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cubo Vzan V17

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furukawa Ver Drop Down
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    Postado: 30 Ago 2017 as 19:10
Boa noite!

Estou resolvendo um problema pois comprei o par de rodas Vzan Overland XCLi que era anunciado com cubos FR12 semana passada mas veio com cubos V17.

Neste instante, vi que o anuncio da Vzan foi alterado para cubos V17.....

Queria saber as opiniões e comentários de vocês quando a qualidade do cubo dianteiro V17.

O vídeo no Youtube (por favor, ajuste a qualidade para melhor definição de exibição) mostra como é o fechamento lateral:

https://youtu.be/IsWOQi5HnJo


As fotos dele são:






Desde já agradeço qualquer participação.

Editado por furukawa - 31 Ago 2017 as 15:11
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Eu mesmo tinha uma expectativa de que viriam cubos melhores pois já usava o modelo V14 dianteiro que é bom.

O cubo dianteiro V14 para eixos 9 e 15 mm é assim:





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Meus comentários são:

Achei o fechamento lateral do cubo dianteiro V17 frágil e com uma função meramente de espaçador. Notem que o eixo interno da roda acaba rasante ao rolamento. No fechamento lateral do cubo dianteiro V14, o eixo interno dele estende-se por aproximadamente 7,5 mm para se integrar-se ao fechamento lateral.

Quando se monta a roda dianteira na suspensão ou garfo, é desejável que a parte do cubo que se encosta nela tenha uma boa área de contato para que forme um conjunto bem rígido e suporte devidamente os esforços que a roda transmite à bike ao transpor pedras e buracos. Um conjunto rígido também garante uma direção precisa e rápida.

Nesta área de contato do cubo com a suspensão ou garfo, o fechamento lateral possui aproximadamente 19 mm de diâmetro externo e 15 mm interno, isto dá uma espessura de 2 mm:




Notem que esta parte de encosto com suspensão ou garfo é LISA !!!

Editado por furukawa - 31 Ago 2017 as 00:35
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Para comparar, o cubo dianteiro V14 possui está área de contato com, aproximadamente, 21 mm de diâmetro externo com os mesmos 15 mm interno o que vai dar uma espessura de 3 mm.



Notem que esta região é ranhurada para assegurar melhor encosto e propiciar mais rigidez ao conjunto.



Editado por furukawa - 31 Ago 2017 as 00:36
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Fiz vídeos com os 2 cubos para mostrar a diferença (caso a imagem esteja ruim, favor aumentar a qualidade para 480p ou 720p):

cubo dianteiro V17
https://www.youtube.com/watch?v=IsWOQi5HnJo


Notem que o fechamento lateral do cubo dianteiro V17 apresenta muita folga e serve apenas como espaçador entre o rolamento do cubo e a suspensão ou garfo.

Em outros cubos para eixos de 15 mm que conferi numa loja Trek, os cubos dianteiros apresentam esta tampa ou fechamento lateral com bastante firmeza no cubo dianteiro.

Esta mesma firmeza e robustez do fechamento lateral acontece no cubo dianteiro Vzan V14 como pode ser conferido no vídeo abaixo:


cubo dianteiro V14
https://www.youtube.com/watch?v=XFviigU3SHA

Editado por furukawa - 01 Set 2017 as 15:50
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Você não tem salvo a tela antes deles alterarem o site?
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Sim, salvei a página no momento da compra!




Falei com o lojista e eles reconhecem o erro do anúncio e estão buscando uma forma de resolver este problema. O Mercado Livre garante 21 dias para a devolução da compra.
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Às 16h de hoje, recebi o contato do Mundo Ciclista onde comprei as rodas e foi confirmado a troca dos cubos para o modelo V14 diretamente com a Vzan.
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Com orientação do lojista, despachei as rodas via PAC para a Vzan em Londrina!

Espero que eles cumpram o trato de trocar os cubos V17 para V14. Haja paciência para aguardar o término desta novela triste!

Editado por furukawa - 06 Set 2017 as 00:12
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Somente hoje a Vzan recebeu dos Correios a encomeda PAC com as rodas Vzan Overland XCLi para a troca dos cubos V17 por V14.

