Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida sobre intervalo de manutenção - Suspensão
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida sobre intervalo de manutenção - Suspensão

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Smarley Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Ago 2017
Jaraguá do Sul
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Smarley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvida sobre intervalo de manutenção - Suspensão
    Postado: 11 Ago 2017 as 15:30
Olá pessoal, estou negociando uma bike que está com uma suspensão rock shox recon silver tk air, é uma GT aro 26".
Será minha primeira bike para estradas em geral / cidade.

Falei com o proprietário atual, a bike está bem conservada, porém ele rodou cerca de 3mil km e disse que nunca mandou abrir ela para revisar etc...

Dúvida, qual é o intervalo de manutenção desta suspensão?
Vi que tem os reparos para vender na internet pelo menos.
Esta km é algo significativo para uma suspensão desta?

Obrigado.
Voltar ao Topo
_Júlio_ Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mar 2016
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:70
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar _Júlio_ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2017 as 16:12
É muito relativo ao uso da suspensão. (embora o manual peça em um determinado tempo) se for um uso mais extremo ou se for uso mais em estradões, cidade. o manual deve basear-se nos usos mais extremos.

Se não me falha a memória é algo em torno de 40 a 60 horas, (em horas de uso), mas em usos mais severos, como meu uso é light então EU alongo mais isso pra ajudar um pouco no bolso. Geralmente faço 2 vezes ao ano nas minhas. (rodo em torno de 6.000 a 7.000 por ano de MTB)

Uma coisa é fato, se ele nunca fez uma revisão, acredito que está na hora de fazer, assim já olha a condição das peças.

Ref. ao kit, não compre separado, deixe que o mecânico olhe, pois se estiver tudo em ordem ele repõe as peças boas e troca apenas as que estão ruim.



Editado por _Júlio_ - 11 Ago 2017 as 16:15
Voltar ao Topo
Smarley Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Ago 2017
Jaraguá do Sul
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Smarley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2017 as 16:16
Ok, obrigado pela dica!
Voltar ao Topo
Smarley Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Ago 2017
Jaraguá do Sul
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Smarley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2017 as 16:57
Na realidade vou levar a bike pra fazer uma geral, mas diz o dono que está tudo em dia.
Vocês tem ideia quanto custa uma revisão destas de suspensão?
É um serviço muito especial ou é tranquilo qualquer um faz?
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2017 as 09:51
as rockshox tem uma quantidade ridícula de óleo dentro das canelas, coisa de 5 ml. algumas fox são 30ml pra ter uma idéia. não que isso signifique que fox seja melhor, pois tem modelos e modelos, mas eu sinceramente acho que poderia ter mais óleo pra diminuir o risco de ficar sem lubrificação.

então se anda em lugar com muita poeira, recomendo trocar pelo menos o óleo do "banho" das canelas a cada 6 meses. dá pra fazer em casa em coisa de 15 minutos.

1x ao ano é bom abrir o cartucho e trocar o óleo. E também verificar o estado dos orings e trocar caso preciso. 

Essa Recon é bem simples de fazer manutenção, basta ter o óleo certo e seguir as instruções.

os retentores são fáceis de achar no ebay, a rockshox usa o mesmo modelo de retentor de 32mm em várias suspensões.

o outro "passo" é trocar todos orings e vedacões, com muito uso daria pra fazer isso depois de uns 3 anos de sofrimento da suspensão, ou antes caso dê algum vazamento. você pode comprar o kit completo no ebay, não é muito caro.

no mercado nacional, esquece, estamos muito atrasados pra ter esse tipo de coisa disponível. maioria do pessoal aqui nem sabe o que é fazer manutenção de suspensão infelizmente.





Editado por TheLittle - 14 Ago 2017 as 09:53
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2017 as 18:30
A recomendação de revisão para as suspensões é medida em horas de trabalho, e não são muitas horas (falam algo em torno de 50, 100 horas de trabalho). Claro que alongamos esses prazos, afinal, dinheiro ta difícil, não dá em árvores, mas não é o recomendado pelos fabricantes.
Então, se a bicicleta passou três anos (ou 3 mil km, não me lembro...) sem nunca ter feito uma manutenção, obviamente não está tudo em dia e o ideal é que se faça esta manutenção o mais breve possível para evitar problemas futuros e manutenções mais caras...


Editado por LucianoBsB - 16 Ago 2017 as 18:32
Voltar ao Topo
Vinus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2017 as 23:08
Não sei se já fez o serviço, mas fica aí o meu relato de ga$to extra por não ter feito a manutenção.

Eu tenho uma Spiner Aeris 26'. Estava 3 anos sem manutenção e nitidamente precisava de um trato. O primeiro que colocou a mão só piorou e acabou forçando as peças na tentativa. Nitidamente ele não tinha as ferramentas adequadas. Resultado: tive que mandar em uma oficina melhor e pagar pela segunda vez. Valeu a pena porque o profissional quebrou meu galho e retificou o cartucho de óleo (era selado e ele fez uma tampa de rosca e dupla vedação). No seu caso a Suspa é mais fácil de manutenção e tem peças de reposição na mão de bons técnicos.  250 reais não vai ser tão caro assim no fim das contas.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2017 as 01:38
Originalmente postado por Smarley Smarley escreveu:

Olá pessoal, estou negociando uma bike que está com uma suspensão rock shox recon silver tk air, é uma GT aro 26".
Será minha primeira bike para estradas em geral / cidade.

Falei com o proprietário atual, a bike está bem conservada, porém ele rodou cerca de 3mil km e disse que nunca mandou abrir ela para revisar etc...

Dúvida, qual é o intervalo de manutenção desta suspensão?
Vi que tem os reparos para vender na internet pelo menos.
Esta km é algo significativo para uma suspensão desta?

Obrigado.
pesquise oficinas autorizadas rockshox na sua região neste link... http://agenciagenes.com.br/clientes/proparts/lojas/

depois faça uma cotação em varias delas, perguntando qual o serviço executam, seu escopo e preços... as diferenças são enormes

fazendo assim dei a "sorte" de revisar a minha recon silver tk por 60 pilas de mdo + óleo + alteração do curso pra 120mm na loja a 700m de casa... teria gasto mais se precisassem substituir alguma pecas de reposição, o que nao foi o caso...

isso foi jan/2016... até dezembro/17 devo fazer de novo, dependendo das horas de uso


Editado por raulino - 18 Set 2017 as 01:41
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X