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durabilidade pneu speed

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sascencio Ver Drop Down
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    Postado: 28 Out 2015 as 19:49

Não achei outro post com o mesmo tema, se houver, por favor, podem deletar.

Estrou estranhando o consumo de pneus da minha bike de estrada. Lembro que o meu primeiro jogo de pneus durou mais de 10.000km, era um Bontrager Select.

Depois disso, fiz várias trocas: Continental (GPS 4000, Sport), Vitoria Zafiro e todos duraram no máximo uns 2 a 3.000km.

Todos os pneus eram 700x23. Foram usados na mesma bike, uma Trek 1400, componentes 105. 

Uma dúvida: será que o tipo de asfalto influi muito na durabilidade dos pneus? Ando direto na Rod. Carvalho Pinto e parece que esse consumo aumentou depois que trocaram o asfalto. Antes era um asfalto lisinho e agora é poroso prá caramba. 
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leovale Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leovale Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2015 as 12:57
Boa tarde,Sascencio!!!
Pode ter a certeza que a rugosidade do pavimento eh que determina a velocidade em que a banda do pneu se desgasta. Se vc observar bem, talvez consiga observar que o desempenho sofre uma certa variação para menos, ou se não, que o esforço eh maior. Se fosse possivel ver a nivel micro, seria possivel ver a banda de rodagem vencendo verdadeiras planicies e planaltos na superficie do pavimento e se a rugosidade eh maior, maior o atrito que trabalha contra o movimento. Uso apenas vittoria Zaffiro e o desgaste e o rendimento em descidas (na banguela) sofreram variações, depois do recapeamento mais rugoso que foi feito na região onde treino. Hoje, o pneu desgasta mais rapido e a manutenção da mesma media de velocidade demanda mais esforço. Abraços!!!
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newhouse Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2015 as 15:02
Vi o relato de um rapaz que fez aquela prova europeia que dura uma semana só de escaladas, uma montanha atrás da outra. Ele passou pelo mesmo problema que o seu, então mudou de 700x23 pra 700x25 e disse ter ajudado. Se for só pra treino, vale a pena a experiencia até pra gente saber se é verdade Smile
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Pepebike Ver Drop Down
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Bem, sem dúvida algum parâmetro (como a rugosidade do pavimento) mudou no comparativo, pois o Bontrager Select é um pneu 700x23 indicado para treinos, com 60 TPI, com centro da banda rodagem lisa e com talões em kevlar, ou seja, um pneu muito similar em construção e finalidade/aplicação que os Vittoria Zaffiro Pro, por exemplo. Assim, não deveria haver (salvo mudança de algum parâmetro importante) diferenças relevantes entre a durabilidade desses pneus.

Meus 700x23 Zaffiro Pro estão com 2.500km.  O dianteiro ainda está muito bom. O traseiro já ficou "quadrado".  Espero que eles cheguem a uns 3.500km  ou um pouco mais.Embarrassed
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sascencio Ver Drop Down
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Um amigo meu comprou uma bike nova e já veio com 700x25.

Segundo ele, agora a maioria das bikes estão vindo com essa medida.

Acho que alem de ficar mais confortável, deve aumentar a segurança e a dirigibilidade. 

O unico problema é que deve aumentar um pouco o atrito e consequentemente o esforço, se bem que deve ser algo minimo. 

E talvez aumente tambem a durabilidade.

Ainda tenho um jogo novo de 700x23 para gastar, mas na proxima conpra de pneus, vai ser um 700x25 para experimentar... rsrsrs...
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leovale Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leovale Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2015 as 13:07
Uma kilometragem de 10.000, meus zaffiro pro não dão nem se pedalar em asfalto tipo bunda de nenem. O traseiro eu calibro com 05 libras (135lbs para um ciclista de 88kg) a mais que o dianteiro, mas nem assim o danado passa de 3000km sem estar bem quadrado. Jah fui mais encucado com isso, pois via o dianteiro sempre novinho enquanto o traseiro....... mas, salvo uma percepção diferente em curvas ou o arrasto que aumenta, devido a maior superficie de contato, o zaffiro pro fica com a banda quadrada, mas saudavel, por muito mais que 4000km.
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sascencio Ver Drop Down
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Originalmente postado por leovale leovale escreveu:

