Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Format 5222 primeiras impressões...
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Format 5222 primeiras impressões...

 Responder Página  <123
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
tmroza Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Out 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tmroza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2018 as 07:13
Originalmente postado por bmleite bmleite escreveu:

Originalmente postado por tmroza tmroza escreveu:

Originalmente postado por bmleite bmleite escreveu:

pessoal, estou interessado nessa bike. tenho uma trek 800 de cromoly adaptada mas aro 26 tamanho 18. tenho 1,79 e acho ela um pouco pequena. A format deveria ser qual tamanho, M ou G? o que acham?


Caro bmleite, comprou a Format?
Também tenho 1,79 m e, quando decidi comprar a bike, vi que só tinha tamanho M. Fiquei receoso de comprar um quadro menor do que o adequado. Queria saber a sua experiência. Inclusive, caso tenha optado pelo quadro M, se a roda ou o para-lama dianteiro bate no pé ao esterçar a direção, p


Comprei não... o vendendor me indicou o quadro G ou o M se quisesse uma bike mais curta... porém to na duvida. Estou namorando uma mongoose toda cromoly aqui, aro 26, over ahead set. É outra bike eu sei, mas... duvidas como sempre.


Mais curta significa uma postura mais sentada? Nunca andei de “speed” e receio que isso possa tornar desconfortável o selim.
Abraço!
Voltar ao Topo
milatroz Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Dez 2018
Porto Alegre, R
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar milatroz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2018 as 18:04
Opa, tudo bom? queria fazer a mesma modificação de pedivela na minha. O câmbio dianteiro se adaptou bem à pedivela de mtb? Não é muito pequena?
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2018 as 10:17
Originalmente postado por milatroz milatroz escreveu:

Opa, tudo bom? queria fazer a mesma modificação de pedivela na minha. O câmbio dianteiro se adaptou bem à pedivela de mtb? Não é muito pequena?


E aí, blz Milatroz?

Cara no meu caso precisei trocar o movimento central por um mais curto, quanto ao câmbio ficou no limite, precisa regular bem para não ficar "roçando".

Mas existe um pequeno "porém" nessa troca, caso vc escolha o mesmo pedivela que escolhi, tenha em mente que dificilmente vc irá conseguir usar as duas coroas menores ao mesmo tempo, pois esse pedivela foi concebido para uma corrente mais fina (10v) consequentemente a corrente original (8v) fica raspando na coroa maior, no restante das combinações de marchas funciona sem qualquer problema.
Voltar ao Topo
kobas Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Dez 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kobas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2018 as 09:55
Estava bem interessado na format 5222, porém eles não tem o tam G(e pelo que entendi, não vão importar tão cedo por conta do dólar)
Tenho 1,85 e uso 2 bikes (uma fixa 58 e uma caloi strada 56 com mesa maior), será que eu consigo fazer ajustes para eu "caber" num quadro de tamanho M (50x53) dessa format?
Não entendo muito de ajustes, mas pelo q entendi a diferença é de 3cm no top tube e 6cm na altura do selim, esses ajustes seriam no recuo do selim, tamanho na mesa e aumentar a altura do selim(se o tamanho do canote deixar né)

Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2018 as 14:56
Originalmente postado por kobas kobas escreveu:

Estava bem interessado na format 5222, porém eles não tem o tam G(e pelo que entendi, não vão importar tão cedo por conta do dólar)
Tenho 1,85 e uso 2 bikes (uma fixa 58 e uma caloi strada 56 com mesa maior), será que eu consigo fazer ajustes para eu "caber" num quadro de tamanho M (50x53) dessa format?
Não entendo muito de ajustes, mas pelo q entendi a diferença é de 3cm no top tube e 6cm na altura do selim, esses ajustes seriam no recuo do selim, tamanho na mesa e aumentar a altura do selim(se o tamanho do canote deixar né)


Fala Kobas, blz?

Eu sou bastante leigo nessa história de bike fit, mas acredito que, para cicloturismo, um quadro minimamente curto não deve trazer maiores problemas, talvez apenas um gasto extra com a troca de algumas peças. A minha Format, por exemplo, é tamanho P, indicado para minha estatura, entretanto, me senti muito melhor reduzindo o alcance através de uma mesa curta e um guidão compacto.

