Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - PORQUE O GRUPO SRAM GX É PARA "ENDURO"?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


PORQUE O GRUPO SRAM GX É PARA "ENDURO"?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Adriano FX Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2011
Maringá-Pr
Offline
Mensagens:335
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adriano FX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: PORQUE O GRUPO SRAM GX É PARA "ENDURO"?
    Postado: 12 Mai 2016 as 09:36
Estou interessado nesse grupo e por isso andei procurando coisas sobre ele na net e diversos sites dizem que o Sram GX é para enduro.

Qual a razão dessa afirmação? É a range enorme?
http://www.bikedocaminho.blogspot.com/
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 11:14
é pq o 1X surgiu no Nduro.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2016 as 01:42
É só uma ideia minha, mass... a ausência de câmbio na frente, coroas, cabos, trocadores etc seria menos dor de cabeça com o que se preocupar além do que no enduro as velocidades são altas e tem muitas descidas, daí a menor necessidade de marchas, usando sempre um câmbio com cage médio ou curto e um cassete mais agressivo. Com a popularização do 1x10, 1x11 e agora até 1x12, realmente não há mais necessidade de câmbio dianteiro no enduro e pode-se dedicar uma linha inteira de produtos apenas para uso mais hardcore com os Sram GX ou Shimano Saint. Será que falei besteira? DisapproveLOL
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2016 as 10:51
Marketing..  

Enduro ta "na moda". 


Mas falando mais sério..     

o GX é um grupo intermediário..   não sendo tão leve qto o XX1 que é o top pra 11v.. e o q indicam pra XC race.. 

O GX tem as mesmas caracteristicas e o mesmo range de marchas q o XX1, porem com materiais menos "nobres" e por isso acaba sendo mais pesado, porem bem mais barato tb..( e talvez mais robusto)    e como no Enduro o que conta são os trechos cronometrados pra baixo...  carregar algumas gramas a mais não afeta o desempenho...   ai o GX é uma ótima opção pros Endureiros. 

Lembrando q tem GX 1x11, 2x11 e 1 x10. 


Editado por Royo - 16 Mai 2016 as 10:57
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Adriano FX Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2011
Maringá-Pr
Offline
Mensagens:335
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Adriano FX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2016 as 11:58
Obrigado a todos

http://www.bikedocaminho.blogspot.com/
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2016 as 13:32
Não se apegue ao Marketing, grupo de enduro é qualquer um que não te deixe na mão, um SLX é honesto para rodar 1x10.

Melhor gastar com suspensão quadro ou canote...
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2016 as 14:10
Falou tudo gustavomurad.

E a galerinha do EWS (Enduro World Series) nenhum usa GX... Usa tudo XX1, Eagle e os tops da Shimano LOL
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2016 as 13:29
Originalmente postado por gustavomurad gustavomurad escreveu:

Não se apegue ao Marketing, grupo de enduro é qualquer um que não te deixe na mão, um SLX é honesto para rodar 1x10.

Melhor gastar com suspensão quadro ou canote...

concordo, mas se olhar na Chain Reaction o preço do GX não fica muito longe do SLX.

Claro, se tiver montando uma bike nova acho que preferia GX.  Mas pra fazer um "up" de SLX pra GX acho que não vale a pena.


Editado por TheLittle - 17 Mai 2016 as 13:32
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2016 as 14:10
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Falou tudo gustavomurad.

E a galerinha do EWS (Enduro World Series) nenhum usa GX... Usa tudo XX1, Eagle e os tops da Shimano LOL

Eles não pagam pelas peças q usam né. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2016 as 10:59
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Eles não pagam pelas peças q usam né. 

Digo porque se parte do pressuposto que um atleta de ponta usa o melhor equipamento disponível. E no caso do EWS, nenhum usa GX. Mesmo os privateers que pagam pra correr não usam.

Já falando de nós mortais, um GX tava ótimo.
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2016 as 13:11
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Eles não pagam pelas peças q usam né. 

Digo porque se parte do pressuposto que um atleta de ponta usa o melhor equipamento disponível. E no caso do EWS, nenhum usa GX. Mesmo os privateers que pagam pra correr não usam.

Já falando de nós mortais, um GX tava ótimo.

Mas isso é fácil de explicar...
É só você comparar proporcionalmente os valores desses grupos com o que se ganha aqui no Brasil com o que o pessoal ganha lá fora. O salário mínimo do brasileiro é de R$ 880,00, mais as cagas tributárias que incidem nos produtos importados, aí fica impossível comprar um grupo desses por aqui.
No geral, eu ainda acho que a Shimano tem um melhor custo beneficio em relação a Sram.
O SLX de 11v tá chegando por aí e não deixa de ser mais uma ótima opção, afinal é um grupo bem honesto como disse o colega aí em cima, vamos aguardar pra ver.
No meu caso, o fator determinante será sempre o meu bolso.
Só não cai quem não anda!
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2016 as 14:11
O meu também rogevc.

