Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvidas com cassete
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvidas com cassete

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
JC boladao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2017
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JC boladao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvidas com cassete
    Postado: 15 Jun 2017 as 14:49
Boa tarde galera do pedal

Comprei uma Caloi 10 de 12 velocidade toda original e quero trocar uma peças para melhorar o desempenho na estrada.
Gostaria de trocar o cubo por um K7 de 7 ou 8 velocidade junto com o pião reduzido de 11 - 23 ou 28 dentes.
Mas já me falaram que se eu trocar o cubo a roda esbarraria no quadro, agora estou na dúvida se isso realmente é verdade.
Creio que aqui vocês poderão me ajudar e até indicar quais peças posso colocar.
Conto com ajuda de vocês.
👍👍👍
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2017 as 21:28
Cubos de speeds sao 110mm,tanto da dianteira qto na traseira,ja MTB novas sao 130mm,se nao me engano.
S for um caloi 10 de aço,o quadro abre um pouco,mas eu nao recomendo nao.
Nao entendi o "trocar o cubo a roda esbarraria no quadro"?
Se sua C10 for a de aço,antiga,ela usa aros 630mm,as novas usao aros 622mm.Neste caso a adaptaçao sera de freios.

Relaçao padrao de speed é 11-28. 11-23 é so pra quem pedala no plano.
Atualmente vc usa 14-28,provavelmente.
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2017 as 18:09
Supondo que sua caloi 10 seja quadro de aço antigo, a sua bike deve ter catraca de rosca.

Para mudar para um cassete teria que trocar o cubo que tem entrada para cassete.

Problemas:
- sua bike deve ter um espaçamento de 126mm entre as gancheiras na parte traseira.
- Os cubos traseiros para mais velocidades do que 6V tem 130 mm.
- Vc só encontra aqui no Brasil cubos speed com 130mm.
- O seu trocador e cambio precisa ver se admite 7V
- 6V  o máximo que encontra é relação 12-21 e é raro e só no Ebay

Solução:
- Alargar o seu quadro para 130mm mas iso é feito com muito critério e técnica para não desalinhar totalmente o quadro.
- Existem técnicas para alargar no site Sheldon Brown que vc pode seguir para ter sucesso. mas realmente tem que tomar muito cuidado para não ferrar tudo.
- Se colocar o cubo 130mm sem espaçar vai esbarrar no quadro como lhe disseram.

- Se espaçar a bike para 130mm poderá inclusive colocar cubos para até 11V. Aí tem mudar os cambios e trocadores, corrente.

- Existem catracas de rosca para 7 velocidades que o seu cubo até comporta e simplificaria muito para vc sem ter que espaçar o quadro mas pelo que vi aqui no Brasil  não encontrará com 11-23 ou 11-28,  será muito difícil encontrar, só no Ebay.


Tem aqui no forum um trabalho de restauração brilhante de uma monark 10 realizado pelo colega Steel e no final do tópico ele inclusive fez o alargamento do quadro de 126mm para 130mm com fotos e todo procedimento que ele realizou.

Aqui abaixo está o link. Veja se acompanha, vai sanar muitas das suas dúvidas

https://www.pedal.com.br/forum/estudo-restaurar-ou-nao-monark-10-super_topic88049.html
boa sorte





Editado por Gonçalves - 17 Jun 2017 as 21:10
Voltar ao Topo
JC boladao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2017
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JC boladao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2017 as 14:14
Devair
Minha Caloi é o modelo ​novo de alumínio.
A troca do cubo é para ter um desempenho melhor,o meu é catraca de 6 v. Acho que 16 - 28 ou 32
Por isso que vou trocar por um K7 de 7 11 - 28
Aí o amigo falou que essa Caloi foi feita só para 6 v e se eu trocasse o cubo a roda esbarraria no quadro.
Mas vlw por me responder.
👍👍
Voltar ao Topo
JC boladao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2017
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JC boladao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2017 as 14:20
Gonçalves
Muito obrigado pelas dicas e links sugeridos.
Falei com outra pessoa que mexe com bicicleta e falou que meu quadro aceita cubos de 130 mm tranquilo e não tem problema algum eu colocar um conjunto de K7 de 7 v.
Em relação ao câmbio ele me indicou a regular do menor para o maior,caso o câmbio não aceite as 7 v eu só perderia o maio pião que não mudaria muito pois o que eu quero é velocidade.
Mas vlw pelas dicas.
👍👍
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2017 as 15:22
Ah então é tranquilo.
sucesso no up e bons passeios.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X