Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [Ajuda] Escolher o tamanho do quadro
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[Ajuda] Escolher o tamanho do quadro

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jcgomes Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jul 2013
Santa Catarina
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcgomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [Ajuda] Escolher o tamanho do quadro
    Postado: 24 Jun 2017 as 11:37
Bom dia pessoal,

Vou comprar uma OGGI BW 7.2, para pedaladas planas (80% do tempo), talvez algumas trilhas, subidas de serra (20% do tempo)

Fiz 4 bike fit virtual, e em todos, o quadro indicado é entre o tamanho 18 e 18,5. Vou postar abaixo do texto o resultado de todos os bike fit que fiz.

Estou enfrentando um dilema entre o quadro tamanho 17", e o quadro tamanho 19". Acho que sou meio fora de esquadro. Tenho 1,75m de altura e cavalo de 84cm.

Testei ambos os quadros em uma loja de bike, regulando apenas a altura do selim. No site da OGGI o top tube da 17" é de 60,4cm, e a 19"  tem top tube de 62,4cm. A mesa testada foi a mesma para ambas (XX7- ITM)

Na 17 parece que encaixou melhor, fiquei com o controle da bike bem fácil, senti um bom conforto nas costas, porém da a sensação de que a bike é um pouco curta na horizontal, entre o banco e o guidão.

Na 19 não tem a sensação de bike curta, e parece ser um tamanho bom, porém fico um pouco mais esticado, parecendo que as costas não fica tão confortável quanto na 17.

Já lí bastante aqui no fórum, pesquisei na net, e como não tenho disponibilidade de fazer um bike fit presencial no momento, estou aqui pedindo uma dica dos amigos mais experientes, para me ajudar na escolha. Vocês me indicam o quadro 17 ou 19? por que?

Muito obrigado
Juliano.

Bike Fit NO GRAU

Quadro de MTB: 18.22"
Altura do Selim: 74.17 cm
Top tube efetivo + mesa: 71 cm

Bike Fit Wrench Science
Frame Size center-to-center:17 in
Frame Size center-to-top: 18 in
Overall Reach: 71.00 cm
Saddle Height: 74.17 cm
Handlebar Width: 46 cm

Bike Fit Competitive Cyclist
Standover Height Range: 31.4 - 32.1 inches
Virtual Top Tube: 24.5 - 24.9 inches
Stem Length: 9.6 - 11.2 cm
BB–Saddle Position: 81 - 82.6 cm
Saddle Handlebar: 52.9 - 54.5 cm

Bike Fit Sportix
Altura do Selim: 74.76 cm    
Seat Tube: 18.48 pol    
Top Tube: 56.85 cm

 
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2017 as 12:26
entenda que 17, 18, 19 ... são medidas para a perna, o ajuste fino de comprimento do troco é feito com a regulagem da mesa. Como os resultados demonstram você está mais para uma 19 do que para uma 17, desde que regule a mesa e a atura dos espaçadores o que não é difícil.

p.s.: se a oggi estiver com preço cheio (vulto 3999 temers) pense direitinho, talvez a GT karakoram sport ou comp 2017 sejam mais negócio.
Voltar ao Topo
jcgomes Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jul 2013
Santa Catarina
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcgomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2017 as 17:20
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

entenda que 17, 18, 19 ... são medidas para a perna, o ajuste fino de comprimento do troco é feito com a regulagem da mesa. Como os resultados demonstram você está mais para uma 19 do que para uma 17, desde que regule a mesa e a atura dos espaçadores o que não é difícil.

p.s.: se a oggi estiver com preço cheio (vulto 3999 temers) pense direitinho, talvez a GT karakoram sport ou comp 2017 sejam mais negócio.


Muito obrigado pelo retorno Ruan,

No caso do quadro 19", a mesa poderia ser mais curta então?
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2017 as 10:34
isso, até 4cm (vulgo 40mm) mas isso seria um extremo, algo como 70mm não muda muita coisa na dirigibilidade e poupa bem a coluna e além disso existe a questão da angulação e da altura, dá pra deixar a bicicleta do jeito que você quiser
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 08:51
caramba, 71 de top tube efetivo + mesa e você considerando quadro 17?

mesmo se fosse um quadro 17 moderno que costuma ter perto de 60 de top tube efetivo ainda teria que usar uma mesa de 11cm, coisa que nem se usa muito atualmente. Os quadros 17 mais comuns do mercado tem cerca de 570 a 590 de top tube, teria que usar uma mesa maior ainda e ficaria bizarro a bike.

De duas uma, ou o bike fit tá errado, ou sua idéia de "conforto" na bike está errada.

Considerando que o bike fit esteja correto, seria interessante  um quadro com cerca de 63 cm de top tube efetivo e usar uma mesa de  70 a 80mm. 