Thumbs Up
Voltar ao Topo
kobas Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Dez 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kobas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2018 as 15:35
Opa, vlw pela resposta!
Acho que não vou ficar passando vontade e vou adquirir a bike para mandar esses ajustes.
Meu medo era o canote não subir o suficiente mas já vi aqui no fórum que a solução é simplesmente trocar por um canote maior e com recuo.

Vi que vc adquiriu a bike no começo do ano. O que achou das peças da bike até o momento? Vi que vc manteve o bagageiro, paralamas, estão aguentando bem?
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2018 as 17:18
Originalmente postado por kobas kobas escreveu:

Opa, vlw pela resposta!
Acho que não vou ficar passando vontade e vou adquirir a bike para mandar esses ajustes.
Meu medo era o canote não subir o suficiente mas já vi aqui no fórum que a solução é simplesmente trocar por um canote maior e com recuo.

Vi que vc adquiriu a bike no começo do ano. O que achou das peças da bike até o momento? Vi que vc manteve o bagageiro, paralamas, estão aguentando bem?


Eu troquei várias peças nela, mas quanto a qualidade só posso reclamar de uma, que seria o pedivela, quanto a funcionalidade não me adaptei a fita de guidão e ao banco, o banco foi uma pena, pois além de bonito é muito bem feito, mas para a minha anatomia, não serviu.
Quando me perguntam sobre peças, gosto de dar mérito ao quadro, aos componentes Claris e as rodas.

Algumas coisas que ñ podem ser vistas em fotos merecem ser mencionadas, os cabos usados, por exemplo, tem um tratamento que desconheço, é como se tivessem um verniz na superfície o que faz com que deslizem muito melhor, acredito serem Shimano, pois os dutos carregam sua logo.
A pintura é de qualidade, mesmo somando algumas pedradas nada conseguiu arranhá-la consideravelmente, porém, devo ressaltar que, no meu caso, a pintura do garfo veio lascada em alguns pontos, mas somente na extremidade onde encaixa a roda.

Os paralamas estão aguentando muito bem, a bike já sofreu algumas quedas e, em uma delas, o paralama traseiro ficou preso em um arbusto enquanto a bike "deitava", sofreu uma torção considerável, mas aguentou sem quebrar ou deformar.

O bagageiro ainda ñ passou por nenhuma situação estressante, infelizmente minhas viagens foram poucas e o máximo que este carregou foi algo em torno de 10kg por cerca de 100km (menos da metade de sua capacidade máxima).
Com cerca de 4meses de uso, aquele refletor que fica preso no bagageiro caiu, ele é preso por parafuso em uma estrutura plástica, no meu caso essa peça quebrou e por sorte minha companheira viu e ñ perdi a peça. Eu aconselharia aos que adquirirem a bike, além do parafuso, o uso de uma fita dupla-face de qualidade para prender esse refletor.

Outra coisa que gosto de "propagandear" a respeito dessa bike é sua versatilidade, vc pode fazer e adaptar muita coisa com ela.




Editado por Carrinho - 11 Dez 2018 as 17:20
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2018 as 14:06
esse "tratamento' que parece verniz no cabo, é cabo teflonado. desliza melhor mesmo.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2018 as 09:07
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

esse "tratamento' que parece verniz no cabo, é cabo teflonado. desliza melhor mesmo.


Obrigado pela dica Thumbs Up

A propósito, fui procurar esses cabos a venda e pelo visto são bem caros se comparados aos comuns, aparentemente o gasto só se justifica para uso no câmbio traseiro.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2018 as 13:24
Originalmente postado por Carrinho Carrinho escreveu:

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

esse "tratamento' que parece verniz no cabo, é cabo teflonado. desliza melhor mesmo.


Obrigado pela dica Thumbs Up

A propósito, fui procurar esses cabos a venda e pelo visto são bem caros se comparados aos comuns, aparentemente o gasto só se justifica para uso no câmbio traseiro.


e também só se realmente precisar.  tem que lembrar que cabos sem isso estão sendo usados há 100 anos co mtranquilidade. sóuns trocadores muito recentes e pra muitas marchas atrás, é que parecem precisar disso, e em quadroscomplexos. os STIs da shimano, quando deixaram de usar o sistema de varalzinho e passaram a passar por dentro, tiveram que usar esse tipo de cabo. da linhaDura Ace 7800 pra 7900. Campagnolo nunca precisou. Questão de projeto.

