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Rangidos ao pedalar - Onde será ?

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Ironman Ver Drop Down
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    Postado: 30 Jul 2017 as 12:26
Fala rapeize!

Minha bike apresenta um rangido toda vez que eu pedalo mais forte. Ontem lubrifiquei o eixo central hollowtech, mas hoje, quando precisei ir a uma cidade vizinha, os rangidos continuaram quando precisei pedalar mais forte. O que pode ser nesse caso? Tenho que lubrificar também a rosca do quadro e do movimento central? Vou precisar viajar amanhã com a bike e devo fazer um pedal de uns 1000km no total. Esse rangido não é alto, mas é uma coisa que incomoda. Valew!
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será que não é falta de lubrificação no pedal?


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Originalmente postado por Leoparreiras Leoparreiras escreveu:

será que não é falta de lubrificação no pedal?




Pode ser, mas o pedal direito já está com graxa, pois eu havia trocado as esferas dele. O rangido acontece quando forço os dois pedais.
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o meu pedal, candy 1 da cranck range se eu não lubrificar ele constantemente, ainda mais depois de pegar uma lama.
A cada 3 ou 4 pedais, tenho que lubrificar.

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Ironman Ver Drop Down
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Originalmente postado por Leoparreiras Leoparreiras escreveu:

o meu pedal, candy 1 da cranck range se eu não lubrificar ele constantemente, ainda mais depois de pegar uma lama.
A cada 3 ou 4 pedais, tenho que lubrificar.



Mas você lubrifica com óleo?
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VitorMaia Ver Drop Down
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Minha bike tambem amigo , voltou da revisao de centro o mecanico me enviou ate fotos do hollowtech desmontado e todo como graxa nova, mas durou 1 semana e voltou fazer barulho 
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Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Originalmente postado por Leoparreiras Leoparreiras escreveu:

o meu pedal, candy 1 da cranck range se eu não lubrificar ele constantemente, ainda mais depois de pegar uma lama.
A cada 3 ou 4 pedais, tenho que lubrificar.



Mas você lubrifica com óleo?

Yep. Coloco um pouco de oleo nele. 

Acho que preciso trocar o kit de peças internas do pedal, devido ao barulho.
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Ironman Ver Drop Down
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Originalmente postado por Leoparreiras Leoparreiras escreveu:

Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Originalmente postado por Leoparreiras Leoparreiras escreveu:

o meu pedal, candy 1 da cranck range se eu não lubrificar ele constantemente, ainda mais depois de pegar uma lama.
A cada 3 ou 4 pedais, tenho que lubrificar.



Mas você lubrifica com óleo?

Yep. Coloco um pouco de oleo nele. 

Acho que preciso trocar o kit de peças internas do pedal, devido ao barulho.


Super! Então vou jogar óleo nos rolamentos dos pedais. Amanhã inicio meu pedal Viking.
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edulpj Ver Drop Down
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Sempre que um rangido VOLTA, significa que a lubrificação acabou... Se a frequência é alta, ou as peças em contato já "morreram" ou o lubrificante é insuficiente...

Limpe tudo e aplique graxa BR-2 da Molykote. Adeus ruído...
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
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EDULPJ

Vou testar essa graxa, pois já vi o pessoal usando ela em alguns equipamentos rotativos aqui do navio, e o pedal não deixa de ser um equipamento rotativo!

Boa sugestão!
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Gryphon Ver Drop Down
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Cuidado com rangidos. É preciso sempre investigar a origem do rangido antes de tacar graxa para ele sumir. Ele pode ser um aviso que algum componente mecânico não vai bem.

Peças submetidas a muito esforço podem entrar num processo de degradação e o sintoma é um rangido. Pode ser um quadro com trinca ou um cubo com rolamento estragado.
Se você enche o lugar do rangido com graxa, o rangido some, mas não o problema que o originou. Aí, quando você menos espera, a peça quebra e pode causar um acidente grave.

Depois que você se arrebentou, vai dizer o que? Que não tem sorte? A peça cumpriu o papel dela. Ela avisou que ia quebrar. Mas ao invés de arrumar, você deu um "cala boca" nela.
Consertar um problema que causa um rangido é sempre mais barato e seguro do que arrumar depois que a peça quebrou.

