Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Opiniões sobre XTime TSW 8v 9v 10v
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Opiniões sobre XTime TSW 8v 9v 10v

 Responder Página  <1 234
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2018 as 11:07
Originalmente postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan escreveu:

Experimenta pegar um conduite de qualidade também, além dos cabos, por exemplo um Shimano ou Jagwire. Alguns deles tem um revestimento interno diferente (de teflon, por exemplo) que deixam o movimento do cabo dentro deles mais suave.

Vou procurar numa loja de bike hoje, o conduite que esta é aquele normal, baratinho..... creio que isso dá muita diferença, pois se tratando de uma catraca de 10vel, qualquer erro já bagunça tudo....
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2018 as 08:40
Ontem na hora de trocar o conduíte e o cabo achei o problema, um dos fios rompeu, saiu da posição e sobrepos os outros, dificultando o cabo correr por dentro do conduíte, isso além de deixar o passador duro, não permitia as marchas de passarem com precisão. Poderia ter trocado só o cabo, mas como já tinha comprado o conduíte com teflon, troquei tudo. Resultado, o passador ficou uma manteiga pra mudar as marchas e as marchas estão passando milimetricamente. Viva o X-Time.
Voltar ao Topo
roger bordin Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Abr 2018
Goias
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roger bordin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2018 as 20:41
Estava pesquisando para comprar minha primeira bike ( nao manjo nada), gostei dessa : 

http://https://www.lojagtsm1.com.br/bicicletas/aro-29/bicicleta-gts-aro-29-freio-a-disco-hidraulico-cambio-27-marchas-e-amortecedor-velocimetro-de-brinde-gts-m1-i-vtec-xtime - http://https://www.lojagtsm1.com.br/bicicletas/aro-29/bicicleta-gts-aro-29-freio-a-disco-hidraulico-cambio-27-marchas-e-amortecedor-velocimetro-de-brinde-gts-m1-i-vtec-xtime 

Pesquisei sobre o cambio XTIME e tive poucas informações, pois meu desejo é fazer futuros upgrades de cambio e suspensao e nao tenho grana pra comprar uma TOP .... Só estou esperando a bike chegar, vo da uma andanda e postarei minha opniao.
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2018 as 08:58
Originalmente postado por roger bordin roger bordin escreveu:

Estava pesquisando para comprar minha primeira bike ( nao manjo nada), gostei dessa : 


Pesquisei sobre o cambio XTIME e tive poucas informações, pois meu desejo é fazer futuros upgrades de cambio e suspensao e nao tenho grana pra comprar uma TOP .... Só estou esperando a bike chegar, vo da uma andanda e postarei minha opniao.

O link não funciona mas tudo bem. Essas bikes GTS, FIRST, KSW, para mim é tudo igual, eu acabei optando pela FIRST com um XTIME 30V, não me arrependo, a única coisa que me arrependi foi da suspensão que escolhi, mas antes de comprar ví bastante as GTS, só não compri pq no final achei uma com os mesmos componentes mas por um preço menor e com maior número de parcelas para pagar, acho que a GTS só parcela em 6x. De resto o X-Time tá me servindo muito bem, o meu é de 30V. O único problema que tive foi com o cabo que rompeu e ficou duro pra passar as marchas, como botei em alguns posts a cima. De resto estou muito feliz. É bom lembrar que é bom manjar um pouco de mecânica de bike para poder fazer ajustes que é normal acontecerem com o uso. tenho amigos que pedalam com componentes Shimano Alivio e tem tem os mesmos e até mais problemas do que eu com meu X-time. Minha bike vai fazer 1 ano em junho e pedalo uma média de 250km por mês.... Vão meter pau, falar que é uma bomba, que não presta, mas aí é com vc arriscar ou não, eu arrisquei e não me arrependo, ainda prefiro minha bike mais do que muitas que vejo por aí com Shimano. Vai do dono também a forma de cuidar.
Voltar ao Topo
Cesar2096 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Nov 2017
Itabirito Mg
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cesar2096 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2018 as 00:05
Como só vi relatos sobre o kit para 10v, vou deixar minha experiência sobre o câmbio traseiro Xtime S9:
Por indicações de alguns amigos resolvi montar minha bike peça a peça, comprando aos poucos. Quando estava a um câmbio da bike ficar pronta os correios sumiram com o que que eu já havia comprado (Shimano Alívio), resolvi procurar um câmbio mais barato para terminar logo (foram cerca de 7 meses comprando peças). Achei o Tsw em um preço convidativo, como a grana tava curta fiz a compra.
Segundo informações do fabricante o mesmo suporta cassete 11x40, montei e regulei o câmbio e fiz um pedal leve para testar, porém achei que o câmbio estava sofrendo bastante, levei a um mecânico que conferiu e refez os ajustes, mas mesmo assim o câmbio realmente sofreu com o cog de 40 dentes, resolvi montar o câmbio Shimano (que por coincidência chegou ao mesmo tempo, com cerca de 60 dias de atraso) e percebi que ele não teve o mesmo problema.
Minha experiência, o câmbio Tsw S9 não é ruim, mas acho que se sairia bem melhor no uso com cassete 11x36 no máximo.
Posso estar falando besteira, pois em relação à Shimano não tem nem comparação, mas fica aqui minha opinião.
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2018 as 08:54
Originalmente postado por Cesar2096 Cesar2096 escreveu:

