Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Mesa 60mm - Qual comprar? Vale a pena?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Mesa 60mm - Qual comprar? Vale a pena?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Mesa 60mm - Qual comprar? Vale a pena?
    Postado: 28 Jan 2018 as 22:11
Pessoal, pelo meu bike fit virtual (medido varias vezes e de diversas formas) preciso reduzir minha mesa atual de 90mm por uma de 60mm.

De fato quando subo na bike sinto que estou esticado. Tive dores na lombar nos 2 primeiros pedais, porém agora já não sinto nenhuma dor.

Minha bicicleta tem geometria bem XC (Cannondale FSI Carbon 5) e estou na dúvida se a mesa curta irá comprometer muito a dirigibilidade. Visto que ela não foi projetada pra isso. Acham que com 60mm de mesa a bicicleta irá tender muito a empinar a frente em subidas?
Atualmente ela não tem essa tendencia. Já testei bikes que tem essa tendencia e não é legal.

Sobre a mesa em si, estou procurando de 60mm com angulo de 5° a 8° (quanto mais proximo do original melhor, acredito ser 5°). Até o momento só encontrei uma Truvativ Stylo T20, as outras eram todos de marcas muito genéricas que não to muito afim de pegar. Alguma dica?
No site da bikepointsc por exemplo não tem nenhuma mesa abaixo de 70mm, estranho...
Voltar ao Topo
Arantes89 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2015
Tocantins
Offline
Mensagens:251
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arantes89 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 12:26
Na minha opinião você não vai ter problema nenhum em fazer essa troca, já que seu bikefit o recomendado é 60mm, você ainda terá um bom apoio no guidão, uma vez que está esticado na bike. Só tive problemas com mesa curtas de 40mm pra baixo e que fugiam do recomendado pra mim. Hoje ando numa bike de enduro com mesa de 40mm e mesmo assim empina muito pouco nas subidas.
Já que não quer marcas genéricas, as que eu já vi de 60mm mais fáceis de encontrar geralmente são da Shimano Pro ou da Spz(venda deles só por telefone ou loja física).
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 12:59
A mesa PRO Koryak de 60mm só achei com ângulo 0.
Queria pelo menos um pouco de angulação, senão fica muito estranho a mesa virada pra cima.

Vou dar uma olhada no que a Spz tem. Valeu.
Voltar ao Topo
tomiello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:244
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tomiello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 13:56
Eu uso uma de 60mm, justamente pra acertar o fit (a bike veio com uma de 90mm).
Não tenho problema com a frente nas subidas.
Uso uma da Alpkit (https://www.alpkit.com/lovemud), se não tiver pressa é uma boa opção.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 15:12
Vale pesar que o bike fit de uma speed/road, não é o mesmo que para uma XC, que não é o mesmo para uma enduro, que não é o mesmo para uma de DH... E assim por diante...

Impressão IMHO não deve ser tão contabilizada, pode ser que esteja encucado só por causa do número no bike fit. Muita atenção!

Também é preciso contabilizar largura, curvatura e formato do guidão!
Eu uso um guidão praticamente, flat de 700 mm. Mas, no meu caso está ao contrário, a mesa ainda está curta demais com 70 mm e 7º.
Com a anterior de 70 mm e 3º, não me haviam dores, eu me sentia razoavelmente esticado, e nunca conseguia relaxar os braços... Confesso que a coluna está reclamando um pouco, mas só em subidas íngremes, fazendo muita força sentado. Ao pedalar normal, ou subir pedalando em pé, não rola nada... E claro as descidas agradam mais com a mesa curta...

Resumo da novela: está adaptada ao meu jeito de andar, com base em como me sinto bem - sim, isso é impressão, mas priorizo não sentir dores, e não considero o número do bike fit virtual como via de regra.

Vale a pena tentar a medida do bike fit? Sem dúvidas!

Já sobre a angulação, eu uso 7º positivos e me sinto bem. Quero virar ela desde que comprei, mas nunca lembro, vou fazer isso agora que comentou, e dou feedback na sequência - ao menos se não capotar numa decida, claro! LOL
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 17:36
A primeira impressão num giro de 3 km, é que eu estou muito curvado na bike - pedalando em pé, parece que estou segurando em apoios de BMX LOL  - pode e creio, ser só adaptação...
Sentado me sinto melhor, inclusive sobre o selim que parece que me abraça. Pra arrancadas e subidas, mas saí do selim já estou fazendo força com o troncos e braços também. Gostei bastante.



