Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - GearBox para bikes de AM
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


GearBox para bikes de AM

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: GearBox para bikes de AM
    Postado: 21 Mar 2016 as 13:11
Estava agora lendo um review na enduro-mtb chamado: "GHOST ROAMR REVIEW: NEVER STOP EXPLORING", onde fala do review de uma bike com uma GearBox da Pinion.







http://enduro-mtb.com/en/ghost-roamr-review/



Troca de óleo a cada 10.000km ou 1 ano.

http://pinion.eu/en/


Só não caiu no gosto por causa da SRAM e Shimano, que dominam e ditam o mercado, eu usaria de boa.
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2016 as 13:33
Nos foruns gringos que acompanho as principais reclamações são o preço salgado do gearbox e a falta de manutenção/especialização/muito cara. 

Há também relatos e dúvidas sobre o uso lugares mais molhados, onde a caixa de marchas poderia sofrer mais com quebras e manutenções.

Eu pessoalmente estou acostumado com a estética dos passadores atuais, eu acho estranho essa parada no meio do quadro LOL
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2016 as 16:55
Eu postei sobre ela em algum tópico... já vi uma pessoalmente e a coisa é linda, tudo usinado, hi-tech. Massss não pedalei ainda. Eu acho que o obstáculo são os fabricantes sim...
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2016 as 19:48
No tempo do DH que tinha a equipe da Honda, todo mundo falava bem demais do Gearbox.
Mas como nunca usei sei lá.
As manutenção deve ser mais salgada, mas é até a disseminação da coisa toda.

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2016 as 22:11
Cara, sempre tive curiosidade sobre isso. Mas lembro que uma vez que li sobre um sistema desses as desvantagens apontadas foram o range menor que os sistemas convencionais e a eficiência na transferência de energia (acho que usava correia no lugar de corrente). 
Mas neste conjunto o Range é melhor que os sistemas que são tendência de mercado e utiliza corrente convencional, portanto não só elimina as desvantagens como supera os sistemas concorrentes.
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2016 as 08:28
Acho que o maior obstáculo são os grandes fabricantes, como Shimano e SRAM (apesar da Shimano já estar investindo em marchas dentro dos cubos)... Mas outro obstáculo essencial são os quadros, e ai é uma coisa mais difícil de fazer, porque além de não existir uma padronização pro tamanho do gearbox, os maiores fabricantes como Giant e Specialized dificilmente vão construir quadros específicos para gearbox.
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2016 as 08:28
Acho que o maior obstáculo são os grandes fabricantes, como Shimano e SRAM (apesar da Shimano já estar investindo em marchas dentro dos cubos)... Mas outro obstáculo essencial são os quadros, e ai é uma coisa mais difícil de fazer, porque além de não existir uma padronização pro tamanho do gearbox, os maiores fabricantes como Giant e Specialized dificilmente vão construir quadros específicos para gearbox.

Mas também sou curioso pra andar num treco desse.
Voltar ao Topo
Avgvsto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2013
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Avgvsto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2016 as 08:48
Muito antes da Honda a Nicolai ja fazia bikes com esse sistema.
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2016 as 08:54
Imagine isso popular e eletrônico... 

Não vejo problema de padronização, já que hoje tem 1 milhão de tipos de movimento central, caixa de direção, cubo... 

Seria vantagem, pois não iria contaminar o cambio, pode trocar de marcha pedalando forte, o peso iria se concentrar na parte inferior central da bike.

Para a shimano seria mais fácil tirar de dentro do cubo para uma gearbox.

Vamos ver daqui a alguns anos, porque os fabricantes não vão ficar fazendo bike com pinhão de 20v e 100 dentes, vão ter que mudar o paradigma um dia.

Será que a correia é pior que a corrente? Nos carros, a correia bem tensionada, funciona bem.


Editado por gustavomurad - 22 Mar 2016 as 10:30
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2016 as 09:05
Nicolai ION GPI Pro

http://www.nicolai-bicycles.com/shop/index.php/bike/ion-gpi-pro.html



Caro, 7300 Euros, só o uso em larga escala vai baratear.
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2016 as 11:09
Gustavo, no teste da Ghost ele fala de outra coisa que seria "desvantagem"pro gearbox: a troca de marchas no pedal cheio, na hora da força. Como contraparte, há o benefício de se trocar marcha parado ou sem pedalar facilmente.

