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Format 5222 primeiras impressões... |
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tmroza
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Cadastrado em: 30 Out 2018 Rio de Janeiro Offline Mensagens:15 |
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Mais curta significa uma postura mais sentada? Nunca andei de “speed” e receio que isso possa tornar desconfortável o selim. Abraço! |
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milatroz
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Cadastrado em: 05 Dez 2018 Porto Alegre, R Offline Mensagens:1 |
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Opa, tudo bom? queria fazer a mesma modificação de pedivela na minha. O câmbio dianteiro se adaptou bem à pedivela de mtb? Não é muito pequena?
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Carrinho
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E aí, blz Milatroz? Cara no meu caso precisei trocar o movimento central por um mais curto, quanto
ao câmbio ficou no limite, precisa regular bem para não ficar "roçando".
Mas existe um pequeno "porém" nessa troca, caso vc escolha o mesmo pedivela
que escolhi, tenha em mente que dificilmente vc irá conseguir usar as
duas coroas menores ao mesmo tempo, pois esse pedivela foi concebido
para uma corrente mais fina (10v) consequentemente a corrente original (8v) fica
raspando na coroa maior, no restante das combinações de marchas funciona sem qualquer problema.
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kobas
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Estava bem interessado na format 5222, porém eles não tem o tam G(e pelo que entendi, não vão importar tão cedo por conta do dólar)
Tenho 1,85 e uso 2 bikes (uma fixa 58 e uma caloi strada 56 com mesa maior), será que eu consigo fazer ajustes para eu "caber" num quadro de tamanho M (50x53) dessa format? Não entendo muito de ajustes, mas pelo q entendi a diferença é de 3cm no top tube e 6cm na altura do selim, esses ajustes seriam no recuo do selim, tamanho na mesa e aumentar a altura do selim(se o tamanho do canote deixar né) |
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Carrinho
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Cadastrado em: 12 Fev 2018 RS Offline Mensagens:116 |
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Fala Kobas, blz? Eu sou bastante leigo nessa história de bike fit,
mas acredito que, para cicloturismo, um quadro minimamente curto não
deve trazer maiores problemas, talvez apenas um gasto extra com a troca de algumas
peças. A minha Format, por exemplo, é tamanho P, indicado para minha estatura, entretanto, me senti muito melhor reduzindo o alcance através de uma mesa curta e um guidão compacto. |
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kobas
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Cadastrado em: 11 Dez 2018 São Paulo Offline Mensagens:5 |
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Opa, vlw pela resposta!
Acho que não vou ficar passando vontade e vou adquirir a bike para mandar esses ajustes. Meu medo era o canote não subir o suficiente mas já vi aqui no fórum que a solução é simplesmente trocar por um canote maior e com recuo. Vi que vc adquiriu a bike no começo do ano. O que achou das peças da bike até o momento? Vi que vc manteve o bagageiro, paralamas, estão aguentando bem?
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Carrinho
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Eu troquei várias peças nela, mas quanto a qualidade só posso reclamar de uma, que seria o pedivela, quanto a funcionalidade não me adaptei a fita de guidão e ao banco, o banco foi uma pena, pois além de bonito é muito bem feito, mas para a minha anatomia, não serviu. Quando me perguntam sobre peças, gosto de dar mérito ao quadro, aos componentes Claris e as rodas. Algumas coisas que ñ podem ser vistas em fotos merecem ser mencionadas, os cabos usados, por exemplo, tem um tratamento que desconheço, é como se tivessem um verniz na superfície o que faz com que deslizem muito melhor, acredito serem Shimano, pois os dutos carregam sua logo. A pintura é de qualidade, mesmo somando algumas pedradas nada conseguiu arranhá-la consideravelmente, porém, devo ressaltar que, no meu caso, a pintura do garfo veio lascada em alguns pontos, mas somente na extremidade onde encaixa a roda. Os paralamas estão aguentando muito bem, a bike já sofreu algumas quedas e, em uma delas, o paralama traseiro ficou preso em um arbusto enquanto a bike "deitava", sofreu uma torção considerável, mas aguentou sem quebrar ou deformar. O bagageiro ainda ñ passou por nenhuma situação estressante, infelizmente minhas viagens foram poucas e o máximo que este carregou foi algo em torno de 10kg por cerca de 100km (menos da metade de sua capacidade máxima). Com cerca de 4meses de uso, aquele refletor que fica preso no bagageiro caiu, ele é preso por parafuso em uma estrutura plástica, no meu caso essa peça quebrou e por sorte minha companheira viu e ñ perdi a peça. Eu aconselharia aos que adquirirem a bike, além do parafuso, o uso de uma fita dupla-face de qualidade para prender esse refletor. Outra coisa que gosto de "propagandear" a respeito dessa bike é sua versatilidade, vc pode fazer e adaptar muita coisa com ela. Editado por Carrinho - 11 Dez 2018 as 17:20 |
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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esse "tratamento' que parece verniz no cabo, é cabo teflonado. desliza melhor mesmo.
