Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Deore M6000 e o Uso de Coroa tripla (??)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Deore M6000 e o Uso de Coroa tripla (??)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Deore M6000 e o Uso de Coroa tripla (??)
    Postado: 19 Nov 2017 as 10:23
Pessoal, bom dia.

Estou criando esse tópico com intuito de me ajudarem com o kit Deore M6000.

Seguinte, trata-se basicamente em se usar o pedivela, pois pretendo usar triplo. Meu uso é estradão e trilhas leves e tenho problemas no joelho, já comprovado por RM. Assim, mesmo estando liberado pelo médico para pedalar. Todo pedal que tem um esforço a mais, sinto o joelho doendo e numa dessas trilhas, pedi para usar a bike de um colega que tem a relação mais leve que a minha e me senti bem mais tranquilo.

Optei pelo kit Deore M6000, porém, antes mandei duas mensagens para a Shimano Latin América e coloco a resposta abaixo:

“... Boa tarde Moisés,
Agradecemos o contato e a preferência por produtos Shimano.
Se pretende migrar de um grupo de 9V, no caso seu Alívio M430, para um grupo de 10V, Deore M6000 por exemplo, terá que trocar todos os componentes de uma só vez pois não há compatíbilidade entre os componentes de número de velocidades diferentes, são tecnologias distintas. Outro detalhe, sempre que for utilizar pedivela duplo ou triplo, deverá optar por câmbio traseiro SGS (cage longo)...” 

Bom dia Moisés,
A informação no site está incorreta, vamos solicitar a correção. No caso do novo Deore M6000 podemos utilizar o GS (cage médio) para coroa única ou dupla, porém quando for utilizar três coroas deve-se optar pelo câmbio traseiro SGS (cage longo).
Atenciosamente, ...”


Daí, comprei nesse momento o kit Deore M6000 com câmbio RD-M6000-SGS, k7 – 10V - 11-42, passador e corrente e pretendo usar com Coroas triplas

Visitando o site da mtbbrasília ( http://mtbbrasilia.com.br/2017/02/21/shimano-renova-linha-deore-e-apresenta-novidades-para-linha-deore-xt/ ), tem-se uma pequena explanação onde diz que o uso de coroas triplas são no esquema 22-30-40, ou seja 18T de diferença, inclusive dizendo que no caso de se usar o câmbio 11-42, inclusive dizendo que se pode usar o K7-10V-HG-500.

Engraçado que na página da shimano (http://productinfo.shimano.com/#/spec/2.8/MTB/Rear%20Derailleur ; - parte da Tabela abaixo) o câmbio SGS aparece com COG máximo de 36T, sendo o COG de 42T para o câmbio GS. Pode ser que esteja errado. Será??

Se estiver errado, e tendo o câmbio SGS uma capacidade de 43T, descontando a diferença na frente de 18T, sobra 25T e então 11T (COG menor) + 25T = 36T no COG maior.

Series

DEORE

DEORE

Model no.

RD-M6000-GS

RD-M6000-SGS

Pulley cage

GS

SGS

Rear speeds

10

10

Max. front difference

10T

22T

Total capacity

41T

43T

Low sprocket

Max.

42T

36T

Min.

42T

32T

Top sprocket

Max.

11T

11T

Min.

11T

11T


Daí peço ajuda a quem tenha melhor experiência, pois pretendo usar coroa tripla como dito, mas na relação 24-30-40 e K7 – 11-42.

Conseguirei nesse esquema? O Câmbio Rd-M6000 Shadow Plus vai conseguir funcionar dessa forma?

A outra dúvida diz respeito ao meu pedivela atual que é um Alívio M430 (22-32-44). Consigo nesse instante inicial trocar a coroa maior por 40T (BCD 104) ou terei que comprar outro pedivela?

Obrigado
Voltar ao Topo
phrx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar phrx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2017 as 11:03
Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Engraçado que na página da shimano ( http://productinfo.shimano.com/#/spec/2.8/MTB/Rear%20Derailleur  - http://productinfo.shimano.com/#/spec/2.8/MTB/Rear%20Derailleur ; - parte da Tabela abaixo) o câmbio SGS aparece com COG máximo de 36T, sendo o COG de 42T para o câmbio GS. Pode ser que esteja errado. Será??

Não acho que a informação esteja errada. O cage curto (GS) é para ser usado com cassetes maiores mesmo. Quando engatado o último cog, a distância entre o chão e o câmbio diminui bastante, o cage longo "pegaria" no chão, por isso usa-se o cage curto em cassetes maiores!

Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Conseguirei nesse esquema? O Câmbio Rd-M6000 Shadow Plus vai conseguir funcionar dessa forma?

Sendo assim, acho que você não vai conseguir usar o RD-M6000-SGS com o cassete 11-42, o ideal seria o GS mesmo.

Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

A outra dúvida diz respeito ao meu pedivela atual que é um Alívio M430 (22-32-44). Consigo nesse instante inicial trocar a coroa maior por 40T (BCD 104) ou terei que comprar outro pedivela?

A própria Shimano te respondeu no email. Não é indicado usar coroas usadas, com correntes e cassetes novos, ou vice versa. Não "casa", como dizem. Daí você teria que trocar as três coroas, o que ficaria inviável e é melhor comprar outro pedivela novo mesmo.
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2017 as 11:13
Phrx... Obrigado... 
Engraçado, que tb são vendido relações completas do kit m6000 na configuração 3coroas e câmbios sgs.
Mas entendi sus colocações.
Nesse encarte da própria shimano (http://bike.shimano.com.br/content/sla-bike/pt/home/news-and-info/Noticias/novos-componentes-para-o-mtb-de-raiz.html) está escrito.."Ambos pedivelas combinam com um novo cassete Dyna-Sys (CS-HG500), de grande amplitude de marchas (11-42D) de 10 velocidades".
Então muito provavelmente seja somente com o câmbio GS, pois lá não menciona o Câmbio SGS.

Mas como está na tabela acima, o câmbio GS suporta no máximo 10T de diferença na frente... Daí, não poderia ser 3 coroas... o SGS já suporta 22T... e nesse caso, acho que o cassete deve ser menor... tipo 11-36.

Vamos discutindo... só quero chegar a um bem estar bacana no pedal...

Valew


Voltar ao Topo
phrx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar phrx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2017 as 11:42
Exatamente isso, para o novo grupo Deore com pedivela triplo, a Shimano recomenda usar o câmbio SGS e cassete de no máximo 36 dentes. Achei até um pdf no site da Shimano US, com um fluxograma disso que estamos discutindo:


Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2017 as 13:02
Ok... Valew phrx...
Não conhecia esse fluxograma.
Na realidade, estou achando que o k7 hg500 11-42 de 10v é novo.
De toda forma, estou olhando como fazer. Talvez coloque um k7 11-36...
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2017 as 14:19
bicho eu penso o seguinte:
você tem problema no joelho e quer a relação mais leve possível e por isso eu, no seu lugar, usaria a 11-42 com a pedivela tripla sem pestanejar, pode dar desgaste mais rápido na relação? claro, mas relação tu troca, joelho não,

p.s.: por recomendação na se pode usar o 11-42 com 22-30-40, falaram isso no lançamento do M7000 e do M6000, inclusive o M7000 com pedivela tripla o cassete é de 10 v
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2017 as 15:45
Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Ok... Valew phrx...
Não conhecia esse fluxograma.
Na realidade, estou achando que o k7 hg500 11-42 de 10v é novo.
De toda forma, estou olhando como fazer. Talvez coloque um k7 11-36...

Se você tiver que usar 11-36T vai acabar ficando com uma marcha menos leve do que se usasse coroa dupla e cassete 11-42T.

Você realmente precisa da coroa grande do pedivela triplo?
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2017 as 20:49
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

bicho eu penso o seguinte:
você tem problema no joelho e quer a relação mais leve possível e por isso eu, no seu lugar, usaria a 11-42 com a pedivela tripla sem pestanejar, pode dar desgaste mais rápido na relação? claro, mas relação tu troca, joelho não

OK RuanRAC... penso assim tb... melhor a relação, mas o joelho...

Nesse caso, uso o meu pedivela M430 (22-32-44) ou invisto pelo menos em um novo (22-30-40)??

Outra dúvida... os pdv triplos de 9V são iguais ou diferentes dos de 10V? (sei que as correntes são diferentes...)

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:


p.s.: por recomendação na se pode usar o 11-42 com 22-30-40, falaram isso no lançamento do M7000 e do M6000, inclusive o M7000 com pedivela tripla o cassete é de 10 v


OK... Apesar de terem dito, é usado o pdv triplo?
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2017 as 20:50
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Ok... Valew phrx...
Não conhecia esse fluxograma.
Na realidade, estou achando que o k7 hg500 11-42 de 10v é novo.
De toda forma, estou olhando como fazer. Talvez coloque um k7 11-36...

