Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - CUBA - Relato de Viagem
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


CUBA - Relato de Viagem

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ernestomez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Fev 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ernestomez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: CUBA - Relato de Viagem
    Postado: 26 Mar 2018 as 00:26
RELATO DE CUBA - finalmente!


Tres meses depois da viagem, fiz finalmente um pequeno relato sobre como foi, um mapa da rota, e um álbum com as minhas fotos favoritas.

Ainda pretendo colocar os POIs no mapa, com mais informaçoes sobre o trajeto, e o contato dos lugares onde dormi. Mas já da pra ter uma ideia!





Passei 23 dias em Cuba. Ao todo pedalei cerca de 1400km por diversos tipos de estradas, cidades e paisagens. Em Holguin comecei a pedalar, sentido oeste, beirando a costa Norte. De Remedios entrei para dentro da Ilha, passando por Santa Clara, e cruzei a serra do Escambray até Trinidad, de onde segui pela costa sul até Playa Larga, e daí para Havana e finalmente Vinales, onde finalizei a pedalada, e voltei para Havana de onibus.

Pedalada:

Cuba é um excelente país para pedalar - com qualquer tipo de bicicleta e independente de sua experiencia com viagens de bike. A ilha é majoritariamente plana - tem apenas tres serras, facilmente contornáveis. É fácil traçar uma rota em que o vento esteja a seu favor, o clima é quente - mas nem tanto pra quem veio do Rio. As estradas são pouco movimentadas e as bicicletas são parte integral do transito no país. As cidades são bem distribuídas e as rotas nãos exigem muito planejamento.

Como a industrialização e quantidade de carros é relativamente baixa, há pouca poluição, e nas estradas vi muito mais pássaros e animais silvestres do que nas rodovias brasileiras.

A única ressalva a ser feita é que, por conta do embargo economico, há muita dificuldade de entrada de bicicletas de qualidade e peças de reposição no país. Portanto é necessário estar bem preparado para eventuais problemas mecanicos e saber como fazer reparos e manutenção. De qualquer forma, o povo cubano é muito solícito para ajudar e especialista em gambiarras e "dar um jetinho". Então dificilmente você vai ficar a pé.

Dinheiro:

Cuba tem duas moedas: o Peso Nacional (CUP), moeda nacional em que os funcionários do Estado recebem seus salários e em que os comércios locais mais simples funcionam, e o Peso Convertível (CUC), que equivale a 1 dólar, e é a moeda que se usa para fins turísticos, como hospedagem e alimentação, e para produtos industrializados mais caros ou importados.

Lendo sobre isso, parece mais complicado do que de fato é. 1 CUC equivale a 25 CUPs. A imensa maioria dos comércios e serviços aceitam ambas as moedas. O controle economico e cambial é alto, todas as casas de cambio oficiais operam na mesma taxa e as moedas são quase sempre intercaláveis. Claro que, para uma hospedagem que custe 20 CUCs por exemplo, é muito mais fácil pagar em CUCs do que com 500 CUPs, mas no fim das contas é a mesma coisa. Comércios voltados para cubanos, especialmente cafeterias e feirantes de pequenos povoados, vao cobrar valores como 2-5 CUPs por um refresco ou café, e 5-10 CUPs por um lanche simples, então é sempre bom ter CUPs a mão.

Apesar de 1 CUC ser equivalente a 1 Dolar, há um imposto de 10% sobre a troca de dólares. Portanto é mais vantajoso levar euros. Quando estive lá, o cambio estava em 1 Euro = 1.14 CUCs. Meu gasto médio foi de 250 ~ 300 euros por semana, mas dá pra viajar com menos do que isso - especialmente estando em 2 ou 3 pessoas.

Hospedagem:

Pelas leis de Cuba, estrangeiros só estao autorizados a se hospedar em Casas Particulares en divisa ou Hoteis. Ao se hospedar, você deve apresentar o passaporte e assinar um registro.
Todas as casas que fiquei tinham cama com lençóis limpos e toalha, ar condicionado, e na imensa maioria dos casos incluiam sabonete e papel higienico. Mas é bom sempre levar com voce porque aconteceu 2 ou 3 vezes de não ter (são itens bastante caros por lá).

Os preços variam de 15 CUCs nas cidades menos visitadas a 25 CUCs nas cidades mais turísticas. Algumas diárias incluem um café da manhã simples, outras cobram a parte.

Existe uma rede de casas estilo hostel, com quarto compartilhado, e custam geralmente 10 CUCs por noite.

Teoricamente é proibido acampar em Cuba, exceto nos raros pontos de Campismo Nacional

Há também algumas Casas informais, mas os próprios cubanos não costumam incentivar isso. Fiquei em uma dessas apenas uma noite, em Esmeralda, pois na cidade não havia uma casa oficial. As Casas Particulares oficiais para estrangeiros tem uma placa com um símbolo azul, enquanto as de símbolo vermelho são voltadas para cubanos, e cobram em moneda nacional.

