Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dicas para montar single speed com quadro mixte
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dicas para montar single speed com quadro mixte

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marindc Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mai 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marindc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dicas para montar single speed com quadro mixte
    Postado: 26 Jun 2017 as 16:39
oi pessoal, tudo bem? estou querendo montar uma single speed para mim com um quadro mixte, mas ainda sou muita leiga sobre a mecânica das bicicletas. tenho pesquisado muito para aprender, mas ainda não sei muito bem por onde começar a escolha das peças para minha bike, e não sei se o quadro mixte influencia nessa escolha. Fora o valor do quadro, não queria gastar mais do que 1000 reais, o que eu acho que será suficiente para uma bike com peças de qualidade e resistentes, mas que também não precisam ser as melhores do mercado. 

bom, acho que primeiro é importante explicar porque uma mixte single speed, até mesmo caso vocês tenham alguma sugestão melhor de acordo com o que eu tô buscando na bike.

 faz 6 meses que comecei a usar a bicicleta como meio de transporte diário aqui no Rio, e tenho usado minha velha Caloi 100 Sport, que já tem uns 10 anos, mas que nunca foi tão usada quanto agora. No dia a dia faço no máximo uns 10-12km por dia, trajetos tranquilos de casa pro trabalho e pra faculdade, e se fosse só isso ela estaria ótima para mim, mas comecei a participar de saídas em grupo onde a maior parte da galera anda de speed ou fixa, e percebi que não consigo acompanhar o ritmo com a minha Caloi, por mais que me esforce. Fora que como tenho demandado demais dela, toda hora tenho algum problema. A roda traseira empena o tempo todo (já troquei o aro por um reforçado mas empenou de novo), a marcha tá sempre desregulando e até perrengue com cubo quebrado já passei. Como também quero (aí mais pra frente) competir em circuitos de rua, decidi ter uma segunda bike mais apropriada e tbm resistente para isso.

Gosto muito do estilo e da filosofia por trás das fixas, mas acho que pelo menos agora não conseguiria andar em uma, fora que curto a roda livre. Também queria me livrar do peso e da dor de cabeça das marchas, até porque percebi que pego poucas subidas e raramente uso as marchas mais leves da minha Caloi. Decidi então por uma single.

Depois de decidido isso, veio a maior dúvida: e o quadro? Acho lindo os quadros diamante tipo o da Caloi 10 antiga, mas outra dificuldade que tenho é em montar e desmontar desses quadros (não sou tão baixa, tenho 1,67m, mas sou desajeitada), e gosto de poder desmontar do selim sem ter que sair da bike, com o top tube alto não consigo. Pesquisei muito e descobri os modelos mixte, foi paixão a primeira vista. 

Como modelos mixtes atuais que achei são caríssimos, decidi então montar minha single speed a partir do quadro. A princípio iria comprar uma peugeot ou outra mixte antiga pra aproveitar o quadro, mas como comprar online é arriscado e os preços não estavam tão bons, acho que vou encomendar um da República da Bicicleta (tipo essa  http://www.designoteca.com/designs/1150 - http://www.designoteca.com/designs/1150)

O problema começa agora, pois não sei o que fazer depois da escolha do quadro. Se vocês puderem indicar boas peças, principalmente cubos, movimento central, pedivela, etc, porque não faço a menor ideia do que escolher. 

Sobre os aros, tava pensando em comprar da Vzan porque encontro com facilidade e bom preço, e li boas opiniões sobre eles aqui mesmo no fórum. No entanto, coloquei um Vzan Escape na minha Caloi, que aguentou um bom tempo mas já empenou de novo. Será que escolho um mais resistente ou é só falta de sorte mesmo? 

Quanto ao guidão, queria um drop com aquela manete de freio "dupla" da Caloi 10 (que dá pra frear tanto segurando em baixo como no extensor em cima), pra ter mais versatilidade na hora de guiar. Minha dúvida é se essa manete tem pra comprar nova ou só aproveitando de modelos antigos? Dei um google mas não achei. 

Mais pra frente vou me dedicar a escolha da relação. Tenho testado algumas combinações com a minha Caloi, mas não sei se o resultado seria o mesmo na single speed, até porque imagino que ela vá ficar bem mais leve. Se alguém tiver dicas também nessa área, estou aceitando!

Enfim galera, acho que por enquanto é isso, mas se estiver esquecendo de algo por favor me falem e obrigada :)
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2017 as 23:46
Oi Marinpc, na época nínguem me deu muita bola, precisava de alguns toques mas agora sei quase tudo que quero. Agora me falta apena o movimento central que talvez seja o salva-quadros, mais o canote do selim e freios que acertem pro tamanho de pneu que escolhi: 26x1x13/8. Mas a maior dificuldade é achar algúem que faça uma pintura decente, é nisso que estou travado. Quanto as marchas, quis a flexibilidade de 21 marchas porque o quadro original peugeot é pesado e o estilo anos 70 tem tudo a ver com 21 V (pra mim).
Alternativa com poucas mas confiável sistema pode ser o Nexus 5V (13-15-17-20-27) com pedivela única com relação aproximada de 2. em relação ao pinhão único. Exemplo Coroa 38 com pinhão 19. Coroa 44 com pinhão 22 e por aí vai sempre mantendo essa proporção. Senão fica muito leve ou pesada...
Meu perfil com ela é andar caretinha curtindo... pois pra mais ligeireza tenho um híbrida pra esse fim. Vai postando suas dúvidas, no link segue sugestão de peças... https://www.pedal.com.br/forum/salvar-uma-peugeot-mixte-do-ferro-velho_topic87582.html
Boa sorte.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X