Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida na troca de relação
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida na troca de relação

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvida na troca de relação
    Postado: 19 Mar 2018 as 22:04
Prezados:

  A relação da minha bike, segundo o mecânico, já tem bastante desgaste e seria necessário trocar cassete, corrente e 1 coroa do pedivela. Custaria 100,00 a coroa do pedivela, que é um Altus FC-M301. Pesquisando na Web encontrei esse pedivela completo por cerca de 120,00 em média, então acho que não compensaria trocar apenas a coroa, ou tem alguma coisa que eu deixei passar?

Com a relação atual sinto falta de velocidade final, o uso é muito mais urbano do que trilha, poderia usar um pedivela 48-38-28 em vez do atual 42-34-24? Sei que ficaria mais pesada em todas as marchas, mas como uso na cidade quase só a coroa maior, no máximo passaria a usar também a intermediária, ou não?

Se ficar realmente muito pesada para trilha, compensa colocar cassete 11-34?  O atual é 11-32, vai fazer muita diferença?


A bike é uma 26" (sim, eu ainda ando de 26"!) , Caloi Elite 2.4, 2012, 24v, Acera tras. Altus diant..  Por favor, sem comentários tipo "não compensa, é 26"..." ou "o custo-benefício é desfavorável, a bike é antiga, não se usa mais..."; gosto da bike, está bem adaptada p mim, então não vejo necessidade de trocá-la. Se puderem ajudar com as questões acima, agradeço. 
Voltar ao Topo
Cenoura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2011
Floripa
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cenoura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2018 as 08:49
Acredito que o Pedivela 48 seja bom pra 26
Já cog 32 pra 34 não vai mudar muito. Muda do 32 pro 40. Aí sim vc vai sentir.
Posso estar enganado mas cassete pra 8v acho q o maior é 36t. Então se a coroinha de 24 for pra 28 e o cassete o cog maior for de 32 pra 36 você terá a mesma primeira marcha: 24/32=0.75 e também 28/36=0.77
MTB Caloi Elite Carbon Team Sram XX
Gravel bike frankstein 700x35
Road Giant SCR 700x25
Voltar ao Topo
Vinus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2018 as 10:18
Passei pelo mesmo recentemente.tbm uso 26 e troquei a relação. Queria usar pedivela 38-24, mas sem condições, investimento inviável para a minha bike.

Não achei coroas alivio ou deore com preço razoável e comprei um pedivela acera novo (m370) por 130. No fim, desmontei e instalei so as coroas no pdv antigo (alivio). No teu caso, pode trocar a pedivela por um melhor ou conprsr um tourney mais em conta e fazer o transplante de órgãos (coroas). Acho q tem por 80~90 dinheiros. Tbm acho q so vai encontrar 48 no tourney atualmente. Ah verifica a medida bcd que nao tem erro. A sua deve ser 104/64.

Ah, outra opção mais agressiva seria colocar um pedivela de 2 coroas de speed. Ai, provavelmente tem que trocar o mov. central pra acertar o chainline e verificar se o quadro e o câmbio suportam.

O cassete 11x34 dá conta. O de 36 acho que vai ficar com a transição ruim em 8v.

Editado por Vinus - 20 Mar 2018 as 12:46
MERIDA MATTS 60-D aro 26 (2011)
Susp. Spinner Aeris 300; Rodas GTS M1/ cubos Deore/ Schwalbe Marathon
RD Shimano Deore M615/ FD Alivio M430
Pedivela FC M430,
Freios Shimano M446
Voltar ao Topo
Cenoura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2011
Floripa
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cenoura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2018 as 15:10
Acredito que o Pedivela 48 seja bom pra 26
Já cog 32 pra 34 não vai mudar muito. Muda do 32 pro 40. Aí sim vc vai sentir.
Posso estar enganado mas cassete pra 8v acho q o maior é 36t. Então se a coroinha de 24 for pra 28 e o cassete o cog maior for de 32 pra 36 você terá a mesma primeira marcha: 24/32=0.75 e também 28/36=0.77
MTB Caloi Elite Carbon Team Sram XX
Gravel bike frankstein 700x35
Road Giant SCR 700x25
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2018 as 09:36
Originalmente postado por Vinus Vinus escreveu:

Passei pelo mesmo recentemente.tbm uso 26 e troquei a relação. Queria usar pedivela 38-24, mas sem condições, investimento inviável para a minha bike.

Não achei coroas alivio ou deore com preço razoável e comprei um pedivela acera novo (m370) por 130. No fim, desmontei e instalei so as coroas no pdv antigo (alivio). No teu caso, pode trocar a pedivela por um melhor ou conprsr um tourney mais em conta e fazer o transplante de órgãos (coroas). Acho q tem por 80~90 dinheiros. Tbm acho q so vai encontrar 48 no tourney atualmente. Ah verifica a medida bcd que nao tem erro. A sua deve ser 104/64.

Ah, outra opção mais agressiva seria colocar um pedivela de 2 coroas de speed. Ai, provavelmente tem que trocar o mov. central pra acertar o chainline e verificar se o quadro e o câmbio suportam.

O cassete 11x34 dá conta. O de 36 acho que vai ficar com a transição ruim em 8v.

Só consegui achar pedivela Altus, base 150,00, acho que vai ser esse mesmo ou um Tourney se conseguir achar + barato. O cassete vou ter que usar o 34, não encontrei 36 p 8v.  Valeu.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:430
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2018 as 09:41
Originalmente postado por Cenoura Cenoura escreveu:

Acredito que o Pedivela 48 seja bom pra 26
Já cog 32 pra 34 não vai mudar muito. Muda do 32 pro 40. Aí sim vc vai sentir.
Posso estar enganado mas cassete pra 8v acho q o maior é 36t. Então se a coroinha de 24 for pra 28 e o cassete o cog maior for de 32 pra 36 você terá a mesma primeira marcha: 24/32=0.75 e também 28/36=0.77

Obrigado. Fui conferir o cassete atual e não é que ele não é 32, é 30?   De qualquer forma, não achei cassete 36 p 8v, vou ter q usar o 34 mesmo. E também não achei só as coroas a preço que compense, melhor comprar um pedivela novo.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X