Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Existe risco nos quadros de alumínio para ciclotur
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Existe risco nos quadros de alumínio para ciclotur

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Existe risco nos quadros de alumínio para ciclotur
    Postado: 10 Fev 2017 as 18:25
Gostaria de trocar ideias com o pessoal.

Acham que a declaração acima já foi superada ou um quadro cromoly é insuperável em cicloviagens? Lembrando que uma aparente desvantagem dos cromolys seria a ausência de suspensões numa viagem longa ou o pequeno curso que seus quadros suportam.

Ou ter uma suspensão será sempre um risco e talvez desnecessária?

Coloquei esse tópico porque cansei de procurar um quadro cromoly/over de de peso razoável e tamanho certo. Derrotado, bati martelo num Giant ATX 7 que com suspensão razoável chegará a seus 3,7 razoáveis kgs. O único medo é quebra em lugar isolado num fim de mundo mesmo, embora confie muito na qualidade de um quadro Giant, mesmo de alumínio. De cromo então… nem se fala.

Por 4 kgs (pesado!), sem suspensão, e standard poderia escolher meu DiamondBack cromoly/misto mas quis não, principalmente pelo fator standard.

Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2017 as 22:25
Existe risco nos quadros de aluminio pra ciclotur?
Se vc comprou usado provavelmente vira com varios riscos,a nao ser q oc ara repintou



Nao resisti.
Jhow,como ANsim um quadro de aço cromo nao suporta suspensao?Mande fazer um,ou compre um Surly ou Salsa(e merenge).Quadros mais velhos de aluminio tbm nao sao tao sloop,ou seja,feito pra garfo com 435mm A-C.
Se for um 26 velho,nao importa,a geometria é bem parecida,pela epoca.

Ja se vc vai precisa de suspensao pra amenizar tanto quebras qto a viagem em si,ai é exclusivemente vc q sabera,onde quer andar.
Eu rodo de garfo rigido MTB de alu,quadro MTB de alu,mas é uma 29er,se fosse uma 26er acredito que usaria suspa,mesmo que pesada;

Cicloturismo nao é algo tradicional no Brasil,o mais proximo sao pessoas que pegao Barra Circular,sacola de mercado + mochila velha e partem,por nao ter $ pra passagem(tem tantas estorias assim)
Nao é como no mundo rico,onde nego sai todo arrumado,empiriquitado,cheio de marra,com alforge de 1k,quadro sob medida de CrMO.
Aqui a gente se vira com oq ue tem

Ah,tu é rico?achou ruin meu comentario?Entao compre um Surly.
Sim,um quadro de alu vai ate Atacamae volta,de boa.Veja relatos pela net
O Antigao mesmo,pos suspa,tirou suspa,fez mudanças.Tudo depende de onde andara,e como tem 2 tipos de turista sobre bikes,vc precisara se achar

1:Anda so em asfalto,predetermina com exatidao seu trajeto,leva bastante bagagem : tudo de CrMo(garfo e quadro),rodas 700c com pneus 28mm a 35mm
2:Anda por tudo que lugar,so tem ponto de partida e chegada,nao pensa 2 vezes antes de se meter por estradas vicinais :quadro tanto faz,mas tem uma boa variedade marchas,bem leves,por vezes suspa(preferencia mola+hidro,nao ar+hidro),freios disco,pneus de CX(porem boa parte de 26er,entao tudo é subjetivo)
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2017 as 22:29
Ah sim,onde digo que rodo de toda rigido,nao faço ciclotur,mas ainda quero,por hora,por motivos pessoais,nao posso fica longe de casa,e viagem boa tem que ter pelo menos 5 dias.
So quis dizer que,PRA MIN,XCM,nao sinto tanta falta da suspa,POREM,a suspa 1:diminui a fadiga de material
2:Diminui sua fadiga corporal
Porem,tem o peso.Eu nao acho caro pagar 1k em uma suspa como a Proshock Ultra TR,por exemplo.Ja voce,suspas 26 estao bem baratas
Ponto pegativo pra ciclotur e que suspas a ar(q sao as mais leves)nao suportao tanto peso qto as de mola.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2017 as 22:37
Agoraq eu vi o teu outro post.QQ duvida em qual garfo o suspa compra pode perguntar,é algo que precisa atençao pois vc vai passar um bom tempo na mesma posiçao em cima da bike e garfos rigidos 26er sao baixos.Seria o caso de optar por uma suspa (26er)ate pelo fato da altura da frente.
Outro caso seria a compra de um garfo de CrMo,q dizem que ja ajuda a amenizar o quadro de alu,um tipo Surly Troll,de 445 A-C( simplesmente O garfo pra ciclotur,o fodao)
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2017 as 15:06
Pra mim a lógica é simples.
Se o quadro suporta 100kg eu não vou passar desse peso sobre ele (eu, bagagens e peças). Dessa forma a chance de quebra é mínima, se for um quadro de qualidade, claro.

Ter um CrMo só é legal se tiver um serralheiro por perto, do contrário não vai ter solda disponível mesmo que ele aceite.

Enfim, tudo é teoria e gosto.

Mas devemos, antes de tudo, compreender que independente da sua escolha o respeito pelos limites e aplicações de cada peça devem prevalecer.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2017 as 17:17
um quadro de MTB alumínio mais umas duas gancheiras serviria você tão bem ou melhor que um de aço cromo, agora se for pra dar merda em um azar muito grande nem um quadro de adamantium resolveria seu problema


Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2017 as 21:43

Uso um quadro Aertotech Bullet de aluminio há mais de 10 anos e nunca tive problema.

Não é dos mais confortáveis por ser de aluminio mas é uma liga bem resistente e rígida, 7005...

Conheço outras pessoas que tambem usaram esse quadro com bastante bagagem e tambem não tiveram problema...

Não é um quadro leve mas é resistente... rsrsrs...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2017 as 18:01
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Gostaria de trocar ideias com o pessoal.

Acham que a declaração acima já foi superada ou um quadro cromoly é insuperável em cicloviagens? Lembrando que uma aparente desvantagem dos cromolys seria a ausência de suspensões numa viagem longa ou o pequeno curso que seus quadros suportam.

Ou ter uma suspensão será sempre um risco e talvez desnecessária?

Coloquei esse tópico porque cansei de procurar um quadro cromoly/over de de peso razoável e tamanho certo. Derrotado, bati martelo num Giant ATX 7 que com suspensão razoável chegará a seus 3,7 razoáveis kgs. O único medo é quebra em lugar isolado num fim de mundo mesmo, embora confie muito na qualidade de um quadro Giant, mesmo de alumínio. De cromo então… nem se fala.

Por 4 kgs (pesado!), sem suspensão, e standard poderia escolher meu DiamondBack cromoly/misto mas quis não, principalmente pelo fator standard.


Alguem tinha que fazer um topico fixo e colocar isso como "FAQ". Aproveitando tb para acabar com os "mitos". 

Cromo é muito legal, mas é super-estimado. Vc não precisa dele. Eu tenho duas Surlys e gosto muito, mas ja fiz chile/argentina justamente com um Giant ATX 7. Meu colega fez a carretera austral com um ATX7 tb. Fica tranquilo porque é um quadro com um geometria legal e com as furações que vc precisa.

Se quebrar em um fim de mundo vc larga o quadro e pega um busão, mas a chance de acontecer é minuscula.

Quanto a suspensão, vai depender muito do ciclista. Quando eu comecei, eu não abria mão de suspa. E de fato dá bastante conforto. Procure um modelo mais simples que dê pouca manutenção pra não ficar que nem eu tentando achar uma bicicletaria no meio da estrada real para calibrar uma manitou a ar (achei, mas demorou!). Hoje não uso mais, mas uso pneus mais largos (2.0/2.3) e quando preciso tiro um bocado da pressão.

E desencana com o peso! vc vai fazer ciclotour e não XC!

Por fim, que tipo de ciclotour vc quer fazer? quanto tempo viajando?
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X