Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caminho da Prece - Jacutinga a Borda da Mata
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Caminho da Prece - Jacutinga a Borda da Mata

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Caminho da Prece - Jacutinga a Borda da Mata
    Postado: 25 Abr 2017 as 15:45
Sábado dia 22/04/2017 participei de um evento do Circuito Brasileiro de Cicloturismo que teve uma etapa especial em comemoração aos 10 anos do Caminho da Prece, esta foi a segunda vez que eles levaram o evento pra lá.

O Caminho é sensacional, muito bom de pedalar mesmo tendo chovido todos os dias que o antecederam, a altimetria não é das mais brutais mas o calor forte e a distância de quase 70 kms com 1500 de acumulo de elevação junto com a minha falta de tempo de pedalar e preguiça fez com que eu depois dos 50 kms iniciais desse uma maneirada pra conseguir terminar LOL pra não falar que zerei todo ele tive de empurrar por 3 finais de subida onde em dois comecei a ter cãibra e em um eu tombei por causa do clip em uma patinada que dei LOL mas foi só, o fato de estar sem bagagem como de costume ajudou muito e a bike nova com o cassete de 40D ajudou demais a quase não precisar empurrar.

Esse foi meu registro do Strava, bateu quase exato com o do ciclocomputador em distância, tempo e média.

Sobre o evento, ja é o quinto que participo com o Circuito Brasileiro de Cicloturismo, to curtindo ir pois da pra ir antes e curtir a cidade com minha esposa e amigos e pedalar no outro dia, neste ela não pedalou e ficou fazendo compras e passeando em Jacutinga que tem muitas lojas e opções de malhas e roupas em geral, ela curte e eu também Big smile, a estrutura sempre é muito legal com sinalização, pontos de água e lanche e caso preciso socorro médico, mecânico e transporte pra voltar pra cidade de início, turma muito legal e vale a pena pra quem quiser começar a rodar mas não tem uma galera pra juntar.

Site deles, a página do face tem bastante coisa legal pra ver

Na cidade pra quem for tem bastante opção de hospedagem mas é bom reservar pois o movimento de turistas é bem grande, eu fiquei no Ghandi Hotel que foi o mais barato e bem no centro da cidade, é um lugar simples e legal pra ficar, recomendo.

O percurso é muito legal, como em todo interior de Minas Gerais, se me vendar e soltar por ali não saberia dizer se estava no Caminho da Fé, de Aparecida ou na Estrada Real LOL, este Caminho é curto e ideal pra um final de semana com a família pra quem pedala da pra ir curtir pedalar e voltar pra casa ou pra quem faz caminhando 3 ou até dois dias são suficientes, os pontos de carimbo são em comércios a beira do Caminho e estão bem próximos uns dos outros, não ficamos 10 kms sem um deles.

Recomendo e nas fotos da pra ver um pouquinho do que foi.

Portal da cidade de partida


Antiga Estação Ferroviária bem no centro da cidade, local de retirada da credencial e ponto de partida do Caminho da Prece


Belissíma Matriz de Jacutinga que nos arredores tem muitos lugares legais pra compras e comer, por ser uma Rota Religiosa tem a idéia de ligar esta Matriz a de Borda da Mata


Ponto de partida com sinalização da organização


Após a partida esta foi a primeira placa e seta que avistamos, seguindo elas por todo trajeto chegamos a Borda da Mata, todo Caminho bem sinalizado não ficando em dúvida em nenhum momento


Aqui após cruzar a pequena cidade entramos na terra Big smile desta vez foram 146 inscritos mas sempre tem um pouco mais, eu sou o 087, o pedal começou as 7:30 da manhã e o tempo enganou com esse nublado


Visual e o sol chegando


Chegando em Inconfidentes paramos no famoso Bar do Maurão pra comer pastel e carimbar o passaporte e eis que vejo uma propaganda da famosa Peregrina, tive de mandar uma Big smile quando fiz o Caminho da Fé perdi esta pois na pressa passei batido por ele, desta vez foi Big smile pra quem curte uma cerveja boa de verdade puro malte pode ir sem medo Clap esta foi dividida entre eu e meus novos amigos feitos no evento César Kelles e Marcos Casanova que seguiram quase todo pedal comigo


Depois da cerveja o Marcos acertou esta foto no Caminho, achei um espetáculo de imagem


Depois da subida mais dura do Caminho após Inconfidentes chegamos a este mirante onde tem a Cruz de Pedra, lugar lindo Clap


Da Cruz até este outro ponto é um sobe e desce bravo, aqui é o final da última subida e fica no km 63, daqui até Borda da Mata é uma descida deliciosa pra coroar o pedal 



