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Upgrade Specialized x Bike nova

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pettis Ver Drop Down
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Cadastrado em: 09 Nov 2015
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2016 as 20:36
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Originalmente postado por pettis pettis escreveu:

[QUOTE=chasseur] (...) Pensei em dar um up pro 105 assim como o amigo, mas a roda Axis 1.0 que vem com as Allez mais simples suporta até 9 ou 10.
O amigo falou de usinar. Sou leigo no assunto, como posso explicar isso pro meu mecânico? Pode dar mais detalhes?

Forte abraço


As rodas e os grupos que vem com as Specialized Allez realmente deixam a desejar e não ajudam a explicar porque esse modelo é tão caro. 
Na Specialized Allez Sport 2015 o grupo é Sora com pedivela 50-34 e cassete 11-32 (porque um cassete de MTB ninguém sabe);  freios Axis 1.0; rodas Axis Classic e pneus SPZ Espoir. 

Meus up's seriam - em ordem:
a-) Trocar o cassete por um com menor range e mais adequado a uma bicicleta de estrada, como um Shimano CS-HG50-9 de 11-25.  Por apenas R$ 100 sua bicicleta vai rodar bem melhor.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710916428-cassete-shimano-cs-hg50-9v-road-11-25t-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710916428-cassete-shimano-cs-hg50-9v-road-11-25t-_JM
<span style="line-height: 1.4;">Então eu rodaria um tempo com essa configuração para ter certeza que esse quadro é interessante (eu me sinto bem nele??) e vale um upgrade.  Caso contrário, é só vender a bike e partir para outra.</span>

b-) Caso haja interesse no upgrade, meu segundo up seria trocar as rodas por um modelo de melhor performance.  Eu tentaria vender as originais (mesmo elas valendo pouco no mercado - elas valem uns R$ 300 o par) e substituiria-as por rodas melhores.  Eu nem pensaria em fazer uma "gambiarra" nessas rodas pois elas não valem a pena.
Veja uma relação de rodas Shimano neste tópico página 22 (com preços em US$). 
http://www.pedal.com.br/forum/fale-sobre-rodas-de-entrada_topic62586_page22. - http://www.pedal.com.br/forum/fale-sobre-rodas-de-entrada_topic62586_page22.html

c-) Depois, já tendo explorado o quadro com um conjunto de marchas mais adequado (cassete) e rodas melhores, eu trocaria o grupo por um melhor, de 10V (Tiagra série 4600, 4700 ou 105 série 5700) ou 11V (105 da série 5800 ou Ultegra 6800). 

Boa sorteWink.  Qualquer dúvida, pergunte aqui. 



Pepe, agradeço a prestatividade!

O cassete que vem na Allez Sport na verdade é um 12-27. Eu queria trocar o grupo inteiro pra poder encaixar um cassete de 11v, na esperança de ter uma melhora na hora de escalar. Por exemplo, aqui na minha rota de treino tem uma subida nervosa que com muito esforço já estava fazendo sem parar, inteirinha. Com a Allez eu não consigo. Na combinação mais leve (50 na coroa e 27 no cassete) minha relação é 1,26. Nas outras bike que tenho, uma com Acera e outra com Deore, as relações das marchas mais leves são 0,65 e 0,61, respectivamente (obviamente, são três coroas contra duas da Allez). Com um CS-5800 (11-32T) eu conseguiria uma relação de 1,06, o que me ajudaria, em tese.

Estou apenas especulando, acho que o negócio é treinar mesmo
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Pepebike Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Ago 2014
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2016 as 16:54
Originalmente postado por pettis pettis escreveu:

 
Pepe, agradeço a prestatividade!

