Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - PSI Sr Suntour Epixon 29
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


PSI Sr Suntour Epixon 29

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Nunes_007 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nunes_007 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: PSI Sr Suntour Epixon 29
    Postado: 20 Mai 2017 as 17:50
Boa noite galera do pedal,

Estou fazendo um UPGRADE e saindo de uma 26 para uma 29. 
Já comprei tudo ( Falta apenas montar ) e o meu mecânico me deixou com uma duvida cruel, a pressão adequada da suspa para meu peso. 

Pelo que pesquisei as suspa a Ar e Óleo tem diversas regulagens e uma muito importante é quantidade de PSI. 
Porem buscando aqui no fórum e no Pai Google não encontrei a tabela referente a minha nova Suspa. 
Será que alguém daqui possui a tabela de peso para que eu possa colocar o numero de PSI correto ?
a suspa que comprei foi a SR SUNTOUR EPIXON 29 com trava remota.

Agradeço aos amigos.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2017 as 18:42
qual uso vai fazer? os PSI são ajustados conforme a pilotagem, terreno e peso.

Se possui apenas uma câmara de ar (ou solo air) ajuste o SAG:
   1. Na cidade: 15% do curso da suspa de sag;
   2. Trilha: até 25% do curso de sag;
   3. Misto e não vai ter bomba pra ajustar toda hora: 20% de SAG.

O canal PEDALERIA do Edu Capivara no youtube tem um vídeo sobre o SAG, confere lá, digite "Ajuste do SAG Pedaleria"

Se possui câmara negativa também, coloque 10 psi a menos que a positiva depois de ajustar o sag.

Eu aconselho ter uma bomba, e ir variando pra ver o melhor pra ti.
O retorno deixa na metade, e então vai usando e mudando conforme o melhor (sem bater ao esticar a suspa e sem dar fim de curso em obstáculos sucessivos)
O Ar vai calibrar nisso, se deixo X psi e ela bate no final (afunda toda) aumenta um pouco as PSI.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2017 as 18:46
pra dar uma base, SAG = quantidade que a suspenção afunda quando tu senta na bike, sem efetivamente andar nela.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2017 as 19:09
Tem dezenas de vídeos ensinando ajustar SAG, uso na faixa de 20%... 

Recomendo canal mundo mammoth (em espanhol), muito bom os explicativos deles de ajustes.
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2017 as 21:25
Meu sogro tem uma Epixon e usa em torno de 85-90 psi
Pesa uns 70kg.
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
Nunes_007 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nunes_007 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2017 as 14:31
Boa tarde azazel66 Adorei as explicações.

Esse SAG é representada por uma borracha que da para medir a profundidade, porém não veio na minha SUSPA. 

Essa é a suspa que comprei:
http://pt.aliexpress.com/item/2016-EPIXON-SR-SUNTOUR-EPICON-Forks-Bike-Fork-26-27-5-29er-mountain-MTB-fork-sr/32709081636.?spm=2114.13010308.0.0.gMYYhf - https://pt.aliexpress.com/item/2016-EPIXON-SR-SUNTOUR-EPICON-Forks-Bike-Fork-26-27-5-29er-mountain-MTB-fork-sr/32709081636.html?spm=2114.13010308.0.0.gMYYhf

Como regular sem esse SAG ?

E o que eu queria saber também se existe uma tabela especial para o peso de cada pessoa.



Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2017 as 17:10
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2017 as 19:43
A borracha que vem na suspa que facilita a medição do SAG se chama anel oring. Na falta dela utilize essa abraçadeira de nylon (conhecida como zip tie, enforca gato, trava dedo, entre outros nomes que dão a ela) que o Marcelo postou.
Voltar ao Topo
Nunes_007 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nunes_007 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2017 as 23:30
Valew Dorfo, Agora so preciso da tabela de peso para a minha suspa. Alguém tem essa tabela para a SR Suntour ?

Obrigado Galera.
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2017 as 07:36
Originalmente postado por Nunes_007 Nunes_007 escreveu:

Valew Dorfo, Agora so preciso da tabela de peso para a minha suspa. Alguém tem essa tabela para a SR Suntour ?

Obrigado Galera.


Posso deixar minha humilde contribuição?
Desencana de seguir uma tabela de ar.
Normalmente nessas tabelas se recomenda uma pressão acima do ideal deixando a suspensão muito dura,com pouca leitura do terreno e não usando mais que 70% do curso disponível.
Sua Epixon creio eu deve ter 100mm correto?
Regule ela pra que ao vc subir na bike ela comprida em torno de 20mm só com o seu peso encima sem fazer movimentos bruscos.
O mais importante é vc ver que a suspensão trabalha quase todo o curso durante os seus pedais,um fim de curso de vez em quando é tranquilo ela foi feita pra isso.
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2017 as 11:05
Originalmente postado por Marcelook32 Marcelook32 escreveu:


Até hoje me surpreendo com as aplicações dessa incrível invenção, kkkk.
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2017 as 12:58
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Originalmente postado por Marcelook32 Marcelook32 escreveu:



Até hoje me surpreendo com as aplicações dessa incrível invenção, kkkk.