Eu nem sei se tem quadro 19 com essa medida, mas já que você se sentiu confortável no quadro 17, pode comprar um 19 e ir mudando a mesa até achar uma que se sinta confortável. Porque com quadro 17 já está no limite do tamanho da mesa, e pelas suas medidas, o entreeixos vai ser muito curto e vai ficar com o peso totalmente a frente da bike, fica até perigoso uma bike assim pra trilhas.

Eu fiz o meu processo de "bike fit" nas minhas bikes usando mesas baratas (10 dólares), comprando umas 3 ou 4 mesas dessas de diversos tamanhos ainda sai mais barato que um bike fit "prodissional". Por que dessa maneira testei as bikes NA TRILHA, na vida real, e não  numa bicicleta ergométrica.  Outra medida importante é a posição do selim, isso também faz muita diferença. 
Quando achei o tamanho ideal eu comprei uma mesa boa definitiva.

a curiosidade é que eu fiz o caminho reverso do recomendado, parti de um tamanho de quadro base e fui acertando na mesa, mas no final o bike fit que mais encaixou com as medidas que achei ideais foi esse "no grau", que por sinal é o mais simples de todos.




Editado por TheLittle - 26 Jun 2017 as 08:57
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 08:59
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

isso, até 4cm (vulgo 40mm) mas isso seria um extremo, algo como 70mm não muda muita coisa na dirigibilidade e poupa bem a coluna e além disso existe a questão da angulação e da altura, dá pra deixar a bicicleta do jeito que você quiser

a bike fica muito mais estável se ele pegar um quadro 19 mais longo com uma mesa de 70 do que pegar uma 17, que teoricamente será mais curta (considerando o mesmo modelo de quadro) e com uma mesa absurdamente longa, tipo 120 ou 130mm. Isso até poderia ter uma certa vantagem se o pedal for somente estradão, mas na trilha isso é terrível, na posição normal na bike já parece que está quase capotando pra frente.


Editado por TheLittle - 26 Jun 2017 as 09:00
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 09:21
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

isso, até 4cm (vulgo 40mm) mas isso seria um extremo, algo como 70mm não muda muita coisa na dirigibilidade e poupa bem a coluna e além disso existe a questão da angulação e da altura, dá pra deixar a bicicleta do jeito que você quiser

a bike fica muito mais estável se ele pegar um quadro 19 mais longo com uma mesa de 70 do que pegar uma 17, que teoricamente será mais curta (considerando o mesmo modelo de quadro) e com uma mesa absurdamente longa, tipo 120 ou 130mm. Isso até poderia ter uma certa vantagem se o pedal for somente estradão, mas na trilha isso é terrível, na posição normal na bike já parece que está quase capotando pra frente.

é por ai mesmo, acho que só os quadros antigos da GT tinha top tube tão comprido assim, hoje o normal é ser bem reduzido, entre-eixos mais curto, para dar dirigibilidade.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 09:55
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

isso, até 4cm (vulgo 40mm) mas isso seria um extremo, algo como 70mm não muda muita coisa na dirigibilidade e poupa bem a coluna e além disso existe a questão da angulação e da altura, dá pra deixar a bicicleta do jeito que você quiser

a bike fica muito mais estável se ele pegar um quadro 19 mais longo com uma mesa de 70 do que pegar uma 17, que teoricamente será mais curta (considerando o mesmo modelo de quadro) e com uma mesa absurdamente longa, tipo 120 ou 130mm. Isso até poderia ter uma certa vantagem se o pedal for somente estradão, mas na trilha isso é terrível, na posição normal na bike já parece que está quase capotando pra frente.

é por ai mesmo, acho que só os quadros antigos da GT tinha top tube tão comprido assim, hoje o normal é ser bem reduzido, entre-eixos mais curto, para dar dirigibilidade.

dá uma olhada nas geometrias mais novas da scott, trek e specialized. mesmo nas bikes XC os quadros estão vindo mais longos.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
jcgomes Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jul 2013
Santa Catarina
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcgomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 11:09
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

isso, até 4cm (vulgo 40mm) mas isso seria um extremo, algo como 70mm não muda muita coisa na dirigibilidade e poupa bem a coluna e além disso existe a questão da angulação e da altura, dá pra deixar a bicicleta do jeito que você quiser

a bike fica muito mais estável se ele pegar um quadro 19 mais longo com uma mesa de 70 do que pegar uma 17, que teoricamente será mais curta (considerando o mesmo modelo de quadro) e com uma mesa absurdamente longa, tipo 120 ou 130mm. Isso até poderia ter uma certa vantagem se o pedal for somente estradão, mas na trilha isso é terrível, na posição normal na bike já parece que está quase capotando pra frente.

é por ai mesmo, acho que só os quadros antigos da GT tinha top tube tão comprido assim, hoje o normal é ser bem reduzido, entre-eixos mais curto, para dar dirigibilidade.

dá uma olhada nas geometrias mais novas da scott, trek e specialized. mesmo nas bikes XC os quadros estão vindo mais longos.


