Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - (ajuda) Comprei raios maiores do que calculado.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


(ajuda) Comprei raios maiores do que calculado.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rafael_bambu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2016
sao paulo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_bambu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: (ajuda) Comprei raios maiores do que calculado.
    Postado: 23 Abr 2016 as 21:57
Boa noite a todos, 

Eu gostaria de dúvida sobre construção de rodas. Para informação, eu tenho uma SOUL COPENHAGUE 700C, ando perto de 100km por semana em Sampa. Eu perdi o aro por  deformação e os raios por desgaste, então quis salvar o cassete e o cubo e fazer uma roda nova. Comprei pelo ML um jogo de roda com os seguintes itens: 

aro: vzan speed 700x19 ERD 584mm
raio: 290 mm preto em aço inox
nipple: 13mm 

Nao encontrei o modelo do cubo traseiro da marca shimano mas peguei as medidas utilizei a tabela do Sheldon Brown e a ferramenta da http://www.prowheelbuilder.com/spokelengthcalculator - prowheelbuilder com o intuito de calcular os raios . 

As medidas do cubo são:
Distancia entre os furos da flange: 45 mm 
tamanho do eixo: 91 mm 
Flange esquerda ao centro: 30mm
Flange direita ao centro: 21mm 

Os resultados para dimensionamento dos raios foram:
Raio lado esquerdo: 284.4 mm 
Raio lado direito: 283,6 mm

Fiz as medições só após a compra dos raios, o vendedor do ML me disse que o 290mm cabia para o meu cubo e roda vzan speed (me dei mal). Levei na galera do Ciclocidade em Sampa e uma pessoa lá me disse que não daria para montar a roda, inclusive sendo perigoso. 

Quero perguntar para vocês se é possível ou até recomendável construir esta roda com os raios de que já disponho (290mm). 

Em termos gerais como se apresenta esta questão de raios maiores que o sugerido pela ferramenta de cálculo; é realmente perigoso; é possível contornar esta situação. 

Claro que meu esforço é para não perder os raios já comprados. Como não havia encontrado nenhuma dúvida deste tipo acho que toda a comunidade pode se beneficiar desta discussão.  


Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2016 as 23:18
Qdo os raios sao grandes,em vez de pular 3,pode se tentar 4x4 na montagem,os raios ficao mais deitados,da mais trabalho pra cruzar.
O POBrema é qdo insere pouca rosca,ou seja,nao fica forte,ai fica no meio do caminho.
Raios sao baratos,leve de volta na loja,se eles nao quiserem tentar montar,peça que montem com raios compativeis.
Voltar ao Topo
Carlos W Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jul 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos W Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2016 as 22:11
Boa noite.
Experimente a calculadora deste site.  Sempre da certa a medida.  Voce não menciona o numero de raios. Se for 36 furos, com o cruzamento por 4 a medida do raio será 289mm, compátivel com os de 290 mm que comprou.

http://www.bergo.eng.br/bikefaq/index.php?q=7
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X