Eu já usei os 2 (Shimano e SRAM), mas nenhum high-end. Não notei uma diferença significativa nos que usei. Meus últimos foram o X9 e o SLX traseiros, 9 e 10v. Ambos trocavam bem, não davam muita manutenção... o único defeito que achei foi a corrente SRAM, que chegou a quebrar numa subida eu voltando pra casa do trampo. No mais, tenho curiosidade de experimentar o XX1, pois conhecidos que tem dizem que é a melhor relação que já tiveram, em relação a peso e precisão.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2016 as 07:21
sobre XX1 e similares serem mais voltados pra enduro, minha opinião:

No cross country, que mistura trilhas com estradão, o uso do coroão (42t ou maior) é justificável pois muitas vezes pega descidas em estradas de chão ou mesmo asfalto. Mesmo no plano é possível manter uma velocidade alta e pra isso precisa de um coroão pra ter uma cadência aceitável a 40km/h.

Já no caso do enduro, trail, etc, as trilhas são em descidas e com muitos obstáculos, e por conta disso raramente é possível pedalar numa cadência que justifique o uso de um "coroão". Por isso nesse tipo de bike você pode "sacrificar" a relação mais "pesada" e colocar cogs maiores pra poder subir bem. Nesse caso vai ter um "range" um pouco menor que uma relação 2x10, aí é preciso avaliar qual coroa usar dependendo do preparo físico e dos lugares que vai andar. E o ganho desse "sacrifício" é diminuição de peso, simplificação da relação, e principalmente diminuição do "bate-bate" da corrente no quadro pois geralmente se usa guia de corrente.


claro que é possível usar XX1 no cross country, mas se reparar nos profissionais, eles usam xx1 com coroas 34, 36, 38 ou até maiores. Aí eu pergunto, você consegue pegar uma subida íngreme com coroa 36? Eu não kkkkkkkkkk.  Por isso ainda NÃO uso 1x10 ou 1x11 na bike de XC. 
Talvez quando o Eagle ficar acessível, aí sim dá pra usar o grupo com coroa de 34 ou até 36 (dependendo do preparo físico e dos lugares que vai andar) e vai ter um range similar a 2x10.


ps.: li relatos de corridas de Enduro em que os PROS trocam a coroa antes da especial. Ou seja, usam uma coroa pequena pra poder subir bem e antes de largar trocam por uma coroa maior pra ter mais velocidade final.


Editado por TheLittle - 19 Mai 2016 as 07:30
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2016 as 09:14
Little, tô usando na minha bike de ir pro trampo uma relação 1x7(gambiarra), com uma coroa de 34 dentes... É um percurso de 25km, que tem umas 3 subidas de 1km de extensão com quase 26 de inclinação... tô conseguindo suportar de boas. Tô pensando em quando for transformar a bike nova em 1X10 em usar uma coroa 34.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2016 as 09:19
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Little, tô usando na minha bike de ir pro trampo uma relação 1x7(gambiarra), com uma coroa de 34 dentes... É um percurso de 25km, que tem umas 3 subidas de 1km de extensão com quase 26 de inclinação... tô conseguindo suportar de boas. Tô pensando em quando for transformar a bike nova em 1X10 em usar uma coroa 34.

então você tá de parabéns kkkkkkk
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2016 as 13:01
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Little, tô usando na minha bike de ir pro trampo uma relação 1x7(gambiarra), com uma coroa de 34 dentes... É um percurso de 25km, que tem umas 3 subidas de 1km de extensão com quase 26 de inclinação... tô conseguindo suportar de boas. Tô pensando em quando for transformar a bike nova em 1X10 em usar uma coroa 34.

Caramba!!!! 1x7 com coroa 34 e subidas com 26 de inclinação...
Cara, com todo respeito...vc é um "cavalo" LOL Clap

Quando montei minha trail com 1x11, imaginei que com a relação mais leve de 32x40 conseguiria rodar de boa nas trilhas que costumo fazer por aqui. Rapaz...assim que dei as primeiras pedaladas já senti que tinha ficado uma relação pesada, tratei logo de comprar uma coroa 30t e agoro acho que a relação ficou ideal para Trail/AM.
Vale ressaltar que sempre tinha rodado de 26" e essa trail que montei é uma 29", as rodonas contribuiram para que eu sentisse a relação pesada, provavelmente se fosse 26" ou até mesmo uma 27.5" eu conseguiria rodar com uma coroa 32t, ou se o cog maior fosse de 42.
Só não cai quem não anda!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2016 as 14:57
bem por aí, ainda não abro mão do meu 2x na 29 pq posso sair bonito (menos feio) nas subidas com 24x36.
mas na enduro 26 eu quebro um galho com 32x42 quando as coisas ficam inclinadas. mesmo assim em certos pedais mais longos faz falta uma relação mais leve, pq a bike é pesada, o cansaço pega, e o calor do RJ não perdoa rsrs
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2016 as 17:14
Agora vcs me deixaram com medo LOL