Uma kilometragem de 10.000, meus zaffiro pro não dão nem se pedalar em asfalto tipo bunda de nenem. O traseiro eu calibro com 05 libras (135lbs para um ciclista de 88kg) a mais que o dianteiro, mas nem assim o danado passa de 3000km sem estar bem quadrado. Jah fui mais encucado com isso, pois via o dianteiro sempre novinho enquanto o traseiro....... mas, salvo uma percepção diferente em curvas ou o arrasto que aumenta, devido a maior superficie de contato, o zaffiro pro fica com a banda quadrada, mas saudavel, por muito mais que 4000km.

Então, meu Zaffiro Pro traseiro está com 2.400km e já apareceu um pedaço de mais ou menos 0,5 cm da lona. É mole?

Costumo fazer o rodizio dos pneus da bike, mas dessa vez nem deu tempo... rsrsrs...
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leovale Ver Drop Down


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Sascencio, eu devo trocar quase 03 pneus traseiros para cada dianteiro. Mesmo trocando o traseiro com cerca de 3500km, nunca aconteceu de chegar a visualizar as lonas. Não costumo fazer rodizio por me dar a sensação de ter um folego maior na reposição... mas ainda não verifiquei, ao certo, a procedencia dessa ideia.
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rodrigomarin Ver Drop Down
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Originalmente postado por sascencio sascencio escreveu:

Um amigo meu comprou uma bike nova e já veio com 700x25. (...) O unico problema é que deve aumentar um pouco o atrito e consequentemente o esforço, se bem que deve ser algo minimo.  (...)

Pelo contrário: estão descobrindo que o arrasto pode ser menor, ao ponto de a maioria das bikes de alto desempenho virem com pneus mais largos. Uma das explicações é a equação básica da pressão: força/área. Se a área é maior, a pressão passa a ser menor sobre a superfície do pneu, o que diminui o arrasto. Sei que precisamos de muito mais informação, mas observe essa tendência de usar pneus mais largos!
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Pepebike Ver Drop Down
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Originalmente postado por rodrigomarin rodrigomarin escreveu:

Originalmente postado por sascencio sascencio escreveu:

Um amigo meu comprou uma bike nova e já veio com 700x25. (...) O unico problema é que deve aumentar um pouco o atrito e consequentemente o esforço, se bem que deve ser algo minimo.  (...)

Pelo contrário: estão descobrindo que o arrasto pode ser menor, ao ponto de a maioria das bikes de alto desempenho virem com pneus mais largos. Uma das explicações é a equação básica da pressão: força/área. Se a área é maior, a pressão passa a ser menor sobre a superfície do pneu, o que diminui o arrasto. Sei que precisamos de muito mais informação, mas observe essa tendência de usar pneus mais largos!

Tudo bastante equivocado !!! Dead  

1-) As bicicletas de alto desempenho NÃO estão sendo equipadas com pneus 700x25.  Continuam sendo montadas com pneus 700x23.  Em competições internacionais de ciclismo de estrada a dimensão 700x23 ainda é um padrão. 

2-) Ninguém está "descobrindo nada".  Indústrias de pneus realizam testes de resistência ao rolamento com seus produtos, produtos concorrentes e comparativamente com dimensões diferentes "desde que o mundo é mundo".  Já assisti diversos testes desta natureza (fora do Brasil) e neles, os pneus MAIS FINOS tendem a ter MENOR resistência ao rolamento.

3-) Uma suposta maior área de contato pneu x solo pode oferecer uma menor pressão do pneumático ao solo.  isso possibilita o uso de uma pressão de inflação (do ar, dentro do pneu) menor.  Porém isso NÃO significa MENOR ARRASTO.  Uma coisa não tem nada a ver com outra.  Pressão ao solo e arrasto são conceitos totalmente distintos.

