Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Upgrade de STI Shimano Claris
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Upgrade de STI Shimano Claris

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ska1979 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ska1979 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Upgrade de STI Shimano Claris
    Postado: 05 Dez 2016 as 10:41
Fala pessoas,

Eu tenho uma estradeira para me divertir, não busco alta performance, apesar de planejar participar de algumas competições no ano que vem, mas nada muito bruto (graciosa e talvez rio do rastro).

Hoje ela esta com uma relação de 8v (12-23) e uma coroa 53-39, eu li em alguns tópicos que esta relação é bacana para quem quer treinar, que funciona bem, etc. A minha dúvida começa aqui, os STIs são da shimano do antigo grupo 2300 (hoje claris) com aquelas trocadores na lateral do STI e não no manete de freio.

Eu vou trocar este manete pelo manete da claris, mas estou na dúvida se não aumento a relação dela, 9 ou 10, (12-23 ou 12-25, respectivamente) , e é claro os stis.

Mas não to afim de gastar nisso pois acho que dois cogs não vão mudar a bike da água pro vinho.

A sim é para as competições de subida de serra, um pedivela compacto já da conta.

A pergunta parece besta, dado que já tenho um "plano", mas queria um opinião.


Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2016 as 11:52
Cara... eu ando de speed porque por aqui é mais fácil pra treinar do que MTB. Então, quase todos os meus rolés são de subida. E comecei também com um grupo Claris.

Eu não sei se eu que sou o fraco da história, mas me parece loucura usar qualquer relação menor que 28 dentes, mesmo num pedivela compacto se vc for pegar subidas.

A minha é 11-28 e se eu pudesse usaria tranquilamente 11-32! Na minha outra bike uso Tiagra que é 11-30 e ainda assim, dependendo de onde eu vou treinar, fica um pouco mais difícil manter a minha frequencia cardiaca baixa pedalando sentado.

Tipo, se eu to destreinado e preciso fazer um treino bem leve, não tem como eu ir pra subida principal daqui que tem media de inclinação de 10%. 

Sei la, a impressão que eu fico é que tem uma galera que parece que não quer dar o braço a torcer em usar relações mais leves (fica feio com os amiguinhos) ou só treina em plano ou com inclinações pequenas mesmo.

Meu conselho é que você avalie as subidas que vai pegar. Vai estar sempre treinando quando encarar elas ? Ou uma relação mais leve vai te atrapalhar no plano (o que justificaria talvez partir pra 10v)...

Enfim, eu vejo aqui no Rio gente sofrendo (e treinando errado) por essa insistência em usar 11-23... mas aqui tem muita subida tb.

Veja também que nem toda transmissão é compatível com 28 ou maior.


Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
ska1979 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ska1979 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2016 as 12:40
Entendi, eu sofri um pouco no começo com a 12-23, mas acabei me acostumando, acredito que uni bem a força nas pernas com a força mental, acima de 25 para mim acho que abriria uma gap muito grande uma vez que no plano sinto a falta de 16 ( a relação atual é 12-13-14-15-17-19-21-23), principalmente no contra-vento em que a 15 falta e a 17 sobra (perna), e a 25 traria um alivio no caso de eu estar quebrado, mas nesse caso é por que me desgastei onde não devia.

No meu circuito de treino eu tenho subidas de 3, 5, 7 e 12%. 
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2016 as 14:20
Os Sti claris são bons, bem modernos, devem casar bem na sua relação. Qual o cambio traseiro q vc usa? Conseguiria ver o modelo? Se vc estiver usando o RD-2400 ou RD-2300 você pode aproveitar que vai trocar o STI e pegar uma coroa tripla. Essa coroa resolveria seu problema, pois vc teria as duas coroas pra situações normais, e quando a subida ficar muito forte, a coroinha pra continuar mantendo giro, com a vantagem de continuar com o cassete bem acertado pra rodar no plano. Sua bike ficaria boa pra qualquer tipo de treino que vc fosse fazer, com a vantagem de continuar usando o sistema de 8v que é mais barato.
Voltar ao Topo
ska1979 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Fev 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ska1979 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2016 as 16:15
O câmbio traseiro é o mesmo da sprint 10, e eu acho que não rola colocar um triplo com ele, pois no duplo a corrente já pega no câmbio, acho que vou trocar os stis e manter a relação mesmo.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2016 as 11:25
Originalmente postado por ska1979 ska1979 escreveu:

O câmbio traseiro é o mesmo da sprint 10, e eu acho que não rola colocar um triplo com ele, pois no duplo a corrente já pega no câmbio, acho que vou trocar os stis e manter a relação mesmo.

