uma idéia a proshock ultra tr 29 de 100mm tem praticamente a mesma altura de uma Fox 32 de 120mm (520mm do eixo até a coroa). Uma Rockshox Reba de 100mm tem 508mm. 

Por isso a dica é ver a medida Axle to Crown de cada garfo pra separar, não só o curso. E considerar Também o sag que vai usar na conta, pode acontecer de vc trocar por 120 e continuar com a mesma altura, ou até modificar mais que 20mm a altura dependendo de quais suspensões esta trocando.


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Rodrigo13 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Abr 2015
Serra, ES
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo13 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2018 as 14:55
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

os adaptadores boost funcionam muito bem, especialmente na dianteira. ser boost não seria impeditivo pra comprar qualquer suspensão, além disso no geral melhora rigidez e o clearance pros pneus.

Sobre geometria, de modo geral o que acontece mudando o garfo é que cada 2cm a mais de comprimento diminui 1 grau o head angle e a altura do central sobe aprox 3mm.

eu sempre utilizo esse site que é muito útil pra ter uma previsão da geometria com a mudança de garfo.
Note que os templates de garfo são praticamente todos 26, vc vai ter que descobrir a medida axle to crown dos garfos e comparar. Precisa também de todos os dados da tabela de geometria.

https://bikegeo.muha.cc/ - https://bikegeo.muha.cc/


outra dica que dou, dependendo do garfo que pegar vc pode utilizar "tokens" para mudar a progressividade do garfo. Vc pode pegar uma suspensão 120, colocar uns tokens pra deixar mais progressiva a mola pneumática, e usar a pressão mais baixa de modo que o garfo fique mais macio no início. Como vai ter um pouco mais de SAG, talvez a altura final fique muito parecida com a suspensão de 100mm. Exemplo uma susp 100mm com sag de 20% vai pra 80mm, uma de 120mm com sag de 25% são 90mm, então a altura final não muda quase nada.

Por fim marcas diferentes de suspensão podem ter alturas diferentes. Reparei que as fox que tive eram entre 7 e 10mm menores que as rockshox do mesmo curso. Pra terem uma idéia a proshock ultra tr 29 de 100mm tem praticamente a mesma altura de uma Fox 32 de 120mm (520mm do eixo até a coroa). Uma Rockshox Reba de 100mm tem 508mm. 

Por isso a dica é ver a medida Axle to Crown de cada garfo pra separar, não só o curso. E considerar Também o sag que vai usar na conta, pode acontecer de vc trocar por 120 e continuar com a mesma altura, ou até modificar mais que 20mm a altura dependendo de quais suspensões esta trocando.




Desculpe a demora em AGRADECER seu comentário.
Ajudou bastante.
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