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Oggi Hacker - Upgrade ou Troca?

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Lucas Portela Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2015
Manaus
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Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Portela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Oggi Hacker - Upgrade ou Troca?
    Postado: 31 Out 2015 as 10:37
Olá amigos! Sou novato aqui no fórum, e não costumava gastar muito com bike. Apesar de eu adorar o esporte, sempre pedalei com bikes de supermercado, fazendo uma média de 40 km por dia somente aos finais de semana, então você já pode imaginar o quanto eu sofria rsrsrs.

Dois meses atrás comprei uma Oggi Hacker 29, e sinceramente adorei a bike, achei bem confortável e o pedalar é agradável, já fiz cerca de 150 Km com ela e me veio a dúvida. Apesar de todas as peças estarem novas ainda, já penso em upgrades, mas me recomendaram ''surrar'' ela e depois comprar uma melhor. Segue abaixo dados dela:

 Quadro: Alumínio.
- Suspensão: Oggi 29ER, 100mm de curso, com regulagem de retorno, sem trava.
- Guidão: Oggi 31.8 em alumínio.
- Suporte de guidão: Oggi em alumínio.
- Caixa de direção: Integrada 41mm.
- Manopla: Velo Gel Kraton.
- Pedivela: Shimano FC-M131 - 170mm - Ponta quadrada - 42x34x24D.
- Freio Mecânico Shimano.
- Pedal: Em nylon.
- Cubos D/T: Shunfeng, sistema de disco 6 furos.
- Discos - 160mm.
- Aros: Vzan Extreme alumínio parede dupla, cor preto, 36 furos. 
- Raios: inox preto.
- Pneus: Kenda Small Block Eight 29x2.10
- Selim: Royal Gel preto.
- Canote do selim: Oggi 27.2mm.
- Alavanca de câmbio/freio:  Rapid Fire Integrado ST-EF51 7 vel.
- Câmbio dianteiro: Shimano Tourney.
- Câmbio traseiro: Shimano Altus RD-M280 7 velocidades.
- Corrente - KMC.
- Roda livre (com rosca): Megarange Superlow - 14-34D 7V.

- Peso em torno de 16 Kg

Seria melhor eu colocar um grupo Alivio e uma suspa Rock Shox com trava? Ou vale mais a pena eu comprar daqui um bom tempo?
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cleberkl Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2014
são joão Delrei
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cleberkl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2015 as 21:10
Qual sua intenção de uso?
Vai manter o uso urbano ou vai pegar trilha?
Quanto pretende gastar?


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Orlando Junior Ver Drop Down
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Cadastrado em: 27 Ago 2013
Tamandaré - PE
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Orlando Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2015 as 21:45
Cara a pergunta do Cleberkl faz toda diferença, se você pretende fazer trilhas vale a pena um up na suspensão, eu indicaria uma proshock ultra TR, pois se colocar uma rockshox a bike vai passar dos 3 mil reais ficando mais cara que a 7.1 e chegando perto da 7.2!

Lembre também que sua bike é 21v onde o cubo é de rosca (só aceita ate 7v menor peão de 13 dentes), pra você colocar um grupo alivio você vai precisar trocar os cubos por um que aceite cassete (catraca) de 8/9/10v (menor peão 11 dentes), se for shimano consequentemente você terá que trocar os discos por um par do padrão center lock, tudo isso fica um pouco caro...
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Lucas Portela Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2015
Manaus
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Portela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2015 as 23:52
Boa noite Cleber! A quantia que estou disposto a gastar seria de no máximo 3000 reais. Pretendo fazer uso em algumas trilhas, numa proporção de 50% estrada  e 50% trilha.

O que você recomenda?
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Lucas Portela Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2015
Manaus
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Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Portela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2015 as 23:59
Boa noite Orlando! Realmente eu teria que mudar bastante coisa nela. Eu pretendo fazer trilhas com ela, e pelo que já li meu câmbio atual desregula com facilidade em trilha. A suspensão quando subo uma ladeira parece um pula-pula. Por isso vi a necessidade de uma suspensão com trava.

Você acha que seria mais viável eu aguardar e comprar uma 7.2 ou 7.3? Estava considerando também a Elite 20. Já vi também Scott e Cannondale, e admito que a Cannondale sempre me encheu os olhos, mas vi que se comprar uma marca menos consagrada eu levo o mesmo por menos. 