Segundo os docs da shimano ( http://cycle.shimano-eu.com/media/techdocs/content/cycle/SI/2300/SI_5XA0A_001/SI-5XA0A-001-ENG_v1_m56577569830673817.pdf ;) o cambio da rd-2300 tem as seguintes características:

Front chainwheel tooth difference       22T
Largest sprocket       26T
Smallest sprocket       12T
Total capacity       35 Teeth or less

Se vc colocar uma coroa tripla 52-38-30, vai ter a seguinte configuração:

Front chainwheel tooth difference       22T
Largest sprocket       23T
Smallest sprocket       12T
Total capacity       33 T

A capacidade está ok, acertando o tamanho da corrente direitinho e regulando o parafuso tencionador do cambio, deve funcionar bem. Mas isso é só uma sugestão, eu mesmo odeio coroa tripla, vc consegue montar um bom conjunto usando duas coroas também.
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2016 as 14:02
Originalmente postado por ska1979 ska1979 escreveu:

Fala pessoas,

Eu tenho uma estradeira para me divertir, não busco alta performance, apesar de planejar participar de algumas competições no ano que vem, mas nada muito bruto (graciosa e talvez rio do rastro).

Hoje ela esta com uma relação de 8v (12-23) e uma coroa 53-39, eu li em alguns tópicos que esta relação é bacana para quem quer treinar, que funciona bem, etc. A minha dúvida começa aqui, os STIs são da shimano do antigo grupo 2300 (hoje claris) com aquelas trocadores na lateral do STI e não no manete de freio.

Eu vou trocar este manete pelo manete da claris, mas estou na dúvida se não aumento a relação dela, 9 ou 10, (12-23 ou 12-25, respectivamente) , e é claro os stis.

Mas não to afim de gastar nisso pois acho que dois cogs não vão mudar a bike da água pro vinho.

A sim é para as competições de subida de serra, um pedivela compacto já da conta.

A pergunta parece besta, dado que já tenho um "plano", mas queria um opinião.



fala jovem, blza?

minha opinião...

Primeiro ponto a ser analisado:
- O STI Claris é compatível com 9v, assim como câmbio traseiro shimano 2300?

Segundo:
- Trocar os STIs para Claris somente para possuir os STI com os passadores totalmente integrados no manete, mas mantendo a mesma relação de 8v que possui, é vantagem?

Então... se você tem a intenção de trocar os STIS e talvez aumentar a relação da bike de 8v para 9v, compensa mais você partir para um grupo Sora.

Se você pretende subir o Rio do Rastro, mesmo utilizando um pedivela compacto 50-34, com cassete 12-23 você vai sofrer bagaraiiii (eu subi no feriado do dia 15/11 de speed, relação 50-34 e cassete 11-26 e foi foda bixo)... a não ser que vc esteja mto treinado e tenha biotipo de escalador. Mas vou te dizer, tem mto neguinho aqui na minha região que anda bagarai de speed e pro rio do rastro vai de 50-34 com cassete 11-28, 11-30... lá não é moleza fio! hehehehe...

Abraços.
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
Nick13 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jun 2016
Balsas
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nick13 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2022 as 22:43
Aproveitando esse tópico. Uso pedivela triplo, 52/42/30 shimano 8v. Seu for trocar para pedivela duplo tenho que trocar tudo. No momento não é possível.
Não estou achando pedivela 52/42/30. Tem muita diferença para 48/38/28 só tenho achado esse. Podem me ajudar?
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2022 as 06:17
Originalmente postado por Nick13 Nick13 escreveu:

Aproveitando esse tópico. Uso pedivela triplo, 52/42/30 shimano 8v. Seu for trocar para pedivela duplo tenho que trocar tudo. No momento não é possível.
Não estou achando pedivela 52/42/30. Tem muita diferença para 48/38/28 só tenho achado esse. Podem me ajudar?

Geralmente é possível através do parafuso limitador do cambio dianteiro, limitar o uso do STI triplo para usar só 2 coroas. 
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2022 as 11:12
Isso. E tem muita diferença sim, são 4 dentes "a menos". Mas eu acredito que faltar marcha pesada não deve ser um problema pra vc, certo?
coroa 48 mesmo que o menor pinhão do seu cassete seja o 13, ainda assim não deve sentir falta no plano.
Vai sentir somente que faltou marcha em decidas mais longas, mas até aí...está descendo mesmo
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X