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29 realmente se consolidará no Dh e Enduro?

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BIRA Ver Drop Down
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Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
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    Postado: 15 Jan 2018 as 16:16
29 realmente se consolidará no Dh e Enduro? A 27,5 perderá realmente o trono para a 29?
Estive vendo uns emails que recebi por esses dias sobre lançamentos d ebikes e componentes etc...
Muitas novidades de peças e componentes e também muitas bikes 27,5 ou 650b.
Pensando sobre a evolução das bike e o forte marketing envolto sobre as 29ers, fiquei assim, um tanto quanto duvidoso ao que se referem a tendencia das 29 para o downhill ou enduro.
Sei que ano passado ganharam o WCDH com uma 29, (se não me engano foi o G.Ninnar com sua 29 da Santa Cruz), não acompanhei todo o campeonato. Mas ai quando recebo e vejo emails com bikes como a Yeti, Commencal etc... Vejo que ainda assim a 29 não é boa pra tais terrenos que exigem mais habilidade e rapidez. É nítido ver em vídeos de downhill onde colocam as "cavalonas" 29 descendo ladeiras (como no whistler park no Canadá) junto com as 27,5 e algumas 26 ainda perdidas nesse meio. A 29 é muito, mas muito lenta em reação. Ela pode até embalar mais, mas é um "trambolhão" na trilha.
Minha dúvida é se mesmo com todo o marketing as 29 darão contas dessa categoria?? Pode até ser que sim, ou pode ser que não. Na minha humilde opinião penso que não vai demorar para abolirem a ideia de que a 29 são boas em tudo. Opinião minha seria que: 26 e 27 ainda nas competições de enduro e downhill e as 29 somente para estradões onde realmente é seu terreno.
Isso serve pra PROS e para AMADORES.
E você acha isso também? Qual sua opinião a respeito disso? Acha que as industrias realmente se renderão ao marketing do modismo e abandonarão de vez a produção das 27,5 para a categoria DH e Enduro? Será que o capitalismo prevalecerá acima do gosto dos que ainda defendem e amam suas 26 e 27 nas trilhas mais cascudas?
Você que tem a 27,5 qual sua opinião?
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Cebo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2018 as 18:39
Eu acho que pouco a pouco as 29 vão dominar até no DH e em 2018 vamos ver isso começar a acontecer. Até pq, mesmo com possíveis desvantagens agora, lembre-se que geometria de bicicleta evolui. Há alguns anos as 29 HT de XC eram lerdas e pesadonas e hoje em dia dominam a categoria. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2018 as 21:59
Isso aí só o empo dirá.

Mas podemos fazer algumas observações.


-26 nem vou comentar ,pois foi extinta, ao menos em competições;
-Specialized fabrica bikes de enduro de 27,5 e 29 e os pilotos e de fábrica escolhem a 29, e eles devem sim poder escolher o que quiserem, já que nem andam escolhendo a Enduro e no lugar a Stumpjumper e, as vezes, a Camber, só que sempre 29;
-Trek só tem bikes de enduro 29;
-Maioria das fábricas não tem bikes de enduro 29.

Baseado nisso acima, é por isso que ainda vemos a maioria de 27,5 no enduro.


DH 29 só existem protótipos e oficiais só Commencal e Trek. Sendo que a maioria dos protótipos foram feitas as pressas baseadas no sucesso do protótipo da Santa Cruz qre provou ser mais rápido. Specialized chegou a usar a 27,5 com um "pedaço" a mais na gancheira para "virar" 29. Então tamém só o tempo dirá também.


No XC também não foi do dia para noite que elas dominaram.

Quando ao fato de dizerem "marketing das 29", acho isso meio para denegrir as 29, pois antes era tudo 26 no DH e quando foram para 27,5 (que exterminaram as 26), nunca ouvia termos como o "marketing das 27,5".


Agora verdades absolutas de que 29 é boa nos retões lisos de terra são iguais aquelas verdades antigas que não eram boas de subida. Hoje ninguém mais fala sobre as subidas, mas ainda insistem nesse papo de retões. Isso foi criado baseado no simples fato que com a mesma ralação de coroa/pinhão o desenvolvimento no solo é maior, porém com menor aceleração. se tivesse um avanço igual com relação ao solo, acho que seria muito difícil perceber essa vantagem toda frente uma 26. Agora vantagem altamente perceptível mesmo é em solo acidentado, seja plano, subida, descida, etc. É em solo acidentado que ela é muito superior a uma 26 ou 27,5. E isso o que mais tem em DH e especiais de enduro. Vamos ver o que vai acontecer no futuro.


