Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Como proceder em caso de abuso dos motoristas?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Como proceder em caso de abuso dos motoristas?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
victortufani Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victortufani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Como proceder em caso de abuso dos motoristas?
    Postado: 28 Fev 2017 as 21:52
Oi, galera, tudo bem?

Hoje estava dando uma (re)lida no CTB e são previstas punições para os motoristas que fecharem o ciclista, intencionalmente usarem o carro para ameaçar, colarem na traseira, empurrarem a bicicleta para a calçada etc.

Mas como muitos ciclistas, eu vou e volto do trabalho diariamente sem uma câmera que filme o trajeto e bom, às vezes, embora muito raramente, ocorrem coisas desagradáveis. Essa semana de carnaval aproveitei para pedalar com muita calma pela rua, atravessando alguns bairros próximos de casa, e fui imprensado por um taxista que simplesmente jogou o carro com tudo para cima de mim metros antes de dobrar uma esquina. Outra coisa que infelizmente não é tão incomum é que os ônibus acelerem e colem na traseira da bicicleta.

Me parece que há impunidade completa nesses casos. Correr atrás do motorista é perigoso e frequentemente inviável. Parar o trânsito para bater boca é outro perigo, você nunca sabe do que um motorista raivoso é capaz de fazer. Então como devem agir os ciclistas em caso de infração?
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2017 as 22:28
dê um sorriso e mande um beijo... um sinal de positivo ou então bata palmas pra ele.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
Funfunzero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Atibaia
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Funfunzero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2017 as 22:44
Moramos no Brasil, então, por enquanto ou por um longo tempo, se tem amor a família, aceite todos os desaforos que ouvir ou passar na rua e tente apenas se defender e voltar pra casa em segurança.
Infelizmente por aqui hoje em dia, de bike ou nao, se vc for ironico, morre, se reagir, morre, se arrumar briga, morre...e se o cara passar por cima da sua cabeça com o carro provavelmente nem preso ele vai. 
Sou completamente frustrado e revoltado com esse tipo de coisa, mas com um bebe de 10 meses em casa, virei o homem mais frouxo do mundo. E olha que já briguei demais na vida.
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2017 as 23:51
Leia um pequeno relato que fiz no meu blog sobre a situação em Belo Horizonte - https://nocaminhodafe.wordpress.com/2017/02/22/pbh-e-ciclistas-na-cidade/

Agora, tire suas conclusões.
Voltar ao Topo
victortufani Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victortufani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2017 as 00:01
Originalmente postado por _danielcorrea _danielcorrea escreveu:

Leia um pequeno relato que fiz no meu blog sobre a situação em Belo Horizonte - https://nocaminhodafe.wordpress.com/2017/02/22/pbh-e-ciclistas-na-cidade/

Agora, tire suas conclusões.

Pois é, já passei por situação semelhante. Já pedalei em BH, mas sou do Rio de Janeiro. Duas cidades enormes com trechos ruins para o ciclismo. Aqui eu desisti de ir à faculdade pedalando porque simplesmente a prefeitura se nega a demarcar uma faixa de bicicletas na via única de ligação entre o Maracanã e o resto dos bairros da zona norte. Fizeram faixa de ônibus mas não podem tirar um metro e meio de pista dos carros pra fazer uma ciclovia do lado oposto, uma bosta. 

Dá vontade de dar uma de maluco e sair na madrugada com stencil e spray e "fazer" uma ciclovia.
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2017 as 10:33
Posso estar errado, mas, a impressão que dá é que quanto mais ciclovias se faz, pior pra quem pedala em ruas sem elas, pois os motoristas ficam com a impressão de que vc não pode estar ali, somente na ciclovia... mesma coisa com faixa de pedestre elevada, os motoristas só respeitam elas, e as outras normais parece que deixam de existir.... 
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2017 as 10:56
o meu conselho é: não faça nada! é foda dizer isso mas não fazer nada na hora é a melhor situação, caso filme seus pedais ou veja que existem câmeras nas proximidades o ideal é fazer o B.O. depois. Mesmo que não dê nada vira estatística (sim, estatística é importante, ninguém que tentativas de homicídio no bairro) e se der algo PODE TER CERTEZA que esse filho de uma puta vai pensar 32 vezes antes de fazer merda de novo nem que seja pra evitar a encheção de saco que é responder por um processo.
Voltar ao Topo
victortufani Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victortufani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2017 as 11:14
Originalmente postado por Marcelook32 Marcelook32 escreveu:

Posso estar errado, mas, a impressão que dá é que quanto mais ciclovias se faz, pior pra quem pedala em ruas sem elas, pois os motoristas ficam com a impressão de que vc não pode estar ali, somente na ciclovia... mesma coisa com faixa de pedestre elevada, os motoristas só respeitam elas, e as outras normais parece que deixam de existir.... 


