Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caloi 10. Modelos com Quadro Cromoly
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Caloi 10. Modelos com Quadro Cromoly

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Caloi 10. Modelos com Quadro Cromoly
    Postado: 12 Jan 2017 as 16:23
Meu perfil nunca foi de bike speed. Mesmo assim sempre fui curioso com as características da bike de maior sucesso - acredito - e a mais almejada quando era criança, a Caloi 10 e derivadas.
Na minha ingenuidade achava que apenas a Caloi 12 e a Eddy Mercxx eram de Cromoly. Mas vi uma interessante reconstrução de uma Caloi 10 Sportissima, belos lugs, que afirmava ser o quadro também de Cromoly.
http://googleweblight.com/?lite_url=http://mmfanha.blogspot.com/&ei=nmR8CUF7&lc=pt-BR&s=1&m=18&host=www.google.com.br&ts=1484245279&sig=AF9NedmKcmb6fIebG5AQbZ0_-q8Z25Z2jA
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 16:24
Pergunto a sua legião de admiradores: afinal quais modelos saíram com esse tipo de tubulação?
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 19:27
Olá, Ligeirinho
Certeza que eu tenho.
Das Caloi 12, só a Caloi 12 Super Italy era cromoly.
A Caloi 12 cor Chumbinho mais comum na época era de aço carbono. ( Tive uma na época )

A bike Caloi 10 Sportíssima do link e mencionada na reforma tinha quadro japonês (Araya) como apareceu até em uma foto o garfo, mas não tenho certeza se era totalmente cromoly. 

Na geometria  era similar( Chainstay mais longo nos 2 modelos.  Mais Confortável para passeio que era  a proposta da bike ) a modelo standard.

Porém quando via uma  na época achava o acabamento ( os cachimbos ) bem diferente da standard mais simples.
Não sou um estudioso muito aplicado das Caloi 10.  Porém vivi no tempo delas ( Tinha 14 anos  em 1973 ).Só escrevi mesmo com certeza sobre a Caloi 12 que não era Cromoly e sim Aço carbono.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 21:48
Surpresa, achava que todas Caloi 12 eram cromoly. Quanto a C. Sportissima acho que o texto do link diz que tinha a traseira mais curta... Estranho isso.
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2017 as 22:05
De fato elas eram mais curtas pois os quadro eram diferente e importado mas também eram destinadas ao conforto .
Diferente das Eddy Merckx que já eram de geometria mais nervosa e eram para as competições e serviam a elite do ciclismo brasileiro da época. E lá fora incluindo até o Lance Armstrong com equipe motorola
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1008
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2017 as 18:15
Aproveitando o tópico, estou querendo comprar uma Caloi 10. Entre a Sportissima e a Caloi 12 Super Italy, estando as duas em bom estado, qual vocês aconselham? Qual seria as vantagens e desvantagens de cada uma? A Eddy Merckx é muito valorizada, ficando fora da minha realidade. A Titanium nunca vi. Obrigado  quem puder ajudar.

Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2017 as 18:53
Olá, caro.
As duas são difíceis de encontrar atualmente e também estão valorizadas.
Eu iria de Caloi 12 Super Italy. Além dos tubos serem mesmo de cromoly são italianos Columbus bem bons mesmo é com uma geometria de bike de competição.
E aceita uma configuração não fiel ao original tipo aproveitar o quadro mesmo. O único problema é que o quadro sendo italiano o movimento central é italiano mais raro de encontrar.

Já a sportíssima na minha concepção já exige uma restauração mais fiel ao tempo dela e o quadro dizem que era importado do Japão e não existe certeza se era de cromo mesmo.

Uma bike Caloi 12 normal mais barata de encontrar para mim atende tão bem um projeto como uma Sportíssima caso a idéia não seja o restauro original de época.
Boa sorte.
Voltar ao Topo
Maxedson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2012
SJ do Rio Preto
Offline
Mensagens:81
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maxedson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2017 as 16:32
Até onde li, as sportíssimas eram fabricadas em aço, quadro Araya Japonês, além das citadas, ainda existiram:

Caloi 10 profissional 1978 - tubos columbus de cromoly e componentes suntour\dia-compe\sugino

Caloi 10 Triathon 1985 - Quadro e garfo em cromoly fabricados pela Suntour Japan

Sei que existiram mas nunca vi uma de perto LOLLOL

Tenho uma Sprint 81 e estava procurando um quadro de cromoly pra substituir o meu, mas isso parece uma tarefa impossível, quando estão a venda o preço é absurdo.


Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1008
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2017 as 17:17
Obrigado Gonçalves e Maxedson pela ajuda.
Voltar ao Topo
Ruan carlos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2020
Pernambuco
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ruan carlos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2020 as 15:06
Olá, poderiam me ajudar a identificar que modelo e marca é esse quadro que adiquirir ? Já procurei muito mas não acho nada parecido. O garfo é da marca tange.







Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2020 as 08:44
É bem difícil identificar quadros de cromoly. As vezes por detalhes nos lugs se consegue. Além da infinidade de marcas, ainda tem os construtores. Já tive alguns que nunca soube qual era.
Se não tiver nenhuma gravação nós tubos é mais difícil.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2020 as 21:09
Pelo desenho da gancheira da segunda foto chutaria Giant, pesquisaria por ai... Ela é igualzinha aos modelos mais simples da Giant dos anos 90(MTB).

Editado por Ligeirinho - 30 Abr 2020 as 21:09
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X