Quanto ao fator agilidade, isso é praticamente relacionado ao entre-eixos e isso não depende de tamanho de roda, pois também é inversamente proporcional à estabilidade. No mais o que deixa a sensação de ser ou não ágil é o trial que é afetado pelo ângulo da caixa de direção e pelo deslocamento do garfo. E isso independe de roda. No mais eu não tenho sensibilidade para ver que uma 29 é mais lenta vendo vídeos na internet, até porque não tem vídeos de mesmo trajeto divididos em 2 telas para ver igual aquelas comparações num circuito em games de carros com 2 video games diferentes para comparação.













Editado por Fabio - 16 Jan 2018 as 07:50
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BIRA Ver Drop Down
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PARANA
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2018 as 10:22

Quanto ao fator agilidade, isso é praticamente relacionado ao entre-eixos e isso não depende de tamanho de roda, pois também é inversamente proporcional à estabilidade. No mais o que deixa a sensação de ser ou não ágil é o trial que é afetado pelo ângulo da caixa de direção e pelo deslocamento do garfo. E isso independe de roda. No mais eu não tenho sensibilidade para ver que uma 29 é mais lenta vendo vídeos na internet, até porque não tem vídeos de mesmo trajeto divididos em 2 telas para ver igual aquelas comparações num circuito em games de carros com 2 video games diferentes para comparação.









Vi um vídeo onde uma 27 e uma 29 descem pela pista. A 27 na frente e a 29 atras. Não era competição, apenas pedal fun pela pista. Se não me engano é na whistler park, mas não tenho certeza. Dava pra ver claramente a lentidão da 29 nas transições.



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Pedro Cury Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2018 as 12:54
Olha... até 2016 eu tinha certeza que eu queria uma 27.5 e 29 só se fosse pra uma bike rigida ou de pouquíssimo curso pra andar longas distâncias. O que contava pra mim é que a 29 não era tão divertida quanto uma 27.5".

Em 2012 foi a primeira vez que andei em trail bikes 29, em lançamentos das Specialized lá fora... andei nas Camber e Stumpjumper em todos os anos seguintes. Minha sensação era: "OK, parece ser mais eficiente, mas é meio caminhão nas curvas... não quero, meu objetivo é diversão!"...

Aí em 2016 consegui fazer um otimo teste... anden a Scott Spark 29 e 27.5, de configuração identica, nos mesmos lugares bem acidentados. Não vi vantagem nas 27.5 como vi antes. Nesse mesmo ano, corri duas etapas do Brasil Enduro Series, de Camber 29. Também tive a chance de andar na pista olimpica do Rio, com uma Stumpy 27.5 e uma Camber 29 (a ultima tem menos curso).

Os rock gardens da pista olimpicas eram enormes, o mais dificil que já andei... o teste não foi completo pq estava chovendo no dia que fui de 27.5 (e não conseguir descer), mas de 29, eu zerei todas as linhas possíveis.

A trilha mais apertada que tem aqui no Rio, tb fiz várias vezes de Camber sem nenhum problema. Agora... no BES, só mais pro final que eu peguei melhor a manha de algumas curvas em alta, drifitando mais um pouco.

Minha conclusão é: a geometria evoluiu. As bikes 29 estão mais espertas, resolvendo (ou quase) o problema de agilidade. E em terrenos acidentados ela é perceptivelmente mais eficiente, come melhor os pequenos e médios obstáculos, anda mais rápido.

No downhill... não sei se as exigências são tão diferentes do Enduro... e provavelmente a bike engolir melhor (e te fadigar menos) é mais rápido do que uma ou outra retomada de curva. O futuro dirá.

A minha ideia era ter uma 27.5 mais enduro e uma 29 mais XC... agora, quero as duas 29... o sonho seria uma Spark 120 e/ou uma Hightower... vamos ver o que acontece...


Editado por Pedro Cury - 16 Jan 2018 as 12:55
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BIRA Ver Drop Down
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PARANA
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2018 as 13:17
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Olha... até 2016 eu tinha certeza que eu queria uma 27.5 e 29 só se fosse pra uma bike rigida ou de pouquíssimo curso pra andar longas distâncias. O que contava pra mim é que a 29 não era tão divertida quanto uma 27.5".