Também acho. Se o motorista for pouco inteligente, ele vai passar por uma ciclovia agora e daqui a 70 km, quando não houver mais ciclovia nenhuma à vista, ele vai ver um ciclista na rua e raciocionar igual: "Cadê a ciclovia? Sai da rua!".
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2017 as 11:37
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

O pessoal que defende a remoçao do estatuto do desarmamento poderia dar uma opiniao.

Devair, por favor, leia as regras.
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2017 as 11:38
Originalmente postado por victortufani victortufani escreveu:


Me parece que há impunidade completa nesses casos. Correr atrás do motorista é perigoso e frequentemente inviável. Parar o trânsito para bater boca é outro perigo, você nunca sabe do que um motorista raivoso é capaz de fazer. Então como devem agir os ciclistas em caso de infração?

Já dei muito soco em lateral de ônibus e já discuti com motoristas. Não adianta... e sim, muitos andam armados.

Tem sim algumas recomendações no que fazer e vou trazer essa informação em breve, mas normalmente funciona com ônibus apenas. Já volto...
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
leonardoabrito Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2014
Bauru - SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leonardoabrito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2017 as 12:08
um taxi uma vez estava procurando briga e ficou tacando o carro em cima, freando na decida (so para me segurar) e mais umas brasileirices... chegando no semaforo fechado ele foi fechando a direita, até quase bater a roda na guia para eu não passar, nem olhei pro carro dele, subi na calçada (7h manhã) e continuei minha vida como se nada tivesse acontecido, talvez outra atitude minha seria melhor nao sei... mas que isso deve ter sido dificil do cara aturar deve!
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2017 as 19:11
As leis de transito são ruins ou mal aplicadas em todo o mundo, ou pelo menos em todo lugar onde eu já vi alguma coisa sobre o assunto. 

Vi um caso nos EUA onde um ciclista quase foi morto depois de ser atropelado no acostamento de uma rodovia. Ele estava na mão correta de direção, equipado, tudo certo. O ciclista estava filmando e entrou na justiça contra o motorista. Sabe o que aconteceu? O ciclista teve que arcar com todo o prejuizo do seu  tratamento, da bicicleta e o motorista só pagou uma multa de (+/-) U$ 200,00, depois de quase ter matado uma pessoa. 

No BR então, pior ainda. Alem das leis ou não existirem ou não serem aplicadas, muitos dos motoristas, motociclistas, pedestres e até dos ciclistas são mal educados e não cumprem as leis de trânsito.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2017 as 17:51
De inicio o mais importante é você pedalar de forma defensiva a evitar certas situações, tem lugar que você sabe que vai tomar fechada... ocupar a faixa pode ser uma solução por exemplo. 

Agora há vários momentos que os motoristas fazem a merda com plena consciência, nessas você pode ir na delegacia registrar por exemplo, teoricamente isso fica registrado e caso o mesmo cara se envolva em algum problema mais a frente isso pode piorar a situação dele (ja fiz pra motorista de onibus), você não fica nada feliz em perder horas na delegacia então em geral o que faço é depois do ocorrido eu paro uns 5min pra não ter que passar pelo psicopata de novo e talvez me sentir obrigado a tomar uma atitude.

eu ja discuti, ja quebrei onibus... acho que dar uma xingada no minimo vale a pena pra vc não ficar o dia todo sofrendo com isso, mas tenha em mente que o cara pode tentar te matar depois, então não fique no caminho dele, onibus da pra vc girar o retrovisor do lado direito, ele tem q parar e sair do onibus pra regular e é no minimo um saco pra ele ficar entrando e saindo varias vezes até acertar a posição.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 09:53
Uma coisa importante, se vc sofre algum dano, como ser derrubado ou bater em alguma parte do carro, e conseguir anotar a placa do carro, chame a policia e faça um BO no local do acidente. É importante mostrar as escoriações e danos da bike no local do acidente, depois fazer uma denuncia formal por fuga do local do acidente. Se vc sofrer algum dano e tentar fazer o BO direto na delegacia é a maior canceira, alguns delegados nem fazem o serviço afirmando falta de provas.

Editado por newhouse - 16 Mar 2017 as 09:54
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2017 as 10:58
Eu trabalho com perícia na área automobilística e posso dizer que nada substitui boas fotos no local do acidente, ainda mais hoje que todo mundo carrega uma câmera razoável no bolso como parte do celular.

