Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Maltodextrina: quando usar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Maltodextrina: quando usar?

 Responder Página  <123
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
PauloMineiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2013
juiz de fora
Offline
Mensagens:124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloMineiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2014 as 16:02
Ressuscitando o defunto rrsrsrsrs

Rapaziada, levando em consideração que Energético e Isotônico são distintos, porém igualmente importantes no treino do ciclista, será que seria possível estabelecer um critério mínimo de utilização destes componentes? Confesso que estou meio na dúvida em relação a qual seria a melhor combinação, ou a combinação certa, para o uso efetivo destes. Exemplificando, no meu caso, eu sofro de hiperidrose, transpiro pagarai, minha camisa fica encharcada, independente do treino, logo, perco muito, mas muito liquido mesmo, em treinos de 02hs ou mais é câimbra na certa, por isto vim parar neste tópico em busca de orientação. Então, considerando minha situação em particular, o que eu devo observar  no aspecto da reposição eletrolítica e energética?

Devo iniciar o treino já tomando energético, tipo malto, dextrose? A propósito, qual mais indicado, malto ou dextrose?
ou tomar um tempo antes e após a 1ª hora de treino?
Quanto ao isotônico, como conjugá-lo com o energético ao longo do treino?
Uso duas garrafinhas, uma de energético outra de isotônico, ou já existe no mercado um tipo dois em um, que combine energético com isotônico?

Desculpem qualquer redundância, mas preciso mesmo de esclarecimentos e conto com a experiência acumulada pela galera ai! valeu!
Voltar ao Topo
Euphra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2014
Recife
Offline
Mensagens:215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Euphra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2015 as 16:09
E a maltodextrina quando usar????

Acabo de vir de uma casa de suplementos alimentares onde fui procurar por carbo gel/waxy maze e mencionei ao dono lá, (muito atencioso por sinal) que tomava maltodextrina nos treinos.

Ele me falou que para atletas de endurance (Ciclismo/corrida), maltodextrina é suplemento de leigo, eles até vendem lá, pra quem procura e não pede opinião, pois trata-se de um carboidrato complexo que ativa os picos de insulina para queimar a altíssima quantidade de glicose que o suplemento despeja no organismo (Açucar de milho puro - Glucose), podendo até causar hiperglicemia se estiver na dosagem errada. De fato após os treinos com malto tenho apresentado bastante poliuria (aumento do volume urinário) e sede excessiva, acredito que em razão do uso da malto. 

Quando treino sem malto, tudo normal, não tenho estes sintomas. Vou experimentar BCAAs voltados para Endurance que é o que o organismo necessita para a recuperação e suplementação de aminoacidos para não gastar proteina do músculo. Na hora da necessidade de força, uso o carbogel, mas vou deixar de lado a maltodextrina.


Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2015 as 20:30
Originalmente postado por Euphra Euphra escreveu:

E a maltodextrina quando usar????

Acabo de vir de uma casa de suplementos alimentares onde fui procurar por carbo gel/waxy maze e mencionei ao dono lá, (muito atencioso por sinal) que tomava maltodextrina nos treinos.

Ele me falou que para atletas de endurance (Ciclismo/corrida), maltodextrina é suplemento de leigo, eles até vendem lá, pra quem procura e não pede opinião, pois trata-se de um carboidrato complexo que ativa os picos de insulina para queimar a altíssima quantidade de glicose que o suplemento despeja no organismo (Açucar de milho puro - Glucose), podendo até causar hiperglicemia se estiver na dosagem errada. De fato após os treinos com malto tenho apresentado bastante poliuria (aumento do volume urinário) e sede excessiva, acredito que em razão do uso da malto. 

Quando treino sem malto, tudo normal, não tenho estes sintomas. Vou experimentar BCAAs voltados para Endurance que é o que o organismo necessita para a recuperação e suplementação de aminoacidos para não gastar proteina do músculo. Na hora da necessidade de força, uso o carbogel, mas vou deixar de lado a maltodextrina.





Existem maltodextrina e dextrose
Voltar ao Topo
Maxelitoo Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jan 2015
Sao Paulo
Offline
Mensagens:164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maxelitoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2016 as 13:19
Boa Tarde pessoal
Bom uso malto para pedaladas longas, mas a minha duvida na verdade é outra.
Durante a semana treino as vezes de manha cedo 5:30 e nao consigo comer nada, e ai vem...
Poderia tomar um copo malto antes de ir treinar? Sabe para o corpo ter uma fonte de carbo??

Obrigado
Voltar ao Topo
Medi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:148
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Medi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2016 as 14:19
Originalmente postado por Maxelitoo Maxelitoo escreveu:

Boa Tarde pessoal
Bom uso malto para pedaladas longas, mas a minha duvida na verdade é outra.
Durante a semana treino as vezes de manha cedo 5:30 e nao consigo comer nada, e ai vem...
Poderia tomar um copo malto antes de ir treinar? Sabe para o corpo ter uma fonte de carbo??

Obrigado

Para um treino aeróbico de até 30min pode ser em jejum. Mais que isso pode tomar malto. (considerando que está a mais de 8h sem comer)
A vantagem do malto é que é rapidamente absorvido.

As vezes faço treinos das 6h30 às 8h. Nestes casos como uma banana e mais algum doce.
Prefiro deixar o malto para pedaladas de mais de 3h.

www.panoramio.com/user/663836

www.youtube.com/user/medisplace

www.strava.com/athletes/1192481
Voltar ao Topo
Maxelitoo Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jan 2015
Sao Paulo
Offline
Mensagens:164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maxelitoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2016 as 14:26
Originalmente postado por Medi Medi escreveu:

Originalmente postado por Maxelitoo Maxelitoo escreveu:

Boa Tarde pessoal
Bom uso malto para pedaladas longas, mas a minha duvida na verdade é outra.
Durante a semana treino as vezes de manha cedo 5:30 e nao consigo comer nada, e ai vem...
Poderia tomar um copo malto antes de ir treinar? Sabe para o corpo ter uma fonte de carbo??

Obrigado

Para um treino aeróbico de até 30min pode ser em jejum. Mais que isso pode tomar malto. (considerando que está a mais de 8h sem comer)
A vantagem do malto é que é rapidamente absorvido.

As vezes faço treinos das 6h30 às 8h. Nestes casos como uma banana e mais algum doce.
Prefiro deixar o malto para pedaladas de mais de 3h.

Esqueci de dizer que treino mais ou menos 1 hora... Acho melhor comer uma banana ne...
Voltar ao Topo
LagartixaSelvagem Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Mar 2015
Vitoria - ES
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LagartixaSelvagem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2016 as 14:42
Originalmente postado por Euphra Euphra escreveu:

E a maltodextrina quando usar????

Acabo de vir de uma casa de suplementos alimentares onde fui procurar por carbo gel/waxy maze e mencionei ao dono lá, (muito atencioso por sinal) que tomava maltodextrina nos treinos.

Ele me falou que para atletas de endurance (Ciclismo/corrida), maltodextrina é suplemento de leigo, eles até vendem lá, pra quem procura e não pede opinião, pois trata-se de um carboidrato complexo que ativa os picos de insulina para queimar a altíssima quantidade de glicose que o suplemento despeja no organismo (Açucar de milho puro - Glucose), podendo até causar hiperglicemia se estiver na dosagem errada. De fato após os treinos com malto tenho apresentado bastante poliuria (aumento do volume urinário) e sede excessiva, acredito que em razão do uso da malto. 

Quando treino sem malto, tudo normal, não tenho estes sintomas. Vou experimentar BCAAs voltados para Endurance que é o que o organismo necessita para a recuperação e suplementação de aminoacidos para não gastar proteina do músculo. Na hora da necessidade de força, uso o carbogel, mas vou deixar de lado a maltodextrina.