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Carrinho
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Cadastrado em: 12 Fev 2018 RS Offline Mensagens:116 |
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Obrigado pela dica A propósito, fui procurar esses cabos a venda e pelo visto são bem caros se comparados aos comuns, aparentemente o gasto só se justifica para uso no câmbio traseiro.
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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e também só se realmente precisar. tem que lembrar que cabos sem isso estão sendo usados há 100 anos co mtranquilidade. sóuns trocadores muito recentes e pra muitas marchas atrás, é que parecem precisar disso, e em quadroscomplexos. os STIs da shimano, quando deixaram de usar o sistema de varalzinho e passaram a passar por dentro, tiveram que usar esse tipo de cabo. da linhaDura Ace 7800 pra 7900. Campagnolo nunca precisou. Questão de projeto. Ó, UMA DICA PRA QUEM QUER BOTAR PEDIVELA DE MTB PRA CICLOTURISMO. câmbios dianteiros pra MTB da Shimano não batem com os STIS. Os Ergos da Campagnolo são do lado esquerod micro=index, então funcionam com câmbios dianteiros pra MTB. o problema vai ser compatibilizar o câmbio traseiro. tem umas manhas, colo uma tabela abaixo das compatibilidades. a vantagem é que no caso dos Ergos, a fiação é interna e então libera o guidão pr aquem quer colocar uma bolsa de guidão no guidão drop. |
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NewBikerBC
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Cadastrado em: 06 Nov 2017 Balneario Cambo Offline Mensagens:44 |
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Tenho interesse em uma Format 5222 mas minha altura é 1.79 e eles só tem o tamanho médio disponível. Será que seria muito problemático? A princípio quero usar na cidade (boas ciclovias). Também moro em frente ao mar, o quadro pode ser preservado com cuidados? Só tive bikes de alumínio e vejo que as de aço enferrujam rapidamente aqui.
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Carrinho
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Não saberia te dizer quanto ao tamanho, pois acredito que isso seja muito pessoal. Já quanto a ferrugem, no meu caso, a pintura veio lascada no garfo, bem onde encaixa o eixo da roda e enferrujou com o tempo, mas nada grave. Um cuidado que tomo é o de, de vez em quando, esguichar WD40 nos furos de drenagem do quadro, o que acredito que ajude a manter a "saúde" interna do mesmo. No mais, a bike está fechando 5000km, em sua maior parte em estradas de chão, já tomou muita pedra, alguns tombos e, até o momento a pintura cumpriu sua função. Então, imagino que desde que a pintura se mantenha, o quadro estará protegido.
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Ligeirinho
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Pessoal, dúvidas:
Esse tal de guidão drop não é desconfortável pra ciclotur não? A geometria dela parece com a guará ou é são concepções diferentes talvez com o mesmo propósito de geometria? O que isso acarreta de pior e de melhor pra bike carregada? Não seria melhor um guidão riser com rapidfire ou isso é heresia aos russos? hehe. Por fim os cambios dianteiros traseiros CLARIS aceitam rapid fire (trocador 8V qualquer ) normalmente? |
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Ligeirinho
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Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2123 |
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Segue a Guará pra comparação.