Se você tiver que usar 11-36T vai acabar ficando com uma marcha menos leve do que se usasse coroa dupla e cassete 11-42T.

Você realmente precisa da coroa grande do pedivela triplo?


Basicamente iria usar a coroa grande do pdv atual somente nos COG's menores...
Mas em relação a que se baseia a pergunta?
Obrigado... Abs
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2017 as 20:53
Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Ok... Valew phrx...
Não conhecia esse fluxograma.
Na realidade, estou achando que o k7 hg500 11-42 de 10v é novo.
De toda forma, estou olhando como fazer. Talvez coloque um k7 11-36...

Se você tiver que usar 11-36T vai acabar ficando com uma marcha menos leve do que se usasse coroa dupla e cassete 11-42T.

Você realmente precisa da coroa grande do pedivela triplo?


Basicamente iria usar a coroa grande do pdv atual somente nos COG's menores...
Mas em relação a que se baseia a pergunta?
Obrigado... Abs

Porque usando o cassete 11-42T voce garante que tera uma marcha bem leve. 
Aliado ao pedivela duplo, estara dentro do especificado para o grupo e fica bem mais facil montar.
Por isso a pergunta se voce realmente precisa da coroa grande do pedivela triplo.
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2017 as 20:59
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Porque usando o cassete 11-42T voce garante que tera uma marcha bem leve. 
Aliado ao pedivela duplo, estara dentro do especificado para o grupo e fica bem mais facil montar.
Por isso a pergunta se voce realmente precisa da coroa grande do pedivela triplo.


Estou entendendo que está sugerindo o uso de pdv duplo, mas em qual relação?
Talvez 22*42 fique exagerado, mas talvez 26x42... daí um pdv 26*38... seria isso?
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2017 as 21:04
Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Porque usando o cassete 11-42T voce garante que tera uma marcha bem leve. 
Aliado ao pedivela duplo, estara dentro do especificado para o grupo e fica bem mais facil montar.
Por isso a pergunta se voce realmente precisa da coroa grande do pedivela triplo.


Estou entendendo que está sugerindo o uso de pdv duplo, mas em qual relação?
Talvez 22*42 fique exagerado, mas talvez 26x42... daí um pdv 26*38... seria isso?

Ai depende de quanto de velocidade final voce precisa.
Como vc disse que roda em estradão é importante calcular isso.
Voltar ao Topo
phrx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar phrx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2017 as 22:03
Pensando pelo lado da necessidade de marchas leves por conta do seu joelho mperillo, concordo com o ghd que dá pra conseguir isso com o pedivela de 2 coroas mesmo:

2 Coroas:
PDV 36-26 com Cassete 11-42
Marcha mais leve: relação de 0,619
Marcha mais pesada: relação de 3,27

3 coroas:
PDV 40-30-22 com Cassete 11-36
Marcha mais leve: relação de 0,611
Marcha mais pesada: relação de 3,63

Veja que pra marcha mais leve, você tem um valor muito próximo entre as duas opções (~1% de variação)
Nas mais pesadas a diferença é um pouco maior (11%) mas ainda assim é um valor legal para o pedivela de 2 coroas!

Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2017 as 00:30
Vamos por partes, qual seu problema de joelho?

Tenho desgate na cartilagem (condromalacia Patelar), fiz cirurgia no menisco, e atualmente devido subir muito a escada do escritório, estou com tendinite na Pata de Ganso (parte logo abaixo do joelho na parte dde dentro da perna)...

Principal recomendação médica: sem esportes de alto impacto como corrida...
Ciclismo liberado porém sem abusar dos sprints (pedalar de pé), e sem descidas longas em cascalho, buracos e etc, pois nessas decidas acabamos por descer de pé...

A marcha leve demais não vai ajudar, vai te fazer apenas aumentar o RPM...

Dica principal: Procure um bom bikefit, memso que não esteja usando sapatilha, ele vai ajustar a altura exata do selim, e o recuo vertical do selim para não forçar o joelho... Se não usa sapatilha pense nela, ou pelo menos um firma pé sem correias, pois vai ajudar a pedalar com o pé na posição certa... O bikefit tem um margem para baixo e para cima de altura do selim, pode pedir para ele colocar o máximo para cima do limite... Vai ajudar a não flexionar muito o joelho quando ele estiver na parte alta... Mas precisa ser com um bikefit memso, pois se subir além do limite vai pedalar com o quadril bambo, o que não é bom...