Após descer e fazer uma curva avistei Borda da Mata pela primeira vez, passa um filminho na cabeça, sensação gostosa, ainda mais que no Caminho da Fé em 2014 o trecho até Borda foi um dos mais duros pra mim, veio isso na cabeça também mas o Caminho da Fé vem de outra direção até Borda, muito legal esse tipo de viadagem LOL 


Aqui acabou a terra e chegamos a cidade


Matriz de Borda da Mata, mais uma vez fui contemplado com um belo dia ao chegar nela, cheguei em Borda as 15:30, ao lado da Igreja é onde retiramos o Certificado de conclusão do Caminho da Prece


Bom, espero que gostem e possam animar em percorrer ele também, vale a pena demais


Editado por João Frango - 26 Abr 2017 as 08:49
Voltar ao Topo
dallago Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Dez 2014
curitiba
Offline
Mensagens:88
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dallago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2017 as 16:10
BOA TARDE TUDO BEM?
EU LI QUE VC JÁ FEZ O CAMINHO DA FÉ, A PARTIR DE QUAL CIDADE COMEÇOU?
QUANTO TEMPO TREINOU PARA FAZER E QUE TIPO DE TREINO?
EM QUANTO TEMPOFEZ O PERCURSO TODO?
EU QUERO FAZER O CAMINHO DA FÉ EM OUTUBRO DESTE ANO, VOU DE CARRO ATÉ AGUAS DA PRATA, MINHA ESPOSA SEGUE DE CARRO PELA RODOVIA E EU VOU FAZER DE BIKE O CAMINHO DA FÉ.
PRETENDO FAZER OS 320 KM DIVIDIDOS EM 6 DIAS.
OBRIGADO ABRAÇO
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2017 as 17:48
Originalmente postado por dallago dallago escreveu:

BOA TARDE TUDO BEM?
EU LI QUE VC JÁ FEZ O CAMINHO DA FÉ, 

1-A PARTIR DE QUAL CIDADE COMEÇOU?
2-QUANTO TEMPO TREINOU PARA FAZER E QUE TIPO DE TREINO?
3-EM QUANTO TEMPOFEZ O PERCURSO TODO?

EU QUERO FAZER O CAMINHO DA FÉ EM OUTUBRO DESTE ANO, VOU DE CARRO ATÉ AGUAS DA PRATA, MINHA ESPOSA SEGUE DE CARRO PELA RODOVIA E EU VOU FAZER DE BIKE O CAMINHO DA FÉ.
PRETENDO FAZER OS 320 KM DIVIDIDOS EM 6 DIAS.
OBRIGADO ABRAÇO
Boa tarde brother, vou responder na sequencia que voce colocou

1-Comecei em Aguas da Prata

2-Foi minha primeira viagem, então eu andava o que podia, rodava pelas ciclovias de fim de semana, de semana dava um giro por perto de casa, não tive como fazer um treinamento pois não planejei a viagem, fui de repente após sair de um emprego que estava acabando comigo, fui pra lá pra me desligar mesmo, e funcionou LOL

3-Fiz em 6 dias, mas fui bem de boa e com bagagem, ainda desviei e subi no Pico do Gavião logo no primeiro dia, tiveram dois dias onde eu me juntei a um grupo e pedalei só meio dia pra confraternizar com eles e no último desci pela Serra das Pedrinhas o que aumenta a viagem, mas não poderia ter feito melhor do que foi.

Com sua esposa de apoio a sua viagem vai render bem mais, muito legal sua idéia e assim ela curte com voce e voce curte mais por estar sem pressa de voltar, eu estava recém casado e foi o que mais pesou pra querer voltar logo, a saudade da minha baixinha batia forte tinha horas.

Segue dois tópicos maravilhosos e mais recentes sobre o Caminho da Fé que merecem sua leitura


Bom espero que te ajude a planejar e dar mais vontade ainda LOL qualquer coisa pode perguntar que ajudamos no possível
Voltar ao Topo
dallago Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Dez 2014
curitiba
Offline
Mensagens:88
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dallago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2017 as 10:32
SHOW DE BOLA, AJUDOU MUITO.
MUITO OBRIGADO
ABRAÇO
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2017 as 21:04
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1917
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2017 as 01:35
parabéns pelo pedal e obrigado por compartilhar

minha esposa eh de Jacutinga e minha mãe de Borda da Mata... pensa se não vou levar a magrela na próxima ida pra essas bandas
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2017 as 14:34
Legal Raulino, da pra ir por um caminho e voltar por outro pois de Borda a Inconfidentes também da pra ir ou voltar pelo trecho do Caminho da Fé.

