Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - 10/1 x quadro aro 26" vai bem?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


10/1 x quadro aro 26" vai bem?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Miro Am Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miro Am Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: 10/1 x quadro aro 26" vai bem?
    Postado: 02 Mar 2018 as 22:48
Pessoal, estou querendo trocar a relação da minha bike e queria uma ajuda na compatibilidade: 10/1 num quadro 26".

-Quadro Giant ATX LTD 17"/ Aro 26"
-Coroa Narrow Wide Nottable 34D
-Cubo traseiro NovatecD024SB

Estou pensando em colocar:
-Trocador Shimano Deore SL-M6000 ou
 ZEE M640 1x10
-Corrente Shimano HG 95 10S
-Cassete Shimano HG 500-10 11-42T
-Cambio Shimano RD-M6000 Shadow+ 10S

Será que isso basta na troca ou tenho que mexer em mais alguma coisa?

Grande abraço a todos.


Editado por Miro Am - 03 Mar 2018 as 09:15
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2018 as 07:03
Pelo que entendi é um quadro pra aro 26,e não tamanho 26,não é?? O que tem que analisar é se a relação que pretende colocar vai te atender, pois servir nesse quadro serve, é um quadro MTB e projetado para utilizar sistema de marchas. Pela questão do tamanho do aro, se compensa no tamanho da coroa. Até pode aparecer quem diga que não compensa colocar um grupo desses numa bike aro 26, vai dizer pra vender e comprar uma 29,e em partes eu até concordaria, mas é você que tem que avaliar conforme teu uso e teu bolso. Eu particularmente prefiro sistema 2x,pois tem um melhor range de marchas.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2018 as 07:36
Eu acho que 34 dentes vai ficar muito leve em 26". Sugiro usar uma dessas calculadoras de marchas e ver o que mais se assemelharia a uma 29.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Miro Am Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miro Am Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2018 as 09:38
Perdão Dorfo pela descrição confusa.
O quadro é 17" para aro 26".
Queria dar uma melhorada pois sinto falta de marcha leve na subida.
Quero investir nessa bike pois é um tamanho que gosto muito e ainda não me simpatizei por uma 29". Quando tiver que trocar, acho que pulo pra 27.5".
Até pensei na 11-40 Sunrace mas  vejo que pra uns funciona e pra outros nem tanto, foi ai que pensei no conjunto Deore.

Léo,  vou dar uma procurada nessa calculadora  pois ainda não conheço e com certeza deve acrescentar mais dados pra fazer a troca.

Grato pela atenção de vocês e um grande abraço.

Editado por Miro Am - 03 Mar 2018 as 09:39
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2018 as 13:43
Qual seria o uso da bike? Pedal pela cidade mesmo? Trilhas? Pedal em estradas?

Eu usei por uns 3 anos 1x10 numa 26 com cassete 11-42 adaptado. Tinha 2 coroas: uma 38 pra usar quando ia pra terra e uma 44 pra uso no asfalto. Trocava de acordo com o destino.

Coroa 34 vc vai ter no máximo uns 35km/h, isso pedalando bastante. Se for o suficiente vá nela, que daí vc tem marcha leve pra subir tudo de boa
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Miro Am Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miro Am Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2018 as 14:14
Jagwire, é pra uso urbano mesmo mas se pintar uma estradinha não vou achar ruim não!
É que São Paulo tem de tudo e tem hora que a gente sofre.
Valeu e um grande abraço.

Editado por Miro Am - 03 Mar 2018 as 14:47
Voltar ao Topo
aniiiiisio Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Mai 2003
-
Offline
Mensagens:899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aniiiiisio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2018 as 20:34
Sim, vai bem em 26.
Se for pegar trilha bruta de verdade, coroa 32.
Voltar ao Topo
Luan - RPO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2017
*
Offline
Mensagens:152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luan - RPO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2018 as 23:15
Saudações.

Primeiramente, permita-me questionar: qual a sua atual relação (descreva pedivela, catraca/cassete e câmbio traseiro da sua bike, por gentileza)?

Ainda que sem a resposta a importante pergunta acima, deixarei minha singela opinião, que diverge dos colegas acima, e é baseada em dois pontos fundamentais: 'range' de marchas e custo.

1) Quanto ao 'range', saiba:

Ainda que pouco admitido, a coroa única limita muito o range de marchas, muito.

Tomando como exemplo a relação que você pretende instalar na bike, 1x10: a sua marcha mais pesada será 3.090, enquanto a mais leve será será 0.809. 