Quanto ao pedivela... triplo ou duplo...coroas triplas tem a menor 22/36= 0,61, e pedivela duplo para m6000 tem as coroa 26/42=0,61 (coroa 26-36)... E vai por mim é uma marcha bem reduzida, nas subidas não irá forçar a musculatura, na haja fôlego para terminar a mesma, você gira, gira e não sai do lugar rs

Você não pretende forçar muito, então a Coroa de 36 vai te satisfazer... Perto da coroa 34 e 32 que o povo tem usado nos 1x11 vc terá até mais final...

Dica número três que tem melhorado muito minhas dores de joelho... Cartilagem UC-Ii, acha em farmácias de manipulação, e chá de canela de velho 2x dia... pesquise sobre esse chá, e irá ver quer e1um excelente remédio para joelho, com duas semanas tomando o chá e já tenho uma evolução muito grande nas dores ao subir escadas...

E última dica, fortalecimento e alongamento dos membros inferiores, só a bike não fortalece todos os músculos, pilates, ou academia acompanhado de um preparador físico, de todos os músculos inferiores, principalmente do quadricipes total e panturrilha... Esses músculos fortalecidos vão ajudar aliviar a tensão nos joelhos... São treinos de prospecção, aduçao e abdução, agachamento, flexão, etc...

Espero ter ajudado...


Editado por rafael_rtg - 20 Nov 2017 as 00:37
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2017 as 07:17
Originalmente postado por phrx phrx escreveu:

Pensando pelo lado da necessidade de marchas leves por conta do seu joelho mperillo, concordo com o ghd que dá pra conseguir isso com o pedivela de 2 coroas mesmo:

2 Coroas:
PDV 36-26 com Cassete 11-42
Marcha mais leve: relação de 0,619
Marcha mais pesada: relação de 3,27

3 coroas:
PDV 40-30-22 com Cassete 11-36
Marcha mais leve: relação de 0,611
Marcha mais pesada: relação de 3,63

Veja que pra marcha mais leve, você tem um valor muito próximo entre as duas opções (~1% de variação)
Nas mais pesadas a diferença é um pouco maior (11%) mas ainda assim é um valor legal para o pedivela de 2 coroas!


Bom dia... phrx...
Realmente, andei fazendo as contas de relações aqui mais a fundo a cheguei nesses resultados.
Talvez eu use o pdv atual mais para conter os gastos, pois o k7 é mais barato que o pdv novo...
Vou analisar com cuidado a situação.
Obrigado
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2017 as 07:34
Opa... blz rafael... vamos por partes... como diria o esquartejador...

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Vamos por partes, qual seu problema de joelho? 

Tenho desgate na cartilagem (condromalacia Patelar), fiz cirurgia no menisco, e atualmente devido subir muito a escada do escritório, estou com tendinite na Pata de Ganso (parte logo abaixo do joelho na parte dde dentro da perna)...


Segundo o médico, no joelho direito ele disse que se trata de artrose, porém, disse a mesma coisa que vc tem... desgaste na cartilagem... pediu para fazer RM... Isso advém de antes, pois eu era obeso grau III (150,50kg) e hj estou com sobrepeso (96kg)... meço 1,81.. fiz cirurgia bariátrica...

No joelho esquerdo, trata-se dos ligamentos cruzados...

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:


Principal recomendação médica: sem esportes de alto impacto como corrida... 
Ciclismo liberado porém sem abusar dos sprints (pedalar de pé), e sem descidas longas em cascalho, buracos e etc, pois nessas decidas acabamos por descer de pé... 


As minhas recomendações são exatamente as mesmas, inclusive descer lentamente e sentado... sem forçar o joelho... Essa é a parte mais chata...

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:


A marcha leve demais não vai ajudar, vai te fazer apenas aumentar o RPM...

Dica principal: Procure um bom bikefit, memso que não esteja usando sapatilha, ele vai ajustar a altura exata do selim, e o recuo vertical do selim para não forçar o joelho... Se não usa sapatilha pense nela, ou pelo menos um firma pé sem correias, pois vai ajudar a pedalar com o pé na posição certa... O bikefit tem um margem para baixo e para cima de altura do selim, pode pedir para ele colocar o máximo para cima do limite... Vai ajudar a não flexionar muito o joelho quando ele estiver na parte alta... Mas precisa ser com um bikefit memso, pois se subir além do limite vai pedalar com o quadril bambo, o que não é bom... 


