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Reforma: Giant ATX 760 1994

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Cadastrado em: 14 Out 2011
ESPIRITO SANTO
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    Postado: 04 Fev 2017 as 20:28
Boa noite amigos,

Preciso da ajuda da comunidade. Recentemente tive oportunidade de comprar não apenas uma, mas duas Giant ATX 760, ambas em condições razoáveis (talvez um pouco pior) de conservação. Segundo a Bikepedia, são modelos de 1994   http://www.bikepedia.com/QuickBike/BikeSpecs.aspx?year=1994&brand=Giant&model=ATX-760 - http://www.bikepedia.com/QuickBike/BikeSpecs.aspx?year=1994&brand=Giant&model=ATX-760, quadros full cromoly, double butted, grupo shimano STX, pedivela shimano Hyperspeed C , cubos shimano Paralaxx, aros Araya 32 furos, freios shimano stx (?), seatpost Kalloy, blocagens shimano, todos originais, até as sapatas de freio. Acho que o guidão, pedais, selim e pneus foram substituídos pelo antigo e único dono (as bikes eram de um casal).

Como podem ver nas fotos (fotografei apenas uma delas, pois estão em condições semelhantes), há muitas áreas de oxidação por todo o quadro, que creio ser o maior problema, mas também na mesa (acho que tb é cromoly), coroas, cassete etc. A segunda coroa tem dois cortes nos dentes e conjunto todo terá de ser trocado. Há uma mossa na lateral esquerda do top tube, de aproximadamente 3x3 cm, sem sinais de trinca.

Minha intenção é transformar uma delas em commuter (não sei qual o melhor termo em português), colocar um garfo rígido, mas tenho pouquíssimo (pra não dizer nenhum) conhecimento em mecânica de bikes (montagem e desmontagem, componentes compatíveis), técnica de pintura de quadro etc.

Por isso gostaria muito de ouvir as opiniões e sugestões dos colegas de fórum, sobre qual o projeto mais adequado pra esse quadro (commuter, touring, singlespeed...), quais peças merecem ser mantidas ou modernizadas (e por quais), e principalmente sobre a oxidação em quadros de cromoly (tem como recuperar, exite algum risco?).

Foi mal o textão aí, mas tô meio perdido, não sei por onde começar esse projeto de reforma. Obrigado!

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Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2017 as 15:24
Já prepara uma baciona com tampa e uns 5 litros de vinagre,,,, Isso vc vai usar para retirar as ferrugens das peças como pedivela, blocagem, dos câmbios e de tudo que couber dentro da bacia.... Só precisa deixar as peças mergulhadas no vinagre por uns 2 ou 3 dias....    O amassado do quadro vc pode resolver da seguinte forma, pede pra alguém encher o espaço com solda( uma que não seja muito forte a ponto de furar o cano do quadro) depois o acabamento vc faz com massa plástica usada em pintura automotiva ..., Vc pode tentar usar a massa direto em vez da solda mas não sei como que vai ficar... Pra desmontagem , se vc não tiver as ferramentas próprias para bike, eu recomendo vc levar ela numa oficina,até porque, pela idade das bikes, pode ser que tenha alguma peça que possa   estar colada por solda fria... Solda fria é um saco para poder descolar em casa.... A solda fria é quando 2 metais se fundem devido  a corrosão de um deles.... Eu quase perdi um garfo por causa disso( a mesa colou dentro do garfo e eu levei quase um ano para conseguir remover ela de lá , e já cheguei a perder um quadro( o movimento central colou dentro do quadro e não tinha santo que conseguisse remover.....  Quanto ao estilo da bike, fica a seu critério mas uma hibrida/commuter fica muito bom nesses quadros grandes antigos, ainda mais se conseguir adaptado pneus 700c nela...


Editado por zex - 05 Fev 2017 as 15:26
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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Ligeirinho Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2017 as 22:18
Fico pensando como alguém consegue duma tacada só arrematar 2 quadros Cromoly da Giant.
Parabéns. Na verdade acho que os vi na Olx certo? E comprar em cidade diferente é complicado. Como negociou?
O fato é q adoria desmontar e limpar cada dessas peças, ainda mais se tratando do longevo STX. Como disse o Zex pra merecer seu premio prepare-se para a empreitada que, Adianto, é cansativa mas recompensadora ao final de tudo. Bom que VC acaba aprendendo mais os detalhes e funcionamento/encaixe das peças. Deu uma "Dozona" o amassado no tubo superior. Mas acho que não acontece nada ali se não mexer, exceto por estética como colocação de massa pra alinhamento. Vi por tempos uma Trek 850_rodando com um amassadåo deles sem fadiga. Avalie com um profissional. Por último qual sua altura? Quadro 20_deve ser bem comprido... Ah e não esqueça de avaliar custos de pecas novas e manutenção dessas ai. Boa sorte. Poste fotos do processo. Vou adorar ver.Tongue
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2017 as 22:20
QQ peça que VC não quiser sou um potencial comprador nos Classificados aqui. Abs
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nucci Ver Drop Down


