Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Mudanças em uma bike antiga para Transporte
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Mudanças em uma bike antiga para Transporte

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
newtonwagner Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jun 2016
Brasília-DF
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newtonwagner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Mudanças em uma bike antiga para Transporte
    Postado: 24 Jul 2017 as 16:30
Pessoal,

Desde já, desculpem o textão! rs.

Resolvi pegar uma bike muito antiga que estava largada aqui e dar uma reformada pra fazer o percurso trabalho-casa, com ajuda do metrô, sendo 4km de casa ao metrô + 1,5km do metrô até o trabalho, ambos com uma pequena elevação constante.

Meus objetivos são:

1. Segurança: não quero chamar a atenção pra bike (evitar roubo);
2. Custo/Benefício: paguei algo perto de 120 reais nessa bike, na época, então ela é toda ruim (rs), e por isso não quero investir muito;
3. Conforto/esforço: como eu vou rodar bem devagar pra não suar (sem vestiário no trabalho), o foco é mudar aquilo que me faça andar com o mínimo esforço o trecho de ida, sempre em subida suave e constante, sendo 100% asfalto/cimento.

No "instinto", fiz as seguintes mudanças que me pareceram importantes:

- Troquei os freios cantilever por v-brakes, agora a bike para quando aciono os freios (rs);
- Troquei os pneus de cravo por 26x1.25 slick, pensei que um pneu "de speed" faria ela rodar melhor (esqueci de rodar com ela antes de trocar pra tentar sentir a diferença, mas na teoria reduzi atrito);
- Instalei um bagageiro pra levar uma mochila com a roupa, kit de reparo e etc.

Minhas dúvidas são:

1. Tenho 1,85m de altura e a bike parece pequena pra mim (minha outra bike é uma 29' tam. 20), inclusive acho que meu peso está muito pra frente da bike (qdo aciono o freio traseiro, a roda trava muito fácil).

Trocar o guidão por um mais alto vai ajudar a equilibrar o peso um pouco pra trás?

2. A pintura da bike está desgastada (a câmera do celular 'embelezou' a foto, acreditem em mim), mas não vejo sinais de ferrugem no quadro. Não queria pintar pra ela não parecer nova (escrever isso me fez pensar que posso estar exagerando um pouco, rs), então tem algum produto que eu posso passar pra evitar ferrugem sem mudar a aparência?

3. O canote tem sinais de ferrugem (parece pouco) e tem alguns "vincos" pois por ter ficado muito tempo parada, mesmo soltando o parafuso ele não queria sair do lugar, então tive que usar a força. Será que preciso trocar logo? Existe alguma solução pra tentar "soltar" o seat tube pq parece que o ferro se acostumou com o aperto.

4. Ela está bem "dura", ou seja, quando passo por buraco, sinto a pancada (acho que a 29' me acostumou mal). A única solução que pensei foi trocar o selim por aqueles com molas, mas nunca usei isso. Alguma recomendação?

E, por último, caso tenham alguma sugestão pra melhorar o desempenho da bike eu agradeço!

Peguei uma foto da bike original na internet, e abaixo a minha pra vocês verem como continua terrível (hahahah).

Original (foto da internet)


Minha
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2075
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2017 as 17:04
Newton, bike rígida com pneu fino Slick, todas as imperfeições da via serão amortecidas pelos seus braços e pernas, colocar um Selim com molas vai te trazer mais conforto sim.

Pra melhorar a rolagem dela e ficar mais solta, o ideal seria abrir os cubos e ver o desgaste das esferas, caso já tenham marcas de desgaste, substituí-las e trocar a graxa por uma de boa qualidade.

Pra tirar parafusos e peças engripadas passo WD 40, sempre solta

Pra pintura poderia usar um envelopamento em Spray preto daqueles pra rodas de carro, sai igual fita adesiva se não gostar, ou errole o quadro com câmara de bicicleta, mas não acho que isso influenciar quem vai tentar roubar, se for prender na rua para ir trabalhar, martelete o quadro todo para ficar amassado, vagabundo não terá interesse...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2017 as 23:19
A primeira coisa que vc tem que fazer é trocar esses pedais de plástico por pedais de alumínio.
Troque esses passadores de alavanca que mais atrapalham do que ajuda por passadores Yamada, são baratos e funcionam legal. Troque esse câmbio traseiro por um tourney e coloque uma catraca megarange que aí vai dar pra vc ir pedalando com ela até o Texas.LOL
PS. Troque esse selim também pois ele não deve ser muito confortável

Fernando Messina
Voltar ao Topo
zedabike Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2015
Marabá
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zedabike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2017 as 09:55
Olha man, vou compartilhar com vocês o pouco que aprendi usando a bike no dia-dia.

Bem alto meu patrão rsrs, mas antes de tudo vamos a saúde. Veja bem se a bike não vai te dar muita dor nas costas, atente se para o tamanho do quadro.

Pneus: A regra é clara, quanto menor a área, maior a pressão. e consequentemente menor arrasto. Mas tome cuidado porque pneus muitos finos furam fácil, se a sua cidade não tiver muitos detritos pelo asfalto, esses pneus estão muito bem. Mas na duvida procure conhecer o Levorini Praiero, pneu muito bom que atualmente uso na minha bike. Claro que nenhum vai te salvar dos furos, mas e sempre bom evitar.

Rodas: Cubo rolamentado é uma boa pedida, vai pesar um pouco mais, mas vai te dar durabilidade diária.

selim: tem um selim da WG sports que e bem confortavel, ele é vazado no meio. No google vc encontra ele.

Guidão, esses sistema de direção e bom, mas mantenha a manutenção em dia, que isso ai quando agarra ferro com ferro é uma luta meu patrão.

pedal: é como o colega falou, plastico não é aconselhável.

Pintura: uma pintura em spray resolve a parada, da uma lixada pra matar a ferrugem.

Movimento Central: coloque um selado ponta quadrada, há no mercado uns shimanos em conta.

no mais é isso

Espero ter ajudado, abraços!


      
Voltar ao Topo
zedabike Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mar 2015
Marabá
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zedabike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2017 as 09:57
E coloque uma coroa, com proteção envolta. Acredite, evita rasgar a calça e te melar de oleo.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2017 as 13:04
Originalmente postado por newtonwagner newtonwagner escreveu:

Pessoal,

Desde já, desculpem o textão! rs.



Normal. Eu costumo escrever muito mais.
Pior é ficar com vergonha e não perguntar uma dúvida sincera e importante.

Originalmente postado por newtonwagner newtonwagner escreveu:

Pessoal,


Resolvi pegar uma bike muito antiga que estava largada aqui e dar uma reformada pra fazer o percurso trabalho-casa, com ajuda do metrô, sendo 4km de casa ao metrô + 1,5km do metrô até o trabalho, ambos com uma pequena elevação constante.

Meus objetivos são:

1. Segurança: não quero chamar a atenção pra bike (evitar roubo);
2. Custo/Benefício: paguei algo perto de 120 reais nessa bike, na época, então ela é toda ruim (rs), e por isso não quero investir muito;
3. Conforto/esforço: como eu vou rodar bem devagar pra não suar (sem vestiário no trabalho), o foco é mudar aquilo que me faça andar com o mínimo esforço o trecho de ida, sempre em subida suave e constante, sendo 100% asfalto/cimento.



Diria que é uma medida acertada. Bicicleta não pode encher os olhos dos amigos do alheio.

Originalmente postado por newtonwagner newtonwagner escreveu:

Pessoal,


No "instinto", fiz as seguintes mudanças que me pareceram importantes:

- Troquei os freios cantilever por v-brakes, agora a bike para quando aciono os freios (rs);
- Troquei os pneus de cravo por 26x1.25 slick, pensei que um pneu "de speed" faria ela rodar melhor (esqueci de rodar com ela antes de trocar pra tentar sentir a diferença, mas na teoria reduzi atrito);
- Instalei um bagageiro pra levar uma mochila com a roupa, kit de reparo e etc.



- Troca de freios acertada. Não precisa viajar na maionese com freios a disco.
- Eu tenho uma GT antiga reconstruída numa configuração semelhante, com garfo rígido e pneus 26x1,5 e uma Schwinn que veio com pneus de cravo que usei até gastar e troquei por pneus mistos. Os pneus finos slick finos rolam muito melhor que os de cravo e um pouco melhor que o misto. Com o pneu fino você precisa de maior pressão para o aro não morder pneu e câmara. Sem a suspensão e o pneu mais duro, a vibração vem direto para seus braços. Se você anda em via asfaltada lisa, não é um problema, mas se anda em rua de paralelepípedo, melhor um pneu misto balão com pressão mais baixa.
- Bagageiro é relativo. Depende do seu uso.

Originalmente postado por newtonwagner newtonwagner escreveu:

Pessoal,


Minhas dúvidas são:

1. Tenho 1,85m de altura e a bike parece pequena pra mim (minha outra bike é uma 29' tam. 20), inclusive acho que meu peso está muito pra frente da bike (qdo aciono o freio traseiro, a roda trava muito fácil).

Trocar o guidão por um mais alto vai ajudar a equilibrar o peso um pouco pra trás?


Realmente parece que você é grande para esta bike.

Trocar o guidão é mexer numa variável que precisa ser estudada. Se for para jogar o peso mais para trás, o guidão tem que ser bem alto, fazendo você pedalar ereto. Com os pneus finos e com alta pressão, sua coluna ereta recebe diretamente toda vibração transmitida para as rodas. Por baixo, a bicicleta pode ficar cansativa.

Originalmente postado por newtonwagner newtonwagner escreveu:

Pessoal,

2. A pintura da bike está desgastada (a câmera do celular 'embelezou' a foto, acreditem em mim), mas não vejo sinais de ferrugem no quadro. Não queria pintar pra ela não parecer nova (escrever isso me fez pensar que posso estar exagerando um pouco, rs), então tem algum produto que eu posso passar pra evitar ferrugem sem mudar a aparência?



Se o quadro for de aço, como parece, trate a ferrugem com um produto chamado PCF. Vem numa garrafa plástica de cor laranja. é do que você precisa.

Originalmente postado por newtonwagner newtonwagner escreveu:

Pessoal,


3. O canote tem sinais de ferrugem (parece pouco) e tem alguns "vincos" pois por ter ficado muito tempo parada, mesmo soltando o parafuso ele não queria sair do lugar, então tive que usar a força. Será que preciso trocar logo? Existe alguma solução pra tentar "soltar" o seat tube pq parece que o ferro se acostumou com o aperto.



Aqueça levemente a junção do canote com o quadro e aplique bastante WD-40. Algumas marteladas e o canote deve descolar.

Originalmente postado por newtonwagner newtonwagner escreveu:

Pessoal,


4. Ela está bem "dura", ou seja, quando passo por buraco, sinto a pancada (acho que a 29' me acostumou mal). A única solução que pensei foi trocar o selim por aqueles com molas, mas nunca usei isso. Alguma recomendação?



Há duas opções. Molas ajudam bastante, mas se elas ficarem comprimidas pelo seu peso, o selim funcionará da mesma forma como se fosse rígido. Uma opção são os selins com coxins de borracha.

Originalmente postado por newtonwagner newtonwagner escreveu:

Pessoal,


E, por último, caso tenham alguma sugestão pra melhorar o desempenho da bike eu agradeço!

Peguei uma foto da bike original na internet, e abaixo a minha pra vocês verem como continua terrível (hahahah).

Original (foto da internet)


Minha


A minha sugestão é uma revisão geral dos componentes de rolamento.
Desmonte os cubos e veja o estado das esferas e das pistas. Essas bicicletas usam esferas de aço carbono que podem estar craterizadas ou desgastadas. Aí seria bom trocá-las, especialmente se conseguir esferas de rolamento, de aço inox ou aço liga temperado. A bicicleta vai rolar muito mais solta.

No movimento central, esse sistema de pedivela monobloco usa um sistema de panelas e colar de esferas que é muito ruim. O ideal seria trocar o movimento central e as pedivelas por eixo quadrado selado, mas temos que levar em consideração seu problema de custo.
Uma alternativa sem mexer tanto seria trocar os colares de esferas por um conjunto de esferas sem gaiola que preenchesse toda linha de rolamento do conjunto, assim como se faz nos cubos.

Em cubos, movimento central e caixa de direção aplique graxa grafitada ou graxa com molykote. Eu prefiro a graxa grafitada para isso. Até os fabricantes de graxa indicam esta opção para este tipo de aplicação. Nas lojas de autopeças existem sachês com estes dois tipos de graxa para aplicação em juntas homocinéticas. Um sachê de graxa grafitada sai na base de uns R$ 4,00 e o sachê de graxa molykote na faixa de R$ 6,00 a R$ 8,00.

Corrente, câmbios, cabos de freio e marcha, use óleo de máquina de costura. É bom e barato.

E felicidades com sua nova companheira.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X