Tenho a mesma sensação! Você substituiu maltodextrina por bcaa em pó?
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2016 as 15:05
pessoal.. falando como nutricionista te digo o seguinte.. vcs estão fazendo errado...

antes de qualquer atividade fisica tem de haver a nutrição pre-treino/corrida... o ciclo de formação do glicogenio é demorado e dependendo da forma que vc treinou e repôs não da a janela de recuperação

alimentação correta de 2 em 2h  com carbo complexos na preparação e simples pra uso durante a atividade. 

proteina, bcaa e whey eu recomendo pré e pós.. o pré é preservar a musculatura e a pós é pra recuperar o que lesionou. 

a reserva de glicogenio é mto importante, pois nada adianta começar uma corrida de tanque vazio.

a ordem de queima de nutrientes é a seguinte:

1. queima da glicose sanguinea
2. queima do glicogenio
3. queima de gordura (pra queimar gordura é necessario o start a partir do glicogenio)
4. queima de proteina (leia-se musculo)

se vc não se alimenta:

1. queima da glicose sanguinea
2. queima do musculo (se não ha glicogenio) 
3. gordura é mantida 


em todas as etapas é necessario carbo, se vc zerar carbo a fonte mais facil de ser utilizada é a proteina
Voltar ao Topo
alex.nascimento Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 08 Mar 2013
Senador Canedo
Offline
Mensagens:353
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alex.nascimento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2016 as 15:43
Originalmente postado por ftajiri ftajiri escreveu:

pessoal.. falando como nutricionista te digo o seguinte.. vcs estão fazendo errado...

antes de qualquer atividade fisica tem de haver a nutrição pre-treino/corrida... o ciclo de formação do glicogenio é demorado e dependendo da forma que vc treinou e repôs não da a janela de recuperação

alimentação correta de 2 em 2h  com carbo complexos na preparação e simples pra uso durante a atividade. 

proteina, bcaa e whey eu recomendo pré e pós.. o pré é preservar a musculatura e a pós é pra recuperar o que lesionou. 

a reserva de glicogenio é mto importante, pois nada adianta começar uma corrida de tanque vazio.

a ordem de queima de nutrientes é a seguinte:

1. queima da glicose sanguinea
2. queima do glicogenio
3. queima de gordura (pra queimar gordura é necessario o start a partir do glicogenio)
4. queima de proteina (leia-se musculo)

se vc não se alimenta:

1. queima da glicose sanguinea
2. queima do musculo (se não ha glicogenio) 
3. gordura é mantida 


em todas as etapas é necessario carbo, se vc zerar carbo a fonte mais facil de ser utilizada é a proteina


Traduz para um leigo por favor????
:. Alex do Nascimento .:
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2016 as 15:48
kkk seguinte:

vcs vao recarregar o celular... se vc der carga de 15min é logico que ela não vai suprir a demanda do dia

se vc fizer a recarga pelo periodo correto, a probabilidade da bateria correr o dia todo é mais alta. 

de modo simples é isso

o glicogenio é nossa bateria de "longa duração" 

a glicose é necessaria para usar o glicogenio e a gordura.. se vc não tiver a glicose vc passa a queimar os musculos como fonte de energia 

não sei se desse jeito deu pra entender
Voltar ao Topo
alex.nascimento Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 08 Mar 2013
Senador Canedo
Offline
Mensagens:353
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alex.nascimento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2016 as 07:58
Originalmente postado por ftajiri ftajiri escreveu:

kkk seguinte:

vcs vao recarregar o celular... se vc der carga de 15min é logico que ela não vai suprir a demanda do dia

se vc fizer a recarga pelo periodo correto, a probabilidade da bateria correr o dia todo é mais alta. 