Em 2012 foi a primeira vez que andei em trail bikes 29, em lançamentos das Specialized lá fora... andei nas Camber e Stumpjumper em todos os anos seguintes. Minha sensação era: "OK, parece ser mais eficiente, mas é meio caminhão nas curvas... não quero, meu objetivo é diversão!"...

Aí em 2016 consegui fazer um otimo teste... anden a Scott Spark 29 e 27.5, de configuração identica, nos mesmos lugares bem acidentados. Não vi vantagem nas 27.5 como vi antes. Nesse mesmo ano, corri duas etapas do Brasil Enduro Series, de Camber 29. Também tive a chance de andar na pista olimpica do Rio, com uma Stumpy 27.5 e uma Camber 29 (a ultima tem menos curso).

Os rock gardens da pista olimpicas eram enormes, o mais dificil que já andei... o teste não foi completo pq estava chovendo no dia que fui de 27.5 (e não conseguir descer), mas de 29, eu zerei todas as linhas possíveis.

A trilha mais apertada que tem aqui no Rio, tb fiz várias vezes de Camber sem nenhum problema. Agora... no BES, só mais pro final que eu peguei melhor a manha de algumas curvas em alta, drifitando mais um pouco.

Minha conclusão é: a geometria evoluiu. As bikes 29 estão mais espertas, resolvendo (ou quase) o problema de agilidade. E em terrenos acidentados ela é perceptivelmente mais eficiente, come melhor os pequenos e médios obstáculos, anda mais rápido.

No downhill... não sei se as exigências são tão diferentes do Enduro... e provavelmente a bike engolir melhor (e te fadigar menos) é mais rápido do que uma ou outra retomada de curva. O futuro dirá.

A minha ideia era ter uma 27.5 mais enduro e uma 29 mais XC... agora, quero as duas 29... o sonho seria uma Spark 120 e/ou uma Hightower... vamos ver o que acontece...


Bacana Pedro. O legal é que temos a sua opinião de ter testado as duas bikes na pista de XCO. Bikes idênticas, grupo idêntico, valeu.
Eu tenho um 26 que uso no cotidiano (as vezes vou pro trampo com ela e durante a semana no período noturno faço treinos, mas não treinos forçados e desgastantes, é mais pra saúde mesmo, treino moderado na faixa de 140bpm. Coisa leve com pouca velocidade mas com muitas subidas. Onde moro é uma cratera kkkk.
Tenho a 29 Mosso tamanho 17" com grupo Deorinho 20v, pneus Continental Trail King 2.4 e suspensão Spinner 300 com trava. Sei que em relação a outras bikes ela é bem simples, mas é o que oque pude montar. Uso raramente essa bike pra estradões mas estou querendo mudar o guidão dela para um rise pra encarar alguns single tracks. Oque acha?
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StFred Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 10:38
quando elas começarem a vencer provas/world cup direto vão se consolidar, principalmente pelos fabricantes. Enquanto isso não acontecer, vão ser "tentativas". Campeão de enduro e de DH foram de 27,5 em 2017
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 11:24
Então o flat está consolidado. Kkk

Eu pelo menos gosto e uso até hoje.
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 12:33
Então Bira... no final das contas, em termos de resposta da bike, a geometria que conta muito. Você pode ter uma 26 com ótima geometria que você vai gostar muito mais do que uma 29 de geometria ruim. E vice-versa.

Também é legal ficar atento a peso das rodas que é algo muito perceptível na resposta da bike... quando muda da 26 pra 29 você estranha a aceleração e retomadas mais lentas... se a 26 tiver uma roda melhor e mais leve relativamente que a 29 então, o efeito só aumenta... tipo, o pneu 29 é mais pesado por ser maior, mas ainda tem o pneu leve entre os 29 né...

É o que eu disse... teve um período de maturidade aí das 29 até acertarem as geometrias. Vamos ter 29 hoje muito melhores das de 5 anos atrás. Mas geometria sempre valeu também pra 26 né... tinhamos bikes mais ágeis e mais lentas de toda forma...

