Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
"Speediziando" uma híbrida |
Responder |
Autor | ||
muringuets
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 02 Out 2014 São Carlos Offline Mensagens:256 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
Postado: 24 Fev 2017 as 22:41 |
|
Fala galera.
Faz tempo que eu estou com esse projeto, finalmente acabei. Eu tenho essa bike aqui que uso principalmente pra ir trabalhar: Uma Trek 1st district Gates Carbon com Shimano Alfine 8. Macia, silenciosa e limpa, não suja a barra da calça Pois bem, vejam o estado dela mais de perto: Como estava com muita bike e pouca casa vendi a speed e resolvi dar uma mudada nessa Trek pensando em usar pra trabalhar e dar uns pedais com o povo de speed também, sem muitas pretensões claro, primeira modificação foi a pintura. Sempre tive vontade de pintá-la, preto fosco era a cor, aí passeando pelo fórum achei esse tópico: https://www.pedal.com.br/forum/fotos-da-sua-bike_topic13_page251.html (postagem do AND) Aí me surge a pintura que eu queria hehe, mandei pintar com o https://www.facebook.com/elton.santosvieira, aproveitei pra trocar todos os parafusos enferrujados, e consertar o rebite do parafuso do suporte de caramanhola, ficou bem massa, aí montei ela ainda com guidão reto: Bom depois de um rolê pela RFB minhas peças chegaram, quebrei a cuca pra instalar esse shifter no guidão drop e eis o resultado final: Guidão drop Bontrager Race ciclocross 460mm Freios Tektro R539 LR Pneus Vittoria Rubino Pro 3 700x25 Pedais Shimano A530 (SPD) Manetes de freio SRAM R900 Cubo de marchas Shimano Alfine 8 (306%) Quadro, garfo, rodas, mesa, selim e canote originais (repintados) Cogitei colocar um freio tipo ciclocross ali na parte reta do guidão, mas estou decidindo ainda se coloco ou não. Ainda não pesei a bike, mas ela é bem pesada, quadro pesa 2kg e o garfo (carbono) 0,5kg, as rodas são realmente as mais pesadas do planeta rsrs... Faltou fôlego ($$$$) pra um Alfine Di2, teve que ir na gambitech ali no passador mesmo. Agora é dar um up nas pernas e quem sabe ir pra umas competições e tentar não ser o último |
||
=]
|
||
_danielcorrea
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Nov 2016 BH-MG Offline Mensagens:733 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Cara, que massa seu projeto. Não sabia que um guidão de Speed ficava pouco feio em um quadro MTB.
Minha Supra que aguarde, a vez dela vai chegar. Seu projeto me encorajou. |
||
Neto1
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 15 Jul 2011 . Offline Mensagens:712 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Não é bem uma MTB, é uma híbrida de verdade, com um quadro que não é uma MTB nem uma Speed. Não é adaptação, foi fabricada para esse fim específico
|
||
newhouse
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Set 2011 Embu - SP Offline Mensagens:2578 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Projeto bacana, ficou bem parecido com a minha, porem to usando quadro de mtb com relação de estrada. Já testou ela em algum pelote? Fico curioso como se comporta essa relação do alfine 8 no passo do pelote.
|
||
muringuets
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 02 Out 2014 São Carlos Offline Mensagens:256 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(1)
|
|
Testei ela no pelotão sim, mas sempre nos dias mais lights, não tenho perna pra acompanhar o ritmo nos dias mais puxados... Fazendo média de 28kph não tenho problemas em acompanhar, não cheguei a usar a marcha mais pesada nesses dias, então tem margem ainda... Maior parte do pessoal que conversou comigo sobre a bike tem essa dúvida, se eu vou ter marcha para acompanhar a galera, e com certeza vai faltar marcha sim, principalmente as mais leves, mas eu sei que antes de faltar marcha, falta muita perna EDIT: Estatisticando a coisa: Marcha mais pesada a 100 rpm: 49kph Marcha mais pesada a 120 rpm: 59,5kph Velocidade final eu tenho, não pra brigar no sprint mas dá pra sair na foto Marcha mais leve a 90 rpm: 14,8 kph Marcha mais leve a 80 rpm: 13,1 kph Numa subida muito forte eu não tenho perna pra fazer ~13kph rsrs aí eu empurro Editado por muringuets - 12 Mar 2017 as 18:53 |
||
=]
|
||
Ramai
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Jul 2014 Itaberaba - BA Offline Mensagens:1464 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Ficou muito linda a bike!!