de modo simples é isso

o glicogenio é nossa bateria de "longa duração" 

a glicose é necessaria para usar o glicogenio e a gordura.. se vc não tiver a glicose vc passa a queimar os musculos como fonte de energia 

não sei se desse jeito deu pra entender

De certa forma sim, mas depois de anos de ciclismo pude notar que não há um consenso sobre o que se deve ser consumido antes, durante e após a prática do ciclismo, o que vejo sempre são opiniões divergentes vindas principalmente de profissionais da saúde, para nós que somos leigos fica impossível de se basear em algo que realmente traga algum tipo de ganho concreto.
:. Alex do Nascimento .:
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2016 as 08:15
então ia entrar justamente neste ponto.. 

cada organismo tem recuperação e modo de metabolismo diferente.. 

uns tem recuperação mais rapida, outros menos, atletas treinados tem metabolismo e recuperação mais rapidas que pessoas normais...

o ideal é testar o manejo e administração da alimentação e suplementação se necessario... por isso é importante que haja o acompanhamento de um nutricionista 

a dieta é personalizada, uma dieta qeu fulano fez não pode ser o ideal pra ciclano.. 

dieta não é generalizada.. é personalizada de acordo com a composição do corpo do atleta / cliente. 

o que citei é a regra, mas toda regra tem exceções

leva de 3 a quatro meses até chegarmos a uma dieta satisfatoria, que deve ser aprimorada consulta a consulta, até o cliente se sentir satisfeito ou em pleno desempenho

  


Voltar ao Topo
monte Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 04 Abr 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar monte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2016 as 18:49
eu usava na mochila duas bolsas d'agua, porém uma diluida com maltodextrina e dava uns goles frequentes, pois a maltodextrina é metabolizada muito rapidamente, dá aquele pico de insulina logo depois cai abruptamente
Voltar ao Topo
Svrstt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2019
Lins
Offline
Mensagens:83
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Svrstt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2021 as 16:03
Originalmente postado por ftajiri ftajiri escreveu:

pessoal.. falando como nutricionista te digo o seguinte.. vcs estão fazendo errado...

antes de qualquer atividade fisica tem de haver a nutrição pre-treino/corrida... o ciclo de formação do glicogenio é demorado e dependendo da forma que vc treinou e repôs não da a janela de recuperação

alimentação correta de 2 em 2h  com carbo complexos na preparação e simples pra uso durante a atividade. 

proteina, bcaa e whey eu recomendo pré e pós.. o pré é preservar a musculatura e a pós é pra recuperar o que lesionou. 

a reserva de glicogenio é mto importante, pois nada adianta começar uma corrida de tanque vazio.

a ordem de queima de nutrientes é a seguinte:

1. queima da glicose sanguinea
2. queima do glicogenio
3. queima de gordura (pra queimar gordura é necessario o start a partir do glicogenio)
4. queima de proteina (leia-se musculo)

se vc não se alimenta:

1. queima da glicose sanguinea
2. queima do musculo (se não ha glicogenio) 
3. gordura é mantida 


em todas as etapas é necessario carbo, se vc zerar carbo a fonte mais facil de ser utilizada é a proteina
Whey e ainda BCAA. Sobretudo pré e pós. Pracabá. Alimentação normal não conta, não tem proteinas?
Nutricionista movido a suplemento
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2021 as 16:15
só vou fazer um adendo sobre Malto.

Para nunca usar muito antes de começar o treino e sofrer uma hipoglicemia de rebote.

Fiz esse besteira recentemente, a nutricionista sugeriu malto no pre-treino, porem eu esqueci que ia demorar 1 hora de carro até o ponto onde começaria o treino.

Com 20 minutos me deu calafrios, suor gelado, fraqueza.... tive que parar, comer algo e descansar uns 10 minutos. Aí normalizou.
Voltar ao Topo
Svrstt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2019
Lins
Offline
Mensagens:83
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Svrstt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2021 as 16:16
Não tem sentido Malto antes do treino, até porque se trata de carbo lixo. Pra eventual reposição no treino, sim.
Antes disso, alimentação normal
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X