Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caloi 100 - Considerações de um leigo no assunto
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Caloi 100 - Considerações de um leigo no assunto

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Varlei Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2017
Santo André/SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Varlei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Caloi 100 - Considerações de um leigo no assunto
    Postado: 18 Abr 2017 as 20:18
Senhores, 

 Acabo de comprar uma Caloi 100 feminina quadro 16” para minha esposa para uso diário de locomoção. Estava ciente de suas deficiências e já providenciais alguns upgrades, de qualquer forma fiquei surpreso com algumas coisas.

 Eu estava entre a Caloi 100 e a 300 como consegui a 100 com um preço muito inferior (R$640) acabei pegando esta.
 
 Antes de mais nada deixo claro que não entendo praticamente nada de bicicleta e não uso, mas pretendo usar esta. 

 Para mim o que parece é que a bicicleta foi fabricada por porcos, desde a montagem até material empregado. Não precisa ser expert para avaliar um adesivo de péssima qualidade e soltando, pedais sem rolamentos e tão frágeis que justificam os inúmeros relatos de acidentes, roda desalinhada, o kit de segurança entendo que é obrigado enviar por lei, mas não precisava ser tudo de brinquedo. Agora o cambio... este é terrível.

 Dei uma estudada de como é o funcionamento do cambio, quando chegou já estava familiarizado com os ajustes que precisava fazer, consegui alinhar os câmbios com os trocadores, mas o sistema de girar é uma piada. Ele é todo de borracha e parece pegar no guidão, ao girar tem que apertar com muita força e da uma deformada encostando na base prendendo ainda mais. Em poucas passadas eu já estava com as mãos machucadas. Impossível de entregar a bike assim para uma mulher. 

 Sou de São Paulo e Santo André, duas latrinas de cidades repleta de vagabundos e sair de casa com qualquer coisa cara ou “famosa” esta fora de cogitação. Shimano esta para bike como Apple para celular e Nike para tênis, não será comprado por mim. 

 Estou agora comprando trocadores Yamada tipo Rapid Fire (R$35 o par) para substituir os originais. Estou comprando pelo baixo valor e pelos reviews positivos para a proposta de uso. Assim que chegar instalo e deixo minhas considerações. 

 O intuito deste tópico é alertar os problemas mecânicos que esta bicicleta tem de fábrica e o total que será necessário para melhorar a ponto de atender as necessidades de locomoção diária com um certo nível de segurança e no menor valor possível. 

No momento segue a lista:
Pedais de alumínio com rolamento – R$27,00
Espelho convexo – R$10,00

Extras:
Descanso lateral – R$25,00
Paralamas de ferro – R$24,90 (falta instalar)
Bagageiro traseiro – R$54,00 (falta instalar)
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2017 as 10:57
Realmente buscar uma bike feminina com quadro pequeno e barata é bem complicado, os modelos mais acessíveis usam o tamanho padrão, tipico para homens. Com o tempo alguns componentes podem apresentar desgaste prematuro na sua caloi, mas dá pra ajeitar a bike pra ela ficar resistente sem gastar muito. O passador Yamada não é de todo ruim, pra pequenos deslocamentos ele deve dar conta. Trocar o pedal foi uma ótima ideia, pedais de plastico não duram nada. Os rolamentos são frágeis, com o tempo central e cubos podem dar problema, mas dá pra trocar, o central da neco é bom e barato, o da shimano dura uma eternidade e não é caro, cubos da viper / rodam são bons e baratos também. O aro também costuma entortar com alguma facilidade, mas aros de parede dupla são baratos e resolvem o problema. Outros componentes também podem dar problema, mas o melhor e ir usando a bike e sentindo o que não vai bem, se não for muito exigente talvez nem precise mexer tanto.

Quanto aos roubos, isso é complicado. O perfil preferido da malandragem são bikes com suspensão, freio a disco e cara de moderna, bikes com perfil padrão, usando vbrakes e componentes básicos, mesmo sendo shimano, costumam chamar menos atenção por passar uma imagem de bike barata. Porem atualmente estão levando qualquer coisa que esteja fácil, então ter uma bike mais simples não é sinal que vc está livre desse mal. Vale a pena evitar áreas com grande volume de roubos, perto de comunidades e com histórico de muitos assaltos. Por via de regra, um bom cadeado é padrão pra evitar dores de cabeça. Se for deixar a bike o dia na rua, uma trava u-lock é muito recomendado.


Editado por newhouse - 19 Abr 2017 as 11:00
Voltar ao Topo
Varlei Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2017
Santo André/SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Varlei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2017 as 13:18
Obrigado pelas dias!

Os percursos serão sempre curtos. Mercado no final da rua, academia a 5 minutos, correios a 10 minutos. Também estou perto de uma ciclovia movimentada e nos finais de semana acredito que seja usada.