Fiz questão de reforçar o recado que vou usar as rodas com eixos 15 mm na dianteira e 12 mm na traseira. No chat da Vzan, foi confirmado o envio dos adaptadores para eixos 9 e 10 também, caso eu precise usar as rodas em outra bike.

Pedi agilidade pois este processo enrolado já me deixou desanimado!

Editado por furukawa - 14 Set 2017 as 20:39
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Veja pelo lado bom, pelo menos vc conseguiu. Só aguardar agora!

Será que se fosse outro fabricante seria possível? tipo uma shimano ou mavic da vida? alguém tem experiências com outras garantias?
Já negociei com: caiogri, manilha, FRS, ThePuppet, bbochio, feliperomano, Fábio C, Edilson AF, wilsonmc, tfm82, scofieldpedal,lambda, etc.
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Já usei a garantia da Garmin e tive um atendimento melhor pois, apesar da burocracia deles, tive a troca por um Edge 1000 novo quando o primeiro pifou em setembro de 2015.

Da Specialized, perdi a fé quando o quadro Carve 2012 foi para SP para verificação da pintura pipocada no suporte de garrafa do tubo inferior e na ponta do tubo do selim. O material do quadro, a porcaria da liga M4, não pode encostar em aço inox que "arrepia", corrói rápido pelo conhecido processo chamado de pilha galvânica. Tem até no manual deles esta menção de corrosão galvânica mas o quadro foi devolvido da mesma forma com a alegação de que a pintura tinha uma garantia limitada e que no meu caso era apenas um problema estético.




Editado por furukawa - 15 Set 2017 as 15:25
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Finalmente acabou a novela, recebi hoje com ajuda da loja Mundo Ciclista que pagou o Sedex expresso para o retorno das rodas (a Vzan iria mandar por PAC e seria uma demora agonizante depender deste serviço ruim dos Correios).

Agora sim tenho rodas com bons cubos Vzan V14 pretos.
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Então o V14 seria um modelo mais antigo porém superior ao v17? Está difícil achar as rodas com o V14 atualmente, parece que o v17 virou padrão nas overland e Everest.
Encontrei uma overland xcl no mercado livre com cubos brancos modelo V14, ela seria um modelo mais antigo então?
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Não sei se esses cubos brancos são V14 pois não vi em nenhuma loja ou com algum ciclista daqui.

Em 30 de junho deste ano quando comprei a Superfly 6 e fiz a troca das rodas dela pelas minhas antigas Everest com cubos DV10, o vendedor disse que tinha um cubo dianteiro Vzan V14 encalhado ("mosca branca", raro) para que eu usar com eixo de 15 mm.

Eu considero o cubo dianteiro V14 superior ao V17, creio que as fotos e vídeos acima ajudem a reforçar minha afirmação.

Editado por furukawa - 01 Nov 2017 as 18:38
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Mas ai o problema não me parece ser a VZAN ou a loja que te vendeu, pois pelos relatos pareceram atenciosos e resolveram o problema, o que sempre atrasa tudo são os Correios LOL
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Conversando com o vendedor, ele me mandou foto da roda dianteira:



Parece ser o V14 mesmo, estou aguardando ele me mandar foto do cubo traseiro.
Será que existiu um modelo Vzan Overland XCL antes da atual XCLI, por isso a divergência de cubos?
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Boa tarde pessoal. Desculpe minha ignorância, mas esses cubo FR12 são bons? Superiores, inferiores ou a mesma coisa que o V14?
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Os cubos traseiros V14 e V17 são aparentemente iguais, o lado do núcleo é roscado com uma chave de 17 mm e no lado do freio, apenas uma tampa (fechamento lateral) que se encaixa no tubo com um rasgo para segurar e dar o aperto do outro lado.

Creio que o cubo traseiro V142 seja a mesmo ou parecido com os V14 e V17.

Seria bom mostrar fotos deste cubo FR142 dianteiro para o eixo de 15 mm como a que eu fiz na comparação entre os cubos dianteiros V14 e V17 principalmente o detalhe do fechamento lateral.
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O dono das rodas finalmente me mandou foto do cubo traseiro:


É o pouco comum FR142.