Opa, muito obrigado pela aula!!!!
Já está decidido, vou encomendar uma 19 e fazer os ajustes necessários na mesa / selim.

Abraço!
Juliano
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 11:18
tem os dados da geometria da bike que quer comprar? coloca aí que fica mais fácil de ajudar.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 11:19
outra coisa, esse fit do Wrench Science parece ser pra Speed, por que indica um guidão 46.
na moutain bike 29 eu recomendo usar 710mm ou maior.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
jcgomes Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jul 2013
Santa Catarina
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcgomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 12:47
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

tem os dados da geometria da bike que quer comprar? coloca aí que fica mais fácil de ajudar.


Tenho sim,
A bike pe esta: http://www.oggibikes.com.br/produto-bike.php?p=44
Geometria dos quadros da OGGI: http://www.oggibikes.com.br/quadros.php

Sobre a que bike que encomendei (Big Wheel 7.2):

Guidão dela: acho que é um ITM 31.8x680mm
Selim: parece com o san marco era speed 2017 (C=275mm, L=130mm)
Canote: acho que é o ITM XX7 400mm
Avanço do guidão: ITM de 80mm

Geometria do quadro

A (Seat tube): 19" / 483mm
B (Ângulo): 71º
C (Ângulo): 73º
D (Top Tube): 624 mm
E (Chainstay): 445 mm
F (Altura): 304 mm
G (Entre Eixos): 1115 mm
H (Head Tube): 120mm




Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

outra coisa, esse fit do Wrench Science parece ser pra Speed, por que indica um guidão 46.
na moutain bike 29 eu recomendo usar 710mm ou maior.


Sobre o bike fit feito no
wrench science, segue o print completo:


Mais uma vez obrigado pela atenção!
Abraço
Juilano

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2017 as 12:55
Originalmente postado por jcgomes jcgomes escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

tem os dados da geometria da bike que quer comprar? coloca aí que fica mais fácil de ajudar.


Tenho sim,
A bike pe esta: http://www.oggibikes.com.br/produto-bike.php?p=44
Geometria dos quadros da OGGI: http://www.oggibikes.com.br/quadros.php

Sobre a que bike que encomendei (Big Wheel 7.2):

Guidão dela: acho que é um ITM 31.8x680mm
Selim: parece com o san marco era speed 2017 (C=275mm, L=130mm)
Canote: acho que é o ITM XX7 400mm
Avanço do guidão: ITM de 80mm

Geometria do quadro

A (Seat tube): 19" / 483mm
B (Ângulo): 71º
C (Ângulo): 73º
D (Top Tube): 624 mm
E (Chainstay): 445 mm
F (Altura): 304 mm
G (Entre Eixos): 1115 mm
H (Head Tube): 120mm


Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

outra coisa, esse fit do Wrench Science parece ser pra Speed, por que indica um guidão 46.
na moutain bike 29 eu recomendo usar 710mm ou maior.


Sobre o bike fit feito no
wrench science, segue o print completo:


Mais uma vez obrigado pela atenção!
Abraço
Juilano


é algum erro no site mesmo, por que ele indica o mesmo tamanho de guidão pra MTB e Speed. Nem existe guidao 46 pra mtb, e se cortar nesse tamanho não tem como colocar manete de freio kkkkkk

Aqui a medida interessante:
D (Top Tube): 624 mm

ou seja, pra seguir o tamanho recomendado pelo fit, que é 71cm, teria que usar uma mesa de 86mm. Se ela vem com 80 e vc achou longa, coloque uma 70mm que vai ficar legal, com 694mm . Pra comparar, considerando o mesmo avanço de 80mm, essa medida de comprimento TT+MESA ficaria exatamente no meio do caminho do quadro 17 (684mm)e do 19 (704mm).



Editado por TheLittle - 26 Jun 2017 as 13:00
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
jcgomes Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jul 2013
Santa Catarina
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcgomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2017 as 00:41
Olá,

A bike chegou e estou pedalando uma média de 20km diariamente para sentir ela. A mesa que veio com ela, na verdade é de 90mm, e nas pedaladas, além da sensação de ficar esticado pra frente, e dos braços estarem esticados, senti dores na lombar e dormência em um dos dedos do pé dos 5 a 10 km iniciais.

Hoje ajustei a altura e carrinho do selim ( https://www.youtube.com/watch?v=7Z5FIXq0tdA ), além de trocar a mesa para uma de 70mm, e a diferença foi grande. Pedalei 30km hoje sem dor alguma ou sensação de ficar esticado. Me parece que agora a bike encaixou certinho.

Aliás, que bike maravilhosa!

Só queria deixar registrado meu sincero agradecimento pela ajuda.

Grande abraço!
Juliano
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X