Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cuidado: garfo rígido (de aço) da KHS trincado
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cuidado: garfo rígido (de aço) da KHS trincado

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
daa Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Mar 2003
-
Offline
Mensagens:1267
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar daa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cuidado: garfo rígido (de aço) da KHS trincado
    Postado: 08 Mai 2017 as 23:15
Aos proprietários das KHS, chequem periodicamente o garfo por trincas, especialmente se observarem alguma instabilidade na roda dianteira! No início de 2015 compartilhei com vocês a aquisição da KHS Vitamin A abaixo, com quadro em alumínio e garfo em aço (Hi-Tensile), a qual adorava.



Infelizmente, depois de um pouco mais de dois anos de uso, fui surpreendido com o aparecimento de uma trinca na canela esquerda que, quando percebi, já tinha evoluído para quase todo o perímetro do tubo:



Inicialmente percebi um pequeno tremor ao frear a roda dianteira. A princípio pensei ser desalinhamento da roda, então a alinhei. Melhorou um pouco, mas o tremor retornou e começou a se intensificar. Reposicionei as sapatas de freio e nada. Verifiquei a caixa de direção, e também se havia alguma trinca na espiga, e nada. Isso já tinha se passado uma semana. Finalmente, quando a trinca no lado externo da canela evoluiu é que pude identificar a razão da instabilidade! Eu eventualmente checava o quadro (de alumínio) procurando por possíveis trincas, mas ingenuamente pensei estar ainda muito cedo para fazer o mesmo com o garfo de aço.

Pós-venda e garantia

Contactei a Fepase Sport, que é a importadora/distribuidora da KHS no Brasil, para acionar a garantia. Lá fora a garantia é de 10 anos; aqui é a metade disso. Atualizo vocês sobre o desenrolar.


Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2017 as 23:34
Muito importante esse relato. Caso isolado ou uma possível necessidade de um recall? Apesar de estilos totalmente diferentes tenho uma KHS tanque de guerra toda Aço SAE 1020 Q É A MOD. MANHATTAN FLYER. PROVAVELMENTE pelo perfil de uso bastante moderado em se tratando de bike retrô não terei problemas. Mas olho vivo.Ouch
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2017 as 00:58
Na segunda foto,embaixo,a esqeurda,tem uma marcas no ombro,bateu algo ali ou tem alforge no garfo tbm?
Se vc nao lembrar q nada q fez bem fora de uso,tipo um DHzinho,pode ser mesmo algo em serie,ja q se trata de uma bike nova,aparemente na foto,bemcuidado,q nao caiu na mao de molecada empinando,e mesmo assim,ele aguentaria mais que o que vc citou,2 anos.

Pelas fotos que eu ja vi pela net,istofoi causado pelo freio dianteiro,a alavanca que ele faz ao freiar.So pra tu ter uma ideia,qdo é freio a disco trinca la embaixo,tipo cm acima do bose onde fica parafusado a pinça
Ja speeds quebrao abaixo deste teu,pelo freio "ferradura"pega ali e forçar no meio.
Eu tenho garfo rigido na 29er,um de alu bem simples e barato,e sempre ao sair no fim de semana dou uma olhada,apesar de aluminio nao avisar,quebra e pumba...
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2017 as 07:54
Originalmente postado por daa daa escreveu:


Pós-venda e garantia

Contactei a Fepase Sport, que é a importadora/distribuidora da KHS no Brasil, para acionar a garantia. Lá fora a garantia é de 10 anos; aqui é a metade disso. Atualizo vocês sobre o desenrolar.

Vai precisar de MUITA boa sorte nesse contato.

Mandei alguns emails para eles com dúvidas sobre uma bike, antes de comprar, comprei a bike faz 1 ano e tô até hoje esperando eles me responderem. Angry
Soul Volcano / Scott Scale 940 / BMC SLR03 One
Ex: SPZ Chisel Expert XX1 / BTWIN Triban 540 / KHS SixFifty 800 / Breezer Storm Expert / Caloi Elite 10
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2017 as 08:24
Coloque um El TENEDOR agora
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2017 as 15:32
Este garfo de cromo é condizente com o uso/proposito da bike.
Nos mantenha informados sobre o que houve.