"While technically you can’t shift gears under pressure, this gearbox has one definite benefit: from stationary, I change gears and get going once more."
Voltar ao Topo
MrAtuario Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2012
Porto Alegre RS
Offline
Mensagens:377
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MrAtuario Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2016 as 15:02
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Gustavo, no teste da Ghost ele fala de outra coisa que seria "desvantagem"pro gearbox: a troca de marchas no pedal cheio, na hora da força. Como contraparte, há o benefício de se trocar marcha parado ou sem pedalar facilmente.

"While technically you can’t shift gears under pressure, this gearbox has one definite benefit: from stationary, I change gears and get going once more."
Mas o câmbio comum também não foi feito pra trocar marchas sobre carga, isso eu achei meio fumado dele.Wink
Pepper- Specialized Rockhopper Expert.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2016 as 15:26
O da Honda na verdade era um sistema com cassete e câmbio traseiro, mas que ficavam dentro de uma caixa no quadro. 

Da Nicolai lembro que eles tinham um, mas com um Rohloff no centro do quadro e não como cubo. 
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2016 as 17:33
O único inconveniente é que não cabe um outro PDV, por exemplo um Race Face, ou Shimano, fica preso ao fabricante do Gearbox, ao menos nesse projeto da Pinion
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2016 as 15:13
Originalmente postado por gustavomurad gustavomurad escreveu:

O único inconveniente é que não cabe um outro PDV, por exemplo um Race Face, ou Shimano, fica preso ao fabricante do Gearbox, ao menos nesse projeto da Pinion
Gustavo, a princípio não há como usar pedivelas tradicionais por um motivo:
Nos pedivelas tradicionais a aranha da coroa é fixa no eixo do pedivela, ou seja, é obrigatório que a coroa tenha o mesmo RPM do pedivela. Já no sistema de marcha dentro do central, a ideia é a que ao girar o pedivela as engrenagens internas multipliquem e/ou desmutipliquem os giros, então não há como usar um pedivela que tenha o giro da coroa fixo ao do pedivela.
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mockoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2016 as 09:45
Originalmente postado por gustavomurad gustavomurad escreveu:

Nicolai ION GPI Pro

http://www.nicolai-bicycles.com/shop/index.php/bike/ion-gpi-pro.html




Caro, 7300 Euros, só o uso em larga escala vai baratear.


Bem "clean" a coisa toda, gostei disso.

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2016 as 15:23
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2016 as 09:25
Kindernay Internally Geared Hub



Kindernay XIV Details

• 14-speed internally geared hub
• Hydraulic shift system 
• 543-percent gear range
• Evenly spaced steps of 13.9-percent
• Detachable flange design
• Compatible w/ 12mm thru-axles 
• Claimed weight: 1,500-grams (w/ the SWAP hub flange), 365-gram shifter 
• MSRP: KR 9.990,00 / $1,200 USD
• www.kindernay.com

http://www.pinkbike.com/news/kindernay-XIV-internally-geared-hub-first-look.html
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
andytuba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
amsterdam
Offline
Mensagens:289
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andytuba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2016 as 11:11
vídeo do Edu Capivara na interbike 2016 mostrando cambio pinion

https://www.youtube.com/watch?v=6JAuayL8CCc
the time is now. ride
Voltar ao Topo
alexhendrix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2005
Brasília - Dist
Offline
Mensagens:996
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexhendrix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2016 as 21:41
Eu acho que o futuro próximo será das e-bikes e sistemas de pedal assistido, aliados a projetos de trocas de marchas interna (no cubo ou como esse da pinion). Na eurobike desse ano as e-bikes dominaram.

Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 10:05
Originalmente postado por alexhendrix alexhendrix escreveu:

Eu acho que o futuro próximo será das e-bikes e sistemas de pedal assistido, aliados a projetos de trocas de marchas interna (no cubo ou como esse da pinion). Na eurobike desse ano as e-bikes dominaram.


Pois fico pensando, como alguém vai colocar um COG 60T em um casette 13v, já achei esse Eagle absurdamente grande.

Seria p futuro internalizar tudo, a Shimano já tem um Alfine, para cidade, pode evoluir para um cubo, ou gearbox.

Problema do gearbox é padrão, cada um vai ter o seu, e cada quadro vai encaixar um...
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 10:27
Exato gustavo... A maior barreira que acho em relação ao gearbox é a necessidade de um quadro "especial", e modelado segundo o modelo de box que vc for utilizar.