4-) O uso de pneus mais largos NÃO implica que eles terão uma MAIOR área de contato pneu x solo.  A área de contato pneu solo é tecnicamente chamada de elipse de contato e ela depende enormemente da capacidade de flexão da carcaça do pneu, dos materiais empregados em sua construção, da quantidade de fios por polegada empregada na construção da carcaça, do tipo de composto de borracha empregado na banda de rodagem, entre outros.  Assim, pneu mais largo NÃO significa pneu com MAIOR área de contato pneu x solo.

5-) Um pneu mais largo possui, em geral, um MAIOR arrasto aerodinâmico.  Isso parece lógico e é comprovado em testes realizados pela indústria de pneus.  Se pneu é mais largo ele oferece uma maior área e, consequentemente, oferece MAIOR resistência ao deslocamento. O arrasto aerodinâmico depende do tamanho da área e do quadrado da velocidade, assim, em competições, onde a velocidade é muito importante, pneus FINOS são mais aerodinâmicos e rápidos que pneus largos.  Em algumas competições são empregados, pneus mais FINOS que 700x23, especialmente no eixo dianteiro, de modo a reduzir o arrasto aerodinâmico.

6-) O grande fator que impacta a "aceleração" e a "velocidade" de um pneu é a resistência ao rolamento, medida em gramas de força peso pela potência "de pedalada".  Esta avaliação é realizada em cilindros de testes, que simulam a rolagem de um pneu ao solo. Um pneu de "alta gama", com excelente composto de borracha, com carcaça leve e confeccionada com produtos nobres, com muitos fios finos por polegada, tem uma notável capacidade de "copiar o solo" e, portanto, possuem uma extremamente baixa resistência ao rolamento, sendo mais rápido que pneus "normais". 

7-) Enfim, se comparados em um cilindro de testes, pneus de uma MESMA gama, os pneus MAIS finos tenderão sempre a serem mais rápidos.   

Em tempo: Um fator que MUITO interfere (negativamente) na resistência ao rolamento é a pressão de inflação dos pneus de bicicleta.  Infelizmente, no Brasil, os ciclistas acham que quanto maior a pressão em "libras" dentro do pneu menor será a resistência ao rolamento.  Bem, isso não só é uma INVERDADE como também é um engano facilmente comprovado em um cilindro de testes de uma fábrica de pneus.
A pressão de inflação que produzirá a MENOR resistência ao rolamento NÃO é a máxima que o pneu suporta.  Vou repetir: parem de encher os pneus com a máxima pressão de inflação que o pneu suporta.
A pressão de inflação que produz a MENOR resistência ao rolamento é determinada pelo peso do ciclista + bicicleta, tipo de construção da carcaça, TPI da carcaça, tipo de piso e emprego e é QUASE SEMPRE bem menor que a máxima pressão que o pneu suporta.
Uma pressão de inflação errada impacta MUITO MAIS na resistência ao rolamento do pneu que a sua largura.  
Para saber qual a é a pressão ideal para o seu pneu, consulte o fabricante do pneu, use uma tabela ou um ábaco sobre o assunto.  
Como exemplo, a calculadora de pressões da Vittoria:
 


 



Editado por Pepebike - 01 Nov 2015 as 23:36
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Binotto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2015 as 23:44
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Originalmente postado por rodrigomarin rodrigomarin escreveu:

Originalmente postado por sascencio sascencio escreveu:

Um amigo meu comprou uma bike nova e já veio com 700x25. (...) O unico problema é que deve aumentar um pouco o atrito e consequentemente o esforço, se bem que deve ser algo minimo.  (...)

Pelo contrário: estão descobrindo que o arrasto pode ser menor, ao ponto de a maioria das bikes de alto desempenho virem com pneus mais largos. Uma das explicações é a equação básica da pressão: força/área. Se a área é maior, a pressão passa a ser menor sobre a superfície do pneu, o que diminui o arrasto. Sei que precisamos de muito mais informação, mas observe essa tendência de usar pneus mais largos!

Tudo bastante equivocado !!! Dead  

1-) As bicicletas de alto desempenho NÃO estão sendo equipadas com pneus 700x25.  Continuam sendo montadas com pneus 700x23.  Em competições internacionais de ciclismo de estrada a dimensão 700x23 ainda é um padrão. 

