Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Movimento central me ferrando
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Movimento central me ferrando

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Movimento central me ferrando
    Postado: 17 Mar 2017 as 09:40
Salve turma!

peço encarecidamente sua ajuda.

Seguinte: Comprei uma bike, quadro simples, de aço. No primeiro rolê, apresentou folga do movimento central. O cara da oficina apertou, folgou denovo no mesmo dia. 

solução apresentada pela oficina, colocar mov. selado. Assim o fiz. Ele colocou uma lá de 50 reais. Disse que é bom.

2 dias de rolê, começou a dar uns estalos. Levei pra apertar, e o cara fez pelas coxas (dessa vez era um funcionário novo) e continuou os estalos. Fui pedalando até em casa, e destruiu o movimento, de acordo com o cara da oficina, que falou que colocaria um novo, sem custo, porque pela qualidade do mov. n era pra apresentar folga assim.

(E não era mesmo, pq o maior esforço que faço na bike é pedalar em pé, só percurso de casa pro serviço.)

Enfim. Colocou um movimento novo, e no mesmo dia apresentou folga. levei pra apertar e fiquei assistindo. O cara apertou MUITO. Só que apenas as arruelas de fora do movimento. Não sei se isso tem relevância, ou teria que mexer por dentro. No dia seguinte, folgou denovo....

isso é só falta de sorte, ou vou ter que trocar meu quadro+pedivela e movimento?




Editado por Daniel Moreira - 17 Mar 2017 as 09:49
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2017 as 10:44
Pode ser a rosca do quadro que tá ruim, mas é pouco provavel pq se o cara apertou bem, é normal apertar só o encaixe que vai no quadro mesmo. Vc tem certeza que a folga é no central e não no pedivela? Pedivela mal colocado também pode apresentar folga, a melhor forma de saber é se mexendo de um lado, o outro também balança igual.

Seria bom saber, qual o tamanho do central do seu quadro? Ele usava pedivela monobloco?
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2017 as 10:50
Isso é a porcaria dos movimentos centrais tipo caixa que andam fazendo ultimamente. A aranha que segura as esferas é uma latinha de aço temperado muito vagabundo e acaba soltando as esferas. Deveria ter a qualidade das gaiolas usadas em rolamentos, como eram feitos antigamente, mas agora é só peça barata para bicicletas baratas.

O problema do movimento selado pode ocorrer se houver esmagamento do conjunto selado pelo apoio avulso instalado pelo lado esquerdo do quadro. Ele é só um apoio, não é para dar aperto.

Há duas saídas para esse problema.

A primeira é a que o pessoal já vem falar: use movimento central selado. É indiscutível. É a melhor opção.
Aqui eu estou fazendo uma experiência que você também pode fazer. Se perguntar aqui, vão falar para usar Shimano. Só que o movimento central selado de eixo quadrado da Shimano custa pelo menos R$ 60,00. Eu achei da Neco por R$ 20,00. Se o Neco durar 1/3 do que dura o Shimano, está valendo. Se durar a metade, fico no lucro. E R$ 20,00 é um valor que dá para arriscar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-806886426-movimento-central-neco-rolamento-selado-promoco-_JM

A segunda é macete dos mecânicos antigos.
Tire a aranha e complete a coroa de esferas soltas até não sobrar espaço. Monte com elas presas na graxa da caixa. É assim que funciona um cubo de cônicos e não dá problema. O maior problema é achar esferas no mesmo padrão de diâmetro. O ideal é ir numa loja de rolamentos e comprar o pacote com o cento de esferas de boas marcas de rolamentos (SKF, INA, etc.) e usar exclusivamente esferas desse pacote. Não misture com as esferas originais da caixa.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2017 as 11:31
Bom , o amigo pagou 50 então se o movimento não for shimano já custou caro.
Eu usei 2 necos "selados" de 20 reais , não sei se é o mesmo que gryphon usou mais ele não é selado de verdade , e um movimento de rolamento , porém o rolamento e tão vagabundo quanto os que vem em cubos de 40 reais.
Na primeira chuva que peguei depois de 2 meses a lubrificacao ja foi pro pau com 3 meses tava tudo enferrujado e com folga.
O shimano eu uso a muito tempo , tenho atualmente um selado quadrado que está com 5 anos e perfeito com um detalhe , logo que eu comprei ele a bike estava presa num poste , uma mulher subiu com o carro no passeio pra estacionar e subiu com a roda do carro (honda city) encima do pedal esquerdo e a bike travou no carro , mesmo com esse peso encima do pedal o movimento ta até hj de boa.
Na minha opinião o neco não chega perto de valer a pena frente ao shimano , o único movimento central de rolamento que eu achei bom foi o da suntour , tenho um a 2 anos e meio , andei na época de chuva com a bike e entrou bastante água através da direção , quando fui dar uma geral na bike o movimento central estava inundado (uns 100ml de água dentro do centro) e ficou la uns dias , mesmo assim o movimento está de boa ate hj , se eu achasse o suntour por 30 reais compraria outro.
De toda forma pegue uma trena e meça o tamanho do seu central pra se certificar que o mecânico usou o tamanho correto , vai que o seu mov e 73mm e o kra pos 68mm daí o mov fica sem o apoio do lado esquerdo que o amigo acima mencionou e o peso durante o pedal vai fazendo ele oscilar e dar folga na rosca direita,
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2017 as 12:08
Eu comprei um neco pra fazer um teste, tava indo muito bem até que um dia pulei do transito pra calçada e o colar que segurava o rolamento rachou no meio. Dai coloquei um shimano, pra não ter mais dor de cabeça.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2017 as 22:54
Aí é que está o problema.