Em 30 anos de vida técnica, dei muita bronca em mecânico por isso.
Para o mecânico dar o "cala boca" é cômodo. Uma graxinha e o cliente para de reclamar do rangido chato sem dar muito trabalho. Só que dali 2 ou 3 meses, quando a peça quebra, o estrago é grande.
Melhor é sempre fazer o diagnóstico direito do porque do rangido e corrigir o problema antes que tome uma dimensão maior.
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Candango Ver Drop Down


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Na minha bicicleta o rangido estava na ligação do canote com o selim. Resolveu quando troquei o canote. Mas tive que procurar em vários locais até descobrir.
Candango
Gios BR 29.
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Gryphon Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Jun 2016
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Originalmente postado por Leoparreiras Leoparreiras escreveu:

EDULPJ

Vou testar essa graxa, pois já vi o pessoal usando ela em alguns equipamentos rotativos aqui do navio, e o pedal não deixa de ser um equipamento rotativo!

Boa sugestão!


Essa graxa tem como componente ativo bissulfeto de molibdênio. É um lubrificante seco, enquanto a graxa forma uma emulsão para manter o lubrificante seco aderido à peça.
A ideia é a mesma para grafite ou o lubrificante seco de corrente à base de cerâmica.

O bissulfeto de molibdênio é especialmente indicado para sistemas mecânicos com baixas velocidades de acionamento e altas cargas, como em caixas de redução mecânica, como caixas de engrenagens ou de rosca sem fim.
Não é tanto o caso da bicicleta. Para o nível de carga e velocidade da bicicleta o grafite é o mais indicado.

A indicação não diz que está errado usar bissulfeto de molibdênio na bicicleta, mas sim que, como essa substância é cara, acaba sendo um desperdício diante do uso com grafite.

Eu tenho usado as duas soluções e o grafite não tem me decepcionado na maioria das aplicações mais comuns. Eu já fiz um preparado caseiro de graxa azul (base de sabão de lítio para rolamentos, com alta aderência em superfícies metálicas) com grafite. Um uso que fiz em corrente para kart (uma aplicação muito mais severa que em bicicletas) foi a melhor solução que já vi no caso.
O problema no entanto é que graxa grafitada suja que é uma desgraça, e com a graxa a base de sabão de lítio fica difícil de remover. Se sujar uma camisa, vai ser bem difícil limpar.

Nos EUA existe uma cera lubrificante com grafite, feita para ser derretida em banho maria  e lubrificar corrente de bicicleta por imersão.
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edulpj Ver Drop Down
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Bom lembrar, que numa bicicleta, as rotações são baixas e o torque é elevadíssimo... Faz bastante sentido utilizar o Bissulfeto de Molibdênio portanto. O único lugar onde há rotações baixas/médias, são os cubos de roda...

Outra coisa... O efeito residual do Bissulfeto, é incomparavelmente maior que o grafite. As partes em contato continuarão lubrificadas, mesmo que o usuário negligencie extremamente a lubrificação.

Quanto a preço, UM QUILO de graxa BR-2, custa cerca de R$ 70,00 e na mão de um usuário comum, vai durar até o fim da vida. Rateada entre amigos, fica R$ 17,50 para 250 g... Fará quatro amigos MUITO SATISFEITOS!!!

Voltando à questão dos rangidos, quando comprei minha Biomega Amsterdam, ela não tinha nem 200 km rodados. Na primeira semana, um rangido altamente desagradável surgiu do nada na região do movimento central...

Desmontei todo o conjunto do movimento central + cardan e desmontei o movimento central. Substituí toda a graxa branca (sabão de lítio) por BR-2 e ainda selei os retentores dos rolamentos com graxa Rocol GLC-346.

Re-engraxei também a outra extremidade do cardan, onde há o par cônico do eixo + cubo...

O rangido sumiu!!!

Em menos de duas semanas, voltou...

Desmontei novamente, limpei tudo e o rangido sumiu!!! Mas voltou...

Aí tive uma idéia... O que acontecia quando eu removia tudo e colocava de volta??? Passei graxa ENTRE o conjunto movimento central/cardan e a caixa do movimento central no quadro... Voila!!! O rangido NUNCA MAIS VOLTOU!!! A pedalada, provocava um pequeno deslocamento ali, que apesar de quase imperceptível, provocava o desagradável rangido...

Foi um calaboca no rangido?!? Sem dúvida! Mas só se tornou efetivo quando descobri A CAUSA do rangido e também que não havia nenhum componente quebrado...
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ThiagoZnL Ver Drop Down


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Esses dias começou um rangido, que ao meu parecer vinha do HOLLOWTECH. Eu que sempre andei de ponta quadrada pensei que esse famoso hollow era bem mais imponente.

Mas na última pedalada não teve rangido, vai entender

Jeito é abrir todo o central e engraxar tudo?

Estranho que faz um rangido baixinho, mesmo em baixa rotação/pedalando devagar... ou seja, não parece ser de contato com o quadro
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Leoparreiras Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leoparreiras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2017 as 08:17
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Originalmente postado por Leoparreiras Leoparreiras escreveu:

EDULPJ

Vou testar essa graxa, pois já vi o pessoal usando ela em alguns equipamentos rotativos aqui do navio, e o pedal não deixa de ser um equipamento rotativo!

Boa sugestão!


Essa graxa tem como componente ativo bissulfeto de molibdênio. É um lubrificante seco, enquanto a graxa forma uma emulsão para manter o lubrificante seco aderido à peça.
A ideia é a mesma para grafite ou o lubrificante seco de corrente à base de cerâmica.

O bissulfeto de molibdênio é especialmente indicado para sistemas mecânicos com baixas velocidades de acionamento e altas cargas, como em caixas de redução mecânica, como caixas de engrenagens ou de rosca sem fim.
Não é tanto o caso da bicicleta. Para o nível de carga e velocidade da bicicleta o grafite é o mais indicado.

A indicação não diz que está errado usar bissulfeto de molibdênio na bicicleta, mas sim que, como essa substância é cara, acaba sendo um desperdício diante do uso com grafite.

Eu tenho usado as duas soluções e o grafite não tem me decepcionado na maioria das aplicações mais comuns. Eu já fiz um preparado caseiro de graxa azul (base de sabão de lítio para rolamentos, com alta aderência em superfícies metálicas) com grafite. Um uso que fiz em corrente para kart (uma aplicação muito mais severa que em bicicletas) foi a melhor solução que já vi no caso.
O problema no entanto é que graxa grafitada suja que é uma desgraça, e com a graxa a base de sabão de lítio fica difícil de remover. Se sujar uma camisa, vai ser bem difícil limpar.

Nos EUA existe uma cera lubrificante com grafite, feita para ser derretida em banho maria  e lubrificar corrente de bicicleta por imersão.

Vou testar com a TS-70 em um pedal e com a BR-2.
Depois farei um teste com o grafite.
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Gryphon Ver Drop Down
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Pra vocês terem uma noção, olhem a descrição do fabricante da graxa Molikote (nome comercial da graxa com bissulfeto de molibdênio):
http://www.lumobras.com.br/graxa-grafitada/

O texto diz:
"...
Por possuírem lubrificantes sólidos em sua composição, elas podem aumentar a vida útil de mancais e rolamentos consideravelmente, pois os sólidos lubrificantes evitam o contato direto entre metal-metal e, com isso, ocorre a redução do desgaste durante a aplicação.
...

Porém é importante lembrar que ele é um lubrificante de emergência, entrando em ação apenas quando a pressão entre as duas partes é grande e o filme lubrificante da graxa já foi rompido. Onde não há essa grande pressão, o óleo ainda é a melhor solução para promover o afastamento das duas partes em movimento.
...
Dentro do seu campo de aplicação, a graxa grafitada é indicada, principalmente, para a lubrificação de cabos de aço e engrenagens abertas.
A desvantagem do grafite em comparação com outros sólidos mais avançados, como o bissulfeto de molibdênio, é que o bissulfeto aguenta manter a separação das peças de metal em cargas mais elevadas.
...
"

Entenda por "cargas mais elevadas" a pressão das esferas de rolamentos sobre as pistas e a pressão entre dentes de engrenagens em caixas de redução mecânica, como as usadas em máquinas, onde se transmitem dezenas ou centenas de cavalos vapor.