A melhor maneira mesmo é experimentar algumas vezes e avaliar desempenho / diversão / segurança.

abs


Editado por Pedro Cury - 17 Jan 2018 as 12:35
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BIRA Ver Drop Down
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PARANA
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 13:48
Em relação as duas, prefiro pedalar nas duas kkkk Mas na 26 a geometria esta casando melhor depois que coloquei um guidão curvo.
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s74 Ver Drop Down


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Taquara - RS
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sim! já está consolidado.

eu penso que qualquer bike atual, 27 ou 29, seja uma tão boa quanto a outra.
o tamanho do piloto é que vai fazer a diferença para a escolha.




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s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2018 as 16:56
23 de janeiro de 2018 - pinkbike
trecho da entrevista do loic bruni sobre rodas:

PB: Qual tamanho de roda você gostaria de correr se houver um regulamento introduzido?

LB: 650B. Com certeza.
Ainda hoje, tentamos rodas 29" e 650B.
Claro, ainda é uma bicicleta, é o mesmo conceito, mas quando você volta para 27,5 "tudo se sente divertido e brincalhão, se você me pediu para escolher o meu favorito, eu definitivamente diria 650B.

PB: Você vai correr 29 "rodas nesta temporada?

LB: Sim talvez. Ainda não sei, não fecharemos a porta, é claro.
Vimos algumas coisas realmente boas em outras bikes e outras pessoas andando nessas rodas, mas ainda não temos certeza.
Também depende do tamanho do piloto e acho que eu sou um pouco no meio.


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kako Ver Drop Down
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Já andei nas 3 , 26, 27 e 29 , sem duvida hoje pegaria uma 27 .
 Ainda vejo muita roda 29 quebrando pois quanto maior o raio , maior é a distância entre eles na roda , tanto que na ultima prova do ano o Minaar quebrou duas , mas creio que é questão de tempo para se resolver esse problema . Se o seu foco é passar os obstáculos por passar , sem testar sua habilidade , dai sim vai de 29 se é curtir , que é o meu caso 27 ou 26 .
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guilhermemtb29 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilhermemtb29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2018 as 18:53
Eu comprei recentemente minha primeira bike full, até já participei(e venci) uma etapa numa competição de enduro aqui na minha região, mas na verdade nem sei ela se encaixa na modalidade Enduro, AM ou trail...É uma Trek Remedy 29".
Nessa etapa choveu muito, tinha muuita lama, e foram 3 especiais, uma era bem rápida e fluída, e as outras duas eram bem travadas e com muuuitas curvas, eu venci na verdade pela pista mais fluída, onde consegui tirar mais de 30s pro segundo colocado(que estava de 27,5), nas outras duas eu perdi por poucos segundos, mas na contagem final ainda fiquei na frente.
Mas enfim, eu comprei a bike 29" porque estava com preço bom, se fosse 27,5" teria comprado igual, acho que o importante é curtir as trilhas, independente do tamanho de roda. Bom mesmo seria ter grana pra ter uma de cada kkk.
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ghd Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2018 as 10:47
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Eu acho que pouco a pouco as 29 vão dominar até no DH e em 2018 vamos ver isso começar a acontecer. Até pq, mesmo com possíveis desvantagens agora, lembre-se que geometria de bicicleta evolui. Há alguns anos as 29 HT de XC eram lerdas e pesadonas e hoje em dia dominam a categoria. 


Duas últimas World Cup de Downhill vencidas por Amaury Pierron e sua Commencal aro 29
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Eu acho que pouco a pouco as 29 vão dominar até no DH e em 2018 vamos ver isso começar a acontecer. Até pq, mesmo com possíveis desvantagens agora, lembre-se que geometria de bicicleta evolui. Há alguns anos as 29 HT de XC eram lerdas e pesadonas e hoje em dia dominam a categoria. 


Duas últimas World Cup de Downhill vencidas por Amaury Pierron e sua Commencal aro 29


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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Acho que tem mutreta das grandes corporações, numa conspiração mundial para nos venderem 29"... LOL
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Acho que tem mutreta das grandes corporações, numa conspiração mundial para nos venderem 29"... LOL



Acho também que o Gwin está recebendo algum, mas um dia o Edmundo vai contar toda a verdade.
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sergiolander Ver Drop Down
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Franco da Rocha
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Acredito que as 29 já estão consolidadas, mas ainda andam junto com a 27,5 (do Gwin)
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