Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Trocar Cambio Deore M6000 por XT M8000 SENSE
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Trocar Cambio Deore M6000 por XT M8000 SENSE

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fabriciome Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2013
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabriciome Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Trocar Cambio Deore M6000 por XT M8000 SENSE
    Postado: 06 Nov 2017 as 17:15
Olá,

Comprei uma SENSE Impact EVO que vem com o grupo Shimano Deore M6000 2 X 10
Tenho um cambio novo XT M8000 11v.
Gostaria de saber se este cambio XT 11v trabalha com 10v e se é vantagem eu trocar somente o cambio deste grupo desta bike.
Aceito Sugestões.

Att,

Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2017 as 17:29
Quem manda no cambio é o trocador, então sim, da para instalar o Cambio M8000 para trabalhar com 2x10....

Como ele já é adequado ao k7 11-42 11v, vai funcionar sem problemas com k7 11-42 10v... Só ajustar bem o parafuso limitador para a corrente não cair...

Quanto ao se vale pena... Vc já tem o cambio não é? Então manda ve, é um cambio mais leve e preciso que o deore...

Um dica para proximos Ups, pense nos Pneus de Kevlar, da para tirar 600 gramas da bike apenas trocando por um Continetal X King ou Race king... Foi um infeliz escolha da Sense usar pneus de arames nesta bike...

Outro UP um pouco mas caro é colocar um par de rodas Everest... Ja cai mais 400 grams

Originalmente postado por fabriciome fabriciome escreveu:

Olá,

Comprei uma SENSE Impact EVO que vem com o grupo Shimano Deore M6000 2 X 10
Tenho um cambio novo XT M8000 11v.
Gostaria de saber se este cambio XT 11v trabalha com 10v e se é vantagem eu trocar somente o cambio deste grupo desta bike.
Aceito Sugestões.

Att,



Editado por rafael_rtg - 06 Nov 2017 as 17:34
Voltar ao Topo
koioz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2012
piracicaba
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar koioz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2017 as 19:37
Não dá para usar não.
Os câmbios de 11v não funcionam com apenas de 10v, a quantidade de cabo puxado para trocar um cog no 11v e diferente do 10v, o que vai acabar fazendo as marchas ficarem pulando.
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2017 as 21:14
Originalmente postado por koioz koioz escreveu:

Não dá para usar não.
Os câmbios de 11v não funcionam com apenas de 10v, a quantidade de cabo puxado para trocar um cog no 11v e diferente do 10v, o que vai acabar fazendo as marchas ficarem pulando.

Mas o trocador mantém o mesmo. Tipo, ele tem um puxador 10V, a puxada é de 10v, ou seja, vai puxar correto pro cassete dele.

Ambos são DYNA-SYS

O que não é da é cambio 10/11v em sistema 8/9V

Se não me engano é isso... no mais, testa aí, é só um cambio kkk
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2017 as 21:28

esse relato é de 13 Mar 2017 as 15:11 no tópico:
https://www.pedal.com.br/forum/alternativa-barata-ao-xx1_topic60765_page41.html

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


troquei um SLX 10v+extender por um SLX11v, na relação toda 10v mesmo, e ficou muito melhor e mais macias as passagens de marcha.


Muito bom este seu relato TheLittle!

Bom saber que dá para usar o câmbio traseiro Shimano MTB 11v na transmissão 10v.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2017 as 21:45
Da para usar tranquilo meu amigo...

Inclusive já vi uma Specialized no site usando trocador Alivio 9V com câmbio Deore de 10V, não me lembro o modelo...


Inclusive já vi uma Specialized no site usando trocador Alivio 9V com câmbio Deore de 10V...

Como pessoal já comentou se for Dyna SIS, a puxada é a mesma, e quem manda é o trocador...