Bicicleta é carga bem leve para esses padrões.
Reparem que fora os movimentos centrais selados e os rolamentos de cubos, a bicicleta usa cubos de esferas e sistemas de corrente que são abertos, condição descrita pelo fabricante da graxa como a mais indicada para o grafite.

Em resumo: existem especificidades diferentes para aplicação com grafite e bissulfeto de molibdênio, tanto que o próprio fabricante oferece uma graxa com ambos os componentes, pois suas funções lubrificantes são complementares.

Agora tomem cuidado, porque do mesmo jeito que tem gente que acha que molykote é divino sem entender as especificidades de aplicação do lubrificante, também tem quem senta a lenha sem ter noção:
http://www.showmoto.com.br/artigos/863/nao-utilize-grafite-com-oleos-e-graxas-para-lubrificacao-de-corrente.htm

O sujeito usa grafite de lápis como base de comparação. Pelo visto ele nunca pegou grafite de alta pureza nas mãos.
Ele diz textualmente que não se deve usar grafite em mistura com óleos e graxas porque o poder lubrificante do grafite só ocorre em via seca e que em via úmida ele cria grãos duros e abrasivos. Só que isso não explica a imensa oferta de graxa grafitada no mercado. Se fosse tão absolutamente ruim como ele diz, graxa grafitada não teria vez e nem seria indicada por fabricantes.
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Gryphon Ver Drop Down
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Originalmente postado por Leoparreiras Leoparreiras escreveu:

Vou testar com a TS-70 em um pedal e com a BR-2.
Depois farei um teste com o grafite.


Recomendo a você passar numa loja de autopeças e comprar graxa em sachê com tampa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701160190-graxa-grafitada-para-moto-com-bico-de-80g-mammonth-1005-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701157524-graxa-branca-de-calcio-com-bico-sach-80g-mammoth-6002-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-750499482-molykote-fc-melhor-para-cambio-caixa-de-marchas-diferencial-_JM

Sai mais barato que comprar em lata, e para ciclistas é graxa às pampas.

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edulpj Ver Drop Down
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Apenas um lembrete... Quem quiser experimentar produtos Molykote, NÃO É NECESSÁRIO VENDER UM RIM pra comprar... Quando se fala em lubrificantes à base de bissulfeto de molibdênio, logo vem aquela conversinha que é caro demais... Mito...

Apenas atentem que o produto Molykote mais fácil de achar, é um sachet com um ADITIVO para misturar em óleo de transmissão... NÃO É GRAXA... Não é o produto a ser utilizado em bicicletas.

A graxa Molykote indicada, é a BR-2. Acha-se no Mercado Livre inclusive...



R$ 37,00 uma lata de meio quilo e R$ 57,00 por uma lata de um quilo... É a melhor graxa que se pode usar numa bicicleta e convenhamos, ninguém vai ficar mais pobre por conta desse valor...
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edulpj Ver Drop Down
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Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

............................

O sujeito usa grafite de lápis como base de comparação. Pelo visto ele nunca pegou grafite de alta pureza nas mãos. 



BEM LEMBRADO!!! Quem quiser improvisar com grafite, NUNCA USE GRAFITE DE LÁPIS!!! Grafite de lápis na verdade, é uma MASSA composta por duas possibilidades:

1. GRAFITE 35% + ARGILA 65%: Essa é a proporção do grafite de escrita médio, também conhecido como HB. Se for 4H por exemplo, a argila pode chegar a 80%

2. GRAFITE 35% + TEFLON 20% + ARGILA 45%: Proporção do grafite de escrita médio "inquebrável" (o famoso Pentel Hi-Polymer)

Seja qual for, tem mais ARGILA que GRAFITE na mistura. PÉSSIMO LUBRIFICANTE...
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Os rangidos voltaram depois de uns 400km ou 500km semana passada. Fiz um pedal longo de 610km. Vou trocar os pedais, que já estão bem velhos.
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