Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - suspensão enduro +160mm >> qual o seu limite?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


suspensão enduro +160mm >> qual o seu limite?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: suspensão enduro +160mm >> qual o seu limite?
    Postado: 23 Out 2017 as 00:41
Gostaria de discutir com vocês sobre os limites reais das suspensões de Enduro com curso de 160mm ou mais... Afinal as provas de Enduro pelo que tenho acompanhado possuem descidas animais... Ai vejo as suspas de 35 a 36mm, muitas de alumínio e outras ligas, com single crown... E o pessoal descendo sem dó

A minha por exemplo, uma Mazorcchi R350, seu manual repete inúmeras vezes que eh indicada para Enduro e também repete o dobro de vezes que nao se deve praticar Down Hill e Free Ride com ela... Mas pra quem esta iniciando como eu eh difícil saber onde termina um e começa outro...

Afinal, na sua experiencia, qual é o limite destas suspas?!?!

Editado por raulino - 23 Out 2017 as 00:44
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 09:03
olhando as provas de enduro e o que os caras fazem nos vídeos dessas trail bikes, acho difícil não aguentar. 
muita gente anda em bike park tipo whistler com essas bikes e elas aguentam. claro que também depende do peso do piloto e do estilo de pilotagem.

O que muda da suspensão maior pra uma menor é a margem de erro. uma bike de DH permite você errar muito e não se estabacar. já uma bike de enduro vai exigir uma pilotagem mais precisa em trilhas muito técnicas e rápidas, e se errar ela te joga no chão.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 10:40
O limite é a coragem e destreza do piloto Raulino, kkkk     pro nosso uso, elas nunca chegarão no limite!
E como disse o Little - ela conserta todos os nossos erros e nos salva de muitas enrascadas.


Editado por jeanclaude - 23 Out 2017 as 10:41
GT Sanction 27.5 10V
ASTRO Comet - 27.5 -30v
TREK Y22 - xodó 1995
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 10:51
tem que pensar em fadiga de materiais também. Uma suspensão de DH é muito mais reforçada e sofre menos torção durante o uso. então em condições serveras provavelmente vai durar mais comparado com uma suspensão single crown de enduro.

os quadros também, você pode andar com bike de XC nas trilhas brabas de enduro, assim como pode andar de enduro nas trilhas brabas de DH, mas a bike vai sofrer um bocado, vai precisar mais atenção as revisoes e vai durar menos que se estivesse usando uma bike própria.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 23:42
E pegando o gancho, uqla limite de curso para uma de coros única? Lembrando que no mercado só se acham 160mm para 29, embora a equipe da Specialized use 170mm nas 29 e nos manuais da Rock Shox eles citam até 180 para as 29, mas nunca ninguém viu. Vale cotar Sam Hill cpm a sua 170mm 27.5 no Mundial de DH esse ano e também de seus freios invertidos estilo MX.
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2017 as 07:50
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

E pegando o gancho, uqla limite de curso para uma de coros única? Lembrando que no mercado só se acham 160mm para 29, embora a equipe da Specialized use 170mm nas 29 e nos manuais da Rock Shox eles citam até 180 para as 29, mas nunca ninguém viu. Vale cotar Sam Hill cpm a sua 170mm 27.5 no Mundial de DH esse ano e também de seus freios invertidos estilo MX.


Atualmente o máximo de curso numa suspensão single Crown é 180mm.
Mas já existiu a Marzocchi 66 com 190mm e a Manitou Travis com 200mm.
Eu possuo uma Santa Cruz Nomad aro 26 com uma Rock Shox Totem solo air(180mm e canelas de 40mm)ando despreocupado com ela,desço qualquer lugar e já mandei grandes saltos(o maior até hoje foi 7m de distância por 3m de altura)e tanto quadro quanto a suspa aguentam sem reclamar.
Nomad 26" 165mm
Totem 180mm
Relação 1x11 coroa 30 cassete 11-46
Freios SLX 203mm
Mesa 40mm guidão 780mm
Tenho vários pneus que dependendo do rolê posso deixar a bike mais trail ou all mountain ou mais enduro ou DH
Uma bike pau pra toda obra.

Editado por Chuck DhFr - 24 Out 2017 as 08:02
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2017 as 08:54
a nomad 2 ainda é uma excelente bike!

a RS poderia relançar a Totem com 180 de curso pra 29/27 plus.
quem sabe já até não está nos planos deles..
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2017 as 00:03
estava dando uma olhada nos videos e fotos do Pedra Bike Park de Botuverá, SC pelo youtube e fb, quando achei uma porção de bikes single crown competindo DH lá... todas de 2013 exceto esta primeira de um ano atrás... da uma olhada

























esse loko aqui nem eixo passante tinha, estava de QR



pra quem assim como eu ainda não conhece o percurso, segue um video da descida...



Editado por raulino - 11 Nov 2017 as 10:19
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2017 as 02:37
eu uso uma xfusion vengance de 170mm e canela de 36 na minha enduro, da uma alterada na geometria, acho que isso é uma coisa importante a ser levado em consideração, o problema com ela pra mim é a falta de uma trava ou algo do tipo, a sorte é q eu curto bike mais firme então ela nao fica dando tanto bob.

Essa questão da indicação do manual eles sempre vão se proteger sendo mais restritivos, mas acho que vc não consegue quebrar uma suspa dessas de enduro com uma bike de enduro, mesmo fazendo downhill, começa a ser um problema mesmo qndo vc tem uma bike de uma modalidade e usa suspa de outra menos exigente, por exemplo uma bike de freeride com suspensão de allmontain pra fazer freeride, digo isso pq a bike de certa forma te limita.

sobre suspa maior ou menor, além disso que o thelittle falou sobre margem de erro, ainda tem a questão fisica, uma suspa menor te exige mais fisicamente numa mesma decida, as vezes rola até tombo por isso, vez ou outra caia assim qndo andava de bike trail na trilha que costumo ir.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2017 as 02:40
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

estava dando uma olhada nos videos e fotos do Pedra Bike Park de Botuverá, SC pelo youtube e fb, quando achei uma porção de bikes single crown competindo DH lá... todas de 2013 exceto esta primeira de um ano atrás... da uma olhada

Po mas ai entra a questão grana, a maioria vai usar peça inadequada pq as específicas são muito caras, não quer dizer que elas aguentam nem que é bom, a galera anda com o que pode ter.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2018 as 03:09
Jared Graves está usando na Enduro 29 um protótipo da Öhlins de 180mm com coroa dupla e 36mm. Mas disse que nunca entrará em produção.


Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X