Como só vi relatos sobre o kit para 10v, vou deixar minha experiência sobre o câmbio traseiro Xtime S9:
Por indicações de alguns amigos resolvi montar minha bike peça a peça, comprando aos poucos. Quando estava a um câmbio da bike ficar pronta os correios sumiram com o que que eu já havia comprado (Shimano Alívio), resolvi procurar um câmbio mais barato para terminar logo (foram cerca de 7 meses comprando peças). Achei o Tsw em um preço convidativo, como a grana tava curta fiz a compra.
Segundo informações do fabricante o mesmo suporta cassete 11x40, montei e regulei o câmbio e fiz um pedal leve para testar, porém achei que o câmbio estava sofrendo bastante, levei a um mecânico que conferiu e refez os ajustes, mas mesmo assim o câmbio realmente sofreu com o cog de 40 dentes, resolvi montar o câmbio Shimano (que por coincidência chegou ao mesmo tempo, com cerca de 60 dias de atraso) e percebi que ele não teve o mesmo problema.
Minha experiência, o câmbio Tsw S9 não é ruim, mas acho que se sairia bem melhor no uso com cassete 11x36 no máximo.
Posso estar falando besteira, pois em relação à Shimano não tem nem comparação, mas fica aqui minha opinião.

O meu é o modelo 3x10, Eu uso com um cassete de 36 e andei pesquisando um cassete de 40 mas não me aconselharam.... pelo menos até o 36 o meu funciona perfeitamente, mas já fica bem perto da catraca quando uso essa de 36, mas não chega a raspar....
Voltar ao Topo
edsonnota1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2018
Mogi - Guaçu
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edsonnota1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 23:50
Poxa que tópico interessante acho a ideia maravilhosa de divulgar a experiência que estão tendo com outras marcas assim fica bem evidente que temos boas opções no mercado que podem ser bem mais baratas, como estou montando minha 29 do zero já inclui o Kit Xtime de 9v na lista de compras estava pensando em um Altus M2000 mas é aquele negócio se não gostar eu troco o Kit depois mais pra frente, mas pelos relatos aqui apresentados acho que vou ter boa experiência com ele, eu estive olhando mais produtos da Tsw e acredito que as pinças de freio também vou usar a deles do modelo Rm2 agora Pedivela ainda tenho que estudar as marcas...
Agora movimento central estou pensando em ChinHaur ou Neco... 34.7 X 122,5mm no quadro Absolute Nero 2
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2018 as 09:03
Originalmente postado por edsonnota1000 edsonnota1000 escreveu:

Poxa que tópico interessante acho a ideia maravilhosa de divulgar a experiência que estão tendo com outras marcas assim fica bem evidente que temos boas opções no mercado que podem ser bem mais baratas, como estou montando minha 29 do zero já inclui o Kit Xtime de 9v na lista de compras estava pensando em um Altus M2000 mas é aquele negócio se não gostar eu troco o Kit depois mais pra frente, mas pelos relatos aqui apresentados acho que vou ter boa experiência com ele, eu estive olhando mais produtos da Tsw e acredito que as pinças de freio também vou usar a deles do modelo Rm2 agora Pedivela ainda tenho que estudar as marcas...
Agora movimento central estou pensando em ChinHaur ou Neco... 34.7 X 122,5mm no quadro Absolute Nero 2
Cara, meu x-time 3x10 esta fazendo um ano este mês, pedalo bastante. O único problema que tive foi no passador do câmbio dianteiro, ele ganhou uma folga que parecia que pulava umas catracas internamente e atrapalhava para passar a marcha, a minha solução foi abrir e dar um trato na presilha de pressão interna que era de latão e curvou, aí ficou com folga e dava o problema, resolvido isso pedalo de boa e acho muito bom.
Meu pedivela tb é x-time mas tive bastante dificuldade para me acertar no quadro First Atrix, a caixa do movimento central é um pouco mais estreita que o meu anterior que era First Austen que montou perfeitamente com 3 aneis e tive um pouco de trabalho até acertar os anéis para posicionar que no caso usei 3 de um lado e 1 do outro, mas resolvido isso ficou perfeito, sem folga, rodando bem livre.
Voltar ao Topo
edsonnota1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2018
Mogi - Guaçu
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edsonnota1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2018 as 16:33
Originalmente postado por borokite borokite escreveu:

Cara, meu x-time 3x10 esta fazendo um ano este mês, pedalo bastante. O único problema que tive foi no passador do câmbio dianteiro, ele ganhou uma folga que parecia que pulava umas catracas internamente e atrapalhava para passar a marcha, a minha solução foi abrir e dar um trato na presilha de pressão interna que era de latão e curvou, aí ficou com folga e dava o problema, resolvido isso pedalo de boa e acho muito bom.
Meu pedivela tb é x-time mas tive bastante dificuldade para me acertar no quadro First Atrix, a caixa do movimento central é um pouco mais estreita que o meu anterior que era First Austen que montou perfeitamente com 3 aneis e tive um pouco de trabalho até acertar os anéis para posicionar que no caso usei 3 de um lado e 1 do outro, mas resolvido isso ficou perfeito, sem folga, rodando bem livre.


Nossa....1 Ano e nenhum problema significativo até agora...estou surpreso mesmo que um grupo de entrada desse esteja se saindo tão bem quanto aos demais de renome sinceramente vou comprar porque já está mais do que comprovado a sua eficiência, muito fera esse Grupo Xtime
Voltar ao Topo
fagnerhc Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2015
campina grande
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fagnerhc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2018 as 00:41
Olá estou querendo colocar o kit xtime de 30v com pedivela que já tenho shimano fc m430 (22/32/44). Vai dar algum problema ou vou conseguir usar as 30v?
Voltar ao Topo
cayto1973 Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Abr 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cayto1973 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2019 as 19:53
acompanhando o tópico!

Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2019 as 03:18
Dei início a um tópico, por não ter encontrado este antes.

https://www.pedal.com.br/forum/consegui-um-10v-a-baixo-custo-inicial_topic95979.html

Até o momento (600 km)

Notei que os dentes das roldanas são curtos, e uma vez ou duas a corrente escapou, mas algo realmente peculiar.
Já planejava trocar as roldanas, pelo sistema de mancais com roldanas em alumínio - giram mais soltas, e a posição é mais firme. Cogito pegar narrow wide.

O cabo, por algum motivo bizarro raspa na saída do suporte no câmbio. É como se estivesse desalinhado a saída do cabo, e o ponto de fixação.

O sistema é um pouco elástico, talvez melhore com o tempo, mas observei que ele parado uns dias, desregula, e precisa de um tempinho sob tensão para "re-regular". Nada grave, e pode ser uma penca de coisas, inclusive que o cabo vá assentar totalmente com o tempo.

Estou ainda com um câmbio dianteiro Shimano TZ31, mas noto que as coroas são bem sensíveis a sujeira. Pode ter a ver com o maior gap do 22-36.
Já considerei montar um pedivela triplo novamente, com 22-30-40. Não por que ache necessário um range maior, mas para poder explorar melhor a parte "plana" do cassete 11-34, que é um um 11-26 de 8v. Gostei de manter a cadência, não sei se teria muitos lugares pra empurrar 40x11, mas teria a corrente trabalhando mais reta. A ideia era ter a velocidade de cruzeiro* na metade do cassete, e hoje ela está duas a frente... Com 40, jogaria ela para uma atrás, e seria um pouco mais leve. Com 42 seria o ideal, mas acho que desperdício, já que a final ficaria inutilizada praticamente...

Mas isso ficou pra depois...