Mesmo com o problema do cambio ela já esta usando todos os dias e muito satisfeita com o conforto, o tamanho do quadro, ajuste de banco e guidão ficaram perfeitos. O freio é surpreendentemente bom, apesar da alavanca ser ruim, mas será trocada com o conjunto Yamada. 

 Já esta na lista a compra de um movimento central selado, este da para colocar Shimano por ficar escondido e tem bom preço. O que for estragando eu troco e atualizo aqui. 

 Contra roubo esta sendo usado um cabo de aço pegando o quadro e uma das rodas, mas estou comprando esta semana uma trava U para ficar entre a roda da frente e o quadro. Estou copiando a ideia do pessoal que para nestes lugares com a bike. Como sou paranoico também estou comprando um alarme de movimento e um rastreador oculto, é um sinalizador traseiro funcional disfarçado. 
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2017 as 15:56
Os componentes de entrada da shimano não costumam ser visados pra roubo tanto assim. O que se compara a um Iphone pra bikes são as marcas de quadro, a logo marca da Specialized, Canondale, Trek, etc chamam muita atenção, mas os componentes nem tanto, por que o povo sabe que o valor de revenda deles é baixo. Por isso dá pra investir num cambio de entrada, um vbrake ou um pedivela de alumínio da shimano sem tanto medo assim, mas talvez os componentes atuais da bike deem conta do recado então fica a seu critério.

Bikes nesse nivel geralmente são alvo de furto, quando paradas em algum lugar publico ou garagem aberta, por isso uma boa trava U já deve ajudar bastante. Roubo a mão armada geralmente visa bikes de marca de maior valor, mas estando no Brasil segurança nunca é demais.
Voltar ao Topo
Varlei Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2017
Santo André/SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Varlei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2017 as 20:03
Considerações dos trocadores Yamada:   ... Sensacionais!!

 Em 15 minutos de instalação o cambio terrível pulou para extremamente preciso e agradável, o manete de freio tem maior percurso dando uma segurança e uma pressão muito maior. Não tem comparação com os originais. 

 O cambio traseiro e dianteiro que são da Caloi casaram perfeitamente, não tive que reajustar nada, foi só trocar os trocadores e tirar a folga dos cabos que já estava tudo indexado. 

 Agora o problema são as subidas. Ela esta fazendo comprar no mercado carregando caixas de 12 leites + sacolas no bagageiro e não esta aguentando, para ir aos correios tem uma bela subida também. Comprei um Megacharger 14/34. Acho que vai pegar no cambio traseiro, até onde vi este da Caloi não tem ajuste de distancia. 
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2017 as 09:13
Varlei, eu acho que com uma corrente no tamanho correto, dá pra usar esse cambio com mega range, talvez a maior não fique perfeita mas de pra usar. Se não, um desses deve resolver seu problema:

Voltar ao Topo
Varlei Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2017
Santo André/SP
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Varlei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2017 as 21:09
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Varlei, eu acho que com uma corrente no tamanho correto, dá pra usar esse cambio com mega range, talvez a maior não fique perfeita mas de pra usar. Se não, um desses deve resolver seu problema:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-830833898-cambio-traseiro-shimano-tourney-rd-tx35-67-sem-gancheira-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-830833898-cambio-traseiro-shimano-tourney-rd-tx35-67-sem-gancheira-_JM

Comprei uma catraca megarange 34 dentes e deu certo com o cambio original traseiro, mas se fizer corrente cruzada 34/42 estica tudo com potencial de destruição. Como nunca é usado o pedivela 42, até mesmo o 32 é pouco usado acabei ajustando o cambio dianteiro para funcionar somente 22 e 32. 
Voltar ao Topo
thomastomas Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2012
Goiania
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thomastomas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2017 as 17:20
Varlei, tudo bom?

Chegou a instalar o rastreador que comentou aqui no tópico? funciona? vale a pena?
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2017 as 22:36
A questão de comprar uma bicicleta bem simples e fazer muitos upgrades depois é que o valor total da bike + o  do gasto vão se aproximando de uma bike melhor contudo sem ser essa bike melhor... O gryphon postou aqui com as devidas considerações a Schwinn com algumas poucas e boas modificações que valeram a pena sem gastos excessivos.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2017 as 16:23
Mas acaba sendo a saída para quem tem pouco para investir...
O preço de qualquer produto é exponencial, então quando se está com pouca grana, o jeito é ir fazendo up-grades...
Levei 3 anos para sair de uma bike "de mercado", para algo usável. Arrebentou o elo fraco da corrente: o quadro.

Editado por Ismah/Cabelo - 22 Set 2017 as 16:25
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X