Na falta de um oring na canela da suspensão não recomendo usar zip ties na canela,no máximo se for usar apenas pra medir o sag e depois retirar logo em seguida.

Não é recomendável manter um zip tie na canela da suspa,danifica o tratamento das canelas e também os retentores,na dúvida pode perguntar a qualquer bom mecânico de suspensão que ele confirmará essa informação.
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2017 as 13:09
Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Originalmente postado por Marcelook32 Marcelook32 escreveu:



Até hoje me surpreendo com as aplicações dessa incrível invenção, kkkk.


Na falta de um oring na canela da suspensão não recomendo usar zip ties na canela,no máximo se for usar apenas pra medir o sag e depois retirar logo em seguida.

Não é recomendável manter um zip tie na canela da suspa,danifica o tratamento das canelas e também os retentores,na dúvida pode perguntar a qualquer bom mecânico de suspensão que ele confirmará essa informação.


Eu uso, e não tiro ele entre as calibrações, é só deixar ele na altura do crown e deu, ele nao cai e nem raspa em nada ali , no caso da proshock, tem até uma dilatação ali...
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2017 as 17:03
Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Originalmente postado por Marcelook32 Marcelook32 escreveu:



Até hoje me surpreendo com as aplicações dessa incrível invenção, kkkk.


Na falta de um oring na canela da suspensão não recomendo usar zip ties na canela,no máximo se for usar apenas pra medir o sag e depois retirar logo em seguida.

Não é recomendável manter um zip tie na canela da suspa,danifica o tratamento das canelas e também os retentores,na dúvida pode perguntar a qualquer bom mecânico de suspensão que ele confirmará essa informação.

Danificar COMO? Meio exagero ein... nem apertada muito é... só pra marcar mesmo.
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2017 as 17:10
Rs, eu também uso a zip tie e até hoje não riscou nada...
Como falaram aí, ela fica bem apertada, para não cair, aí só meço o SAG e depois jogo a zip tie lá para cima, colado ao crown. Para alcançá-la, só se der fim de curso na suspa! Tongue

Abs!
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2017 as 17:16
Originalmente postado por Marcelook32 Marcelook32 escreveu:

Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Originalmente postado por Marcelook32 Marcelook32 escreveu:



Até hoje me surpreendo com as aplicações dessa incrível invenção, kkkk.


Na falta de um oring na canela da suspensão não recomendo usar zip ties na canela,no máximo se for usar apenas pra medir o sag e depois retirar logo em seguida.

Não é recomendável manter um zip tie na canela da suspa,danifica o tratamento das canelas e também os retentores,na dúvida pode perguntar a qualquer bom mecânico de suspensão que ele confirmará essa informação.


Danificar COMO? Meio exagero ein... nem apertada muitoé... só pra marcar mesmo.


Se ficar junto do retentor acredito que estrague ele, já que não é flexível e nem rola sobre ela mesma, mas deixando ela quietinha junto do crown, nao vejo problemas!

Acho que nem fim de curso atinge ali, geralmente as hastes tem uns mm a mais que o curso de fato!
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Nunes_007 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nunes_007 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2017 as 07:00
Bom dia Galera do Pedal!!!!!

Ae Chuck EXPETACULAR sua explicação ( pois eu não entendo nada disso ) agora você falando em números fáceis de entender, ( NADA de 20% disso contra 42% daquilo...kkkk ) 

Eu sou totalmente cabaço e confesso que preguiçoso para calcular e pesquisar a fundo com essas questões...kkkkk....

Agradeço MUITOOOOOO a TODA a galera que vem me ajudando com diversas questões.

Me responde outras dúvidas galera....( Sem querer abusar rsrsrs ) 

1- A suspa ela veio sem a trava remota e totalmente travada ( Isso é normal ) ??

2 - Eu posso usar ela sem a trava ( pois está vindo separada da china ) ou da algum problema usar sem a trava remota ?

Última duvida, 

3- como ainda não montei a bike ( Pois o mecânico está com problemas com um compressor para lavar meu grupo para montar a 29 ) tenho uma dúvida antes de entregar o quadro e as peças para o mecânico. 
O Quadro em questão é o FIRST Lunix...eu comprei antes de comprar essa suspa, alguém saberia me dizer se esse quadro é compatível com essa suspa ou terei que trocar o quadro ( pois não gostaria de fazer adaptações )

A suspa é A SR SUNTOUR EPIXON de 100mm.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2017 as 09:27
Originalmente postado por Nunes_007 Nunes_007 escreveu:

Bom dia Galera do Pedal!!!!!

