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Suspensão de 120mm para XCM? |
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Rodrigo13
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Cadastrado em: 01 Abr 2015 Serra, ES Offline Mensagens:4 |
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Postado: 24 Abr 2018 as 12:51 |
Salve meus amigos!
Tenho uma Scott Scale 960 e gostaria de obter a experiência de vcs quanto a utilização de suspensões de curso longo (120mm) para XCM. Apareceu uma excelente oportunidade de pegar uma reba já no padrão boost e com 120mm de curso. Estou disputando minhas primeiras competições e o foco está no desempenho em subidas. A pergunta é: Nesse caso, vou perder muito desempenho nas subidas íngremes devido ao fato da bike ficar mais “empinada”? Abraço |
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tiagolage
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Olá Rodrigo.
Se o foco é subir, a resposta é sim. Você vai perder desempenho nas subidas íngremes. Aconteceu comigo. Mas aí entram algumas alternativas: Se a oportunidade é boa, no sentido de preço (o que imagino), olha se consegue baixar o curso para 100 mm. Muitas vezes é possível. Analise os pedais que irá fazer com mais calma. Muitas vezes você pode perder 5s em uma subida por causa do suspensão de 120 mm e ganhar 10-15s em uma descida devido ao melhor curso de amortecimento e a sensação de "segurança" que ele te passaria. Fora o conforto maior em pedais mais longos. Então, avaliando isso tudo, eu compraria a suspensão. Abraços Editado por tiagolage - 24 Abr 2018 as 13:41 |
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Niner air 9
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tiagolage
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...E contando também que seu cubo dianteiro seja boost, né?! Senão vai ter que trocar ou adaptar.
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Niner air 9
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rafael_rtg
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Nada impede também de alterar a geometria da mesa, deixando ela um pouco mais negativa a fim de compensar a perda de aderência devido a frente mais alta....
A Scale 960 usa suspensão normal, vai ter que troca o cubo da roda também... Editado por rafael_rtg - 24 Abr 2018 as 14:16 |
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Rodrigo13
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Cadastrado em: 01 Abr 2015 Serra, ES Offline Mensagens:4 |
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Muito obrigado.
Acredito que vou fechar negócio sim. Apesar da região onde moro ter muitas paredes, vou tentar compensar um pouco a inclinação trocando a mesa. Vlw |
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Rodrigo13
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Cadastrado em: 01 Abr 2015 Serra, ES Offline Mensagens:4 |
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Comprei um cubo XT de 15mm a algumas semanas atrás, só que de 100mm, devo usar espaçadores para adaptar para o padrão boost. |
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TheLittle
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os adaptadores boost funcionam muito bem, especialmente na dianteira. ser boost não seria impeditivo pra comprar qualquer suspensão, além disso no geral melhora rigidez e o clearance pros pneus.
Sobre geometria, de modo geral o que acontece mudando o garfo é que cada 2cm a mais de comprimento diminui 1 grau o head angle e a altura do central sobe aprox 3mm. eu sempre utilizo esse site que é muito útil pra ter uma previsão da geometria com a mudança de garfo. Note que os templates de garfo são praticamente todos 26, vc vai ter que descobrir a medida axle to crown dos garfos e comparar. Precisa também de todos os dados da tabela de geometria. outra dica que dou, dependendo do garfo que pegar vc pode utilizar "tokens" para mudar a progressividade do garfo. Vc pode pegar uma suspensão 120, colocar uns tokens pra deixar mais progressiva a mola pneumática, e usar a pressão mais baixa de modo que o garfo fique mais macio no início. Como vai ter um pouco mais de SAG, talvez a altura final fique muito parecida com a suspensão de 100mm. Exemplo uma susp 100mm com sag de 20% vai pra 80mm, uma de 120mm com sag de 25% são 90mm, então a altura final não muda quase nada. Por fim marcas diferentes de suspensão podem ter alturas diferentes. Reparei que as fox que tive eram entre 7 e 10mm menores que as rockshox do mesmo curso. Pra terem uma idéia a proshock ultra tr 29 de 100mm tem praticamente a mesma altura de uma Fox 32 de 120mm (520mm do eixo até a coroa). Uma Rockshox Reba de 100mm tem 508mm. Por isso a dica é ver a medida Axle to Crown de cada garfo pra separar, não só o curso. E considerar Também o sag que vai usar na conta, pode acontecer de vc trocar por 120 e continuar com a mesma altura, ou até modificar mais que 20mm a altura dependendo de quais suspensões esta trocando. |
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Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail |
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Rodrigo13
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Desculpe a demora em AGRADECER seu comentário. Ajudou bastante. |
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