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ESPIRITO SANTO
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nucci Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2017 as 17:35
Originalmente postado por zex zex escreveu:

Já prepara uma baciona com tampa e uns 5 litros de vinagre,,,, Isso vc vai usar para retirar as ferrugens das peças como pedivela, blocagem, dos câmbios e de tudo que couber dentro da bacia.... Só precisa deixar as peças mergulhadas no vinagre por uns 2 ou 3 dias....    O amassado do quadro vc pode resolver da seguinte forma, pede pra alguém encher o espaço com solda( uma que não seja muito forte a ponto de furar o cano do quadro) depois o acabamento vc faz com massa plástica usada em pintura automotiva ..., Vc pode tentar usar a massa direto em vez da solda mas não sei como que vai ficar... Pra desmontagem , se vc não tiver as ferramentas próprias para bike, eu recomendo vc levar ela numa oficina,até porque, pela idade das bikes, pode ser que tenha alguma peça que possa   estar colada por solda fria... Solda fria é um saco para poder descolar em casa.... A solda fria é quando 2 metais se fundem devido  a corrosão de um deles.... Eu quase perdi um garfo por causa disso( a mesa colou dentro do garfo e eu levei quase um ano para conseguir remover ela de lá , e já cheguei a perder um quadro( o movimento central colou dentro do quadro e não tinha santo que conseguisse remover.....  Quanto ao estilo da bike, fica a seu critério mas uma hibrida/commuter fica muito bom nesses quadros grandes antigos, ainda mais se conseguir adaptado pneus 700c nela... 

Valeu Zex, vi esse método do vinagre no blog restaurandoeensinando, e pretendo usá-lo. Só fiquei na dúvida pq dizem que as peças começam a re-oxidar rapidamente...como protegê-las? basta uma camada de óleo? 

Quanto ao amassado to pensando em deixar como está, não parece ter comprometido a estrutura do quadro, mas vou levar para um mecânico experiente examinar. 
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nucci Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Out 2011
ESPIRITO SANTO
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nucci Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2017 as 18:05
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Fico pensando como alguém consegue duma tacada só arrematar 2 quadros Cromoly da Giant.
Parabéns. Na verdade acho que os vi na Olx certo? E comprar em cidade diferente é complicado. Como negociou?
O fato é q adoria desmontar e limpar cada dessas peças, ainda mais se tratando do longevo STX. Como disse o Zex pra merecer seu premio prepare-se para a empreitada que, Adianto, é cansativa mas recompensadora ao final de tudo. Bom que VC acaba aprendendo mais os detalhes e funcionamento/encaixe das peças. Deu uma "Dozona" o amassado no tubo superior. Mas acho que não acontece nada ali se não mexer, exceto por estética como colocação de massa pra alinhamento. Vi por tempos uma Trek 850_rodando com um amassadåo deles sem fadiga. Avalie com um profissional. Por último qual sua altura? Quadro 20_deve ser bem comprido... Ah e não esqueça de avaliar custos de pecas novas e manutenção dessas ai. Boa sorte. Poste fotos do processo. Vou adorar ver.Tongue

Hehehehe...eu nem acredite quando vi o anúncio, Ligeirinho! Já perdi algumas oportunidades, desanimei, mas sabia que uma hora pintaria algo na minha região. Moro em Vila Velha/ES, e as bikes foram anunciadas na OLX, numa cidade do interior a uns 70 km de onde eu moro. O anúncio pedia 240 reais pelas bikes...DUZENTOS E QUARENTA REAIS PELAS DUAS BIKES!! O coração acelerou e eu entrei em contato imediatamente com o vendedor, via chat, pq não tinha divulgado o telefone. Essas seriam minhas!!! Quando ele me respondeu, uns dois dias depois, disse que uns primos dele tinham ido ver as bikes e disseram que valiam mais que 240...então ele estava pedindo 600, o que não seria nada mal. No dia seguinte fui cedinho até o sítio onde moravam, no interior do interior, e arrematei as duas por 500 reais, sem entender muita coisa sobre bicicletas e sem saber do potencial/trabalho envolvido, mas ciente da lenda das mtb anos 90 de cromoly, e que era uma oportunidade única!

Tenho 1,79m e 80cm de cavalo, e realmente a primeira impressão foi de que o quadro 20" ficou comprido. Pretendo compensar ajustando a relação entre avanço-guidão-posição do selim. Quero trocar a suspensão por garfo rígido de cromoly, e com caixa aheadset pra ter mais flexibilidade na escolha de um avanço mais curto e angulado, tentando ganhar uns cm e aproximar o guidão do selim. A mesa é original, também de cromoly, mas não sei se compensa mantê-la no projeto. Além disso, um guidão (não sei qual modelo) que permita uma posição mais ereta, e trazer o selim um pouco pra frente no trilho. Enfim, não sei se estou falando besteira, e gostaria de ouvir sugestões!