* conceituei como sendo velocidade de cruzeiro, a velocidade média em um trecho plano, de terra (como é MTB), que se consegue manter indiferente a posição do tronco, por um longo período, pedalando na cadência ideal (normalmente por volta de 90 RPM). Pra mim, apontava 21~22 km/h quando fiz as compras, mas hoje já é na casa de 23 km/h, logo poderia ter sido uma coroa 38T... Até o fim do ano, deve bater 25 km/h.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
hugoky Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jan 2014
Curitiba, Pr
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugoky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2019 as 13:40
Eu estou pensando em pegar esse Xtime de 10v.
Colocar na bicicleta de treino. Pois quero pegar uma Sense Impact Race. Mas não vou ficar gastando toda hora com corrente de 12v, e depois com cassete 10-50 que custa 1000 reais.
Com esse x-time, boto o cassete Sunrace, corrente barata e pedalo de boa, só vou trocando a corrente.
Pelo jeito é um grupinho que compensa para o dia - dia.
Se eu chegar a comprar faço o relato também.
Voltar ao Topo
alexportugal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2019
Suzano
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexportugal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2019 as 14:05
Uso 1x10 da Xtime, devo estar perto de 1200km com essa configuração, toda montada em baixo custo, porque queria testar usar apenas uma coroa. O cambio bate bastante nos buracos, é a unica coisa que mais me irrita e tive que fazer a regulagem apenas uma vez depois da inicial. A primeira regulagem não ficou 100%, mas andei um tempo com ela assim e na segunda regulagem ficou perfeita, passando bem as marchas. Minha configuração é 32T - 11-42 e tem me atendido bem, apenas faltando marcha pesada, já estou em mente que depois dessa relação moer toda irei pegar um Sram SX 11-50 com coroa 36T. Vou ter marcha mais leve que atual (apesar da pouca diferença, mas é o suficiente) e vou ter principalmente na mais pesada. 
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2019 as 14:21
Na minha primeira experiência com o kit XTIME, fui na onda de comprar cassete e corrente baratos (GTA e YABAN) e me "lasquei". Me lasquei entre aspas porque o cassete e correntes derreteram com pouco uso, porém foram realmente baratos em comparação com Shimano... No final, não valeu a pena...

Na hora da reposição fiquei puto e voltei pro cambio e passador alívio, porém, como gostei bastante da precisão do XTIME, pretendo voltar a usar, porém dessa vez com corrente e cassete mais conhecidos e testados... Daí vou ver no que dá...Mas isso só lá pro ano que vem, pois estou com cassete e corrente novinhos pra botar no meu atual 1x9.

Quanto ao pedivela XTIME, já rodei uns 2500km sem manutenção, sentando a bota. Acho que já passou da hora de dar uma olhada, porém o parafuso do braço esquerdo espanou no primeiro aperto... Pode ter sido defeito do lote, ou talvez desleixo do mecânico. Nunca vi outro reclamar disso...mas tbm poucos pagaram pra ver... To pensando em importar outro xingling pelo Aliexpress...





 
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2019 as 22:33
Eu tenho um cassete GTA 11-34 e uma KMC X10... Nada a reclamar, e olha que dei uma relaxada com a limpeza...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Caique123456 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Set 2019
Altinópolis
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caique123456 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2019 as 14:16
Minha bicicleta (uma TSW Pressure com kit Xtime 3x10 cassete 11x36)

Uso o kit há 3 meses, aproximadamente 900 km rodados, em trilhas leves, pesadas)

Pontos positivos:
mudança de marcha perfeita, passadores firmes.

Pontos negativos:
Corrente fica batendo no quadro quando pega descidas fortes com buracos

Pé de vela uso um sunrace... pelo valor compensa.

Transmissão em relação a precisão e velocidade, alguns amigos que possuem bicicleta com mecanismo alivio e deore, ao usarem a minha bicicleta, disseram que são muito parecidos.

Em relação a durabilidade, nada a reclamar. Cassete ok, corrente ok.

Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2019 as 22:44
Estou usando o meu a uns 2 anos e meio, estradas de terra, algumas subidas pesadas, tenho 100kg. A corrente quebrou uma vez, mas creio nada ter haver com a relação, creio que foi falta de lubricação e torção numa subida, problema resolvido e depois não tive nada. agora, meu passador direito, o traseiro, descarrega tipo da 3ª catraca para a primeira com apenas 1 toque, creio que seja gasto de alguns dentes internos do passador, tentei abrir mas não deu pra arrumar, pelo menos não localizei o problema mesmo desmontando.
Meu problema tem sido no ferio hidraulico absolute, o dianteiro nunca funcionou, mesmo sangrando, ele nunca freou e agora ainda esta vazando, estou para trocar por um mecânico mesmo, já o traseiro funciona, mas tb não é nenhuma brastemp.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2019 as 22:27
É, esse desgaste pode ter me afetado também. Quero tentar regular novamente, pois aconteceu um acidente e eu ainda estava testando a regulagem.
Acredito que possa ter compensado a compra mesmo assim, já que seria caso de substituir só o trocador. Até final do ano devo conseguir testar um passador, e ver onde vai dar.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2019 as 13:33
Quanto a precisão, sempre foi perfeito, tirando esse problema que estou tendo agora com as últimas marcas (depois de mais de 2 anos de uso), mantendo cabos lubrificados e peças razoavelmente limpas, sempre passou as marchas muito bem. O cambio e passador dianteiro não tenho o que reclamar, acho ele muito bom. Para quem quer gastar pouco acho a relação custo benefício excelente, não sei para quem compete ou treina pedais mais fortes.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 234

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X