O que você recomenda?
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DiogoNaves Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Abr 2012
Uberlândia - MG
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Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar DiogoNaves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2015 as 00:38
Lucas, tudo bom?
Assim como o pessoal já te adiantou, tudo depende de como você irá usar a bike. Então pelo que você comentou eu penso da seguinte forma, upgrades são interessantes, mas apenas para algumas peças. Particularmente eu não indicaria ups de um conjunto inteiro de transmissão justamente pelo alto investimento necessário, nesse sentido faz mais sentido vender a bike por um bom preço e trocar a bike por uma que já esteja com um conjunto mais "pronto".
Levando em consideração que você está disposto a gastar até R$ 3000 e que você poderia conseguir uns R$ 1500 na sua bike, com esse valor você já consegue chegar tranquilamente em uma bike de nível médio que te atenderá muito bem para trilhas e asfalto(cidade), como você mesmo adiantou sobre sua pretensão de uso. Dessa forma os upgrades que você vier a fazer se tornarão mais fáceis porque a tendência é que as peças sejam mais compatíveis entre si. E outra opção que talvez seja interessante seria procurar uma bike usada mas com boa conservação; penso que com esse valor você também encontrará boas opções que dificilmente exigirão melhorias posteriores.
Espero ter contribuído. Boa sorte!
Fica em paz e bom pedal!
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JoaoCia Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Set 2015
Cambará/PR
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JoaoCia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2015 as 10:59
Pois é, tenho esse mesmo dilema.. 

Comprei uma 29, quadro relativamente leve e gostei do acabamento,  Grupo Tourney, freio a disco mecânico Vzan... 

estou com ela faz 3 meses, já andei uns 600 km com ela só na cidade e algumas trilhas, mas recentemente peguei um trilha mais pegada e fez falta um suspensão melhor. 

e assim um grupo Acera com freios hidráulicos sai em torno de 1000/1200 e mais uma suspa uns 800 e isso da quase o paguei na bike =X


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DiogoNaves Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Abr 2012
Uberlândia - MG
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Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiogoNaves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2015 as 14:08
Então João, acho que a maioria do pessoal que começa a pedalar irá passar por essa situação mais cedo ou mais tarde. Como o mais comum é iniciarmos no mtb com bikes mais básicas, uma hora teremos que decidir entre um upgrade ou a aquisição de outra bike. 
Com alguns cálculos básicos já podemos ter uma boa noção de qual seria a melhor opção. No seu caso, trocar a transmissão e a suspensão pode ficar mais caro que a própria bike que você usa; e nesses casos eu penso que é mais interessante vender a bike e investir em outra. Mas cada caso precisa ser analisado separadamente. As vezes você consegue um bom conjunto de alguém que também está fazendo um up e acaba achando um preço bom. No final das contas é pesquisar e ver quais opções saem melhor pra você.

Abraço!
Fica em paz e boa sorte!
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Galz Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Mai 2017
Recife
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Galz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 21:28
Opa, irmão, tudo certo?
Vendo sua situação, me vi há seis meses atras! Explico: em janeiro deste ano, também peguei uma oggi hacker, e tomei gosto pela magrela! Tanto que comecei a upar no ciclismo e, por apego a bike em si, que acho muito bonita, comecei a fazer uns upgrades nela.
Já troquei o cubo dela (hj ela tem freehub com cassete de 7v, que vou mudar pra 8v em breve), coloquei manetes mais agradáveis, troquei cambio traseiro (hj ela possui um Acera M3000), coloquei jogo de pneus Slick 1.75, e já comprei varias coisas do Aliexpress, esperando chegar pra montar uma bike tunada de relação 1x8, 11x40 dentes com movimento central Hollowtech II.
Gastei em torno de 70% do valor total dela em itens para upá-la, muitos dirão que era melhor eu ter vendido essa e comprado uma melhor, mas não me arrependo! Junto com os gastos, vieram os aprendizados das peças que comprei e da experiência de muitos ciclistas deste fórum, dentre muitos outros.

Enfim, esta é minha experiência!
Abraço e boa sorte.
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edvar Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Jun 2016
Belo Horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edvar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 09:36
cara financeiramente upgrade nunca compensa.
se quer bike melhor, vende a sua e compra outra com os componentes que vc quer, sempre sai mais barato.