Originalmente postado por koioz koioz escreveu:

Não dá para usar não.
Os câmbios de 11v não funcionam com apenas de 10v, a quantidade de cabo puxado para trocar um cog no 11v e diferente do 10v, o que vai acabar fazendo as marchas ficarem pulando.


Editado por rafael_rtg - 06 Nov 2017 as 21:45
Voltar ao Topo
koioz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2012
piracicaba
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar koioz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2017 as 04:24
Tem diferença entre da para usar e ficar perfeito.
A proporção de movimento por cabo puxado no cambio traseiro Shimano 10v é de 1.2, já no Shimano 11v e de 1.1.
Você até consegue usar porque a diferença é muito pouca, mas via de regra vai desregular mais fácil.

http://blog.artscyclery.com/science-behind-the-magic/science-behind-the-magic-drivetrain-compatibility/

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Da para usar tranquilo meu amigo...

Inclusive já vi uma Specialized no site usando trocador Alivio 9V com câmbio Deore de 10V, não me lembro o modelo...


Inclusive já vi uma Specialized no site usando trocador Alivio 9V com câmbio Deore de 10V...

Como pessoal já comentou se for Dyna SIS, a puxada é a mesma, e quem manda é o trocador...

Originalmente postado por koioz koioz escreveu:

Não dá para usar não.
Os câmbios de 11v não funcionam com apenas de 10v, a quantidade de cabo puxado para trocar um cog no 11v e diferente do 10v, o que vai acabar fazendo as marchas ficarem pulando.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2017 as 11:16
Quem faz a puxada é o trocador, o cambio apenas reponde ao movimento do cabo... Com o trocador de 10, a puxada sera de 1.2... Simples assim...

Originalmente postado por koioz koioz escreveu:

Tem diferença entre da para usar e ficar perfeito.
A proporção de movimento por cabo puxado no cambio traseiro Shimano 10v é de 1.2, já no Shimano 11v e de 1.1.
Você até consegue usar porque a diferença é muito pouca, mas via de regra vai desregular mais fácil.

http://blog.artscyclery.com/science-behind-the-magic/science-behind-the-magic-drivetrain-compatibility/

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Da para usar tranquilo meu amigo...

Inclusive já vi uma Specialized no site usando trocador Alivio 9V com câmbio Deore de 10V, não me lembro o modelo...


Inclusive já vi uma Specialized no site usando trocador Alivio 9V com câmbio Deore de 10V...

Como pessoal já comentou se for Dyna SIS, a puxada é a mesma, e quem manda é o trocador...

Originalmente postado por koioz koioz escreveu:

Não dá para usar não.
Os câmbios de 11v não funcionam com apenas de 10v, a quantidade de cabo puxado para trocar um cog no 11v e diferente do 10v, o que vai acabar fazendo as marchas ficarem pulando.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2017 as 11:29
Aqui temos um exemplo da salada mista da Specialized, que funciona perfeitamente:


Rockhopper Pro

Cambio Traseiro: SLX Shadow Plus (fala que é de 10, mas pela fotos notamos que é um RD-M675-SGS de 11v)
Cambio Dianteiro: Deore FD-M618 (10v)
Trocadores: Shimano Deore de 10v
Corrente KMC 10v
Cassete Sunrace 10v
Pedivela e Coroas Stout




Editado por rafael_rtg - 07 Nov 2017 as 11:31
Voltar ao Topo
288vm Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2017
Jundiaí
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 288vm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2017 as 11:35
Puxando a mesma quantidade de cabo, um é 1.2 e o outro é 1.1


Voltar ao Topo
288vm Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2017
Jundiaí
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 288vm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2017 as 11:37
isso não quer dizer que não vai dar certo
como ja disseram, vai funcionar, mas vai precisar de um ajuste mais fino...
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2017 as 11:47
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Aqui temos um exemplo da salada mista da Specialized, que funciona perfeitamente:


Rockhopper Pro

Cambio Traseiro: SLX Shadow Plus (fala que é de 10, mas pela fotos notamos que é um RD-M675-SGS de 11v)
Cambio Dianteiro: Deore FD-M618 (10v)
Trocadores: Shimano Deore de 10v
Corrente KMC 10v
Cassete Sunrace 10v
Pedivela e Coroas Stout


Na realidade o câmbio traseiro é um Shimano RD-M7000-10-SGS originalmente feito para 3x10v:

http://www.shimano.com.au/content/seh-bike/en/home/components1/mountain/slx-m7000/rd-m7000-10-sgs.html



O RD-M675-SGS é bem diferente:

http://bike.shimano.com/content/sac-bike/en/home/mtb1/shifting---braking/rear-derailleur/rd-m675-sgs.html

Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2017 as 12:37
Originalmente postado por fabriciome fabriciome escreveu:

Olá,

Comprei uma SENSE Impact EVO que vem com o grupo Shimano Deore M6000 2 X 10
Tenho um cambio novo XT M8000 11v.
Gostaria de saber se este cambio XT 11v trabalha com 10v e se é vantagem eu trocar somente o cambio deste grupo desta bike.
Aceito Sugestões.

Att,


Amigo, uma curiosidade: qual motivo de trocar o câmbio? Pergunto porque acabamos de publicar um teste com a Impact Evo e ao longo dos pedais o Deore M6000 funcionou com louvor. Talvez seja mais interessante vender seu XT novo e comprar um par de pneus para a bike - algo que daria muito mais diferença no desempenho. 

Na pesagem da bike o Deore bateu 325g e um XT pesa cerca de 280g. Honestamente, acho que não vale a pena trocar algo que funciona tao bem por algo que talvez funcione por uma diferença tão pequena de peso, ainda mais quando cada pneu da sua bike pesa quase 1kg. 


Editado por Cebo - 07 Nov 2017 as 12:44
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2017 as 14:02
Aplaudir - Melhor resposta....

E digamos ainda mais, o Deore realmente tem ótima precisão, e devido aos materiais utilizado pode ser ate mais duradouro...

Mais caro = mais leve = Mais Sensível...

Vende esse seu XT por uns 300 a 350 se realmente estiver novo.... Da para comprar os pneus que recomendei...

Continental Race King ou X-King.... Se usa bastante em terra, fica bem legal usar o X-King na Frente para dar mais grip, e Race King atras para dar velocidade...


Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Amigo, uma curiosidade: qual motivo de trocar o câmbio? Pergunto porque acabamos de publicar um teste com a Impact Evo e ao longo dos pedais o Deore M6000 funcionou com louvor. Talvez seja mais interessante vender seu XT novo e comprar um par de pneus para a bike - algo que daria muito mais diferença no desempenho. 

Na pesagem da bike o Deore bateu 325g e um XT pesa cerca de 280g. Honestamente, acho que não vale a pena trocar algo que funciona tao bem por algo que talvez funcione por uma diferença tão pequena de peso, ainda mais quando cada pneu da sua bike pesa quase 1kg. 


Editado por rafael_rtg - 07 Nov 2017 as 14:09
Voltar ao Topo
fabriciome Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2013
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabriciome Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2017 as 16:07

[/QUOTE]

Amigo, uma curiosidade: qual motivo de trocar o câmbio? Pergunto porque acabamos de publicar um  https://www.pedal.com.br/teste-sense-impact-evo-2018_texto12473. - teste com a Impact Evo e ao longo dos pedais o Deore M6000 funcionou com louvor. Talvez seja mais interessante vender seu XT novo e comprar um par de pneus para a bike - algo que daria muito mais diferença no desempenho. 