Alimentação:

Esse foi o ponto mais complicado da viagem pra mim, especialmente por ser vegano. Com exceção das cidades muito turísticas, há poucos restaurantes, a variedade é ínfima e a qualidade da comida está entre OK e ruim. Meu prato principal foi Congri - arroz e feijão misturados, a moda cubana. Fora isso, tinha que torcer para os restaurantes terem alguma opção de salada e de legumes - 99% das vezes era tomate e pepino, batata doce ou aipim. As vezes tinha repolho. Mais de uma vez entrei num restaurante e a única opção erra arroz e feijão. Mais nada.
Algumas Casas Particulares servem comida, e é de longe a melhor opçao (embora um pouco mais cara). A comida é fresca, feita com muito cuidado, e tem muito mais opções - nas casas comi lentilha, grao de bico, abacate, etc.

Há diversas cafeterias pelas cidades - pequenos quiosques com opçoes de lanches diversas. Aí geralmente voce vai achar café, delicioso refresco de tamarindo, e barrinhas de amendoim e de gergelim que são ótimas pra acompanhar o pedal.

Há algumas marcas de cerveja, todas suficientemente boas, e com preço OK. Minha favorita é a Bucanero. O refrigerante local é o Ciego Montero, mas não gostei muito.

Para quem for ovo-lacto, é muito comum uma pizza brotinho, que vende em tudo quanto é canto, e omelete.

Política:

Acho que nunca foi tão difícil pra mim colocar em palavras o relato de uma viagem de bicicleta como foi essa para Cuba.

Por toda a vida nos deparamos com informações e opiniões das mais diversas sobre esse país, formando uma mística muitas vezes difícil de ser quebrada - mesmo alguns meses depois da viagem.

Nem um modelo de justiça social e igualdade como fazem crer alguns campos da esquerda, nem um antro de miséria e controle ditatorial como propagandeia a direita. O país é complexo, diverso e desigual, como qualquer país latino-americano que viveu por 400 anos sob a exploração europeia e escravagista.

A revolução socialista trouxe diversas conquistas sociais e dignidades invejáveis para padrões latino-americanos: erradicação do analfabetismo, sistema de saúde universal, reforma agrária e do sistema moradia, alto índice de emprego, etc. Por outro lado fatores como desigualdade socio-economica, desigualdade racial, miséria e uma burocracia excessiva estão presentes como em qualquer país latino-americano, porém de forma muito menos extrema do que no Brasil por exemplo.
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2018 as 06:11
Cara, parabéns pela viagem, pelo relato e pelas fotos - aquela do reflexo do senhor na loja de reparo de móveis ficou animal!
Voltar ao Topo
LDelta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LDelta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2018 as 12:00
Parabéns pelo pedal!
Eu estive lá com a minha magrela em 2015. A viagem e o povo cubano são sensacionais!

O relato vai aqui:
https://eueamagrela.wordpress.com/2016/09/04/viajando-de-bicicleta-em-cuba/








Voltar ao Topo
15xsound Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2018
rio de janeiro
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 15xsound Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2018 as 19:15
gostaria de saber como é a bike que voce usou oque voce acha que deu certo nela e o que mudaria se pudesse. tenho mais curiosidade sobre os cubos a relação que usou... parabéns pela viagem sensacional!
Voltar ao Topo
ernestomez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Fev 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ernestomez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2018 as 08:34
A bike é uma 29er Miyamura, de aço

Cubos Shimano Alivio
Pneus Schwalbe Marathon 700x47
Freios Avid BB7 (disco mecanico)
Relaçao 24v, pedivela Alivio Hollowtech 40-30-22 e cassete 12-34

Pra essa viagem coloquei um guidao drop, com manetes Cane Creek Drop Vs, mas não me adaptei muito bem ao sistema. Voltei para o guidao flat, que funciona melhor pra mim.

Usei as bolsas de selim e de quadro da Aresta e uma bolsa de guidao pequena. Nao levei barraca nem sistema pra cozinhar.

Essa bolsa Marimbondo da Aresta é excelente para viajar com pouca carga e sem bagageiro, ótima para poucos dias. Mas numa viagem de 3 semanas como foi essa, preferia ter ido com um bagageiro e um saco estanque amarrado em cima. Apesar de um pouquinho mais pesado, seria mais prático para lidar com a bagagem, sem prejudicar a aerodinamica.

Já a bolsa de quadro conquistou meu coraçao, é um sistema foda demais.
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2018 as 09:59
Originalmente postado por ernestomez ernestomez escreveu:

Essa bolsa Marimbondo da Aresta é excelente para viajar com pouca carga e sem bagageiro, ótima para poucos dias. Mas numa viagem de 3 semanas como foi essa, preferia ter ido com um bagageiro e um saco estanque amarrado em cima. Apesar de um pouquinho mais pesado, seria mais prático para lidar com a bagagem, sem prejudicar a aerodinamica.

Aproveitando o gancho... essa bolsa marimbondo atrapalha o equilíbrio da bike? Ela fica balançando de um lado p/ outro a ponto de incomodar ou quanto a isso é ok?

