Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Falha freios Deore M615
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Falha freios Deore M615

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Zaro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2014
Cianorte
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Falha freios Deore M615
    Postado: 02 Nov 2016 as 21:53
Boa noite pessoal, estou com problema em meus freios, sempre que faço uma descida ingrime com muita vibração (muita pedra) os manetes baixam e ficam quase sem ação e depois de um tempinho voltam ao normal, alguém já passou por este problema ou tem ideia de como solucionar? 

Editado por Zaro - 02 Nov 2016 as 21:54
Zaro
Oggi Pro/ Caloi Sprint20
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2016 as 22:22
Quanto tempo de uso tem esse freio?? Acontece desde que era novo?? Já fez alguma sangria no sistema???
Voltar ao Topo
FernandoXC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2015
Tanque Novo-BA
Offline
Mensagens:210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FernandoXC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2016 as 23:55
Isso é muito perigoso! Sua vida está em risco. Eu não pedalaria na bike até resolver isso.
Voltar ao Topo
Pinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2010
Paraná
Offline
Mensagens:456
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 00:05
Bom dia,
Veja que tipo de óleo está sendo utilizado. Até onde sei, Shimano tem óleo especial e não aceita outro tipo, o que pode estar causando o problema. Faça a manutenção o mais urgente possível, pois como disse o amigo anteriormente, é muito perigoso.
Manutenção e bons pedais. Com segurança sempre.
Pinho!
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 01:31
Originalmente postado por Zaro Zaro escreveu:

Boa noite pessoal, estou com problema em meus freios, sempre que faço uma descida ingrime com muita vibração (muita pedra) os manetes baixam e ficam quase sem ação e depois de um tempinho voltam ao normal, alguém já passou por este problema ou tem ideia de como solucionar? 


Sangria mal feita ou simplesmente falta de fluido no sistema. Mande revisar logo esse freio!
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
VitorMaia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2016
Amparo SP
Offline
Mensagens:426
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VitorMaia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 01:36
Ja olhou os discos ? pode estar acontecendo super aquecimento 
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 10:29
Fluido de freio é higroscópico, ou seja, absorve água da atmosfera.

Seu fluido pode estar contaminado com umidade e quando o disco esquenta e o calor é transferido para a pinça, essa umidade no fluido vira bolhas de vapor que são altamente compressíveis.
Daí você apertar o manete e ele ficar baixo e os freios sem eficiência.

Quando os freios esfriam, o vapor volta a virar água, o fluido volta para uma condição de incompressibilidade e tudo volta ao normal.

Faça a sangria desse freio com todo cuidado. A sangria deve inclusive sangrar um tanto de fluido novo para ter certeza que não sobrou nem um resto de fluido velho úmido nos dutos.
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 14:29
Originalmente postado por Zaro Zaro escreveu:

Boa noite pessoal, estou com problema em meus freios, sempre que faço uma descida ingrime com muita vibração (muita pedra) os manetes baixam e ficam quase sem ação e depois de um tempinho voltam ao normal, alguém já passou por este problema ou tem ideia de como solucionar? 


a vibração agita o fluido nos reservatórios das manetes e forma algo como um espuma, que acaba indo pra mangueira com o acionamento e funciona exatamente como um freio mal sangrado... fora o aquecimento, esse freio tem menos meios de lidar com o calor gerado nos discos e pinças.

minha bike veio com um freio desses e eu upei pro XT M780, mas no seu caso eu sugiro o seguinte:

- realizar a sangria completa dos freios, tirando o óleo mineral velho e enchendo de novo os reservatórios. o óleo costuma se contaminar com poeira que entra aderida aos pistões...

se o problema persistir, eu recomendaria investir em discos ice-tech. eles fazem mais diferença do que pastilhas de freio icetech...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 14:30
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Fluido de freio é higroscópico, ou seja, absorve água da atmosfera.


não nos shimano... usam óleo mineral. mas seu alerta é válido pra freios que usam fluido DOT (SRAM por exemplo)!
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
Zaro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2014
Cianorte
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2016 as 07:28
Obrigado pelas dicas pessoal, não consegui descobrir o que causava mas fiz a sangria completa substituindo o óleo e solucionou o problema.
Zaro
Oggi Pro/ Caloi Sprint20
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2016 as 07:59
esse freio é ótimo, tenho ele em 2 bikes (inclusive uma que uso pra enduro e DH).

diria que não perde em nada em potência para os freios mais caros (slx, xt e xtr) mas é um pouco mais pesado e não tem as regulagens dos mais top. tanto é que queria trocar os freios mas nem estou pensando em XT, e sim num Zee, acredito que aí sim vai ser uma diferença de potência que justifica a troca.

E ele realmente ele faz isso se não estiver com a sangria em dia, mas é só sangrar que resolve.



Editado por TheLittle - 04 Nov 2016 as 08:02
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2016 as 08:05
Eu tenho este freio e acontece exatamente isso depois de um bom tempo sem sangria.
O meu já está na hora de fazer a sangria anual, pois semana passada eu quase fui pro chão devido a este problema, ou seja, fiquei sem freio.

Pastilha nova ajuda um pouco, mas não resolve
Voltar ao Topo
cascão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2011
BH MG
Offline
Mensagens:204
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cascão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2016 as 09:31
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Fluido de freio é higroscópico, ou seja, absorve água da atmosfera.


não nos shimano... usam óleo mineral. mas seu alerta é válido pra freios que usam fluido DOT (SRAM por exemplo)!

Justamente esse é o problema do Shimano.
Fluido de freio é higroscópico e absorve água. Então um fluido que fervia à 250ºC absorve a umidade que eventualmente entrar no sistema e passa a ferver à 230ºC.
O óleo mineral não absorve àgua. A umidade que eventualmente entrar no sistema ferve à 100ºC e Ouch
Specialized Pitch
GT Avalanche
Drop Bike 20" Trial
Sherco ST300
https://www.youtube.com/playlist?list=PL73FEE8EBA6130331
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X