O cassete que vem na Allez Sport na verdade é um 12-27. Eu queria trocar o grupo inteiro pra poder encaixar um cassete de 11v, na esperança de ter uma melhora na hora de escalar. Por exemplo, aqui na minha rota de treino tem uma subida nervosa que com muito esforço já estava fazendo sem parar, inteirinha. Com a Allez eu não consigo. Na combinação mais leve (50 na coroa e 27 no cassete) minha relação é 1,26. Nas outras bike que tenho, uma com Acera e outra com Deore, as relações das marchas mais leves são 0,65 e 0,61, respectivamente (obviamente, são três coroas contra duas da Allez). Com um CS-5800 (11-32T) eu conseguiria uma relação de 1,06, o que me ajudaria, em tese.

Estou apenas especulando, acho que o negócio é treinar mesmo

A "sofrência" na bicicleta de estrada é passageira.  Com o tempo, vc percebe que a bicicleta de estrada "te convida" a fazer mais força e "te mostra mais resultados".
Eu aprendi a subir tudo usando até o pinhão 23 (e a coroa 34), assim eu sinto um conforto "psicológico" sabendo que se "faltar gás" eu ainda tenho o 25. Embarrassed

Depois de algum treino, eu passei a subir melhor com o 50-34 / 11-25 da bicicleta de estrada que com o 48-38 / 11-32 da Mountain Bike.   Um dos fatores interessantes é que com a bicicleta de estrada vc chega com maior velocidade na base da subida e perde menos embalo durante a escalada.  Thumbs Up

O normal, para pedivelas compactos 50-34 é usar cassetes 11-25 ou 11-23.  Cassetes 12-28 ou maiores só giram bem com pedivelas  52-39 ou 53-39. 
Se quiser avaliar, use uma calculadora de relação de marchas.  Dá para fazer simulações e comparações:

ou






 
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
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pettis Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2016 as 01:11
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Originalmente postado por pettis pettis escreveu:

 
Pepe, agradeço a prestatividade!

O cassete que vem na Allez Sport na verdade é um 12-27. Eu queria trocar o grupo inteiro pra poder encaixar um cassete de 11v, na esperança de ter uma melhora na hora de escalar. Por exemplo, aqui na minha rota de treino tem uma subida nervosa que com muito esforço já estava fazendo sem parar, inteirinha. Com a Allez eu não consigo. Na combinação mais leve (50 na coroa e 27 no cassete) minha relação é 1,26. Nas outras bike que tenho, uma com Acera e outra com Deore, as relações das marchas mais leves são 0,65 e 0,61, respectivamente (obviamente, são três coroas contra duas da Allez). Com um CS-5800 (11-32T) eu conseguiria uma relação de 1,06, o que me ajudaria, em tese.

Estou apenas especulando, acho que o negócio é treinar mesmo


A "sofrência" na bicicleta de estrada é passageira.  Com o tempo, vc percebe que a bicicleta de estrada "te convida" a fazer mais força e "te mostra mais resultados".
Eu aprendi a subir tudo usando até o pinhão 23 (e a coroa 34), assim eu sinto um conforto "psicológico" sabendo que se "faltar gás" eu ainda tenho o 25. Embarrassed

Depois de algum treino, eu passei a subir melhor com o 50-34 / 11-25 da bicicleta de estrada que com o 48-38 / 11-32 da Mountain Bike.   Um dos fatores interessantes é que com a bicicleta de estrada vc chega com maior velocidade na base da subida e perde menos embalo durante a escalada.  Thumbs Up

O normal, para pedivelas compactos 50-34 é usar cassetes 11-25 ou 11-23.  Cassetes 12-28 ou maiores só giram bem com pedivelas  52-39 ou 53-39. 
Se quiser avaliar, use uma calculadora de relação de marchas.  Dá para fazer simulações e comparações:

http://gear-calculator.com/# - http://gear-calculator.com/#
ou
http://home.earth.net/~mike.sherman/shift. - http://home.earthlink.net/~mike.sherman/shift.html






 


Nada como um dia após o outro. Fiz a subida da morte com a Allez ontem ainda por cima quebrei meu recorde pessoal no segmento!
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brunocarlo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunocarlo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2016 as 14:54
Sinceramente, sua relação 50x34, 12x27 é um cassete com muito buraco, mas para subidas, 34x27 é muito, muito tranquilo... 