Em uma cicloviagem utilizei um bagageiro com bolsa top rack. Era bem prática e o tamanho bom, porém o peso extra do bagageiro incomodou ao fim da viagem. Talvez eu faça uma outra viagem no próximo semestre e estava cogitando adquirir uma marimbondo (a versão "calango" da marca Corisco - a diferença é que no canote prende um suporte, podendo remover a bolsa estanque por completo sem ter que toda hora mudar a amarração), porém se esse tipo de bolsa balançar muito a ponto de incomodar, acredito que o peso extra (bagageiro) seja mais fácil de lidar...
Voltar ao Topo
MVBeber Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2009
São Leopoldo / RS
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MVBeber Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2018 as 18:01
Show.... 

Obrigado pelo relato, Parabéns.... 

Grande abraço. 
Voltar ao Topo
15xsound Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2018
rio de janeiro
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 15xsound Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2018 as 18:27
valeu pelas informações ótimo pedal!
Voltar ao Topo
thisouz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thisouz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2018 as 11:38
Foi tranquilo despachar a bike pela companhia aérea?

Levou em caixa ou mala-bike?
Voltar ao Topo
ernestomez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Fev 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ernestomez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2018 as 12:25
Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:

Aproveitando o gancho... essa bolsa marimbondo atrapalha o equilíbrio da bike? Ela fica balançando de um lado p/ outro a ponto de incomodar ou quanto a isso é ok?

Em uma cicloviagem utilizei um bagageiro com bolsa top rack. Era bem prática e o tamanho bom, porém o peso extra do bagageiro incomodou ao fim da viagem. Talvez eu faça uma outra viagem no próximo semestre e estava cogitando adquirir uma marimbondo (a versão "calango" da marca Corisco - a diferença é que no canote prende um suporte, podendo remover a bolsa estanque por completo sem ter que toda hora mudar a amarração), porém se esse tipo de bolsa balançar muito a ponto de incomodar, acredito que o peso extra (bagageiro) seja mais fácil de lidar...


Rafael, o único momento que eu sinto a bolsa alterar o equilibrio da bike é quando pedalo sem as maos. Aí voce sente ela balançar e atrapalha um pouquinho. Fora isso, nada.

Como eu disse ali atras, gostei muito dessa bolsa para viagens curtas, de até 5 dias, pois nao tem que mexer em nada na bike. Para uma próxima viagem longa, iria com um bagageiro + um toprack ou saco estanque amarrado (caso alforjes fossem muita coisa)
Voltar ao Topo
ernestomez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Fev 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar ernestomez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2018 as 12:31
Originalmente postado por thisouz thisouz escreveu:

Foi tranquilo despachar a bike pela companhia aérea?

Levou em caixa ou mala-bike?


Eu fui pela Copa Airlines
Eles nao cobram nada pela bicicleta, desde que o peso total da sua bagagem nao ultrapasse 32KG. Pra mim foi bem de boa, meu total deu 25kg.

Na ida fiz exatamente como sugere esse video do Antonio Olinto - https://www.youtube.com/watch?v=WERw4gzl_po

O pessoal no checkin deu uma chiada mas no fim toparam levar - mas tive que assinar um termo tirando a responsabilidade da empresa em caso de dano, já que a embalagem estava inadequada. A bike chegou lá bem, sem problemas.

Já na volta, desmontei da mesma forma mas embalei em papelão (em Cuba não existem lojas de bikes novas, então usei caixas de eletrodomésticos).

Nenhum problema pra embarcar, mas a bike voltou com um trinco entre o top tube e o seat tube.

Pra ser sincero, esse trinco já tinha dado indícios de que ia acontecer antes da viagem, mas com certeza a bike tomou alguma porrada no transporte que abriu ele mais :/
Voltar ao Topo
leonardravaglia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mai 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leonardravaglia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2018 as 17:46
Olá,
Estou indo com minha esposa no fim desse mês. Sairemos de Santiago ate Havana.
Queria saber como você fez com a hospedagem. Só fizemos reserva na chegada e saída. É tranquilo arrumar um lugar no mesmo dia que chegarmos em algum lugar? Ha trechos em que vi pouca estrutura e não levaremos barraca. Pensei em ficar em alguns campismos, mas meu receio é estarem cheios e não haver outra opção. Como foi isso pra vc?
Voltar ao Topo
LDelta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LDelta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2018 as 20:05
Leonardo, em Cuba quase não existem opções de camping. É praticamente inútil levar uma barraca, pois é ilegal acampar em locais que não sejam campings oficiais.
Todas as cidades em que passei tinham "casas particulares", reservei todas (menos a do voo de chegada) no dia que chegava na cidade.
Aqui tem mais dicas:
http://eueamagrela.wordpress.com/2016/09/04/viajando-de-bicicleta-em-cuba/ - https://eueamagrela.wordpress.com/2016/09/04/viajando-de-bicicleta-em-cuba/

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X