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Bike de R$4000 pra começar a competir XCO

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SrSky Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Nov 2016
F. Beltrão
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Mensagens:237
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SrSky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2018 as 10:17
Sinceramente essa papo de obsolescência programada é muito teoria da conspiração pra mim, eu penso que existem produtos baratos que usam matéria prima e mão de obra barata e por isso tendem a durar menos ou então nem são adequados a um determinado tipo de uso, é isso que acontece com câmbios e suspenções baratas por exemplo. 

Com relação aos preços, concordo que são absurdos, mas estamos aqui discutindo sobre equipamentos mais voltados para a performance, que tem um mercado muito especifico, tem uma escala de produção baixa e existem pouquíssimos concorrentes, isso contribui e muito para esses preços elevados.

Outra questão, equipamentos feitos para performance não necessariamente estão preocupados com a durabilidade, muitas vezes o foco principal é redução de peso, eficiência etc, e só depois vem a questão durabilidade. Existem pneus por exemplo no mundo automobilístico que são descartáveis o cara usa para dar 10 voltas em um track day e já era...

Com relação ao consumismo eu penso o seguinte, cada um aqui sabe o seu nível de pedal e o quanto exige do seu equipamento, penso que ninguém realmente precisa de um S-Works para ter uma boa experiência com uma bike, mas ter uma bike minimamente bem montada com um grupo confiável e uma suspenção que funcione para mim não é luxo ou consumismo.

E lembrando o foco desse tópico é a discussão sobre a bike do Daniel que ele pretende usar em competição, nenhum de nós em momento algum ao meu ver indicou a ele um equipamento muito superior a utilização que ele pretendia dar, na realidade a discussão nossa ao longo de todo esse tópico ficou envolta de montar vs comprar montada, e sempre que foi levantado a questão equipamento foi colocada apenas a questão de confiabilidade.
 
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
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Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2018 as 11:26
Olha ficou interessante a discussão...

Concordo com que foi falado, para cada nível de ciclista e para cada tipo de terreno há um equipamento adequado...

Concordo com aquela velha frase do chorão: "O fusca te leva ao mesmo lugar que a BMW"...

Porem aqui ele ja deu seu objetivo, que era um e acabou virando outro, mas não vem ao caso, a discussão vale para todos que estão lendo... Ele quer iniciar em provas de XCM e XCO, e não ter apenas uma MTB...

Ai vem a questão: eu vou indicar um Gol, um Ka, um Celta para alguém que quer participar de competições de trilha? eu sei que esses carros possuem carroceria, motor, cambio, 04 rodas e pneus e bla bla bla... Mas quanto tempo vão aguentar, mesmo que seja em trilhas leves.... 

Ai vem a mesma questão na bike... Adianta gastar pouco e saber que seu equipamento pode quebrar e vai ficar gastando com trocas, ou partir para um equipamento mais confiável?

Não dei dicas de compre uma bike top, mas dei requisitos mínimos a se observar...

- Quadro confiável... Ai ele pergunta: mas como vou saber se é confiável apenas pela informação do site, como vou saber se quadro x é melhor que Y apenas pelo site do fabricante, o quanto é melhor e bla bla bla? A vaaaa, estamos em um fórum porra, temos internet para pesquisar a impressão dos demais usuários... Não precisa ser um de TOP... Exemplo, como um link postado de como montar uma bike barata, eleS mencionaram um quadro barato e confiável, O Mosso Discovery, e como eles mesmo falam, sempre tem um quadro mosso desses nas provas por ai, então sabemos que aguenta....

Agora tem hora que ele pedia formulas magicas...

Como sei que esse é bom e esse é ruim... O quanto é melhor... Lendo no site ambos são iguais para mim... E muito outros bla bla bla....




Editado por rafael_rtg - 12 Mar 2018 as 11:27
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Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
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Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2018 as 12:13
Lembro de ler numa revista de motos em 96. As esportivas de hoje em dia, todas andam, mas o importante é "como elas andam".