2-) Ninguém está "descobrindo nada".  Indústrias de pneus realizam testes de resistência ao rolamento com seus produtos, produtos concorrentes e comparativamente com dimensões diferentes "desde que o mundo é mundo".  Já assisti diversos testes desta natureza (fora do Brasil) e neles, os pneus MAIS FINOS tendem a ter MENOR resistência ao rolamento.

3-) Uma suposta maior área de contato pneu x solo pode oferecer uma menor pressão do pneumático ao solo.  isso possibilita o uso de uma pressão de inflação (do ar, dentro do pneu) menor.  Porém isso NÃO significa MENOR ARRASTO.  Uma coisa não tem nada a ver com outra.  Pressão ao solo e arrasto são conceitos totalmente distintos.

4-) O uso de pneus mais largos NÃO implica que eles terão uma MAIOR área de contato pneu x solo.  A área de contato pneu solo é tecnicamente chamada de elipse de contato e ela depende enormemente da capacidade de flexão da carcaça do pneu, dos materiais empregados em sua construção, da quantidade de fios por polegada empregada na construção da carcaça, do tipo de composto de borracha empregado na banda de rodagem, entre outros.  Assim, pneu mais largo NÃO significa pneu com MAIOR área de contato pneu x solo.

5-) Um pneu mais largo possui, em geral, um MAIOR arrasto aerodinâmico.  Isso parece lógico e é comprovado em testes realizados pela indústria de pneus.  Se pneu é mais largo ele oferece uma maior área e, consequentemente, oferece MAIOR resistência ao deslocamento. O arrasto aerodinâmico depende do tamanho da área e do quadrado da velocidade, assim, em competições, onde a velocidade é muito importante, pneus FINOS são mais aerodinâmicos e rápidos que pneus largos.  Em algumas competições são empregados, pneus mais FINOS que 700x23, especialmente no eixo dianteiro, de modo a reduzir o arrasto aerodinâmico.

6-) O grande fator que impacta a "aceleração" e a "velocidade" de um pneu é a resistência ao rolamento, medida em gramas de força peso pela potência "de pedalada".  Esta avaliação é realizada em cilindros de testes, que simulam a rolagem de um pneu ao solo. Um pneu de "alta gama", com excelente composto de borracha, com carcaça leve e confeccionada com produtos nobres, com muitos fios finos por polegada, tem uma notável capacidade de "copiar o solo" e, portanto, possuem uma extremamente baixa resistência ao rolamento, sendo mais rápido que pneus "normais". 

7-) Enfim, se comparados em um cilindro de testes, pneus de uma MESMA gama, os pneus MAIS finos tenderão sempre a serem mais rápidos.   

Em tempo: Um fator que MUITO interfere (negativamente) na resistência ao rolamento é a pressão de inflação dos pneus de bicicleta.  Infelizmente, no Brasil, os ciclistas acham que quanto maior a pressão em "libras" dentro do pneu menor será a resistência ao rolamento.  Bem, isso não só é uma INVERDADE como também é um engano facilmente comprovado em um cilindro de testes de uma fábrica de pneus.
A pressão de inflação que produzirá a MENOR resistência ao rolamento NÃO é a máxima que o pneu suporta.  Vou repetir: parem de encher os pneus com a máxima pressão de inflação que o pneu suporta.
A pressão de inflação que produz a MENOR resistência ao rolamento é determinada pelo peso do ciclista + bicicleta, tipo de construção da carcaça, TPI da carcaça, tipo de piso e emprego e é QUASE SEMPRE bem menor que a máxima pressão que o pneu suporta.
Uma pressão de inflação errada impacta MUITO MAIS na resistência ao rolamento do pneu que a sua largura.  
Para saber qual a é a pressão ideal para o seu pneu, consulte o fabricante do pneu, use uma tabela ou um ábaco sobre o assunto.  
Como exemplo, a calculadora de pressões da Vittoria:
 


 



Não sou tão expert, mas no Giro Ditalia os tubulares das equipes pro são 700x25, pois tem melhor aderencia nas curvas. Enfim o pneu oficial do Giro é 700x25.
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Pepebike Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Nov 2015 as 16:38
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:


Não sou tão expert, mas no Giro Ditalia os tubulares das equipes pro são 700x25, pois tem melhor aderencia nas curvas. Enfim o pneu oficial do Giro é 700x25.