Pensando seriamente em realmente usar sapatilha, pois acho sim que posiciono o pé errado no pedal... daí conseguiria resolver isso.

Recentemente um colega de pedal emparelhou comigo e comentou... "acho que seu banco está meio alto..." Daí parei no pedal, abaixei pouca coisa... algo próximo a 1,5cm e melhorou consideravelmente... Eu fiz somente o bikefit virtual para comprar o quadro correto.

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:


Quanto ao pedivela... triplo ou duplo...coroas triplas tem a menor 22/36= 0,61, e pedivela duplo para m6000 tem as coroa 26/42=0,61 (coroa 26-36)... E vai por mim é uma marcha bem reduzida, nas subidas não irá forçar a musculatura, na haja fôlego para terminar a mesma, você gira, gira e não sai do lugar rs 

Você não pretende forçar muito, então a Coroa de 36 vai te satisfazer... Perto da coroa 34 e 32 que o povo tem usado nos 1x11 vc terá até mais final... 


Bom... estou quase me convencendo que será talvez isso mesmo... 11-42 uso 2 coroas... ou 11-36 uso 3...
Ou chuto o balde geral e faço como o colega acima falou... usa até acabar e depois vê no que dá...

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:


Dica número três que tem melhorado muito minhas dores de joelho... Cartilagem UC-Ii, acha em farmácias de manipulação, e chá de canela de velho 2x dia... pesquise sobre esse chá, e irá ver quer e1um excelente remédio para joelho, com duas semanas tomando o chá e já tenho uma evolução muito grande nas dores ao subir escadas... 


Essa cartilagem eu não conheço... É manipulado ou tem em produção escala, como medicamento? O médico me falou que após os exames, vai ver o melhor medicamento.

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:


E última dica, fortalecimento e alongamento dos membros inferiores, só a bike não fortalece todos os músculos, pilates, ou academia acompanhado de um preparador físico, de todos os músculos inferiores, principalmente do quadricipes total e panturrilha... Esses músculos fortalecidos vão ajudar aliviar a tensão nos joelhos... São treinos de prospecção, aduçao e abdução, agachamento, flexão, etc... 

Espero ter ajudado... 

Quanto ao fortalecimento eu faço sim... academia 2-3 vezes na semana com acompanhamento por personal... e isso tem ajudado bastante, inclusive fazendo os treinos como mencionado acima...

Por fim uma dúvida que já coloquei... as coroas triplas para 10V são iguais às de 9V ou menos espessas??

Abraços a todos que estão na ajuda.

Moisés

Voltar ao Topo
Weslei Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2019
Piedade de ctga
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weslei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2019 as 14:07
Galera, estou saindo de uma 3x9, para um deore m6000(10v11×46). Qual tamanho do pedivela indicam? Ando em estradão e algumas trilhas abertas.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2019 as 14:56
Weslei ,tamanho do pedivela voce quer dizer qual combinação de coroa (s) ? Se for isso voce tem que calcular dividindo o numero de dentes da coroa ou coroas pelo numeros de dentes do cassete. Voce diz que vai usar um cassete 11/46 vai usar 1 coroa única ? Se for isso basta seguir o calculo mencionado acima. Calcule tambem a sua relação 9v para ter uma base comparativa. Eu já experimentei coroa única 32 dentes em uma bike aro 29 com relação 9v e cassete 11/40 e gostei muito.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2019 as 16:26
Originalmente postado por Weslei Weslei escreveu:

Galera, estou saindo de uma 3x9, para um deore m6000(10v11×46). Qual tamanho do pedivela indicam? Ando em estradão e algumas trilhas abertas.

tamanho vc fala das coroas da pedivela ou do braço do pedivela?

se for da coroa uma de 30 cobre 95% das situações que vc pegaria normalmente com esse cassete 11-46, eu pessoalmente fiz o teste e acho que não falta marcha a não ser em subidas que seria mais rápido empurrar.

Se for o braço da pedivela isso depende do seu Fit, em geral 170 ou 175 são o mais comum.


Editado por RuanRAC - 25 Fev 2019 as 16:42
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2019 as 22:13
Vamos causar... Já me ocorreu diversas vezes usar coroa tripla novamente, mas bem diferente do escalonamento usual.
Talvez uma coisa como 22-32-38, ou até uma dupla 32-38. Deixando a 38 para uso generalizado em asfalto, a 32 para MTB, onde geralmente a 38 fica muito pesada. E a 22, como backup mesmo, para as subidas casca grosa. IMHO, tem peso desprezível, e não é algo que realmente vá incomodar.