Eu, sinceramente, acho muito pouco, sobretudo no trânsito maluco de nossas cidades, em que um sprint saindo do semáforo faz toda diferença.

Agora, pegando uma relação com 3x7, 3x8 ou 3x9, que utiliza um pedivela com coroas 22/32/42 e é combinado a um cassete em que o menor cog tem 11 dentes e o maior 34 (lembrando que a Sunrace fabrica cassetes 11-34 de 7 velocidades): sua marcha mais pesada será 3,818 e a mais leve será 0,647.

Se você partir para um cassete 11-36, que não é nada de outro mundo, com o pedivela destacado acima, sua mais leve será 0,611. Sobe até parede.  

Perceba: com um simples pedivela triplo reduzido, você está ganhando nas duas extremidades. 

Além disso, vale destacar suas próprias palavras: " Queria dar uma melhorada pois sinto falta de marcha leve na subida". Se você deseja marcha leve, meu caro, não há melhor opção do que um pedivela triplo - ou partir de vez para um cassete de 50 dentes no maior cog.

2) Quanto ao custo: 

Bom, aqui, para provar o meu ponto, eu precisaria pesquisar a fundo o custo de todas as peças desejadas, mas não o farei, rsrs.

Ainda assim, mesmo sem pesquisar com afinco, parece-me claro que a ideia de mudar para 1x10 será mais cara do que permanecer com o pedivela triplo. 

Pegando apenas os primeiros resultados do Mercado Livre e considerando que algumas peças seriam aproveitadas normalmente, como trocadores e câmbio dianteiro, teríamos um custo mínimo de 375 e máximo de 389 para a relação com três coroas (pedivela Shimano Altus 22/32/42 por R$ 134; cassete 11-34 por R$ 79 para Shimano 9v, R$ 65 para Shimano 8v e R$ 69 para Sunrace 7v; Câmbio Shimano Alivio m4000 por 176). Falta apenas acrescentar a corrente, levando em conta que você comprará o cassete de acordo com as marchas que já possui. Lembrando, também, que talvez seja possível até manter o pedivela. 

Agora, caso queira montar 1x10, você gastará R$ 329,00 apenas com o Câmbio Deore, tendo que incluir, ainda: trocador, cassete, coroa e corrente. 

Vale a pena gastar mais para ter um range menor? Levando em consideração que você não quer diminuir o peso da bike ou ter mais facilidade no uso, mas apenas garantir uma marcha mais leve? Eu, sinceramente, acho que não. 

Abraços. 

Obs. Para calcular a relação pretendida, divida o número de dentes da coroa pelo número de cog do cassete. 




Voltar ao Topo
Miro Am Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miro Am Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2018 as 16:41
Anisio,grato pela dica!!

Luan, minha relação atual é:
-Cassete Shimano HG-300 11-34 9V
-Corrente Shimano HG-53
-Cambio Shimano M-4000 SGS 9V
Trocador Shimano Alivio 9V
Coroa Nottablle Narrow Wide 34D
Fiz uma busva no Aliexpress e esse conjunto
Deore sai por volta de R$ 490,00.
Gosto muito da simplicidade de uso do
cambio só na traseira.
Fico muito grato pela sua explicação mas ainda
acho que vou bater o pé na opção de um cambio só.

Grande abraço a todos.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2018 as 23:54
Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Eu acho que 34 dentes vai ficar muito leve em 26". Sugiro usar uma dessas calculadoras de marchas e ver o que mais se assemelharia a uma 29.


Se fizer as contas, mantendo os cog's traseiros, uma 29 com coroa de 42 dentes fica praticamente com a mesma relação de uma 26 com coroa de 48 dentes.
Os valores são tão próximos que até parece que são propositais.
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2018 as 08:55
Originalmente postado por Miro Am Miro Am escreveu:

Anisio,grato pela dica!!

Luan, minha relação atual é:
-Cassete Shimano HG-300 11-34 9V
-Corrente Shimano HG-53
-Cambio Shimano M-4000 SGS 9V
Trocador Shimano Alivio 9V
Coroa Nottablle Narrow Wide 34D
Fiz uma busva no Aliexpress e esse conjunto
Deore sai por volta de R$ 490,00.
Gosto muito da simplicidade de uso do
cambio só na traseira.
Fico muito grato pela sua explicação mas ainda
acho que vou bater o pé na opção de um cambio só.

Grande abraço a todos.

