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29ers são mais rápidas que 26ers? estudo aponta |
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Ismah/Cabelo
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Algumas coisas foram proibidas... Caso dos quadros tipo Zipp...
Mas já que estamos na conversa... Lembro que quando era pequeno, via-se muitas bikes com uma ou ambas as rodas com uma capa lonada. Hoje só vi mais as bikes de pista assim... Seriam as citadas Tioga? |
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Skatena
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Recordo-me que à época o marketing dos dual control foi bem forte... e o principal "apelo" era o ganho de tempo devido a trocar as marchas e frear ao mesmo tempo. E não é que ainda é possível encontrar ele por aí à venda em loja (e com preço nada convidativo!):
https://www.fujibike.com.br/rapid-fire-shimano-manete-brake-dual-control-p-114.html |
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Fabio
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Com aquele manete indo para cima e para baixo tinha que ser malabarista para conseguir o feito de fazer junto.
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Jagwire
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Roda fechada com tampão de lona é tão vintage quanto bolsa de quadro triangular...rsrs
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TheLittle
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um lixo, dei o azar de cair na história da shimano quando saiu isso e depois dei sorte de conseguir repassar pra outro cara que tinha também caído na história (na real acho que ele realmente gostava). |
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Ismah/Cabelo
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Esse dual control foi a reinvenção da roda, vendida mais cara... Parece a mesma coisa que os trocadores STI mais rústicos / simples, das bikes de estrada...
Pode até ser mais rápida, mas exigiria de cara se adaptar, talvez tivesse vez no ciclocross e olhe lá... |
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ftajiri
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nunca entendi a logica dos dual control.. é ate natural vc bater o dedo e baixar a alavanca, mas bater com as costas do dedo pra cima, pra mudar de marcha é foda... kkk
se tivesse feito uma alavanca dedicada talvez faria mais sentido
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TheLittle
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ele tinha uma alavanca dedicada também (que você podia tirar). mas não deixa de ser uma porcaria kkk
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Fabio
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Ia ficar com calo na parte cima dos dedos. Kkk
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ftajiri
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kkk mas ficava bonito o guidão.. fica super limpo
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Jagwire
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Depois de uns tempos sem andar de MTB, esta semana arrumei essa Vitus:
Hoje fiz o primeiro pedal em estradão, onde passei por esse segmento que sempre treinava nas 26: https://www.strava.com/segments/10548121 27km de ouro cascalho solto, costelas, o tempo todo subindo ou descendo. Sem dúvida, a 29 desce mais rápido e com mais controle que a 26. Dá para passar mais rápido pelas costelas e encarar a buraqueira melhor. Não cheguei a descer o bambu nas subidas pra ver como seria o comparativo, preciso acertar o cockpit ainda, colocar uma mesa menor, baixar essa frente que está horrível pra subir, e por um canote com offset. A bike pesa 2kg a mais que a última 26 (um kg só de roda e pneu, o que mata nas subidas), mas talvez o fato de quicar menos ajude a subir melhor. |
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TheLittle
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eu particularmente uso o selim o mais pra frente possível. a tendência hoje é ter seat tube com angulação maior, tipo 75 ou 76°.
assim o peso fica mais central na bike e facilita pra subir. Na 29, mesmo com 140 de curso na frente, mesa 55mm positiva e guidão com 10mm de rise eu não sinto a bike empinar, sobe muito bem. Antes usava um canote com seatback q tive que colocar o selim todo pra frente por que empinava muito. já na 27.5 de enduro uso mesa 35mm de comprimento e guidão 25mm de altura, com 1cm de espaçador emabaixo da mesa e curso de 160mm dianteiro. As vezes fico assustado como a bike sobe bem, mas essa empina pouca coisa mais. Mesma coisa, mudando o canote com seatback por um reto e colocando o selim bem pra frente fez toda a diferença.
Editado por TheLittle - 10 Jul 2017 as 13:39 |
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Jagwire
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É que no meu caso, por ser bem mais alto, preciso de um canote com seatback pra acertar a linha do kops (aquela linha imaginária partindo da patela e passando pelo eixo do pedal, com o pedivela paralelo ao solo) do jeito que está, fica 2cm à frente do eixo. Isso num pedal curto ok, mas num de 150km frita os joelhos.