|
||
Scott
Bikes e aviões <3 |
||
meireles
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 20 Mar 2017 São Paulo Offline Mensagens:2 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Sensacional !! Eu venho revirando o forum a um bom tempo, só hoje depois de ler sobre o seu projeto, criei vergonha na cara e me cadastrei A uma mês venho pesquisando por trocadores STI , para instalar na minha scott metrix40(igual a da imagem ai embaixo) que hoje esta com um grupo acera, mas consultando o forum vi que não é tão simples, e o seu post provou isso. Tira uma duvida, você consultou algum lgar aqui, ou foi na cara e na coragem ?? Eu queria usar o que esta ai hoje(a grana ta curta pro projeto), porem estou meio perdido |
||
muringuets
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 02 Out 2014 São Carlos Offline Mensagens:256 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Meireles,
A ideia inicial era colocar um Alfine Di2, mas vi que a grana ia ficar curta, decidi manter o meu Alfine 8 mesmo, sabia que ia ter problemas no trocador, mas comprei as peças e mandei ver, quando chegasse a hora eu quebrava a cabeça. Pro meu caso é mais complicado rsrs, cubo de marcha é meio nicho, ainda assim encontrei alguma opções, mas meu câmbio é antigo e não ia dar certo, fora a questão financeira também... Sobre o seu projeto, eu dei uma fuçada, pelo que o pessoal fala, o câmbio traseiro vai funcionar com o STI sim, o problema são os freios e o câmbio dianteiro. Os freios da sua bike são V-brake ou ferradura mesmo? Se for semelhante a uma ferradura de bike de estrada aí não precisa se preocupar com isso... O câmbio dianteiro confesso que vou te dever uma informação mais precisa, você vai ter que garimpar mais, talvez consultar algum mecânico, isso me ajudou batante... Boa sorte aí e mande fotos do processo =]
|
||
=]
|
||
clovismr
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 10 Fev 2017 Fernandópolis Offline Mensagens:206 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Muringuets,
estou estudando uma bike pra mim, e já resolvi que vou usar cambio interno. Aí aparecem algumas dúvidas que gostaria, se possível, que me ajudasse: 1 - Os nexus 5 e 8 também vêem com freio contra pedal ou seria opcional? Tenho visto anúncios somente com contra pedal e de grupos de nexus 8 com outro tipo de freio que não conheço nem sei se seria uma opção: roller brake. 2 - Não teria como utilizar freio a disco? 3 - Você fala em "Alfine 8" e "Alfine Di2", são muito diferentes dos nexus ofertados aqui no Brasil? 4 - Saberia dizer se encontro esses cambios no Paraguay? 5 - Correias no Brasil até o momento não vi. Sabe se a Soul oferece o conjunto? Pergunto por que entre aquela alternativa da caloi 100 já mostrada aqui não sei onde, e corrente, eu ficaria com a corrente. Desculpe o "questionário" .... rsrs ... e desde já agradeço a sua atenção. |
||
newhouse
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Set 2011 Embu - SP Offline Mensagens:2578 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
Meireles, eu fiz um projeto bem parecido, na verdade acaba virando mais uma ciclocross urbana, já que não tem como usar ferraduras. O que muda:
Guidão - Sai flat, entra o drop com manetes de estrada ou sti. Freio - Aqui é a parte mais complicada, v-brakes tradicionais não ficam bons com sti, dá pra colocar mas as sapatas vão ficar bem próximas do aro. A solução seria mini v-brakes, que funcionam muito bem com sti, mas sao dificeis de encontrar. Porem, vi em alguns sites que alguns modelos dessa scott vinham com mini-v tektro RX1, se esse for mesmo seu modelo ele é compatível com sti. Outra solução é usar cantilever, como as ciclocross, dá pra encontrar um modelo barato da alongha e colocar adaptadores, eu comecei assim e tenho meu kit guardado até hoje. Pneus - Um bom par de pneus 700x23 ou 25mm é essencial pro desempenho ficar ok. É bom ver qual a largura do seu aro, se for padrão mtb recomendo usar 25mm. Transmissão - dá pra deixar ela puro-sangue usando relação de estrada, mas se vc pegar um sti 3x8 dá pra continuar com o mesmo grupo. Porem, se colocar um pneu mais fino, fica interessante trocar pelo menos o pedivela por um modelo de estrada. O cambio dianteiro não chega a ser problema, os stis da shimano não são indexados pra coroa, regulando certinho funciona de boa. No final, não é uma brincadeira barata e não vai ficar perfeita como uma bike de estrada, mas se vc não tem grana pra comprar uma bike de estrada, pode funcionar como bom quebra-galho. Tem algumas alternativas que são baratas e podem te ajudar a pedalar na estrada, como trocar os pneus e colocar um clip de guidão, ela ficaria ótima pra encarar longos pedais em rodovias sem gastar tanto. Mas se vc quiser dá pra tocar também só o guidão, sti e freios (se precisar), e usar guidão drop. A minha primeira versão ficou assim: Editado por newhouse - 21 Mar 2017 as 15:36 |
||
meireles
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 20 Mar 2017 São Paulo Offline Mensagens:2 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(1)
|
|
Obrigado Newhouse Estava precisando desse breve tutorial De toda a lista de equipamentos, vi que tenho boa parte deles, até os freios mini v-brakes, pelo o que vi nas fotos batem com os que estão instalados, agora tenho que ir atrás dos passadores STI 3x8. Mais uma vez obrigado pela ajuda |
||
| ||
muringuets
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 02 Out 2014 São Carlos Offline Mensagens:256 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
|
clovismr acredito que vc vá encontrar as respostas para todas as suas perguntas nesse tópico: As que eu posso responder sem medo de errar: 2 - Sim, o meu Alfine é pra freio a disco, o disco está guardado, porque o quadro não suporta. Enfim só comprar versão específica pra disco. Não sei se todas as linhas têm. 5 - A correia da Gates Carbon só tem importada pelo que eu sei, essa da caloi 100 é meio adaptada rsrs é o que temos disponível aqui no BR... Veja esse anúncio: Tem essa também com Nexus 8 e correia dentada: |
||
=]
|
||
| ||
Responder | |
Permissões do Fórum Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |