Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dicas-passando pontes SP
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dicas-passando pontes SP

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lu4414 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2017
SP
Offline
Mensagens:111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lu4414 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dicas-passando pontes SP
    Postado: 13 Jul 2017 as 22:19
Fala pessoal, tudo bom?
 Pessoal adotei a bike como meio de transporte a pouco, e sem duvida o forum me ajudou muito na escolha da magrela.
 Agora preciso de ajuda com o trajeto, preciso passar a Pte. do Morumbi para quase tudo que faço e meu problema esta justamente em ultrapassa-lá, a ponte (como muitas aqui de SP) tem pontos cegos (para ciclistas e motoristas), velocidade alta (ultrapassa os 60km/h) e entradas em mais de um lado.
 A minha primeira ideia foi usar a calçada, é estreita e vou ter que ir devagar, mas consigo transpor a ponte, o problema são os assaltos constantes a quem trafega pelo passeio, e isso não tem o que fazer.
 Queria saber como vcs fazem e que dicas podem dar.]
 Valeu pessoal
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2017 as 22:54
Sinalização, um santo forte, marchas e pernas prontas para uma arrancada súbita - sua vida pode depender disso.
Quanto menos tempo na ponte, melhor será, mas garanta que chegue ao final dela sem ser criminoso tampouco vítima. No trânsito hoje vale muito a pena ter câmeras gravando o trajeto. Pode não salvar sua vida, mas garantir um pouco de conforto e senso de justiça para a família em casos de acidente.

Assaltado só é quem dá mole, a dita vítima fácil. Parar alguém de bike não é tão simples quanto parece, da mesma forma que acertar um tiro não o é num alvo parado, imagina num se mexendo a 30~40 por hora em zig-zag...
Em caso de problemas ou suspeita deles apenas, gritar ajuda a atordoar quem está a volta (alarmes servem pra isso), na dúvida é melhor passar por louco que entrar pra estatística. E nunca destratar ninguém. Eu mesmo não fumando mais, ando com um maço de Marlboro - é a alegria dos flanelinhas. hehehe
Voltar ao Topo
lu4414 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2017
SP
Offline
Mensagens:111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lu4414 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2017 as 23:04
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Sinalização, um santo forte, marchas e pernas prontas para uma arrancada súbita - sua vida pode depender disso.
Quanto menos tempo na ponte, melhor será, mas garanta que chegue ao final dela sem ser criminoso tampouco vítima. No trânsito hoje vale muito a pena ter câmeras gravando o trajeto. Pode não salvar sua vida, mas garantir um pouco de conforto e senso de justiça para a família em casos de acidente.

Assaltado só é quem dá mole, a dita vítima fácil. Parar alguém de bike não é tão simples quanto parece, da mesma forma que acertar um tiro não o é num alvo parado, imagina num se mexendo a 30~40 por hora em zig-zag...
Em caso de problemas ou suspeita deles apenas, gritar ajuda a atordoar quem está a volta (alarmes servem pra isso), na dúvida é melhor passar por louco que entrar pra estatística. E nunca destratar ninguém. Eu mesmo não fumando mais, ando com um maço de Marlboro - é a alegria dos flanelinhas. hehehe

Eita kkkkk, bom saber a parte do santo forte! O rolo é passando pelo passeio não rola ir a 30 por hora.....na sua opinião vale depender do santo e ir pela ponte ou se arriscar no passeio com assaltos?
Eu to bem decidido pelo passeio kk
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2017 as 23:45
Vamos mudar a pergunta, tu prefere correr o risco de ser atropelado ou assaltado...?
Foi mal, essa eu não posso responder por ti!
Voltar ao Topo
lu4414 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2017
SP
Offline
Mensagens:111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lu4414 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2017 as 23:48
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Vamos mudar a pergunta, tu prefere correr o risco de ser atropelado ou assaltado...?
Foi mal, essa eu não posso responder por ti!
Fico com o assalto kkkk, é so triste saber que passar pontes aqui ta tão arriscado assim. Acaba sendo duas cidades que o ciclista não pode atravessar
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2017 as 00:12
Infelizmente, preço pago por centros urbanos. Aqui no interior, se corre o risco de cair e morrer lá.
Voltar ao Topo
Henrique Diniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Ago 2016
SBC/SP
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Henrique Diniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2017 as 11:28
Eu uso a bicicleta como meio de transporte. Moro em SBC e trabalho em Santo André.
Certa vez saí do trabalho numa sexta-feira para fazer um rolê solo. Acabei parando dentro de Osasco.
Na volta peguei as duas marginais e tive de subir a ponte que sai da Pinheiros e cai na Avenida dos Bandeirantes. Foi um sufoco!
Primeiro porque percebi que ando com problemas com altura, segundo porque não tinha espaço para trafegar, calçada, nada. Era na pista mesmo. Terceiro porque eu ficava imaginando alguém me acertando por trás e eu caindo lá pra baixo (o "pára peito" dessas pontes tem no máximo 1m de altura).
Enfim, no seu lugar eu evitaria ao máximo esse tipo de ponte aonde é você e os carros, mas falo isso por conta das minhas limitações pessoais - como a questão da altura que me dá tontura.
Via de regra é ocupar cerca de 1/4 ou 1/5 da faixa e mandar brasa no pedal para sair logo dessa situação. Gesticular com o braço esquerdo pedindo calma pode ajudar os motoristas a tomarem uma atitude positiva bem antes de chegar próximo de você.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2017 as 12:24
Infelizmente essa é a realidade da cidade. Ela não foi feita para quem anda de bicicleta, e a mistura de bicicleta com carros sempre ofereceu riscos.

Tem coisa que você tem que se conformar. A lei de trânsito manda os carros manterem 1,5 metros de afastamento da bicicleta. Só que a lei de trânsito fica subordinado à lei da física. Dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo. Tem ruas que são estreitas, tem carro estacionado dos dois lados e não tem como um caminhão manter 1,5 metros do ciclista sem invadir a mão contrária.

As próprias ciclofaixas não ajudam. Elas tem 1,5 metros de largura, e vindo pelo centro dela, você fica a 75 cm do carro que passa do seu lado. Para piorar, as ciclofaixas foram normalizadas à esquerda da via, onde passam os carros mais rápidos. Os carros maiores, como as SUV's geram muita turbulência em alta velocidade e pode até derrubar o ciclista passando tão perto.

Eu ando de bicicleta no trânsito de São Paulo há mais de 35 anos, muito antes de toda essa politicagem anti-carro (que não é exatamente pró-bicicleta)  e o jeito foi sempre se conformar em pedalar com a carroceria dos caminhões passando a 10 cm da minha orelha. Isso não mudou muito nesses anos todos.

O melhor jeito é seguir algumas regrinhas básicas:
- Se torne visível ao motorista. Use cores berrantes, refletores e lanternas.
- Seja previsível para os motoristas;
- Apesar dos dois ítens anteriores, considere que nenhum motorista esteja te vendo e que entende o que você vai fazer;
- Mesmo que o espaço e o direito seja seu, prefira ceder a tentar preservá-los na marra;
- Sua audição é um "retrovisor" vital. Nada de fone de ouvido e mantenha a atenção. Existem carros muito silenciosos que só percebemos sua aproximação pelo barulho de rolagem dos pneus;
- Tenha domínio sobre o espaço à sua volta. Saiba o que acontece neste espaço. Nunca fixe os olhos num ponto. Sempre olhe em volta. Mova a cabeça. Aprenda a usar sua visão periférica.
- Em bicicleta de marcha, antecipe a troca da marcha se puder. Nada pior que entrar em uma situação difícil e descobrir que está na marcha errada para a situação.
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2017 as 13:08
Originalmente postado por lu4414 lu4414 escreveu:

Fala pessoal, tudo bom?
 Pessoal adotei a bike como meio de transporte a pouco, e sem duvida o forum me ajudou muito na escolha da magrela.
 Agora preciso de ajuda com o trajeto, preciso passar a Pte. do Morumbi para quase tudo que faço e meu problema esta justamente em ultrapassa-lá, a ponte (como muitas aqui de SP) tem pontos cegos (para ciclistas e motoristas), velocidade alta (ultrapassa os 60km/h) e entradas em mais de um lado.
 A minha primeira ideia foi usar a calçada, é estreita e vou ter que ir devagar, mas consigo transpor a ponte, o problema são os assaltos constantes a quem trafega pelo passeio, e isso não tem o que fazer.
 Queria saber como vcs fazem e que dicas podem dar.]
 Valeu pessoal

Não pegaria a Ponte do Morumbi, prefiro andar mais e ir Berrini e Cidade Jardim que tem calçada. Assalto se sua bike for simples não me preocuparia.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X