Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Urban Assault, Street, Dirt Jump e Biketrial
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Judiar da bike de fibra de carbono?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Judiar da bike de fibra de carbono?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Judiar da bike de fibra de carbono?
    Postado: 03 Abr 2017 as 16:08
pessoal, boa tarde!

Comecei a fazer manobras nas ruas e tô ficando completamente apaixonado. Vejo uns vídeos de gente pulando da bike (BMX) de lugares de mais de 1 metro e parando no RL, e eu tenho até "wet dream" com essas manobras kkk.

Enfim, eu quero chegar no nível desses caras, mas quero fazer isso em uma bike toda rígida aro 26, pq eu gosto de ter só uma bike pra tudo. Planejo comprar uma bike com quadro de titanio, só que a bike que eu tô querendo comprar, por exemplo, vem com garfo e guidão de carbono. Tipo essa: http://www.ebay.com/itm/custom-29-titanium-bike-carbon-fiber-rdo-niner-29er-DT-swiss-blackspire-xt-enve-/282384961886?hash=item41bf74915e:g:l-MAAOSwYIxX3xQ-

aí vem a dúvida: É seguro usar componentes de fibra de carbono pra esse tipo de manobra (Especificamente garfo e guidão)? Eu imagino o garfo quebrando no primeiro pulo de RL.


Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2017 as 16:17
cara, se não me engano os caras do BMX street usam quadro e garfo de cromo/aço 4130. E são uns caras do rolê pesado no asfalto. Nunca vi usarem carbon pra isso, só pra BMX Race.
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2017 as 16:53
VC deve ta rasgando dinheiro mesmo,pelo preço la,esta bike chega aqui por nao menos que 12 milR$,e nao,o titanio nao suporta o que o aço cromo suporta,tem inclusive relatos de garfor igidos 29er quebrados.A bike da foto do ebay é 29er.Mas como é bem menos popular que o cromo e o carbono no fabrico de garfos rigidos 29er,os relatos nao menores(e tem o fato Iphone,quem quebra nao fala que quebrou,pra nao perder o status)

Bike de free ride,dirt,flat land,bike-trial,ou seja,bicis de manobra sao de aço cromo.O aço cromo se mexe,absorve.Porem,no caso de bike trial,é de aluminio mesmo,o mais usado,6061.Ja de free ride de cromo,mas é caro.
Ja o garfo muda,no free ride é suspensao mesmo,no flat land,onde se usa aro 20 e 24,é rigido.No trial,tbm se usa 20",24" e 26"(eles recomendao iniciantes irem de aro 20",aquelas q parece o esqueleto de uma bike)


Resumo:Passou de 30cm de altura do salto q o estilo escolhido pedir,é usado suspensao mesmo.No caso das manobras "em terra",é rigido,e nao pelo peso,e sim,pelo simples fato da suspa trabalhar,descer qdo se pula.

Sobre a bike da foto:´E uma bike de XC,com umgarfo foda,motherf**k fork,um Niner(isto levando em conta o preço,nao parece falso),mas é uma 29er rigido,algo totalmente o contrario do que vc deseja.

Qto menor a roda,maior a agilidade,e a resistencia da mesma.Quer pula alto de garfo rigido? BMX 20" na cabeça.Mas nao,ela nao sera sua unica bike.QUer uma unica? Free ride 26"pol.Nao,ela nao sera unica tbm,pelo selin baixo.
Quer pular e usar pra tudo?Uma de enduro(a chamada full suspension),q seria a mais cara,e a mais cara em manutençao.A mais pesada,enfim.

Nao,nao tem como ter uma unica bike.A q mais se aproximara sera uma MTB 26" quadro 16" com suspa de DJ(dirt jump)ou similar,ou seja,eixo 15mm.
Ai pode pular a vontade,seja a caminho da escola,do trabalho,da zona,enfim.



Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2017 as 16:55
Ah sim.NAO,fuja de carbono pra qq serviço pesado,peças de carbono tem por serventia ser leve.O garfo da Niner da foto custa 1500R$,pesa 500g,é feito pra XCM no maximo,nao XCO.É uma lenda,nao existem relatos de quebra dele,mas como disse,as vezes quem compra evita ate mesmo um XCM mais pesado.
Vai de cromo e alu 6061,pesados e resitentes.
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2017 as 17:32
Valeu Devair.

Respondeu minhas dúvidas, mas vou deixar umas objeções e uma dúvida.