Ae Chuck EXPETACULAR sua explicação ( pois eu não entendo nada disso ) agora você falando em números fáceis de entender, ( NADA de 20% disso contra 42% daquilo...kkkk ) 

Eu sou totalmente cabaço e confesso que preguiçoso para calcular e pesquisar a fundo com essas questões...kkkkk....

Agradeço MUITOOOOOO a TODA a galera que vem me ajudando com diversas questões.

Me responde outras dúvidas galera....( Sem querer abusar rsrsrs ) 

1- A suspa ela veio sem a trava remota e totalmente travada ( Isso é normal ) ??

2 - Eu posso usar ela sem a trava ( pois está vindo separada da china ) ou da algum problema usar sem a trava remota ?

Última duvida, 

3- como ainda não montei a bike ( Pois o mecânico está com problemas com um compressor para lavar meu grupo para montar a 29 ) tenho uma dúvida antes de entregar o quadro e as peças para o mecânico. 
O Quadro em questão é o FIRST Lunix...eu comprei antes de comprar essa suspa, alguém saberia me dizer se esse quadro é compatível com essa suspa ou terei que trocar o quadro ( pois não gostaria de fazer adaptações )

A suspa é A SR SUNTOUR EPIXON de 100mm.


Bom dia!!
Só pra reforçar quanto a fita zie tie, ela vai servir só pra fazer o ajuste do SAG, ao colocá-la não deve ficar frouxa e também não é pra espremer ela até tirar suco da suspa, tem que ter esse bom senso e sensibilidade. Coloca daquelas bem fininhas, fez o ajuste, encosta ela em cima no crown, ela vai ficar quietinha ali e não estraga nada.
Tem suspensão a ar, recomendo comprar uma bomba pra suspensão pra não ficar dependendo da bicicletaria quando quiser fazer um ajuste. Mas a suspa perde pressão?? Não, não perde pressão, sendo nova ou estando em boas condições. O dia que começar a perder já passou da hora de fazer manutenção.
A suspa tá travada ou tá com ar já (pré calibrada da fábrica)?? Fora da bike, calibrada e sendo nova vai precisar por muita força e peso em cima dela pra acionar ela, verifique esse detalhe. Se quiser testar o curso dela vai precisar tirar a pressão do ar (esvaziar ela). As suspas que já vi com trava remota tem a mola de retorno incorporada na suspensão, se tiver sem o gatilho remoto nem tem nem como trava-lá.
Não tem problema nenhum andar sem o sistema remoto de acionamento da trava, só não vai conseguir travar ela caso queira.
Pra que esse mecânico está dependendo de um compressor pra lavar o grupo?? Eu tenho compressor e nem uso ele pra lavar a bike, ou corrente, câmbio, nada!!
O quadro Lunix o head tube é mega over convencional,pra usar com suspas de espiga reta. Então é só você olhar a espiga, se ela for reta, tranquilo, se a espiga for fina na parte de cima e grossa na parte de baixo ela é tapered, serve também, mas dai já tem que usar um adaptador, ou trocar o quadro caso deseje.
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2017 as 19:50
Pessoal gosta de complicar coisas fáceis e banais kkkk

Como achar que uma fita helermann pode estragar a suspa.... e mecânico esperando compressor pra lavar grupo....  vai entender ....
Voltar ao Topo
Nunes_007 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nunes_007 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2017 as 23:08
kkkkkkkkkkkkk

Realmente não sei pra que ele usa o compressor...Será que é para secar rapidamente....rsrsrssrs

Mas minhas duvidas estão TODAS sanadas GRAÇAS a paciência e colaboração de TODOS.

OBRIGADO A TODOS e assim que montar minha 29 posto fotos no campo das FIRST.
Voltar ao Topo
Nunes_007 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nunes_007 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2017 as 20:18
Ae Galera, finalmente montei minha 29. A Suspa deixei com 80 PSi mas na semana vou parar para ajustar direitinho, pois o mecânico estava com muitos trabalhos. Mas adorei o resultado, agradeço a ajuda de TODOS!!!!!!!!

Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2017 as 01:05
Da hora a bike parceiro!! Só parti pros pedal agora!!! Já fez um rolezinho com a magrela?? O que achou da suspa??
Voltar ao Topo
Nunes_007 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nunes_007 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2017 as 00:09
Ola Caros amigos, Dorfo já estou pedalando com ela sim. Estou estranhando um pouco em relação com a minha 26, ela parece ser mais pesada ( Amanhã vou pesar para saber o verdadeiro peso, pois minha 26 estava com 15,5kg ) Mas a bike é linda e por enquanto estou satisfeito.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X