Outro detalhe é que se trata da roda Vzan Overland XCL e não a atual XCLI (acho que a XCL vendeu entre 2014-2016).
São apenas padrão 9/10mm e não vem com os adaptadores para 12/15mm (só comprando separado da Vzan), embora minha bike atual seja 9/10mm, os adaptadores seriam úteis numa futura troca de quadro/suspensão.
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Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

O dono das rodas finalmente me mandou foto do cubo traseiro:


É o pouco comum FR142.

Outro detalhe é que se trata da roda Vzan Overland XCL e não a atual XCLI (acho que a XCL vendeu entre 2014-2016).
São apenas padrão 9/10mm e não vem com os adaptadores para 12/15mm (só comprando separado da Vzan), embora minha bike atual seja 9/10mm, os adaptadores seriam úteis numa futura troca de quadro/suspensão.


Qual seria um bom valor para par de rodas everest xc29 usadas em bom estado com estes cubos?
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furukawa Ver Drop Down
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Nas minhas 2 bikes, usava a antiga Everest XC29 com cubos DV10 e gosto muito.

Como troquei a mais velha por uma nova (Trek Superfly 6), comprei as rodas Vzan Overland que inicialmente era anunciada com cubos FR12 mas recebi com V17. Engraçado que depois que fiz a reclamação da compra, o anuncio foi rapidamente modificado para V17.

Minha opinião é que não vale a pena comprar as rodas Everest com cubos V17, deve ter opções de venda com os cubos antigos DV10 que é melhor caso você use sua bike com eixos 9/10 mm.
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Jagwire Ver Drop Down
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Pois é, usei os DV10 por milhares de quilômetros na 26 e foram impecáveis, excelente durabilidade e desempenho. O triste é não achar esse cubo na overland, procurei em tudo quanto é lugar e só sai com o V17 agora (a única exceção foi essa usada com cubo branco fr142 /v14). E pra ajudar a Vzan parece que tirou a extreme Disc de linha..

Editado por Jagwire - 09 Nov 2017 as 23:53
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Estou para comprar um jogo de rodas VZAN Overland XCLi, e ela só tem com a opção dos cubos v17, melhor partir para outra marca então?
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Fabriciogc Ver Drop Down
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Lembrando que de vzan mesmo, é só o aro. 
E por isso que é uma porcaria (o aro).
Frágil.
Emenda porca, por rosca. 
Puta que o pariu. Pagar mais de mil reais numa roda com um aro emendado por rosca
De uma liga de manteiga, que torce mais que rabo de porco 
Você manda um email e não respondem (ou respondem que nem a cavidade anal faltando informação que você pediu).
Cobram um rim por peça de reposição. 

Pra quem quiser comprar peça "original" da vzan, só procurar no ebay.
Os raios são da Pillar e os cubos da Chosen. 
Importando e pagando os impostos, ainda sai metade do preço do que comprar diretamente com essa empresa bosta.

Sim.
Eu não recomendo a vzan por diversas más experiências.
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edneykerscher Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabriciogc Fabriciogc escreveu:

Lembrando que de vzan mesmo, é só o aro. 
E por isso que é uma porcaria (o aro).
Frágil.
Emenda porca, por rosca. 
Puta que o pariu. Pagar mais de mil reais numa roda com um aro emendado por rosca
De uma liga de manteiga, que torce mais que rabo de porco 
Você manda um email e não respondem (ou respondem que nem a cavidade anal faltando informação que você pediu).
Cobram um rim por peça de reposição. 

Pra quem quiser comprar peça "original" da vzan, só procurar no ebay.
Os raios são da Pillar e os cubos da Chosen. 
Importando e pagando os impostos, ainda sai metade do preço do que comprar diretamente com essa empresa bosta.

Sim.
Eu não recomendo a vzan por diversas más experiências.


Agora sim botei fé, me deu uma explicação para desencanar de vez.
Roda boa para um rider gordito (110kg), tem algo para indicar? Hoje eu uso cubo alivio 2012 e aro vnine vzan

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É interessante explicar a questão da folga no fechamento lateral.

Existem dois tipos de folga: radial e axial.