Dúvida. Você disse que a bike do link que mandei n tem nada a ver com o que eu quero. se for pelo garfo e aro 29, já estou ciente. Tem outro motivo? Eu só coloquei ela como exemplo, porque achei muito bonita, mas eu quero uma aro 26 mesmo, e achei que o titanio fosse mais resistente que o chromoly.

objeção. Você afirma que não tem como ter uma unica bike pra tudo. Discordo, depende do ponto de vista. E não, não tô rasgando dinheiro. Eu tenho um projeto de viajar pra fora e ficar por lá mesmo, então 2000 dólares não vai doer na alma como doeria aqui na conversão. E acho 2000 ainda caro, como disse, a bike é só um exemplo. 

Voltando ao assunto de usar a mesma bike pra tudo...Realmente, é fato que se você tiver uma bike específica pra cada modalidade, vai ser muito mais fácil de aprender e de progredir, mas não significa que não consiga usar pra tudo. Uso como exemplo os "profissa", que fazem qualquer coisa em qualquer bike parecer muito fácil. 

E por fim, eu preso pela simplicidade, então suspensão eu tô fora,a não ser que for fazer alguma trilha, no máximo um freio a disco pra ajudar nas manobras.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2017 as 23:23
O titanio é mais rigido.Lembrando que titanio,carbono,aço,enfim,nada disto existe na tabela periodica.Ate mesmo o aluminio dos quadros tem outros elementos.È metal com adiçao de outros materiais.

http://blog.rodociclo.com.br/2009/07/o-titanio-e-seu-emprego-no-ciclismo.html

http://mtbbrasilia.com.br/2015/02/16/nova-liga-de-aco-mais-leve-que-o-titanio-oferece-novas-possibilidades-na-fabricacao-de-bicicletas/

Sobre o titanio,tem 2 fotos de garfos rigidos quebrados.Digite "titanium fork fail" em lo Gogle e de delicie.SAbe porque quebrarao?Porque foi feito com paredes menos espessas pra serem leves.Fu.

Tem uma regra pra contruçao(seja civil,de quadros,enfim,vc entendeu(
Tudo que é rigido demais perde a capacidade de absorver impactos.

NUNCA em um milhenio de anos,so se Jesus baixar,q um garfo rigido durara ou sobrevivera ao que uma suspensao sobrevive,simplesmente pelo fato acima.
Na maioria das vezes,qto mais rigido,mais leve.O titanio parece ser assim.Porem,tudo é uma questao de utilizaçao.Se for muoto mole,igual os garfo de bici de mercado,alem das paredes finas,ele sofre fadiga de material facil

Existem aços e aços,carbonos de carbonos(camadas,resinas)
Nao,nao tem como ter uma bike pra tudo
Qdo tu tiver com a paia la,poderia optar por uma 26 de XC de tamanho 16",com o garfo que escolher,hoje vc pensa uma coisa,amanha,pode mudar de pensamento.Uma bike q servira pra se locomover,onde um quadro de free-ride sera incomodo,baixo,nao ha como pedalar.E ao chegar ao park,baixa o selin,para q ele nao atrapalhe.
Uma so coroa narrow,32 dentes,e 8 marchas(corrente mais grossa)Seria um setup simples,leve,bem utilizavel na cidade.Mesa curta,de 60mm ou ate menor.

Nao pulara como uma SS de free ride
Nao se locomovera com conforto como uma bike com seu fit correto
Nao se locomovera rapido,pela relaçao curta
Nao podera pular tao alto qto pensa,pois o garfo rigido pode rachar com o uso radical demais,garfo rigido é pra manobra em solo.

Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2017 as 23:30
E logico,precisamos de um enegenheiro ou coisa assim pra explicar melhor,o que postei foi o que li por muito tempo.
Por exemplo,é errado fala q um quadro ou garfo de carbono quebrou,e sim,q ele fraturou,ele rasga,jamais quebra,igual aço ou alu.É uma fibra.
Este alias é o material,dos usados em peças de bici,campeao em desgraça.
É oque mais quebrou.Isto,logico,preço X qtde de casos
Dizem q a Canondale prefere usar o aluminio que o carbono nas suas bikes,é um fabricante que nunca viu grande vantagem no carbono.EU li,logico.
Dizem,dizem,q eles investem pesado na pesquisa de aluminio,por isto suas ligas sao famosas.Ja o carbono eles usao.Impossivel uma marca destas nao ter sua linha de quadros em carbono.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2017 as 23:33
SObre o alu e o que eu falei sobre a espessura do material utilizado.
http://mtbbrasilia.com.br/2013/10/11/conheca-as-ligas-utilizadas-na-construcao-dos-quadros-de-aluminio/

No caso de garfos rigidos eu nao ligo a minima por peso.Preferia alguma resistencia que peso baixo.
Sabe porque to te respondendo e flodando tanto seu topico?
Porque as 2 bicis minhas estao com garfos rigidos,a Brigida(quadro 26 comrodas 700c)e a 29er.
Porem,os 2 quadros e os 2 garfos sao os mais vagabundos imaginaveis...Faz oque,tudo tem preço.