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Carrinho
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Cadastrado em: 12 Fev 2018 RS Offline Mensagens:116 |
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Eu não acho o guidão drop desconfortável, o problema que vejo é que boa parte das bikes de ciclotur/gravel (no mercado brasileiro) usam guidões projetados para speed, pequenos, com reach e drop avantajados, um guidão ideal seria mais largo, com drops e reachs mais curtos além de um ângulo flare. No mais, a geometria do quadro também influencia muito na posição do guidão, nas duas bikes citadas é clara a diferença no tamanho do head tube, na Guará ele é maior, o que faz com que o guidão fique mais alto, proporcionando maior conforto em longas pedaladas. Infelizmente a Guará ñ estava disponível quando adquiri a minha bike, em se tratando de geometria acredito que a bike da Dinâmica esteja melhor adaptada para as condições brasileiras, além do atendimento personalizado e do compromisso com o meio ambiente. Sobre compatibilidade com rapid fire, eu nunca testei, mas sempre li que na linha Shimano existe (existia?) uma incompatibilidade entre trocadores e cassetes de mtb/speed, tanto que algumas empresas fabricam adaptadores para resolver essa questão. |
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christianmdt
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Cadastrado em: 08 Out 2017 rio de janeiro Offline Mensagens:1196 |
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os cambios claris 8v aceitam passadores rapidfire 8v sem problemas. |
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Ismah/Cabelo
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Cadastrado em: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Offline Mensagens:2425 |
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O grande lance do drop, é o mesmo do borboleta: mais opções de pegada. E a largura acompanha os ombros, habitualmente. No caso de pensar numa gravel ou próximo disso, faz mais sentido o guidão drop usado em CX, onde o drop é mais largo.
As pessoas em geral, tem como equívoco pensar que apenas existe o acerto de road competitiva. Uma road urbana, pode ter um fit generosamente menos agressivo, visando conforto. Aliás, li em algum lugar que para uma corrida de paralelepípedo, o fit é completamente outro, que para um trecho apenas de asfalto. |
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tmroza
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Esse negócio de maiores opções de pegada no guidão drop, pra mim, não funcionou tão bem assim: de fato, existem opções. Mas para quem está passeando, qual a necessidade de pesadas “de ataque”?
Para cicloturisno, então, eu diria que um guidão flat ou borboleta, e até mesmo bikes onde o ciclista fique com o tronco e cabeça mais erguidos, é o melhor negócio. Afinal de contas, quem faz cicloturismo Nao tem pressa, mas sim uma grande vontade de ver a paisagem. Eu farei o caminho da fé na minha gravel porque não tenho uma mountain bike. Se tivesse, acho que seria a melhor opção. |
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tmroza
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Cadastrado em: 30 Out 2018 Rio de Janeiro Offline Mensagens:15 |
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Para não sair do tema: a Format parece ser uma bicicleta muito legal. Mas talvez não seja a melhor para cicloturismo em estrada de terra/lama com as características descritas neste roteiro do Caminho da Fé.
(Lamento os erros de digitação na postagem anterior: letrinhas muito pequenas. Tô ficando velho!) |
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Carrinho
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Cadastrado em: 12 Fev 2018 RS Offline Mensagens:116 |
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Recentemente minha Format completou um ano em minhas mãos, neste tempo,
ela rodou pouco mais de 5000km, boa parte dessa quilometragem foi feita
no trajeto de ida e volta para o trabalho o restante fora traçado em
diversos passeios e viagens, incluindo o circuito das cascatas e
montanhas além de uma viagem pela serra e litoral norte do RS.
Atualmente
a bike está impecável, muito bem adaptada ao meu gosto, mas para tal,
muitas peças foram trocadas, por conta disso ñ seria justo apresentar
aqui um review baseado em sua config original, todavia, posso atestar
tranquilamente que os componentes Claris continuam firmes, o quadro e o
bagageiro são de ótima qualidade, assim como as rodas (que até pouco
tempo estavam em uso em outra bike). Quem
tem interesse na Format deve levar em conta que originalmente o modelo
5222 se baseia em um design europeu, sendo assim, vai rodar muito bem no
asfalto e em estradas de chão bem conservadas, o que não a impede de
encarar com coragem coisas bem piores, mas se vc planeja uma longa
viagem e for enfrentar estradas ruins diariamente, seu rendimento e
moral certamente irão se deteriorar rapidamente. Para
longas viagens por terrenos diversificados, acredito que seja
obrigatória a troca dos pneus para 700x42 (adeus para lamas), o banco
deve ser substituído por um mais confortável, e certamente um pedivela
de melhor qualidade deverá ser escolhido. Outras substituições
são opcionais e vão de acordo com o gosto do proprietário, mas seria
aconselhável a troca da fita de guidão e pedais. |
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