Daí baixar a frente é costume, está praticamente alinhado o selim com o Guidão, eu prefiro o Guidão uns 2cm abaixo da linha do selim numa MTB (numa Speed uso uns 8cm abaixo). Mas isso é fácil, vou colocar uma mesa 2cm mais curta e baixar 2 espaçadores. |
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TheLittle
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é, ser baixinho é outro mundo kkk
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Ismah/Cabelo
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Ser alto que é outro mundo, to com 1,87 e contando... Sapato tem furo embaixo, e não acho outro que sirva igualmente.
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Ironman
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A invenção do Dual Control é uma frescura que a Shimano inventou e que a SRAM deve ter achado a coisa mais sem lógica que existe. Foi o mesmo que inventar na época uma roda quadrada só pra ver se funcionava melhor que a redonda. |
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A SRAM inventou o grip-shift,q tem seus odiadores.
Mas veja,"durou" mais q o Dual-Control E eu ainda vejo a possibilidade,um dia quem sabe,ter um GripShift SRAM,afinal,ele ta ai no SRAM NX e GX 11v,assim como esteve no XX1 E teve no X0,X9,ja o dual so 9v e olha la. Mas do que falavamos mesmo,antes de sermos interronpidos pelos off-topics?? Ah sim. Nanismo VS 29ers Anao nao pode pedalar uma 29er,salvo sejao feitas mudanças neste tipo de bike = fato Considera-se,para fins de Ciclismo>Todo aquele q tiver menos de 1.65m e´considerado Nano-ciclista Nano tecnologia deve ser empregada pra adequar a 29er pra este tipo de ser. |
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TheLittle
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hahahahah
minha 29 full com nanotecnologia aplicada uso mesa 55mm na posição certa com guidao rise 10mm |
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rafael_rtg
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Bom saber que não sou um Nano-Ciclista com meus altos e tantos 1,665m, aqueles 5mm que você respeita kkkk
Editado por rafael_rtg - 14 Jul 2017 as 10:41 |
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MarcosMori
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Não!!Não!!Não!!Não!!Não!!, sou um nano ciclista!!! bem que minha falou que eu estava diminuindo.... rs
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Nano-ciclista pedalando sua 29er tam 15.5" = pilotando uma Harley Davidson
A Honda tem 2 tamanhos de cavalete lateral pra Honda Tornado/XR300E A BMW tem 2 tamanhos de banco,sim,as motos podem vir equipadas com 2 alturas de banco,assim diminuindo a altura do solo,pro peao poder afastar a moto. E dezenas de outras adaptaçoes q os fabricantes poe pra que a altura nao seja um empecilho ao uso. Podemos listar aqui coisas que os nano-ciclista podem fazer pra melhoras as condiçoes de vida,digo,de pilotagem de suas Chopper-bikes:: 1: Mesa mais curta :fato,o toptube das choopers é maior q da 26er,sendo os 2 quadros de mesmo tamanho.Uma mesa mais curta traz alguns problemas,como uma direçao mais reta,mais arisca,direta,mas fazer o que...fica melhor 2: Quem nao tem dindin pra um quadro novo,de headtube curto,pode por mais um preferencial escolha da mesa,q ela seja de 17°,posta negativa logico. 3: Suspas 100mm tem 515mm de A-C,suspas de 80mm tem 495mm de A-C.Suspas indicadas pra XC de "marca" tem A-C sempre menor q suspas baratas Ou seja,se vc(eu)nao tem dindin pra uma SID,FOX ou similar,q tbm regula o curso(e consequentemente a altura),estude uma suspa de 80mm "nativa" |
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Eu ja testei uma Suntour XCR 100mm e uma RST Omgea 80mm(nen vou citar q sao 29ers pois o topico ja diz)
A dirigibilidade com a suspa mais baixa melhora,subir,no plano,mas descer,com meus quase 80kg pra 1.61m ficou fo,da fim de curso qdo exigida,e isto sendo suspas baratas(media de 500R$). Parece que hoje a tendencia sao suspas de 120mm(pra uso mistao,XCO e Enduro) POREM os quadros chegao a ter 7cm de headtube,o que deixa a frente ate mais baixa q uma "modelo 2015) com suspa de 80mm/90mm entao o que eu penso sobre suspas mais curtas pra pessoas mais baixas eu sustento.So nao pode alem de baixo ser gordo,igual eu.Ai fo tudo. |
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TheLittle