Editado por Devair - 03 Abr 2017 as 23:34
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2017 as 01:26
No caso da 26 vc consegue encontrar garfos resistentes como o el tenedor de cro-mo , porém , ou aceitam só disco ou nem isso.
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2017 as 09:35
Devair, tu é o cara! kkkk

Se meu sonho de ir pra fora der certo, vou mandar dois quadros + garfos top pra tu. kk


Editado por Daniel Moreira - 04 Abr 2017 as 09:38
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2017 as 09:40
Editei o que tava aqui antes, já encontrei o que precisava

Editado por Daniel Moreira - 04 Abr 2017 as 10:59
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2017 as 20:35
Apenas dando uma força.

Aro 29" tem uma geometria péssima para manboras, top tube logo, balança comprida, tapared, aros grandes...

Bikes de manobras se for rodar na rua em "obstáculos" urbanos, pista de skate, e coisas assim, vá de quadro de cromo. (produre vídeos do evento: "Red Bull District Rider)
Se for para pular em pistas de terra, então vai estar no dirt, onde frames de alumínio podem ser usados, até frames full suspension servem.

No mais, procure boas peças, como cubos de eixo (nunca jamais blocagem), guidões fortes de cromo, mesas, garfo de cromo ou suspensão de no máximo 80-100 ou se for de full 130mm.

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2017 as 08:39
Valeu. eu vi alguns videos. Essa modalidade não me interessa. Eu curto mais o bike trial.
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2017 as 21:25
Então esquece carbono, 29"...

Procure bikes próprias para Trial, que não terá dor de cabeça ;).

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2017 as 23:08
https://www.youtube.com/watch?v=hxgw-VC9b9I

Vc pode fazer uma bike similar a esta,a receita eu ja passei.É uma bike de freeride com garfo rigido(free ride usa suspa).Pode montar com um Gios mesmo,e um Mob Eltenedor,se sera marcha unica ou com marchas vc tenque ver qto de distancia vai andar.Single da menos problemas
Tem um Mob Eltenedor usado no OLX,250R$.O preço normal dele é 45 a 500R$.
É O garfo.Eu creio que vc pode,peneirando,montar uma bike assim por uns 1200R$.Aros Vzan VMAX baratos,pesado,mas eles dizem que pode mete a soca.
Pode montar com vbrake,nao tem problema,sera algo inicial,pra começar.
Uns pneu Kenda slick,guidao de DH largo,mesa Zoom de DH.
Pedevela pega um que tem no ML,q remove as coroas,cerca de 100R$ e poe uma pequena,narrow,caso for usar marchas,uma 32.Ou uma 38 caso for usa single (quadros de free ride tem gancheira horizontal,cuidado ao adpatar cambios)

http://www.aerobikeshop.com.br/quadro/Quadro-Gios-4-Trix

Tem o gios for freaks e o gios for trix(truques0
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2017 as 23:13
Um quadro destes,um garfo Mob El tenedor é o kit.Tem garfos mais baratos,mas tem um pessoal de forum de freeride q falou q o El Garfo é o el garfo,este aguenta o pega.
Como estara no anuncio,o normal pesa 1.5kg,o com tratamento termico,20g a menos,e 200R$ a mais.

http://www.mybikestore.com.br/produto/garfo-mob-el-tenedor-26-em-cr-mo/9028#axzz4dcVPztQv
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2017 as 10:45
Devair!
Se vai matar o cara rsrsrsrs...

Os quadros da "gius" não tem a menor chance de aguentar trial!
Nem os quadros de cromo de street suportam.
Trial os quadros são compactos em com mesa longa, justamente para facilitar as puxadas da bike e melhorar a agilidade do piloto.

A relação de trial é totalmente diferente de uma single speed comum. Pé de Vela (pedivela), coroa, e catracas não são as mesmas de MTB.

O Pedro Cury ou é outro usuário aqui do fórum pedalavam no trial, e poderiam auxiliar melhor na parte da relação.

O garfo da MOB seria plausível, mas o problema dele é o peso. Tem garfos mais resistentes e mais leves, mas só importando.

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2017 as 12:57
O trix é um quadro mais curto , e tem tbm aquela bike do capivara porém não vai conseguir andar na rua com ela.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X