Se procurarem no histórico do fórum, vão ver que o pessoal aqui diz que mesmo o selado da Shimano (UN-26) também não é indestrutivel. Ele também é delicadinho. Isso aproxima o Shimano do Neco  por baixo. Foram esses comentários que me levaram a experimentar o Neco.
O UN-26 é um conjunto selado no estilo da Shimano, com a tecnologia dos cubos de cônico. Mas agora tem um modelo novo, o UN-100 que é idêntico ao Neco, com o que parece ser um rolamento do lado esquerdo. Os preços são mais ou menos os mesmos.

Mudou pra que? Baixar custo? Talvez estejam piorando a qualidade para empurrar os sistemas mais sofisticados.

Então continua a dúvida. É mais de 3 vezes melhor?  Se não for, Neco continua ganhando em relação custo x benefĩcio.

Na pior das hipóteses, não joguei fora as caixas. Garanto que se usar o macete de coroa de esferas como descrevi, o conjunto aguenta bem a pancada.

Em tempo eu digo que movimento central é um reflexo dos produtos dos tempos modernos. Eu tenho uma Phillips com quase 70 anos, na família desde nova, era um dos "carros" da família nos tempos que fusquinha pé de boi era carro de luxo, e o movimento central ainda é original, e continua firme e forte. Nem Shimano faz mais peças para durar assim.

Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2017 as 08:56
Isso q vc disse colega tem toda razão. Eu uso muito conjuntos de 8v e é incrível como a durabilidade do grupo shimano de 8v é baixa, fica aquela impressão que estão empurrando coisa ruim pra forçar o sujeito a trocar de grupo. Um bom exemplo é o k7 HG70, era um deore de 8v, produto de alta qualidade, mas hoje em dia não se encontra mais, é muito raro ver um. A mesma coisa devem estar fazendo com o central, provavelmente querem empurrar os pedivelas integrados.

Mas é bom saber, agora só vou atrás do UN26.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2017 as 12:16
Não vi o un100 na mão ainda , mais olhando foto me parece ser o desenho da carcaça apenas e não um rolamento.
Já vi nego quebrar eixo quadrado saltando , mais uso normal garanto que dura bem mais um neco.
Vou ate procurar esse un-100 porque se for o preço do neco (25 reais) só vou comprar ele agora.
Movimentos comuns bacia e cone duram bem sim , porém são um pé no saco , toda vez que entra sujeira vc tem que desmontar limpar e lubrificar igual um cubo de roda , só que é bem mais chato porque tem que tirar o pedivela então acho melhor pegar um selado mesmo.
O mov de rolamento acho que seria vantajoso se vc pudesse trocar os rolamentos igual se faz nos cubos.
Já a questão do grupo não tem o que fazer né , e a evolução , a shimano não poderia se dar ao luxo de oferecer um grupo deore de 24v porque ninguém ia comprar visto que seria caro e tem outras marcas no mercado competindo.
A shimano ate lancou o pedivela tourney reduzido pra competir com esses xing sugino brunswell high one da vida.
Voltar ao Topo
rogeriodutra27 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2016
Ouro Preto, MG
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogeriodutra27 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2017 as 12:34
estou com problema parecido na minha oggi hacker, segundo o site ela vem com um movimento central neco selado, mas depois de uns meses começou a estalar, levei na oficina onde o cara lubrificou e instalou de novo, mas peguei uma chuva gigante e começou a estalar de novo

aí fiz o mesmo, levei na oficina de novo, mas tem pouco menos de um mês e já está estalando muito, vcs recomendam o shimano (tem que ser ponta quadrada)?
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2017 as 14:33
No caso tem que ser o compatível com o seu pedivela.
Se ela veio com um neco é provável que seja o ponta quadrada mesmo.
Eu sempre dei muita sorte com os shimano.
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2017 as 14:08
Muito obrigado pelos comentários, galera.

No final das contas, acho que  a sorte conta muito também. Eu lembro 10 anos atrás, quando comprei minha bike, no mesmo "nível" dessa que tenho hoje, e ela aguentava muito mais. Acho que nunca tinha tido problema no movimento antes, porém, no mesmo dia, mesma loja, meu primo comprou uma bike igual, só de cor diferente, e saímos pra andar juntos, enquanto minha bike era só sucesso, a dele foi pra oficina várias vezes na mesma semana.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2017 as 18:47
O preço do UN-100 é o mesmo do UN-26, indicação que provavelmente irá substituí-lo sem baixar o preço.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X