Como o Pepebike falou, o normal para 50x34 é 12x25... usando cambio shortcase, a minha em esta relação e eu subo tudo aqui no Rio... é custume, vc comprarando com MTB, é diferente, road é mais força, tem jeito não.
Bruno Carlo
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pettis Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2016 as 16:42
Originalmente postado por brunocarlo brunocarlo escreveu:

Sinceramente, sua relação 50x34, 12x27 é um cassete com muito buraco, mas para subidas, 34x27 é muito, muito tranquilo... 

Como o Pepebike falou, o normal para 50x34 é 12x25... usando cambio shortcase, a minha em esta relação e eu subo tudo aqui no Rio... é custume, vc comprarando com MTB, é diferente, road é mais força, tem jeito não.


Vocês falaram tudo, o negócio é força mesmo. Usei também a tecnica de subir no penúltimo cog do cassete, pra ter um alívio quando a coisa ficar realmente cansativa (e usei ele ). Vamos que vamos. Valeu galera.
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Felipe_Ferpa Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe_Ferpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2016 as 18:51
E no fim o que deu? estou no mesmo dilema, (Allez E5) muitos buracos na minha relação
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pettis Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2016 as 19:24
Originalmente postado por Felipe_Ferpa Felipe_Ferpa escreveu:

E no fim o que deu? estou no mesmo dilema, (Allez E5) muitos buracos na minha relação


Amigo, desde minha última resposta se passaram 4 meses. Meu condicionamento melhorou consideravelmente (ainda amador ) e consegui atingir uma cadência de 80-85rpm durante todo o treino, o que não conseguia com o cassete original quando o gradiente mudava toda hora. Fiz a troca para um grupo 105 de 11 velocidades (11-28T) e senti melhora. Claro, o treino teve um fator muito mais determinante, mas o cassete novo é definitivamente mais adequado. Recomendo.
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Felipe_Ferpa Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe_Ferpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2016 as 19:37
Legal!
Dá pena vender uma bike dessas pelo preço que pagam
Estou pensando num Tiagra.
Você sabe dizer quais as diferenças entres os quadros da Allez ?
Questão de material, geometria etc?
Vi que a partir da DSW começam a usar cabeamento interno
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pettis Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2016 as 19:45
Originalmente postado por Felipe_Ferpa Felipe_Ferpa escreveu:

Legal!
Dá pena vender uma bike dessas pelo preço que pagam
Estou pensando num Tiagra.
Você sabe dizer quais as diferenças entres os quadros da Allez ?
Questão de material, geometria etc?
Vi que a partir da DSW começam a usar cabeamento interno


Sei que existem 4 tipos de quadro da Allez:

1) Quadro e garfo de alumínio; Cabeamento externo.
2) Quadro de alumínio e garfo de carbono (da Sport pra cima, eu acho); Cabeamento externo.
3)A DSW tem o roteamento dos cabos interno e a solda é diferente também, utiliza a tecnologia SmartWeld da Specialized.
4) A Sprint que possui quadro DSW em formato aerodinâmico.

Se não me engano, a DSW e a Sprint possuem garfo com espiga cônica.

A geometria é muito parecida em todas elas, mas a Sprint é muito mais voltada para critério.
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pettis Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2016 as 20:03
Cara, estive pensando, talvez uma solução barata pra você seja trocar o cassete original por um 12-23T. Meu cassete atual é um 105 12-28T, veja abaixo;

12-28T / 11s = 11-12-13-14-15-XX-17-19-21-23-25-28 - 105
12-23T / 09s = XX-12-13-14-15-16-17-19-21-23-XX-XX - HG-50-9

Na minha opinião é um cassete bem espaçado pra treinar no plano. Claro, compromissos precisam ser assumidos, você perderia o menor pinhão e ficaria mais dificil de escalar com ele, mas pra girar bem acho satisfatório.