Com certeza um ciclista sem condicionamento é mais facilmente reconhecido numa subida. Mas, mesmo sem condicionamento, se o cara tiver técnica, o cara ainda pode ir muito rápido numa descida. E é onde uma bike mais simples pode quebrar. Logo, mesmo um ciclista sem condicionamento pode quebrar uma bike. A não ser que estejamos falando de um biker sem condicionamento e em técnica. Embora que até sem técnica ele pode quebrar uma roda justamente pela falta de técnica. 

Como saber se um quadro é resistente? Bem, tem certas coisas que podem dar uma ajuda, embora não seja 100% de certeza.
1- Tempo de garantida do quadro;
2- Limite máximo de peso do ciclista;
3- Comparação de peso do quadro com o peso de outros quadros semelhantes de marcas famosas.

1- Em teoria um quadro com garantia vitalícia deveria ter mais resistência e durabilidade do que um com garantia de 3 anos, pois a fábrica não quer perder dinheiro. Assim como um quadro com garantia de 5 anos deveria ser mais resistente do que outro com garantia de 6 meses.
2- Um quadro com limite de peso de 136kg deve ser mais resistente do que outro com limite de 109kg.
3- Se um um quadro de marca desconhecida de alumínio pesa 1,4kg enquanto um similar de marca famosa pesa 1,9kg, dá um certo receio que o de 1,4kg seja menos resistente.

Claro que ninguém precisa de uma S-Works, mas também não seria interessante fazer MTB com bike do Carrefour.

Fiz muita trilha de DT180 e XL250, em falar numa Agrale. A DT180 chegou a travar o pneu com cravo no solo e a roda girar em falso com o pneu parado e destruir todos os raios. Depois a caixa de direção soltava as porcas e o câmbio escapava a 2ª marcha.

A XL250 quebrou a tampa do pinhão onde tinha lubrificação e o quadro rachou em cima do motor.

Sem falar que cada queda entortava pedal de câmbio, quebrava manetes e até os plásticos quebravam por não ser feito para isso.

Depois andei de CR125 e CR450 que nas trilhas também não eram muito boas, mas consumiam embreagem absurdamente. Depois CRF230, essa sim não tão forte, mas feita para isso. 

Hoje sabe como escolho um bike e peças?

1- Preferência a quadros com garantia vitalícia;
2- Peso máximo de 136kg;
3- Peças mais tops de marcas conhecidas desde que não sejam de carbono.

É assim que escolho hoje em dia. Fujo das características do carbono e seus problemas, fujo dos preços exorbitantes das peças de carbono e ainda assim fico com bikes muito boas e resistentes.

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Hugobh77 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
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Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2018 as 12:47
O desenrolar do tópico foi interessante, mas voltando no principal escolha da bike pra iniciar em competição. Vou citar duas bikes, uma que todos acham um dos melhores CxB da atualidade, apta para trilhas e iniciar no esporte, a configuração já é conhecida pela maioria, seu destaque é a geometria do quadro e a nova suspensão a ar.

Sense Impact Pro
Preço: 3999,00

A outra possui o mesmo grupo, um quadro "defasado" e com vício de fabricação,este que se resolve solicitando a troca do mesmo junto ao fabricante, mas isso faz com que ninguém indique ele como uma bike iniciante. O destaque é sua suspensão Rock Shox, apesar de ser mola e óleo, há relatos que ela tem trabalha até melhor que a suspensão da primeira.