Quando se coloca o eixo 15 mm, a folga radial do fechamento lateral diminui um pouco mas ainda existe porque o próprio eixo 15 mm é um pouco menor para facilitar sua montagem/desmontagem da suspensão.
    
É neste ponto que é ruim o cubo V17 porque numa pancada sobre a roda (passagem sobre um buraco/obstáculo no chão ou um salto forte), o fechamento lateral vai deslizar radialmente (sentido transversal ao eixo) e atingir o eixo de 15 mm. Note que o aperto do blocante apenas tira a folga AXIAL do eixo.
    
No cubo V14, o fechamento lateral é rígido, sem folga radial expressiva, e a parte interna que cobre o eixo 15 mm é maior na largura do que o do cubo V17. O eixo de 15 mm no cubo V14 fica de fato mais bem apoiado e dá uma melhor sensação de segurança na minha opinião.

Editado por furukawa - 04 Fev 2018 as 20:09
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Marcos Antonio Ver Drop Down
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Boa noite amigo,

Poderia me dar uma ajudinha, como você conseguiu tirar essa tampa do cubo Vzan V17 Dianteiro 9mm?







Muito obrigado.

Abraços.
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Usei um alicate e pedaços de câmaras de ar para proteger o fechamento lateral de arranhões.

O fechamento lateral de 9 mm tem um encaixe bem firme dentro do cubo V17 e ele é assim:



Editado por furukawa - 21 Abr 2018 as 10:35
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Marcos Antonio Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Antonio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2018 as 17:02
Entendi, então é só puxar com força mesmo que ele sai. Ok, Muito obrigado pelas dicas..

Abraços.
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Paulo Afonso
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Qual a referência do rolamento traseiro do cubo V14 FR142? É o 6902 ou outro?
Já negociei com: caiogri, manilha, FRS, ThePuppet, bbochio, feliperomano, Fábio C, Edilson AF, wilsonmc, tfm82, scofieldpedal,lambda, etc.
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Originalmente postado por Melk Nunes Melk Nunes escreveu:

Qual a referência do rolamento traseiro do cubo V14 FR142? É o 6902 ou outro?


O rolamento do cubo traseiro V14 da minha roda é o 6002.

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Melk Nunes Ver Drop Down
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Paulo Afonso
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Perguntei a Vzan me informaram o seguinte sobre os rolamentos:

Cubo V14 dianteiro: 6804
Cubo v14 traseiro: 6902

Já no V17, tanto dianteiro como traseiro usam o 6902.

Agora eu vejo sua bike com o 6002 e fico sem entender hahaha.
Já negociei com: caiogri, manilha, FRS, ThePuppet, bbochio, feliperomano, Fábio C, Edilson AF, wilsonmc, tfm82, scofieldpedal,lambda, etc.
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Pelo menos no cubo dianteiro V14, a informação da Vzan é correta:

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Da internet notei as informações das dimensões (em mm: diâmetro interno x diâmetro externo x comprimento) dos rolamentos:

6902: 15 x 28 x 7
6002: 15 x 32 x 9
6804: 20 x 32 x 7

Como citei no começo deste tópico, acho ruim o uso do rolamento 6902 no cubo dianteiro V17 pois o eixo 15 mm da suspensão dianteira fica diretamente sob os rolamentos. O cubo dianteiro usa apenas 2 rolamentos, então existe um espaçador interno para manter os rolamentos afastados entre si, portanto, os pontos de apoio do cubo dianteiro V17 para o eixo 15 mm são apenas os 2 rolamentos.

O cubo dianteiro V14 usa rolamento 6804 cujo diâmetro interno é de 20 mm e que permite o uso de outro tubo para separar os rolamentos do eixo 15 mm da suspensão. Este tubo separador permite um melhor apoio para o eixo 15 mm e, assim, assegura uma melhor rigidez na fixação da roda na suspensão dianteira.

Note que nos cubos traseiros V14 e V17 também empregam o uso de um tubo separador entre o rolamento e o eixo traseiro 12x142 (ou 10x135 com outro fechamento lateral).

Editado por furukawa - 30 Abr 2018 as 21:23
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