Pneus tubulares foge um pouco do assunto, que trata de pneus clincher originais de fábrica em bicicletas de alta performance.

Mas vamos aos tubulares.  
Esses são pneus bastante especiais e, atualmente, muito raramente são empregados fora do ambiente de competições ou por atletas que competem (seja em competições ou treinos).  Logo, os fabricantes ao produzirem estes produtos tendem a incorporar neles toda a melhor e superior tecnologia, já que "Vencer é o que importa".  Assim estamos falando de produtos com mais  de 300 TPI que possuem câmaras de ar de látex incorporadas o que os deixa leves, com uma sensacional capacidade de "copiar" o terreno e com uma resistência ao rolamento extremamente baixa. 

Vamos ver a gama de produtos tubulares da Vittoria (reconhecido como um dos mais rápidos do mundo), por exemplo.
O "estado da arte" da gama de pneus tubulares da Vittoria é o pneu Corsa Speed, um pneu voltado para provas extremamente rápidas onde cada décimo de segundo conta muito.  Infelizmente, para os que acreditam que pneus mais largos são mais rápidos, este pneu é apenas produzido da dimensão 23-28" ou seja, APENAS na largura 23 mm.  
Bem há o segundo pneu tubular mais rápido da marca: o Vittoria Corsa.  Ele é produzido em larguras de 23, 25 e 28 mm e permite uso "all around", o que é desejável em provas longas.  Quais são as diferenças entre o de 23 mm e o de 25 mm?
Segundo o fabricante, em seus gráficos, ambos pneus apresentam igual (ou extremamente próxima) durabilidade, aderência em piso molhado (em CURVAS, também), resistência à perfurações e resistência ao rolamento.  A diferença é que o 25 mm é 15 gramas mais pesado e oferece maior conforto ao ciclista.
Agora que já sabemos disso, vamos pensar em competições, como o Giro de Itália.

Em competições longas, realizadas em etapas, padronizar uma dimensão de pneus ajuda na eventual reposição de pneus realizada por um veículo de assistência neutro. Assim, os conjuntos (rodas + pneus) disponíveis nesses veículos deverão ter dimensões, marca e modelo padronizados. 
Isso é definido em uma reunião, entre o organizador do evento, os chefes de equipe, os responsáveis pelos veículos de assistência neutro (patrocinadores), o fornecedor de pneus e o fornecedor de rodas.
Se eu estivesse em uma reunião como essa, defendendo as cores da minha equipe, e de posse das informações do meu fornecedor de pneus (no nosso exemplo a Vittoria) eu CERTAMENTE votaria na dimensão 25-28", de 25 mm de largura.  Por que? Ora, ele é tecnicamente equivalente ao 23-28" mas oferece mais CONFORTO ao atleta. E, em uma prova longa como essa, tudo o que eu desejo como membro de equipe é que meu atleta complete uma etapa em excelente estado físico para largar no dia seguinte.  E se algum jornalista perguntar por que estamos usando pneus 25-28" de 25 mm de largura?  Ora, aí é só dizer: "Estamos usando pneus 25-28" pois eles tem maior aderência em curvas" ... LOLLOLLOL