Outro empecilho que ainda não resolveram foi a troca de marchas pedalando forte... Se por um lado, há a facilidade de troca de marchas sem necessariamente estar girando no pedal, por outro não se consegue trocar de marchas em plena subida, por exemplo. Mas com o tempo o usuário acaba acostumando. Eu costumo começar as subidas numa marcha forte e vou subindo a medida do cansaço

E sobre as e-bikes... na minha opinião é meio triste. Começa com pedal assist, depois a galera vai aumentando a potência, pra melhorar a velocidade... daqui a pouco vira moto.
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2016 as 14:23
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Exato gustavo... A maior barreira que acho em relação ao gearbox é a necessidade de um quadro "especial", e modelado segundo o modelo de box que vc for utilizar.

Outro empecilho que ainda não resolveram foi a troca de marchas pedalando forte... Se por um lado, há a facilidade de troca de marchas sem necessariamente estar girando no pedal, por outro não se consegue trocar de marchas em plena subida, por exemplo. Mas com o tempo o usuário acaba acostumando. Eu costumo começar as subidas numa marcha forte e vou subindo a medida do cansaço

E sobre as e-bikes... na minha opinião é meio triste. Começa com pedal assist, depois a galera vai aumentando a potência, pra melhorar a velocidade... daqui a pouco vira moto.

Bike elétrica, só para fins de transporte urbano. Para terra, nada melhor que uma boa KTM Elétrica 



33 mil reias, metade do preço da SPZ

http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/ktm-eletrica-comeca-a-ser-vendida-80639.html
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2017 as 14:58
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2017 as 07:17
17kg pra uma bike de AM fica complicado..


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2017 as 13:12
Fora que tenho um certo ceticismo quanto a essa de "testes". Claramente o repórter deixa claro que ele prefere o gearbox. Pra mim, se eu prefiro uma SPZ Enduro frente a uma Scott Genius, meu tempo de volta vai tender ser melhor na SPZ, por causa do meu gosto pessoal e minha vibe em querer andar. Isso a torna uma bike melhor? Difícil dizer.

Outro fato curioso é que o trecho foi feito sem pedalar. E no fim, o fator "protegido contra os elementos" nem foi um diferencial do gearbox, vide que na lama ele deu umas complicadas tb.
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2017 as 13:39
Verdade. Poderia ter sido feito até numa single speed. Não precisou pedalar e provável que não quebraria na lama.
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2017 as 16:08
Gearbox será confiável e leve quando a SRAM e Shimano começarem a fabricar, a empresa esta fazendo a parte dela, sendo pioneira...

Quando a Shimano ou SRAM fizerem Gearboxes Di2 e eTap selados e com suas tecnologias no aluminio e carbono veremos gearoxes de 20v pesando 2gk...

As bikes Nikolai não são as mais leves do mercado, juntou um quadro pesado a uma transmissao pesada...
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2017 as 16:11
Falou tudo. Essa bike já é pesada por natureza. E enquanto as 2 não entrarem e padronizarem, vai ser mercado de nicho.

Foi assim com freio a disco.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2017 as 08:11
Originalmente postado por gustavomurad gustavomurad escreveu:

Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Exato gustavo... A maior barreira que acho em relação ao gearbox é a necessidade de um quadro "especial", e modelado segundo o modelo de box que vc for utilizar.

Outro empecilho que ainda não resolveram foi a troca de marchas pedalando forte... Se por um lado, há a facilidade de troca de marchas sem necessariamente estar girando no pedal, por outro não se consegue trocar de marchas em plena subida, por exemplo. Mas com o tempo o usuário acaba acostumando. Eu costumo começar as subidas numa marcha forte e vou subindo a medida do cansaço

E sobre as e-bikes... na minha opinião é meio triste. Começa com pedal assist, depois a galera vai aumentando a potência, pra melhorar a velocidade... daqui a pouco vira moto.

Bike elétrica, só para fins de transporte urbano. Para terra, nada melhor que uma boa KTM Elétrica 

33 mil reias, metade do preço da SPZ

http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/ktm-eletrica-comeca-a-ser-vendida-80639.html

um pouco offtopic mas tenho muito medo disso aí virar moda aqui.

o que salva de bater de frente com motoqueiros nas trilhas que ando é o barulho que as motos fazem.
já pensou se vira moda essas elétricas?
o pior é que eles gostam de subir as trilhas que a galera do enduro gosta de descer. tenso.

sobre o preço, vc tá fazendo uma comparação injusta, mas não tão absurda. Uma Enduro Sworks custa seus 9k euros, e essa moto custa 11k euros. O cara do artigo simplesmente jogou a cotação e converteu, mas se ela for vir pra cá vai custar uma pequena fortuna, com certeza muito mais que uma enduro s-works por mais absurdo que o preço seja.


Editado por TheLittle - 02 Mar 2017 as 08:13
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X