Caloi Moab
Preço: 2799,00 com Reduza.
Essas bikes são descentes ou não? Qual das duas escolher? Vai do gosto, do bolso ou do raciocínio, a diferença de preço é significativa e pode até mudar o cenário de tudo, usando na compra de outro quadro como First ou Rodas Vicinitech e dependendo até os dois, conseguindo um cashback com o quadro e rodas da Caloi.
Na minha ótica sim, uma bike dessa não desmancha se fizer trilha, o peso pode até ser maior mas nada que vá atrapalhar.Não precisamos ir lá no exemplo da barra circular e nem precisamos ir em um grupo 1x11, até porque todos sabem que grupo de uma coroa é para pessoas já experimentadas. Como diz o Brou, você empurra o trocador direito e ele não faz treck, aí olha pro lado esquerdo e não tem nada lá.
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SrSky Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Nov 2016
F. Beltrão
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Mensagens:237
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SrSky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2018 as 14:17
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:


Sense Impact Pro
Preço: 3999,00

A outra possui o mesmo grupo, um quadro "defasado" e com vício de fabricação,este que se resolve solicitando a troca do mesmo junto ao fabricante, mas isso faz com que ninguém indique ele como uma bike iniciante. O destaque é sua suspensão Rock Shox, apesar de ser mola e óleo, há relatos que ela tem trabalha até melhor que a suspensão da primeira.

Caloi Moab
Preço: 2799,00 com Reduza.
Essas bikes são descentes ou não? Qual das duas escolher? Vai do gosto, do bolso ou do raciocínio, a diferença de preço é significativa e pode até mudar o cenário de tudo, usando na compra de outro quadro como First ou Rodas Vicinitech e dependendo até os dois, conseguindo um cashback com o quadro e rodas da Caloi.

Na minha ótica sim, uma bike dessa não desmancha se fizer trilha, o peso pode até ser maior mas nada que vá atrapalhar.Não precisamos ir lá no exemplo da barra circular e nem precisamos ir em um grupo 1x11, até porque todos sabem que grupo de uma coroa é para pessoas já experimentadas. Como diz o Brou, você empurra o trocador direito e ele não faz treck, aí olha pro lado esquerdo e não tem nada lá.

Concordo plenamente com vc...  Acho essas duas opções bem interessantes, cada uma tem seu atrativo... e entra exatamente no ponto que eu tentei explicar para o pessoal, vc não precisa de um equipamento top para ter uma boa experiência com a bike, mas precisa de um equipamento com uma qualidade mínima, e essas duas bikes ao meu ver atendem esse requisito, na realidade elas até já oferecem um pouco a mais que o mínimo.

Talvez uma confusão que o tópico tenha causado em alguns, inclusive no próprio Daniel, é que ficou parecendo que todos estavam subindo o nível dos equipamentos, quando na realidade a maioria só estava tentando mostra para ele que com o valor que ele pretendia montar a bike ele conseguiria comprar uma já montada com uma configuração superior. A discussão sobre qualidade de equipamentos tbm foi levantada justamente pelo fato dele querer economizar excessivamente em equipamentos que são cruciais para a segurança, veja não faz sentido o sujeito ter R$ 4000,00 de orçamento, e quere investi em uma roda de R$ 150,00 e pneus de R$ 50,00.

Outro ponto que foi levantado que eu acho que ele não entendeu, o pessoal começou a questionar a experiência dele, e tentaram mostrar que para ele que chegar a um nível minimamente competitivo vai levar tempo, logo uma bike mais básica poderia atende-lo em um primeiro momento, talvez uma impact pro, ou até menos, dês de que seja um equipamento que tenha qualidade.

Semana passada foi em uma loja pegar um pneu para a speed e vi a Sense Evo, não vou entrar aqui no mérito de discutir custo benefício nem nada do tipo, mas ela exemplifica muito bem  o que quero dizer quando digo que uma pessoa precisa de um equipamento com uma qualidade mínima para ter uma experiência agradável com a bike, ela não tem nada d+ é uma bike de entrada, porem vem com um grupo bem atualizado e completo Altus M2000 27v que já tem tecnologia shadow, freios hidráulicos, uma suspenção XCR com regulagem de compressão retorno e trava, um quadro de alumínio que aparentemente tem um acabamento muito bom, e tem 5 anos de garantia, rodas simples mas com cubos shimano aro extreme...  ou seja é uma bike de entrada, mas com certeza ela atenderia muito bem um iniciante.


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