Editado por Ismah/Cabelo - 29 Jan 2018 as 17:36
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 20:15
Originalmente postado por tomiello tomiello escreveu:

Eu uso uma de 60mm, justamente pra acertar o fit (a bike veio com uma de 90mm).
Não tenho problema com a frente nas subidas.
Uso uma da Alpkit (https://www.alpkit.com/lovemud), se não tiver pressa é uma boa opção.


Só achei de 55mm (Trail) e 70mm. Não vi opção de 60mm.

Editado por ghd - 29 Jan 2018 as 20:15
Voltar ao Topo
Skatena Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2009
Offline
Mensagens:415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Skatena Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2018 as 10:36
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2018 as 10:52
Voltar ao Topo
Pexera Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:171
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pexera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2018 as 12:28
Mas se tu não estás muito seguro em relação ao tamanho, vale pegar uma mais em conta para testar antes de investir em uma realmente boa. Sempre tenho algumas baratinhas aqui exatamente para estes tipos de teste. Na decathlon tem uma de 60mm com 6° de inclinação, se me recordo bem eles não divulgam a inclinação no site mas acabei conseguindo nos comentários do site gringo da Btwin.
Voltar ao Topo
tomiello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:244
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tomiello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2018 as 16:11
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por tomiello tomiello escreveu:

Eu uso uma de 60mm, justamente pra acertar o fit (a bike veio com uma de 90mm).
Não tenho problema com a frente nas subidas.
Uso uma da Alpkit (https://www.alpkit.com/lovemud), se não tiver pressa é uma boa opção.


Só achei de 55mm (Trail) e 70mm. Não vi opção de 60mm.

Foi mal. Acho que mudaram a linha.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2018 as 22:11
Achei uma legal da ControlTech.
Uma rápida busca não encontrei quem vende no Brasil. Sei que a Soul usa muitos componentes deles.

CLS 60mm ~110g

Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2018 as 14:59
GHD, a pilotagem da sua bike só tende a melhorar com a mesa curta, ainda mais se isso vai colocar você na posição certa para pedalar. Na pior das hipóteses talvez você sinta a frente mais leve durante as subidas, mas sempre que testo com mesa curta essa sensação é bem menor do que parece.

Agora, a diferença que faz nas descidas e nos trechos técnicos é brutal, com a bike ficando muito mais na mão.  
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2018 as 15:08
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Vale pesar que o bike fit de uma speed/road, não é o mesmo que para uma XC, que não é o mesmo para uma enduro, que não é o mesmo para uma de DH... E assim por diante...

Impressão IMHO não deve ser tão contabilizada, pode ser que esteja encucado só por causa do número no bike fit. Muita atenção!

Também é preciso contabilizar largura, curvatura e formato do guidão!
Eu uso um guidão praticamente, flat de 700 mm. Mas, no meu caso está ao contrário, a mesa ainda está curta demais com 70 mm e 7º.
Com a anterior de 70 mm e 3º, não me haviam dores, eu me sentia razoavelmente esticado, e nunca conseguia relaxar os braços... Confesso que a coluna está reclamando um pouco, mas só em subidas íngremes, fazendo muita força sentado. Ao pedalar normal, ou subir pedalando em pé, não rola nada... E claro as descidas agradam mais com a mesa curta...

Resumo da novela: está adaptada ao meu jeito de andar, com base em como me sinto bem - sim, isso é impressão, mas priorizo não sentir dores, e não considero o número do bike fit virtual como via de regra.

Vale a pena tentar a medida do bike fit? Sem dúvidas!

Já sobre a angulação, eu uso 7º positivos e me sinto bem. Quero virar ela desde que comprei, mas nunca lembro, vou fazer isso agora que comentou, e dou feedback na sequência - ao menos se não capotar numa decida, claro! LOL

Tenho para mim que o bike fit é muito importante para bikes de estrada, onde o ciclista é basicamente um motor e a maior preocupação é gerar watts. 

No MTB acho que as coisas mudam de figura, já que o motor também tem que pilotar a bicicleta e precisa de uma bike que ajude ele nisso. Isso é especialmente válido para ciclista amadores, naturalmente menos habilidosos do que os pros. 

Tenho uma bike aqui em casa que é bem curtinha, pra ficar "certa" no meu fit teria que usar uma mesa de 110mm. Depois de muito rebolar, a melhor combinação que achei entre fit e pilotagem foi uma mesa de 90 (que já é longa, mas ao menos não são 110mm). 

Eu prefiro ficar um pouco encolhido mas com uma bike mais "na mão" do que ficar na posição perfeita para gerar potência e ficar me ferrando em trechos técnicos. Agora, ideal mesmo é combinação top longo e mesa curta - justamente o caso do amigo GHD.


Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X