Quando for tirar as fotos, tire 2 ou 3 de cada ângulo, porque se uma sair ruim você tem outra que pode estar melhor. Se tirar só uma, justamente aquela que mostra algo crítico para o caso, e ela sair fora de foco, fica difícil mostrar o que se quer e você não terá outra para substituir. As telas dos celulares e câmeras é muito pequena e normalmente é vista sob condições inapropriadas de iluminação. Com isso passam a impressão errada da qualidade da foto.
Você acha que a foto está boa logo que tirou, mas quando coloca na tela do desktop, está fora de foco, borrada, manchada com reflexo, etc..
Pela mesma razão, tire fotos dos detalhes importantes de 2 ou 3 ângulos diferentes. A iluminação pode ser melhor em um ângulo e ruim em outro, a tela pequena pode passar uma impressão errada sobre o detalhe fotografado e cria uma foto onde o detalhe fica difícil de identificar...
Não economize nas fotos, até porque câmera hoje não tem filme que acaba com poucas poses.

Faça um enquadramento que mostre bem o dano de perto e em outra foto, mostre de uma distância maior para quem ver ter noção do ponto danificado em relação ao corpo ou à bicicleta e a proporção do dano em relação ao todo.

Uma imagem vale mais que mil palavras, porém, enquanto uma boa imagem substitui mil palavras, uma imagem ruim exige dez mil para explicar bem o que é mostrado. Tenha sempre isso em mente quando bater uma foto, quer seja para um acidente, quer seja numa viagem em família.

E nem sempre dá, mas quando possível, fotos do carro ou da moto que causou o acidente, incluindo a placa, o condutor e os documentos dele.

Quer dar mais credibilidade às fotos? Chame a polícia e tire fotos incluindo os soldados e a viatura nas fotos, e registre a identificação deles. Isso mostra que uma autoridade é testemunha dos ferimentos e danos sofridos no local.
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2017 as 20:09
A ultima vez que eu xinguei um motorista que me trancou, no transito, no outro dia ele foi na empresa onde eu trabalho, era cliente especial da empresa. Felizmente não me reconheceu (ou fingiu). desde aquele dia eu só me defendo. Além do que, violência gera violência, é mais facil conversar na boa. Não que vá surtir efeito, pelo menos não se torna briga generalizada ou show de ofensas.

Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2017 as 10:25
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

A ultima vez que eu xinguei um motorista que me trancou, no transito, no outro dia ele foi na empresa onde eu trabalho, era cliente especial da empresa.

Estou aqui imaginando você se escondendo atrás de uma mesa ou um balcão.

Isso sim e azar. LOL
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2017 as 10:35
Originalmente postado por leonardoabrito leonardoabrito escreveu:

um taxi uma vez estava procurando briga e ficou tacando o carro em cima, freando na decida (so para me segurar) e mais umas brasileirices... chegando no semaforo fechado ele foi fechando a direita, até quase bater a roda na guia para eu não passar, nem olhei pro carro dele, subi na calçada (7h manhã) e continuei minha vida como se nada tivesse acontecido, talvez outra atitude minha seria melhor nao sei... mas que isso deve ter sido dificil do cara aturar deve!


Toda reação leva a algo. Imagine se você tivesse reagido da mesma forma que ele? A cagada estaria feita. Teriam discutido, brigado, se machucado e as vezes em alguns casos sairia até uma morte. O melhor foi o que você fez, ir embora. Não adianta nos irritarmos com um motorista mal educado. Não adianta nos revoltarmos contra uma nação que tem no seu DNA a IGNORÂNCIA. O bom e correto é desconciderar tal ato desse tipo de pessoa evitando dores de cabeça.
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2017 as 11:18
Eu acredito num negócio que é o famoso carma.

Pode ser apenas sorte minha, talvez?

Bom, até hoje, só tem motorista muito educado e gentil comigo. Os caras sempre me dão passagem.

os únicos momentos em que eu tive problema, que foram bem raros, acredito que foram merecidos, porque eu tbm ja vacilei muito no trânsito.

Todos aqui sabem disso, mas é bom lembrar. Ciclista não é anjinho não. Todos nós pagamos o pato porque tem muito ciclista folgado.

únicas situações que me incomodam no trânsito são os motoristas mosca, que não prestam atenção direito, abrem a porta sem olhar pra trás, atravessam a ciclovia sem ver se vem ciclista...mas tudo eu relevo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X