Na que comprei agora, ela ainda tá 3x9, na mais leve (26x34), fica sobrando pacas Beer

Aqui no Ceará tem umas subidas legais, mas dependendo delas eu boto a bicicleta no lombo mesmo, ando preguiçoso LOL

Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2016 as 14:42
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

1km de extensão com quase 26 de inclinação

Perai... 26 graus ou 26% ? São coisas diferentes...
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2016 as 14:45
Corrigindo... fui verificar aqui... 26 graus seria quase 50%...

Porra, mas 26% é coisa pra cacete, até pra achar uma subida assim com 1km... tipo, aqui no Rio o Cristo não passa de 15%, só a Pedra Bonita chega a 25% e carro velho nao sobe (é asfalto).

Tem certeza que é tudo isso ? 
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2016 as 15:39
estou numa transição da bike de enduro pra uma mais nova, e vendi a full 29. Pra não ficar sem bike de XC estou montando uma rígida, e vou de 3x10 ou até 3x9

como quero andar tanto em asfalto, estradão e trilha, vai ser ideal o pedivela triplo.
inclusive do jeito que minha outra bike rígida está hoje, (26 convertida pra 29 com pneus 700x35/28) tive que trocar a coroa 42 por uma 48 pra ter maior rendimento no asfalto. Mas agora com o quadro MTB 29 vou poder usar pneus MTB e vou voltar ela pra 42.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2016 as 09:32
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Corrigindo... fui verificar aqui... 26 graus seria quase 50%...

Porra, mas 26% é coisa pra cacete, até pra achar uma subida assim com 1km... tipo, aqui no Rio o Cristo não passa de 15%, só a Pedra Bonita chega a 25% e carro velho nao sobe (é asfalto).

Tem certeza que é tudo isso ? 

é na BR daqui... e foi o que o app disse, mas nem acredito muito não. Colocando o app de nivel do celular aqui na mesa acredito que mal chegue a 20 graus de inclinação, talvez um pouco mais na cabeça.

É tão bom, no inicio do trajeto é um descidão, dá pra puxar 60km/h. Na volta, é a ultima subida depois de pedalar 24,5km Cry

BTW, massa teu relato do Brasil Enduro Series Clap
Voltar ao Topo
Mlmbc Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2018
Camboriu
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mlmbc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2018 as 15:34
Comprei a Epic Comp Carbono não sou atleta nada ela é 1x11 mas os trechos que faço tem umas subidas ingrimes. Eu tinha 3x10 que subia de boa , foi a minha primeira pedalada hj mas tomei uma surra pra subir to pensando em colocar um cog 46 será q consigo encaixar ou tenho q trocar o k7. Não manjo nada desculpe se falei besteira. Sera que terei q passar o para o grupo 1x12
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2018 as 16:23
Originalmente postado por Mlmbc Mlmbc escreveu:

Comprei a Epic Comp Carbono não sou atleta nada ela é 1x11 mas os trechos que faço tem umas subidas ingrimes. Eu tinha 3x10 que subia de boa , foi a minha primeira pedalada hj mas tomei uma surra pra subir to pensando em colocar um cog 46 será q consigo encaixar ou tenho q trocar o k7. Não manjo nada desculpe se falei besteira. Sera que terei q passar o para o grupo 1x12

O seu cassete atual é 11-42 ou 10-42?

Se for 11-42 da pra comprar um cassete Sunrace 11-46 

Se for 10-42 analise a troca por um GX Eagle.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1916
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2018 as 23:12
Cara 5 meses atrás peguei uma GT Sanction 10V 27.5x2.4 14,5kg com cog 42 pra fazer par com minha antiga Cannondale SL2 30V 26x2.2 12,5kg... No começo tb tomava surra, mas fui teimando em treinar com ela e quase 1mil km depois to subindo usando marchas mais pesadas na 30v e sofrendo menos que antes da GT

Também vou acabar upando pra 11-46 ou os salgados 10-50 no futuro, mas hj minhas prioridades são dropper e pneus melhores... Pq na subida me falta mais o pulmão do que o muscular, o que tenho melhorado treinando minha cadencia...

Edit: Tb sou amador e pedalo por prazer e não para competir


Editado por raulino - 19 Fev 2018 as 23:15
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X