Um componente que certamente precisa ser substituído é a coroa do meio da pedivela de ambas as bikes, pois estão com dois "rasgos" na região dos dentes (não sei como conseguiram). Minha dúvida: é possível substituir apenas a coroa do meio? Se sim, vale a pena? Ou é melhor modernizar e trocar as 3 coroas?

Antes de colocar as peças no vinagre, pode lavar tudo com água e sabão pra tirar o grude?

E um dos pontos mais importantes: como retirar a ferrugem do quadro? Removedor de tinta e depois lixa? Ou jateamento de areia ou granalha? E depois, que tipo de pintura?

Como podem ver estou meio perdido né, noob total, mas agradeço muito o feedback de vocês! Aprendendo na humildade!
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misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2017 as 18:19
Já tive quadro com amassado igual esse , muitos anos e nunca deu nada.
Até o meu de aluminio ta um amassadinho.
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zex Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
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Originalmente postado por nucci nucci escreveu:

Originalmente postado por zex zex escreveu:

Já prepara uma baciona com tampa e uns 5 litros de vinagre,,,, Isso vc vai usar para retirar as ferrugens das peças como pedivela, blocagem, dos câmbios e de tudo que couber dentro da bacia.... Só precisa deixar as peças mergulhadas no vinagre por uns 2 ou 3 dias....    O amassado do quadro vc pode resolver da seguinte forma, pede pra alguém encher o espaço com solda( uma que não seja muito forte a ponto de furar o cano do quadro) depois o acabamento vc faz com massa plástica usada em pintura automotiva ..., Vc pode tentar usar a massa direto em vez da solda mas não sei como que vai ficar... Pra desmontagem , se vc não tiver as ferramentas próprias para bike, eu recomendo vc levar ela numa oficina,até porque, pela idade das bikes, pode ser que tenha alguma peça que possa   estar colada por solda fria... Solda fria é um saco para poder descolar em casa.... A solda fria é quando 2 metais se fundem devido  a corrosão de um deles.... Eu quase perdi um garfo por causa disso( a mesa colou dentro do garfo e eu levei quase um ano para conseguir remover ela de lá , e já cheguei a perder um quadro( o movimento central colou dentro do quadro e não tinha santo que conseguisse remover.....  Quanto ao estilo da bike, fica a seu critério mas uma hibrida/commuter fica muito bom nesses quadros grandes antigos, ainda mais se conseguir adaptado pneus 700c nela... 

Valeu Zex, vi esse método do vinagre no blog restaurandoeensinando, e pretendo usá-lo. Só fiquei na dúvida pq dizem que as peças começam a re-oxidar rapidamente...como protegê-las? basta uma camada de óleo? 

Quanto ao amassado to pensando em deixar como está, não parece ter comprometido a estrutura do quadro, mas vou levar para um mecânico experiente examinar. 


Quando a re-oxidar eu não sei te dizer porque isso varia muito de material para material... Mas um óleo tipo WD40 ou similar já ajuda bastante com a proteção....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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Átila C. Viana Ver Drop Down
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SC
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Átila C. Viana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2017 as 22:34
olá! como esta a bike hj?
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rodrigopiovesana Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Mar 2018
atibaia
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Boa pergunta.... a minha esta em ótimo estado! 
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Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
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Essa bike na versão amarela foi a vencedora da primeira e única edição do MTB Indoor no Anhembi acho que em 92. Todos profissionais a usavam em vez da Cadex de carbono. Na época de carbono a venda normanalmente em série só Giant, Scott, Trek e Specialized.

Editado por Fabio - 13 Dez 2019 as 15:40
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luisgramosmg Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mai 2020
Ipatinga
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Pessoal tenho uma Giant atx 760, preta com pintura verde a laser em excelente estado de conservação.

Até outro dia tinha a nota fiscal dela, posso procurar.

Alguém interessado?

Contato: luisgramos(a)gmail.com
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Ligeirinho Ver Drop Down


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Poste no link abaixo que vai ter a visibilidade correta. Observe as regras pro anúncio. Diga qual é o tamanho dela (16/18/20) e fotos dos detalhes + importantes da bike. Pedivela, trocadores cubos cambios aros e freios. Relate sinceramente o estado do quadro( eventuais amassados, soldas derivados de quebra ou trincados além do tempo de uso.
Assim a venda fica mais fácil.
Boa sorte

https://www.pedal.com.br/forum/classificados-mtb-e-outras-modalidades-venda-troca-doacao_forum13.html

Editado por Ligeirinho - 28 Mai 2020 as 20:41
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