Marchas repetidas, maior peso e blá blá blá... Sim, importam, mas nem sempre é algo prioritário. É possível que eu monte a speed assim, só pra ver onde é que vai dar...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Lucas Henrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2019
Sete lagoas MG
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 19:56
Pessoal boa noite;

Estou iniciando nessa mundo do ciclismo enfim e to montando uma bike dai surge aquelas duvidas eu comprei um cambio shimano deore m6000 SGS 10V porem na embalagem do cambio esta dizendo que devo usar cassete 11-36 ou 11-34 ou 11-32t  e pra minha infelicidade comprei o cassete 11-42 falta apenas eu comprar o  pe de vela como to na duvida não comprei , tem possibilidade de usar esse cambio sgs com 11-42 e o pe de vela 2x10 qual devo comprar para ficar que não perco meu cambio ? pois não tenho como trocar 
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 20:24
Originalmente postado por Lucas Henrique Lucas Henrique escreveu:

<span style=": rgb255, 247, 224;">Pessoal boa noite;</span><div style=": rgb255, 247, 224;">
<div style=": rgb255, 247, 224;">Estou iniciando nessa mundo do ciclismo enfim e to montando uma bike dai surge aquelas duvidas eu comprei um cambio shimano deore m6000 SGS 10V porem na embalagem do cambio esta dizendo que devo usar cassete 11-36 ou 11-34 ou 11-32t  e pra minha infelicidade comprei o cassete 11-42 falta apenas eu comprar o  pe de vela como to na duvida não comprei , tem possibilidade de usar esse cambio sgs com 11-42 e o pe de vela 2x10 qual devo comprar para ficar que não perco meu cambio ? pois não tenho como trocar 


Tem certeza que é SGS. Se for. A limitação é 36 dentes com tripla e R2 com pedivela dupla. Vai de 36-26 X 11-42 sem problemas, praticamente todos meus colegas que utilizam Deore/SLX usam esta configuração. Se for 11-36 vai com pedivela 36-22 (quase mesmo range mas com gaps menores, sendo das melhores configurações pra rodar com 2x10).

Editado por dimas2dimas - 03 Jun 2020 as 20:26
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Lucas Henrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2019
Sete lagoas MG
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 20:54
amigo me desculpe o sistema e 2x10 coroa dupla so falta eu comprar o pe de vela ; ja comprei cambio shimano deore sgs m6000 , comprei cassete 11-42t e corrente 10 velocidades; entao posso comprar o pe de vela 26/36t que vai da ?
Voltar ao Topo
fhabib Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fhabib Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2020 as 23:13
Originalmente postado por Lucas Henrique Lucas Henrique escreveu:

amigo me desculpe o sistema e 2x10 coroa dupla so falta eu comprar o pe de vela ; ja comprei cambio shimano deore sgs m6000 , comprei cassete 11-42t e corrente 10 velocidades; entao posso comprar o pe de vela 26/36t que vai da ?
Meu grupo ė deore M6000 com Cassete 11x42 e pedivela 36/26, porém meu cambio traseiro é GS. Tenta trocar esse cambio traseiro SGS que e para sistema 3x10 pelo SG
Voltar ao Topo
Lucas Henrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2019
Sete lagoas MG
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 02:21
Porém não consigo trocar mais amigo ele tá novo na embalagem será que não funciona assim não ?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 10:48
A diferença do RD-M6000-GS pro RD-M6000-SGS no manual é a capacidade de usar cassete de 42 dentes (GS) contra 36 (SGS). A captura abaixo do site de informações da Shimano (https://productinfo.shimano.com/#/com?cid=C-432&acid=C-436) deixa isso claro:



Mas isso é o manual, da pra empurrar isso um pouco, desde que você aceite a situação irregular. Eu uso um RD-M370-SGS, que aguenta cassete 11-34D e pedivela 48-36-26D (22 dentes de diferença na frente), mas com prolongador de gancheira eu uso cassete 11-40D e pedivela 48-36-22D (26 dentes de diferença na frente).

Fica bom? Defina bom... Cruzar a corrente estouraria o câmbio traseiro na hora! Esse setup exige disciplina. E as marchas não entram suaves, precisa de técnica adequada: a corrente cai com facilidade ao passar pra coroinha, voltar pra coroa média é meio trabalhoso e as trocas no cassete são duras. Inclusive já empenei engrenagens fazendo trocas com esforço, antes achava que era meu peso de 120kg, mas agora sei que foi “pernada” mesmo. Só pra citar, desempenei na marreta de borracha...

Vale a pena? Olha, eu sei que os câmbios vão abrir o bico antes da hora com isso, mas são modelos baratos, daí não liguei: se der problema mais pra frente, eu compro outros. A própria situação é temporária: faço as compras de bicicleta, mas estou carregando muito mais que antes, pra evitar sair à toa. Com essa relação, os morros de Belo Horizonte que me cercam não são nada, mesmo com 40kg distribuídos entre bagageiro, cesto dianteiro e mochila. Assim que esse isolamento social terminar, volto a ficar de acordo com o manual.

Você gastou uma GRANA com esses componentes, então tenho uma pergunta: vai querer usar eles com desempenho inferior? Eu venderia o que não fosse compatível: o cassete 11-42D, se quiser 3x10, ou o câmbio SGS, se quiser 2x10. Entendo que não é uma boa fazer adaptações (ou gambiarras, chame do que quiser) com componentes tão caros.

Editado por dwsmartins - 04 Jun 2020 as 10:56
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Lucas Henrique Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2019
Sete lagoas MG
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 16:44
Entendi então o problema sou que meu dinheiro tá curto pois tenho que comprar suspensão quadro e os aros ainda enfim, vou ver oq faço muito obrigado pela ajuda se possível me add no ZAP 31 998674298 sou de BH tbm porém moro em sete lagoas
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 17:01
No mercado livre a maioria vende a SGS junto com o cassete 11-42. 
Funcionar, acho que funciona muito bem, mas com certeza vai perder alguma coisa em durabilidade e precisão, mas imagino que bem pouco. Se o fabricante especificou assim, algum motivo ele teve, mas se fosse eu, instalaria e usaria numa boa. 


Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2020 as 17:07
Quando usou a bike emprestada com relação mais leve do que a sua, a bike estava na marcha mais lenta ? Digo isso por que a sua bike com a coroinha 22 deve ser bastante leve na ultima marcha, mesmo se a mais leve no cassete for 32D. Será que não foi outrascaracterísticas da bike que te agradaram ? 24 portas Rodas melhores, geometria, ajuste da bike, peso da bike, etc...
Eu desconfio mais das rodas, rodas boas dão uma diferença enorme.

Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
F.L.VULPI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2022
Marabá
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar F.L.VULPI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2022 as 18:21
  Eu cheguei a este forum em pleno setembro de 2022 com as mesmas dúvidas do amigo que lançou o tópico. Estou montando aos poucos uma bike para cicloviagem do Pará até a Argentina, viajar sozinho, peso 92 kg e ainda teriam uns 40kg de bagagem. 

   Inicialmente pensei em um grupo fechado Alívio M3100 3x9v (pé de vela 40-30-22, cassete Shimano HG400 11-36, câmbios e trocadores M3100), já comprei o pé de vela Alívio M4050 (pode trocar coroas) no ML. No fim da viagem gostaria de passar para 2x9, mas aí precisaria mudar meu cassete para algo do tipo 11-42 ou 11-46, mudar câmbio traseiro e mudar o trocador do câmbio dianteiro para 2v.

   No intuito de economizar nesta futura migração para 2x9 e também pensando na durabilidade e confiança pensei no grupo DEORE M6000, o câmbio M6000 SGS me dá opção de 3x10v (para a  viagem), cassete HG50 11-36 e depois posso migrar para 2x10 ou até para 1x10 sem necessidade de trocar o câmbio traseiro nem o trocador da coroa pois ele aceita 2 ou 3v, aí ficaria apenas a opção de trocar o cassete para 11-42 (2v) ou 11-46 (single). o M6000 SGS não é o mais adequado para 2v mas funciona bem sem danificar o conjunto.

   A tabela que o amigo mostrou tirou a dúvida que eu tinha em tentar colocar um cassete 11-42 com o M6000 SGS neste pé de vela M4050 de 3v, em viagem longa é primordial poupar esforços desnecessários do equipamento já que ficar a pé no meio do nada pode ser mortal. Economia é a palavra de ordem e a opinião dos ilustres senhores e senhoras do fórum podem colocar uma luz e evitar gastos/problemas desnecessários! Segue abaixo as configurações da bike que estou montando, algumas partes já compradas e outras em estudo, aceito opiniões e sugestões:


Quadro: ABOLUTE WILD 2021, tamanho 21 (tenho 1,89m), aro 29 com cabeamento interno e furação para bagageiro, não é boost e não é tapered (já comprado);

Pé de vela: SHIMANO ALíVIO M4050 3v 40-30-22 integrado hollowtech II (já comprado);

Movimento central: SHIMANO BB52 (já comprado);

Cubos: NOVATEC D041SB e D042SB com blocagem, 36 furos (já comprado);

Aros: VZAN STRIKE PRO 36 furos (já comprado);

Cockpit: guidão SYNCROS 740mm, mesa UNO com regulagem de altura e canote de selim TOSEEK de carbono (já comprados). Obs: para a viagem usarei guidão borboleta UNO;

Relação: DEORE M6000 ( frente 3v e traseiro 10v SGS), corrente SHIMANO HG54, passadores M6000 (10v traseiro e 2/3v o dianteiro) - AINDA NÃO COMPRADO;
Obs: estou com dúvida no tamanho da corrente para usar com 3x10v

Freios: SHIMANO Mt200 hidráulico, mas cogitando o mecânico TX 805 pela questão de manutenção - AINDA NÃO COMPRADO;

Selim: em estudo de um modelo que tenha custo x leveza x e conforto equilibrados - AINDA NÃO COMPRADO;

Pneus: SCHWALBE MARATHON ainda tentando ver qual a melhor medida para o aro 29 combinado com o peso que vou carregar), tentando também vender um rim para pagar os pneus... AINDA NÃO COMPRADO; Obs: preciso urgente de ajuda neste ponto com relação a qual medida comprar!

Raios: inox, mas ainda não sei qual a marca nem o tamanho comprar, visto que o cubo é o NOVATEC que tem uma flange grande e o aro ser o STRIKE PRO; RAIOS AINDA NÃO COMPRADOS

Suspensão: ainda não decidido, mas será algo como a SUNTOUR XCM 30 ou XCR 32 no máximo... AINDA NÃO COMPRADA;

Bagageiros: em estudo - AINDA NÃO COMPRADOS;

Aforjes: CORISCO (ainda não comprados).


  Bem, é mais ou menos isso, aceito opiniões / críticas / sugestões de todos!!!

  A SELVA NOS UNE, A AMAZÔNIA NOS PERTENCE... 

Abraços...








Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:462
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2022 as 19:45
F.L.VULPI, os pneus você consegue por um preço interessante pela Bikeinn se não estiver com pressa.


Ainda sobre pneus, pegaria os maiores disponíveis visando conforto na viagem, sobre a suspensão, você citou 2 modelos onde um custa mais que o dobro do outro, minha sugestão é que dê preferência para a XCR32, para o seu uso a XCM30 vai ficar quase o tempo todo no fim de curso e não vai trabalhar direito, se puder ir em uma Rockshox/Manitou/Proshock hidráulica seria melhor ainda. Sobre os freios, não diria que o TX805 dá menos manutenção justamente por conta dos cabos, eles duram menos que uma sangria bem feita, ambos os modelos citados usam pastilhas B01S, que é um modelo bem fácil de achar, "permitir gambiarra" não é uma vantagem pois um freio que funciona com gambiarra pode não funcionar no pior momento, acho que a única vantagem é que mesmo aquelas oficinas que só estão acostumadas com "barra circular" conseguem ao menos trocar um cabo estourado.
Cattura Sport 2021(Schwalbe Ralph/Ray+tubeless, freios M7120, canote Fastace 100mm)
Velloce Disc 2022
Endorphine(Manitou Markhor, M6100, freios MT410, Michelin Wild Grip'r/Vittoria Saguaro+tubeless)
Voltar ao Topo
F.L.VULPI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2022
Marabá
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar F.L.VULPI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2022 as 20:46
   Legal esse preço na Bikeinn, o frete tb está bom, só que nunca comprei nela e não sei o quanto esperar de taxação, mesmo assim ainda está bem melhor que no mercado nacional.
     A suspensão realmente está me incomodando, a PROSHOCK certamente seria perfeita para a viagem tendo em vista a baixa manutenção e o peso reduzido, mas estão bem caras... acho que vou acabar comprando a XCR 32 mesmo, a Manitou MARKHOR está na casa de 2.400 reais, a diferença de uma pra outra é de quase 800 reais.
     Sobre os freios, isso que vc falou é verdade, apesar do freio hidráulico estar se popularizando se uma mangueira dessas estraga lá na Patagônia já era! 

  
   Obrigado pelas dicas e pelo link!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X