Tem também outras opções:

11-25T / 09s = 11-12-13-15-17-19-21-23-25
11-30T / 09s = 11-12-14-16-18-20-23-26-30
12-23T / 09s = 12-13-14-15-16-17-19-21-23
12-25T / 09s = 12-13-14-15-17-19-21-23-25
12-27T / 09s = 12-13-14-15-17-19-21-24-27
13-25T / 09s = 13-14-15-16-17-19-21-23-25
14-25T / 09s = 14-15-16-17-18-19-21-23-25
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Felipe_Ferpa Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe_Ferpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2016 as 11:18
Beeem interessante isso!!
Tenho uma facilidade maior pra escalar, em compensação, sofro demais pra acompanhar o pelote no plano, não acho a marcha certa.
Isso pode me salvar gastando bem pouco!
Farei esse teste! Se não gostar, só voltar
Valeu!
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pettis Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2016 as 16:39
Originalmente postado por Felipe_Ferpa Felipe_Ferpa escreveu:

Beeem interessante isso!!
Tenho uma facilidade maior pra escalar, em compensação, sofro demais pra acompanhar o pelote no plano, não acho a marcha certa.
Isso pode me salvar gastando bem pouco!
Farei esse teste! Se não gostar, só voltar
Valeu!


Faz o teste e depois conta aqui no fórum como foi. Não tem erro, com esse cassete 12-23T o "miolo", que é a faixa útil no coroão fica até melhor que o meu 105, pois você ainda terá o de 16 dentes de bônus. O 11 dentes o cassete original já não tem mesmo, então, só perde os dentudos pra subidas.
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Felipe_Ferpa Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipe_Ferpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2016 as 11:08
Adiei e finalmente resolvi trocar o cassete da bike, está agora com 2.500km rodados.
Seria ideal  trocar a corrente também? Se sim, alguma sugestão ?

Obrigado

Abs
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pettis Ver Drop Down
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Ah, é sempre bom trocar a corrente né? Quando ela fica velha, vai "esticando" e danifica os dentes do cassete. Troca pela corrente original do grupo. Acho que é a HG53.
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Felipe_Ferpa Ver Drop Down
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Valeu! Imaginei mesmo que era bom já trocar!
Abs!!
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Felipe_Ferpa Ver Drop Down
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Caros, fiz alguns up grades na minnha Allez, 105, rodas e alguns componentes, mas a bike continua pesada, estou muito curioso pra saber o peso do quadro, alguém aqui sabe, ou pode me indicar como descobrir? Já revirei a internet e nada.
E uma Allez 2015
Obrigado
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newhouse Ver Drop Down
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Colega, sua bike tá pesando quanto?
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Felipe_Ferpa Ver Drop Down
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Grupo 105 5800 completo + Fulcrum 7 (1760g)
~ 9.300 
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newhouse Ver Drop Down
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Nesse nível, só partindo pra peças de carbono. Se seu modelo usa garfo de alumínio, um garfo full carbon é bem leve, pedivelas de carbono também costumam salvar um bom peso na bike. Dá pra trocar outros componentes do cockpit, mas geralmente fica caro. Porem, se vc está sentindo a bike pesada, pode ser os pneus. Alguns pneus tem rolagem muito ruim, não rendem. Colocar um par de pneus mais rápido podem melhorar bastante a bike e não fica tão caro.
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Felipe_Ferpa Ver Drop Down
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Valeu! Mas continuo querendo saber o peso desse quadro , pelo meus cálculos ele deve estar em volta de 1650 (sem garfo)
Eu ainda acho pesado
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Aguinaldo Ap Ver Drop Down
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Felipe, qual o tamanho do quadro?
A minha Allez A1 52 com Tiagra 4600 e rodas RS20 pesa 9kg sem pedais

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