O funcionário do hotel onde fiquei falou que tem outro caminho bem legal e mais bonito pra chegar em Inconfidentes mas dai tem de pegar indicação, que chato ter família em um lugar tão legal heim LOL eu quero um dia morar numa região destas Big smile
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1917
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2017 as 12:35
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

(...) ja é o quinto que participo com o Circuito Brasileiro de Cicloturismo, to curtindo ir pois da pra ir antes e curtir a cidade com minha esposa e amigos e pedalar no outro dia, neste ela não pedalou e ficou fazendo compras e passeando em Jacutinga que tem muitas lojas e opções de malhas e roupas em geral, ela curte e eu também Big smile, a estrutura sempre é muito legal com sinalização, pontos de água e lanche e caso preciso socorro médico, mecânico e transporte pra voltar pra cidade de início, turma muito legal e vale a pena pra quem quiser começar a rodar mas não tem uma galera pra juntar.

Site deles, a página do face tem bastante coisa legal pra ver
(...)

hoje entrei no site deles e vi que vão fazer um novo evento em Jacutinga, dia 09/07/2017, vão refazer a rota da revolução de 1932 por fazendas... minha avó morava em Borda da Mata na época e me contava dos Soldados acampados na região... imagino que vai ser bem legal

devo estar pra estas bandas final de julho, vai ter um encontro de família da minha esposa, se eu for vou levar a bike pra fazer o roteiro da prece que vc indicou... como terei somente 1 dia pro pedal, vc acha mais viável fazer ida e volta no mesmo dia ou somente ida com retorno por ônibus João?!
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2017 as 14:21
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

 
1-hoje entrei no site deles e vi que vão fazer um novo evento em Jacutinga, dia 09/07/2017, vão refazer a rota da revolução de 1932 por fazendas... minha avó morava em Borda da Mata na época e me contava dos Soldados acampados na região... imagino que vai ser bem legal

2- devo estar pra estas bandas final de julho, vai ter um encontro de família da minha esposa, se eu for vou levar a bike pra fazer o roteiro da prece que vc indicou... como terei somente 1 dia pro pedal, vc acha mais viável fazer ida e volta no mesmo dia ou somente ida com retorno por ônibus João?!

1 - Lá na saida de jacutinga tem uma placa mostrando a Rota da Revolução e eu tinha ficado interessado em conhecer, vou tentar participar do evento com eles pois a Rota parece muito legal mesmo, como quase todo pedal por Minas é LOL

2- depende muito do seu ritmo pra fazer ida e volta no pedal pela terra, teria de fazer bate e volta na correria, pelo asfalto a volta não é tão dificil, da uns 50 kms com algumas ladeiras mas nada pesado, o problema é que o acostamento é péssimo e em alguns trechos não existe.
Onibus tem dois horarios entre as 13:40 e as 16:00 mas é da Gardenia e eles não carregam bike, o melhor nesse caso seria pedir uma carona pra algum familiar de volta pra Jacutinga que é rapidinho.
Voltar ao Topo
netsavio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2010
Vinhedo
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar netsavio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2017 as 14:32
Olá pessoal.

Tentamos fazer o Caminho da Fé umas semanas atrás, saímos numa quinta cedinho de Águas da Prata, nossa idéia era dormir em Borda da Mata ou Tocos do Mogi, mas em Barra umas 13hs caiu o mundo de água, cada subida era um suplício com a falta de tração e nas descidas outro com a bike dançando, haviam trechos que era necessário erguer a traseira da bike pois a roda não girava.

Conseguimos chegar em Inconfidentes umas 18hs, dormimos e no outro dia resolvemos abortar a viagem, a chuva não dava trégua, acionamos o apoio (esposa) que foi nos resgatar (4 pessoas).

Eu já fiz duas vezes então não fiquei tão frustrado, mas a menina que estava conosco ficou muito triste pois ela só tem uma folga aos finais de semana por mês e conseguir a quinta e sexta foi muito difícil.

Paciência, não dava para arriscar, muita chuva, muito frio, isso não é curtir.

Até breve.

Sávio "Cupim"
Vinhedo/SP
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2017 as 09:40
Originalmente postado por netsavio netsavio escreveu:

Olá pessoal. 
Tentamos fazer o Caminho da Fé umas semanas atrás, saímos numa quinta cedinho de Águas da Prata, nossa idéia era dormir em Borda da Mata ou Tocos do Mogi, mas em Barra umas 13hs caiu o mundo de água, cada subida era um suplício com a falta de tração e nas descidas outro com a bike dançando, haviam trechos que era necessário erguer a traseira da bike pois a roda não girava... 
Sei bem o que é isso LOL quando fiz o Caminho da Fé e depois o Caminho dos Diamantes peguei muita chuva também, mas como tinha tempo disponível eu encarei, uma pena que voces não tinham e precisaram abortar, ja precisei abortar o Caminho de Aparecida uma vez entre Santa Rita do Sapucai e Itajubá pois o rio subiu e alagou o caminho, faz parte e uma hora voces voltam com mais vontade ainda, bom pedal brother
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X