agora, se rola um apego emocional, faz o upgrade e guarda as peças, no futuro qndo injuar da bike vc volta as peças originais e fica com as boa pra próxima bike
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jhowsique Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Jun 2018
Umuarama-PR
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jhowsique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2018 as 16:05
Galera, 
Me vejo em cada comentário postado aqui. eu pedalo a 7 anos, comecei com uma aro 26 bem simples, eu até pegava terra mas sabia das limitações da bike, com o tempo fiz um proposito de juntar dinheiro para na época comprar uma (Oggi hacker sport 29) na época ela era a mais falada e tals, porém nesse período de economizar fui estudando outras bikes e tendo muita paciência (coisa dificil pra quem quer trocar de bike logo rsrs) em meio a esse tempo eu entendi que eu seu pegasse uma oggi com grupo tourney logo eu iria querer dar um up ou mudar de bike, esperei mais 6 meses e comprar uma GT Timberline (altus/acera) vendi a minha26 por 350 reais e comprei por 1.700 essa gt, fiquei 4 anos com ela, depois dei ela de entrada em uma specialized hockroper (alivio) usada tambem saiu por 2.999,00$ fiquei 2 anos e hoje tenho uma oggi 7.4 slx (comprei usada tambem ) estou pagando, saiu 5,300$
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rowisen Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
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Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2018 as 19:36
Originalmente postado por DiogoNaves DiogoNaves escreveu:

Levando em consideração que você está disposto a gastar até R$ 3000 e que você poderia conseguir uns R$ 1500 na sua bike, com esse valor você já consegue chegar tranquilamente em uma bike de nível médio que te atenderá muito bem para trilhas e asfalto(cidade), como você mesmo adiantou sobre sua pretensão de uso. Dessa forma os upgrades que você vier a fazer se tornarão mais fáceis porque a tendência é que as peças sejam mais compatíveis entre si.
Amigo, usurpando o espaço do amigo que criou o tópico... uma questão rápida:

Eu comprei minha bike essa semana (não faço ideia de quando será entregue rs) mas antes de conhecer o forum a ideia era pegar uma bike mais simples e fazer upgrades depois. Mas ao pedir sugestões pra galera aqui do forum as indicações foram para que eu pegasse uma já mais ou menos, pois não compensava muito o lance de fazer upgrades futuros e tal.

Pois bem.. peguei uma Breezer Storm Sport, que já tem o mínimo do "intermediário" (antes que me crucifiquem com "intermediário" quero dizer que tem algumas coisas que as de 1.600 por exemplo não costumam ter, não falo que o grupo dela é intermediário pois sei que ainda são de entrada)... por exemplo, já vem com freio a disco hidráulico em vez de mecânico, trava na suspensão, transmissão Altus, Acera e Alivio... enfim, como eu disse é intermediária considerando o meu uso que será mais urbano, rodovias e quem sabe estrada de chão mas nada muito "hardcore".

Então assim, creio que essa configuração que vem nela já me serve bem, e eu peguei pensando em não fazer nenhum upgrade nela com exceção de caso o pedivela ponta quadrada der problema eu trocar por algo melhor. Mas eis que a bike nem chegou ainda e vendo essa sua resposta ao amigo me coloquei a pensar... se eu quiser fazer upgrade na minha, é mais fácil ou terei complicações como o colega da Oggi?

Na verdade não será bem "upgrade", mas falo de quando eu tiver algum problema com algum dos componentes e na hora de fazer a reposição em vez de colocar outro semelhante eu colocar um componente melhor. Exemplo: se eu tiver problema no câmbio traseiro Alívio, colocar um Deore ou SLX no lugar... ou o câmbio dianteiro Altus por um Alívio... enfim, acho que deu pra entender né?

E também no caso do pedivela que é um Acera de ponta quadrada, o que eu poderia colocar no lugar pra melhorar? Os tipos de pedivela tem a ver com movimento central ou eu posso simplesmente trocar o movimento central e manter o pedivela e vice-versa?


Editado por rowisen - 05 Jun 2018 as 19:44
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_Baiano_ Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Jul 2016
Brasilia-DF
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _Baiano_ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2018 as 20:52
Eu particularmente discordo dessa história de não valer a pena upgrade, tudo depende de nossa grana no momento da compra da bike e oportunidades que surgem depois. Nessa brincadeira tenho uma bike com quadro básico, suspensão hidráulica e grupo XT... Na teoria nunca Valeria a pena, na prática valeu demais.
Tudo bem que meu caso foi excepcional mas cada um sabe de sua realidade.
Importante é pedalar...
Outro detalhe, que li acima falando de suspensão com trava... Trava não quer dizer nada para usuários amadores como a maioria aqui, situação que me incluo. Trava só tem eficiência em subidas bem fortes que você perde eficiência na pedalada... Pra maioria de nós que fazemos pedais em trilhas medianas, não faz a menor diferença prática ter a trava... Melhor ter uma suspa boa sem trava do que uma marromenos com trava... basta perguntar para seus colegas que pedalam na mesma região que vocês a frequência que utilizam a trava... Eu mesmo quase nunca usei a minha, quando usei não senti diferença e ainda por cima esqueci travada por um tempão, só me dei conta quando a buraqueira aumentou hehe

Editado por _Baiano_ - 05 Jun 2018 as 20:54
Venzo 29er
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