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minha suspensão tem 551 de A2C, e uso mesa positiva 55mm
não sinto dificuldade nenhuma em subir e não vi diferença de quando usava susp 530. alias com a susp 530 eu usava um espacador de 5mm embaixo da mesa, ficava melhor pra descer . o headtube da minha bike é 90mm,é curto mas nada exagerada vendo esse papo de mesa super baixa eu fico me perguntando, será q as pessoas nao querem andar como andavam na 26 ao inves de se adaptar as 29 no xc race competitivo ate ok, os caras tem pernas e velocidade pra fazer diferença na subida e ate aerodinâmica. mas quando eu vejo un ciclista de fim de semana usando uma mesa enorme 35 graus negativa eu fico ne perguntando... pra que? Editado por TheLittle - 14 Jul 2017 as 22:34 |
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TheLittle
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ah faltou o detalhe, nano ciclista 1.63m e 72kg
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43679
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Cadastrado em: 13 Jun 2011 - Offline Mensagens:3050 |
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quadro 29er 17" "antigo"
120mm+515mm =635mm (12cm de headtube 514mm de altura da suspensao) Quadro 29er 17" "novo" 70mm+530mm = 590mm (onde 70mm sao os 7cm do headtube)editei 90mm + 550mm = 640mm A minha HighOne 16"+ Suntour XCR rl 29er: 140mm + 515mm = 655mm Da pra notar q nesta continha qualquer bike com geometria das primeira e segunda levas das 29er tem a frente mais alta q a sua. Com RTS Omega 80mm de curso,abate 20mm da frente, Entao,pra min q sou pesado,e ja "provei" a 80mm afunda demais,resta uma mesa negativa,q compensaria. faz todo o sentido usar uma mesa negativa e manter o curso da suspa pra XCO e os profissionais o fazem assim. Ja pra min,com a barriga,nen tanto.Atualmente esta com garfo rigido 470mm A-C,mesa de 60mm 7° negativa(portanto reta,nivelada) 140mm + 470mm =610 ate o primeiro espaçador(ou mesa).O que acontece depois é a escolha pessoal. 29er tem a distancia do central ao chao igual as 26er,mas nao a frente. Entao,basta olhar um nanico pedalando uma 29er "montada padrao",puro uma chopper.A frente é o ponto. Editado por Devair - 15 Jul 2017 as 14:25 |
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André canetao
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Cadastrado em: 16 Mar 2019 São Caetano do Offline Mensagens:2 |
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Boa noite sou novo no forum, mas posso falar a respeito do assunto andava de aro 26 pneu 2.0 slik k7 menor onze dentes de 39 a 50 km todo domingo usando Strava ,encostei a aro 26 e peguei uma aro 29 mesma configuração de pneu e relação ,tamanho de quadro e tudo , depois de um ano o Strava ainda me mostra que a maioria dos trechos por onde passei a aro 26 foi melhor .a única diferença das duas bikes era o peso pois a aro 29 como é muito difícil achar sem freio a disco isso deixa ela um pouco mais pesada fora falar do resto que é maior e mais pesado.
Então diante de tudo isso não tive a sensação de melhora ou piora, tive os números do Strava que me provaram se a configuração for igual o resultado vai ser igual. E eu comprei a 29 achando que seria no mínimo 10% mais rápido. |
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Ironman
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Cadastrado em: 25 Dez 2005 Hannover Offline Mensagens:4929 |
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Boa! Vou ver se acho por aqui para botar na Kona Hahanna old school que vou montar essa semana assim que o quadro chegar. Já estava me esquecendo: vou botar também brake boosters coloridos nela.
Editado por Ironman - 17 Mar 2019 as 00:57 |
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Joao Angú
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Ironman , qual modelo de brake booster voce vai colocar na sua old school ? Obrigado.
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Ironman
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Cadastrado em: 25 Dez 2005 Hannover Offline Mensagens:4929 |
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Joao Angú, eu vou instalar este modelo aqui:
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Joao Angú
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Muito obrigado Ironman.
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