Na pesagem da bike o Deore bateu 325g e um XT pesa cerca de 280g. Honestamente, acho que não vale a pena trocar algo que funciona tao bem por algo que talvez funcione por uma diferença tão pequena de peso, ainda mais quando cada pneu da sua bike pesa quase 1kg. 
[/QUOTE]

A idéia é aproveitar este cambio que tenho porque num futuro caso eu venha arriscar um 1 X 11 é já estou com um cambio que aceita 11v.  E retirando assim que receber a bike posso vender o M6000 como novo e também pegar este dim dim para investir em pneus mais leves.

Mas agora não ficou claro esta questao da Puchada 1.1 e 1.2 se é diferente pode nao ficar preciso mesmo mas acredito que a puchada quem manda é o shifter e este eu não vou mudar.


Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2017 as 18:21
Cara, vamos tentar uma reposta oficial, mas acho ir não vale a pena arriscar. Mesmo que "funcione" lembre-se que qualquer sujeira no conduíte ou entortada na gancheira vão potencializar a diferença é nada pior do que um câmbio rateando num pedal longo ou corrida.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2017 as 10:10
Eu vi no site que essa informação da puxada não é oficial, ela ainda não foi divulgada pela shimano, apenas aferida com equipamentos de medição. Por outro lado, vi uns dois relatos em forum gringo de pessoas que usaram o cambio 11v em passadores de 10v, alem de relatarem que funciona bem, ainda disseram que ficou melhor. Ai fica a questão, não sei se com o tempo alguem pode relatar problemas de ajuste, mas aparentemente funciona. O complicado é que não temos acesso a essa tecnologia, então a unica referencia que eu tenho é o relato de outras pessoas, pra ter certeza só tentando mesmo.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2017 as 10:36
Eu como bom amante da gambi até fico altamente inclinado a achar que o teste vale a pena, mas se não ficar 100% descontaria na hora pelos motivos citados acimas.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
fabriciome Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2013
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabriciome Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2017 as 10:42
Eu acredito que vou colocar o XT se ver que não fica 100% depois eu troco o Shifter também ai fica 100%.
Porque diz a literatura que o XT é mais cambio que o Deore entao quero ficar com o melhor.
Voltar ao Topo
SrSky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2016
F. Beltrão
Offline
Mensagens:237
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SrSky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2017 as 11:13
Não fica 100%, eu digo isso pois já usei um cambio 9v com uma corrente 10v, a relação era toda 9v mas a corrente veio 10v, isso faz parte de uma das saladas que a Specialized faz ou fazia na RockHopper comp.

Acho que vc dificilmente vai ter problemas com a precisão das marchas, ao menos no meu caso aparentemente era perfeito, mas essa corrente mais estreita acabou desgastando de forma prematura todo o meu conjunto, inclusive oque mais sofreu foi as roldanas do cambio, e tive uma situação extrema com muito barro que a corrente chegou a sair fora da roldana....

Resumo, no seu caso vai acontecer coisa parecida, um cambio 11v foi projetado para aceitar correntes 11v, que são mais finas, se vc colocar uma 10v provavelmente vai acelerar o desgaste do cambio.

Sinceramente não consigo ver logica nessa sua mudança, se vc pesquisar bem vai ver o novo Deore M6000 tem o mesmo nível de tecnologia que um XT M8000, o que muda é que no xt vc tem materiais mais leves e as roldanas usam rolamentos, tirando isso são câmbios "iguais" sua corrente não vai ficar mais firme, ou sua troca não vai ficar mais precisa usando o XT.... 

      


Editado por SrSky - 08 Nov 2017 as 13:56
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2017 as 12:42
Exato. Melhorar não vai.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
fabriciome Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2013
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabriciome Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2017 as 11:33
Comprei a corrente KMC 11.93 11v e uma coroa Notable 32 dentes, vou colocar um passador 11v SLX que já tenho o cassete Sunrace 11v 11X46 e o cambio XT M8000, a bike chegou na revenda hoje espero que eu nao me arrependa. Inclusive vai sobrar o grupo M6000 quase completo somente sem o Pe de vela se tiver alguem interessado. 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X