Ó, UMA DICA PRA QUEM QUER BOTAR PEDIVELA DE MTB PRA CICLOTURISMO.

câmbios dianteiros pra MTB da Shimano não batem com os STIS. Os Ergos da Campagnolo são do lado esquerod micro=index, então funcionam com câmbios dianteiros pra MTB.

o problema vai ser compatibilizar o câmbio traseiro. tem umas manhas, colo uma tabela abaixo das compatibilidades. a vantagem é que no caso dos Ergos, a fiação é interna e então libera o guidão pr aquem quer colocar uma bolsa de guidão no guidão drop.



asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
NewBikerBC Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2017
Balneario Cambo
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NewBikerBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2019 as 16:15
Tenho interesse em uma Format 5222 mas minha altura é 1.79 e eles só tem o tamanho médio disponível. Será que seria muito problemático? A princípio quero usar na cidade (boas ciclovias). Também moro em frente ao mar, o quadro pode ser preservado com cuidados? Só tive bikes de alumínio e vejo que as de aço enferrujam rapidamente aqui.
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2019 as 21:19
Não saberia te dizer quanto ao tamanho, pois acredito que isso seja muito pessoal.
Já quanto a ferrugem, no meu caso, a pintura veio lascada no garfo, bem onde encaixa o eixo da roda e enferrujou com o tempo, mas nada grave. Um cuidado que tomo é o de, de vez em quando, esguichar WD40 nos furos de drenagem do quadro, o que acredito que ajude a manter a "saúde" interna do mesmo.
No mais, a bike está fechando 5000km, em sua maior parte em estradas de chão, já tomou muita pedra, alguns tombos e, até o momento a pintura cumpriu sua função.
Então, imagino que desde que a pintura se mantenha, o quadro estará protegido.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2019 as 18:32
Pessoal, dúvidas:
Esse tal de guidão drop não é desconfortável pra ciclotur não?
A geometria dela parece com a guará ou é são concepções diferentes talvez com o mesmo propósito de geometria? 
O que isso acarreta de pior e de melhor pra  bike carregada?
Não seria melhor um guidão riser com rapidfire ou isso é heresia aos russos?Nuke hehe.
Por fim os cambios dianteiros traseiros CLARIS aceitam rapid fire (trocador 8V qualquer ) normalmente?



Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2019 as 18:33
Segue a Guará pra comparação.


Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2019 as 08:31
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Pessoal, dúvidas:
Esse tal de guidão drop não é desconfortável pra ciclotur não?
A geometria dela parece com a guará ou é são concepções diferentes talvez com o mesmo propósito de geometria? 
O que isso acarreta de pior e de melhor pra  bike carregada?
Não seria melhor um guidão riser com rapidfire ou isso é heresia aos russos?Nuke hehe.
Por fim os cambios dianteiros traseiros CLARIS aceitam rapid fire (trocador 8V qualquer ) normalmente?



Eu não acho o guidão drop desconfortável, o problema que vejo é que boa parte das bikes de ciclotur/gravel (no mercado brasileiro) usam guidões projetados para speed, pequenos, com reach e drop avantajados, um guidão ideal seria mais largo, com drops e reachs mais curtos além de um ângulo flare.

No mais, a geometria do quadro também influencia muito na posição do guidão, nas duas bikes citadas é clara a diferença no tamanho do head tube, na Guará ele é maior, o que faz com que o guidão fique mais alto, proporcionando maior conforto em longas pedaladas.

Infelizmente a Guará ñ estava disponível quando adquiri a minha bike, em se tratando de geometria acredito que a bike da Dinâmica esteja melhor adaptada para as condições brasileiras, além do atendimento personalizado e do compromisso com o meio ambiente.

Sobre compatibilidade com rapid fire, eu nunca testei, mas sempre li que na linha Shimano existe (existia?) uma incompatibilidade entre trocadores e cassetes de mtb/speed, tanto que algumas empresas fabricam adaptadores para resolver essa questão.

Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2019 as 08:54
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Pessoal, dúvidas:
Esse tal de guidão drop não é desconfortável pra ciclotur não?
A geometria dela parece com a guará ou é são concepções diferentes talvez com o mesmo propósito de geometria? 
O que isso acarreta de pior e de melhor pra  bike carregada?
Não seria melhor um guidão riser com rapidfire ou isso é heresia aos russos?Nuke hehe.
Por fim os cambios dianteiros traseiros CLARIS aceitam rapid fire (trocador 8V qualquer ) normalmente?





os cambios claris 8v aceitam passadores rapidfire 8v sem problemas.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2019 as 08:58
O grande lance do drop, é o mesmo do borboleta: mais opções de pegada. E a largura acompanha os ombros, habitualmente. No caso de pensar numa gravel ou próximo disso, faz mais sentido o guidão drop usado em CX, onde o drop é mais largo.

As pessoas em geral, tem como equívoco pensar que apenas existe o acerto de road competitiva. Uma road urbana, pode ter um fit generosamente menos agressivo, visando conforto. Aliás, li em algum lugar que para uma corrida de paralelepípedo, o fit é completamente outro, que para um trecho apenas de asfalto. 
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
tmroza Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Out 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tmroza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2019 as 10:14
Esse negócio de maiores opções de pegada no guidão drop, pra mim, não funcionou tão bem assim: de fato, existem opções. Mas para quem está passeando, qual a necessidade de pesadas “de ataque”?
Para cicloturisno, então, eu diria que um guidão flat ou borboleta, e até mesmo bikes onde o ciclista fique com o tronco e cabeça mais erguidos, é o melhor negócio. Afinal de contas, quem faz cicloturismo Nao tem pressa, mas sim uma grande vontade de ver a paisagem.
Eu farei o caminho da fé na minha gravel porque não tenho uma mountain bike. Se tivesse, acho que seria a melhor opção.
Voltar ao Topo
tmroza Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Out 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tmroza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2019 as 10:19
Para não sair do tema: a Format parece ser uma bicicleta muito legal. Mas talvez não seja a melhor para cicloturismo em estrada de terra/lama com as características descritas neste roteiro do Caminho da Fé.
(Lamento os erros de digitação na postagem anterior: letrinhas muito pequenas. Tô ficando velho!)
Voltar ao Topo
Carrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2018
RS
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2019 as 10:14
Recentemente minha Format completou um ano em minhas mãos, neste tempo, ela rodou pouco mais de 5000km, boa parte dessa quilometragem foi feita no trajeto de ida e volta para o trabalho o restante fora traçado em diversos passeios e viagens, incluindo o circuito das cascatas e montanhas além de uma viagem pela serra e litoral norte do RS.

Atualmente a bike está impecável, muito bem adaptada ao meu gosto, mas para tal, muitas peças foram trocadas, por conta disso ñ seria justo apresentar aqui um review baseado em sua config original, todavia, posso atestar tranquilamente que os componentes Claris continuam firmes, o quadro e o bagageiro são de ótima qualidade, assim como as rodas (que até pouco tempo estavam em uso em outra bike).

Quem tem interesse na Format deve levar em conta que originalmente o modelo 5222 se baseia em um design europeu, sendo assim, vai rodar muito bem no asfalto e em estradas de chão bem conservadas, o que não a impede de encarar com coragem coisas bem piores, mas se vc planeja uma longa viagem e for enfrentar estradas ruins diariamente, seu rendimento e moral certamente irão se deteriorar rapidamente.

Para longas viagens por terrenos diversificados, acredito que seja obrigatória a troca dos pneus para 700x42 (adeus para lamas), o banco deve ser substituído por um mais confortável, e certamente um pedivela de melhor qualidade deverá ser escolhido.
Outras substituições são opcionais e vão de acordo com o gosto do proprietário, mas seria aconselhável a troca da fita de guidão e pedais.

Para finalizar, concluo que mesmo com os gastos extras em upgrades obrigatórios, a Format 5222 ainda é um ótimo custo/benefício para cicloturismo nos mais variados tipos de terreno.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X