Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Volta das Transições - Minas Gerais
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Volta das Transições - Minas Gerais

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MMauro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MMauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Volta das Transições - Minas Gerais
    Postado: 16 Out 2017 as 22:53
Relato da Volta das Transições

No dia 11 de setembro eu e um casal amigo, iniciamos a Volta das Transições, um circuito novo, inaugurado em janeiro de 2017, no sul de minas.

Foram 7 dias de pedal, fizemos conforme orienta o roteiro idealizado pelos criadores. É uma viagem muito legal, lugares lindos e o povo muito acolhedor em todo o caminho e nas cidades que dormimos. É um circuito circular e nós saímos da cidade Santa Rita de Jacutinga, bem perto do Rio (170 km), é o circuito Serras de Ibitipoca e recomendo para quem gosta de subida kkkkk, e esteja bem preparado, todos os dias são bem duros, principalmente se você estiver com os alforjes pesados.

Me escrevi no site ( https://www.voltadastransicoes.com - https://www.voltadastransicoes.com) e peguei os mapas/roteiros e os GPX´s, que usei para criar “cursos” no GARMIN. O percurso é bem sinalizado, mas com o GPX não tem erro. Conversando com os idealizadores, eles falaram que vão botar mais setas em arvores, postes e mourões, nas placas têm várias informações, mas não tem jeito, várias já estão quebradas, e umas roubaram.

Tem o que eles chamam de “Protocolo de check-in” onde você coloca os carimbos durante o percurso para ter direito de receber o certificado.

Só reservamos a pousada em Santa Rita, Pousada Meu Canto, alem de muito bem atendidos, ela tem garagem para deixar o carro pelo tempo da viagem, nas outras etapas, conforme chegávamos na cidade procurávamos onde ficar. Não era feriado nem nada, então não tivemos problemas.

No final da etapa 05 resolvemos ficar mais um dia em Ibitipoca para conhecer o Parque Estadual de Ibitipoca, muitas cachoeiras, grutas e uma caminhada bem gostosa, vale muito a pena. 

Na ultima etapa tem um “Single Track” muito bom, com pedaços de subida e descida que só empurrando.

O resumo no final da viagem foi:

7 Dias pedalando

Distancia Total: 397 km

Ganho de elevação: 7721

Aqui tem um vídeo da viajem:  https://vimeo.com/235098626 - https://vimeo.com/235098626

Etapa 01: Santa Rita de Jacutinga – Serra do Funil






Etapa 02: Serra do Funil – Lima Duarte






Etapa 03: Lima Duarte – Bias Fortes (Sitio do Tarcísio)







Etapa 04: Bias Fortes – Ibertioga







Etapa 05: Ibertioga – Conceição de Ibitipoca








Etapa 06: Conceição de Ibitipoca – Bom Jardim de Minas






Etapa 07: Bom Jardim de Minas – Santa Rita de Jacutinga














Voltar ao Topo
MMauro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MMauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2017 as 23:23
O link do vídeo só esta funcionando com o Ctrl + Click. Não sei o que ocorreu.
Abcs
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 09:01
Parabéns pela viagem, lugar lindo ClapClapClap

Valeu por compartilhar, ja entrou na minha lista para futura viagem
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2018 as 19:11
Obrigado pelo relato e indicação.

Mais uma rota em nossas Minas Gerais para ser explorada e conhecida
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
tucuna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Joao Pessoa-PB
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tucuna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2018 as 10:47
Parabens, muito bonito a regiao.
Qual foi o preço das pousadas?

Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2018 as 18:26
Entrei em contato pelo site do roteiro perguntando sobre locais de pouso e não tive resposta.

Como vocês fizeram para reservar os locais onde passaram a noite?
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 16:01
Você pode fazer de duas formas:

Procure a lista de pousadas no  site da volta das transições e entre em contato direto com elas. Na página de cada cidade tem a lista de onde dormir e onde comer. Exemplo:

Ou então entre em contato com a Sauá Turismo e fale com o Gabriel. Ele arruma tudo pra você. Gente finíssima

Eu fiz a viagem em janeiro/2017 e foi super bacana.
Voltar ao Topo
MMauro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MMauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 16:54
Desculpem a demora da resposta, eu só reservei a primeira pousada, "Pousada Meu Canto" em Santa Rita do Jacutinga, porque queríamos uma pousada que tivesse garagem para deixar o carro.
Todas as outras escolhíamos na hora que chegávamos na cidade, fomos numa época vazia.
Não são caras, cerca de 30 a 40 reais por noite com café da manhã. A cidade mais cara é Ibutipoca, principalmente porque chegamos sexta e tinha muitos turistas, a procura é grande.
Abcs
Voltar ao Topo
MMauro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MMauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 17:07
rmfs66 isso mesmo, só que imprimi as cidades/locais para ficar, ao chegar procurávamos, super tranquilo.
Só no Alto do Funil que só tem uma pousada e a casa da dona de uma venda...
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 19:51
Me responderam o email hoje, 10 dias depois. Smile

Ao acessar cada etapa - https://www.voltadastransicoes.com/mapas - no final da página, tem uma lista de pousadas, restaurantes e pontos de apoio.

Achei bem organizado. Lembrando um pouco o Caminho da Fé.

Mas tenho uma pergunta a vocês que já fizeram o circuito: É possível iniciar, por exemplo, da Etapa 5, em Ibertioga?

Pergunto, pois, como sou de BH, essa é a cidade mais próxima e me traria uma economia de pelo menos 330km na distância. Hoje, mais de R$ 110,00 só de combustível.


Editado por _danielcorrea - 05 Fev 2018 as 20:06
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 21:02
Pode começar de onde você quiser. O roteiro é circular.
Eu comecei de Ibitipoca.

Recomendo levar um gps. Se for contar apenas com as placas do roteiro você pode se perder (minha observação quando fiz em janeiro/2017: muitas placas vandalizadas, alguns entroncamentos sem placas)
Voltar ao Topo
MMauro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MMauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2018 as 10:11
Eles demoram a responder porque quem responde normalmente é o Gabriel e ele guia grupos no caminho.

Usei o GSP, você pode baixar do site, baixei pro Garmin Edge e criei rota.

Eu fiz em novembro e de tantos comentários sobre sinalização eles começaram a pintar setas (tipo Santiago de Compostela), já tem algumas setas em cercas, arvores, muros, etc.



Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2018 as 12:56
Baixando o .GPX no site e usando um aparelho GPS ou App no Celular deve resolver o problema, certo?
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2018 as 15:57
O trajeto oficial tem 7 etapas. Eu fiz em 6 etapas, sendo que troquei duas etapas menos atrativas (na minha opinião) por um caminho alternativo muito legal (areial).

Fotos e tracklog:

Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2018 as 15:52
Essas fotos me motivaram ainda mais.

- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
phrx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar phrx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2018 as 18:34
Originalmente postado por rmfs66 rmfs66 escreveu:

O trajeto oficial tem 7 etapas. Eu fiz em 6 etapas, sendo que troquei duas etapas menos atrativas (na minha opinião) por um caminho alternativo muito legal (areial).

Fotos e tracklog:


Demais essas fotos!! Obrigado por compartilhar! 
Voltar ao Topo
MMauro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MMauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2018 as 22:49
Lindas fotos, parabéns
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X