Sua atual relação é 1x9 então... 

Entendo que queres ir para 1x10 já pelo costume de trocar marchas apenas no cassete.
Mas se queres uma relação mais leve, o ideal seria utilizar 2x10, pedivela 38x24 ou 38x26 com K7 11-40 ou 11-42, aí depende do quanto quer que seja leve!
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
Miro Am Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:84
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miro Am Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2018 as 16:46
Gryphon e fzpereira
Dicas anotadas aqui!
Grande abraço a todos.
Voltar ao Topo
Baiclimb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2018
RS
Offline
Mensagens:57
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Baiclimb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2019 as 22:58
Estou andando com essa relação na minha 26. Estou quebrando vários recordes pessoais com ela, e também vários recordes dos alienigenas da 29", seja subida ou descida.. É uma relação boa! 
PH
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2019 as 23:11
Originalmente postado por Luan - RPO Luan - RPO escreveu:

Saudações.

Primeiramente, permita-me questionar: qual a sua atual relação (descreva pedivela, catraca/cassete e câmbio traseiro da sua bike, por gentileza)?

Ainda que sem a resposta a importante pergunta acima, deixarei minha singela opinião, que diverge dos colegas acima, e é baseada em dois pontos fundamentais: 'range' de marchas e custo.

1) Quanto ao 'range', saiba:

Ainda que pouco admitido, a coroa única limita muito o range de marchas, muito.

Tomando como exemplo a relação que você pretende instalar na bike, 1x10: a sua marcha mais pesada será 3.090, enquanto a mais leve será será 0.809. 

Eu, sinceramente, acho muito pouco, sobretudo no trânsito maluco de nossas cidades, em que um sprint saindo do semáforo faz toda diferença.

Agora, pegando uma relação com 3x7, 3x8 ou 3x9, que utiliza um pedivela com coroas 22/32/42 e é combinado a um cassete em que o menor cog tem 11 dentes e o maior 34 (lembrando que a Sunrace fabrica cassetes 11-34 de 7 velocidades): sua marcha mais pesada será 3,818 e a mais leve será 0,647.

Se você partir para um cassete 11-36, que não é nada de outro mundo, com o pedivela destacado acima, sua mais leve será 0,611. Sobe até parede.  

Perceba: com um simples pedivela triplo reduzido, você está ganhando nas duas extremidades. 

Além disso, vale destacar suas próprias palavras: " <span style=": rgb255, 247, 224;">Queria dar uma melhorada pois sinto falta de marcha leve na subida</span>". Se você deseja marcha leve, meu caro, não há melhor opção do que um pedivela triplo - ou partir de vez para um cassete de 50 dentes no maior cog.

2) Quanto ao custo: 

Bom, aqui, para provar o meu ponto, eu precisaria pesquisar a fundo o custo de todas as peças desejadas, mas não o farei, rsrs.

Ainda assim, mesmo sem pesquisar com afinco, parece-me claro que a ideia de mudar para 1x10 será mais cara do que permanecer com o pedivela triplo. 

Pegando apenas os primeiros resultados do Mercado Livre e considerando que algumas peças seriam aproveitadas normalmente, como trocadores e câmbio dianteiro, teríamos um custo mínimo de 375 e máximo de 389 para a relação com três coroas (pedivela Shimano Altus 22/32/42 por R$ 134; cassete 11-34 por R$ 79 para Shimano 9v, R$ 65 para Shimano 8v e R$ 69 para Sunrace 7v; Câmbio Shimano Alivio m4000 por 176). Falta apenas acrescentar a corrente, levando em conta que você comprará o cassete de acordo com as marchas que já possui. Lembrando, também, que talvez seja possível até manter o pedivela. 

Agora, caso queira montar 1x10, você gastará R$ 329,00 apenas com o Câmbio Deore, tendo que incluir, ainda: trocador, cassete, coroa e corrente. 

Vale a pena gastar mais para ter um range menor? Levando em consideração que você não quer diminuir o peso da bike ou ter mais facilidade no uso, mas apenas garantir uma marcha mais leve? Eu, sinceramente, acho que não. 

Abraços. 

Obs. Para calcular a relação pretendida, divida o número de dentes da coroa pelo número de cog do cassete. 






Tão bom sentir que nao estou sozinho. Á parte os pretensos benefícios de coroa unica a amplitude de 3 coroas me dão suficiência para o que preciso.

Editado por Ligeirinho - 26 Jul 2019 as 23:18
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X