Outro problema que houve com garfos foi o da Sense Activ,eu vou procurar informaçoes,mas falarao que houve recall e nada mais,nao sei qual foi o problema do garfo.O garfo da Sense activ é um garfo da KSW,inteiro de aluminio mas de preço NAO-condizente com "ser inteiro de aluminio" e a proposta hibrida.

Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2017 as 18:20
É o q iria complementar: o aço avisa, o alumínio não.. Stern Smile
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2017 as 20:54
na verdade,pela foto,ele so nao caiu que quebrou so um lado,q é bem estranho,inteiro quebrado de um lado,e nada de outro.
O alu racha,quebra,o aço tbm,mas o alu é sempre igual,o aço,muda

Se for aço vagaba,nao dura,mas olha so,o garfo enverga,dobra,e nao quebra.
Se for aço bom,rigido,aguenta 100 vezes mais que garfo de bike de 300R$,mas nao avisa tbm nao.Ele parte,trinca.
O aço tem zilhoes de variaçoes de rigidez X material,o aluminio bem pouca variaçao
Tem aluminio macio,por exemplo,o da gancheira de cambio,propositadamente misturadando alu com outros materiais,duja finalidade nao é suportar alavancas,e sim entortar mesmo,como um aço simples.
Voltar ao Topo
daa Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Mar 2003
-
Offline
Mensagens:1267
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar daa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2017 as 09:20
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Na segunda foto,embaixo,a esqeurda,tem uma marcas no ombro,bateu algo ali ou tem alforge no garfo tbm?
Se vc nao lembrar q nada q fez bem fora de uso,tipo um DHzinho,pode ser mesmo algo em serie,ja q se trata de uma bike nova,aparemente na foto,bemcuidado,q nao caiu na mao de molecada empinando,e mesmo assim,ele aguentaria mais que o que vc citou,2 anos.


Aquilo é um desgaste na pintura causado por uma presilha que ali havia para ajudar a estabilizar o para-lamas de plástico.

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Pelas fotos que eu ja vi pela net,istofoi causado pelo freio dianteiro,a alavanca que ele faz ao freiar.So pra tu ter uma ideia,qdo é freio a disco trinca la embaixo,tipo cm acima do bose onde fica parafusado a pinça
Ja speeds quebrao abaixo deste teu,pelo freio "ferradura"pega ali e forçar no meio.


Curioso é que desde o início esse garfo flexionava bem com as imperfeições do asfalto (sou relativamente leve, a propósito). Tenho outro garfo rígido de aço e não há esse grau de flexão. A flexão excessiva pode levar à fadiga precoce, mesmo em se tratando de aço. Não sei como são os testes de fadiga da KHS para essa linha (se há), mas pode ter sido um erro de dimensionamento das canelas.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2017 as 22:49
Tenho vários garfos over de Cromoly e observei que o garfo de high tênsil steel de antigo estoque  porém novo de uso, é mais gordinho nas canelas e um pouco mais de massa que os de Cromoly. Pesou 1,.25 kg. Creio que essa compensação é derivada de sua relativa fragilidade frente ao Cromoly daí esse reforço dito estrutural. "Creio" que confio nele. Wink
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2017 as 10:54
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Muito importante esse relato. Caso isolado ou uma possível necessidade de um recall? Apesar de estilos totalmente diferentes tenho uma KHS tanque de guerra toda Aço SAE 1020 Q É A MOD. MANHATTAN FLYER. PROVAVELMENTE pelo perfil de uso bastante moderado em se tratando de bike retrô não terei problemas. Mas olho vivo.Ouch


Aqui tem um macete.

Se você faz peças equivalentes com aço de alta resistência e aço carbono comum, o aço de alta resistência precisa de menos material que o aço carbono.
Quando a peça em aço de alta resistência é submetida a um esforço, a área de sessão da peça é menor que no aço carbono, e isso concentra a tensão. O material em si é mais resistente, mas se torna mais frágil. Uma trinca que apareça vai rasgar o material mais fácil que no aço carbono, que tem mais área para dissipar a tensão da trinca.

Acontece muito disso em carros de corrida. Trocam uma peça original por outra de alta resistência, mas a peça não aguenta o esforço e quebra. Aí colocamos de volta a peça original de volta e ela aguenta a corrida inteira.
Em Rallye é muito connhecido esse efeito nos coletores de escapamento.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X