 
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Entendo que se a superficie da banda de rodagem de um pneu de uma road tem o formato eliptico, a pressão de inflaçao deve influenciar no arrasto. Se vc tem 140lbs de inflação no pneu, observa que ao passar sobre uma superficie suja, a marca que fica na banda de rodagem eh de menor largura que se o mesmo caso ocorresse com o mesmo pneu com 120lbs. Se a area de contato eh visualmente menor, corresponde a menos borracha no chão e consequentemente menos atrito. Com certeza o uso de uma borracha na banda que seja de qualidade superior, produz resultados ainda melhores na rolagem. Em pneus automotivos a pressão correta de inflação evita a flexão excessiva do costado, que acaba ocasionando quebra de talão, melhora a dirigibilidade e uniformiza o desgaste. Se não me engano, a VW possui um modelo do Polo com pneus de menor largura, borracha otimizada na banda de rodagem e pressão de inflação um pouco maior, acabando por apresentar um otimo consumo de combustivel em relação ao modelo dito normal.
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sascencio Ver Drop Down
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Sabendo de tudo isso, o que dá para se afirmar com certeza é que tudo influi: tipo de pneu, largura, composto, pressão utilizada, etc...

Como meu objetivo é somente treinar, vou optar sempre por pneus que proporcionem maior conforto, durabilidade e o melhor custoXbeneficio  possivel 

Para mim, até hoje, o pneu que melhor resolveu essa equação foi o Bontrager Select que veio equipando originalmente minha bike, em 2006. 

Os outros sempre duraram menos da metade da vida util deles.
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Restrito

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Achei muito estranho alguns comentários lidos aqui, gente usando os Vittoria Zaffiro Pro 3 700x23 e afirmando que só estão durando 3000 km, alguns dizendo que duraram até menos.
Eu uso os Vittoria Zaffito Pro 3 700x23 aqui em Fortaleza e já rodei 3126 km, o pneu dianteiro ainda está em muito bom estado e o traseiro já apresenta um certo desgaste de fato, porem ainda ah muita borracha.
Vou fazer a inversão com 3250 km, logo logo, já que o pneu traseiro ainda poderá rodar muitos km na roda dianteira. Veremos por quantos km uso estes pneus, mas certamente espero ultrapassar os 6000 km.
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Originalmente postado por leovale leovale escreveu:

Entendo que se a superficie da banda de rodagem de um pneu de uma road tem o formato eliptico, a pressão de inflaçao deve influenciar no arrasto. Se vc tem 140lbs de inflação no pneu, observa que ao passar sobre uma superficie suja, a marca que fica na banda de rodagem eh de menor largura que se o mesmo caso ocorresse com o mesmo pneu com 120lbs. Se a area de contato eh visualmente menor, corresponde a menos borracha no chão e consequentemente menos atrito. Com certeza o uso de uma borracha na banda que seja de qualidade superior, produz resultados ainda melhores na rolagem. Em pneus automotivos a pressão correta de inflação evita a flexão excessiva do costado, que acaba ocasionando quebra de talão, melhora a dirigibilidade e uniformiza o desgaste. Se não me engano, a VW possui um modelo do Polo com pneus de menor largura, borracha otimizada na banda de rodagem e pressão de inflação um pouco maior, acabando por apresentar um otimo consumo de combustivel em relação ao modelo dito normal.

a-) Não. A pressão de inflação NÃO influencia no arrasto.  Arrasto é "arrasto aerodinâmico" que depende da área do objeto exposta ao movimento e do quadrado da velocidade do movimento. Isso é física elementar.
Um pneu mais fino tem menor arrasto aerodinâmico pois tem uma menor área exposta ao movimento.  É por isso que uma bicicleta como a Specialized Venge vem originalmente equipada de fábrica com pneus 700x22 (22-622) de 22 mm de seção na dianteira, mais finos para minimizar o arrasto aerodinâmico.

b-) Menor área de contato pneu x solo NÃO significa menor atrito ou menor força de atrito.  A força de atrito de um pneu ao solo depende, principalmente, do composto de borracha empregado na banda de rodagem, bem como das características de flexão da carcaça.  A força de atrito independe da área de contato, isso também é Física elementar.

c-) Ao se colocar uma pressão muito alta em um pneu a resistência ao rolamento do mesmo tende a AUMENTAR.  Por que?  Por que com uma pressão acima do recomendado para uma carga (no caso ciclista + bicicleta) a carcaça deixa de flexionar o suficiente para absorver pequenas irregularidades do solo e continuar avançando no sentido do movimento para deslocar-se para a vertical, ou seja, o pneu "quica", desperdiçando energia do ciclista para cima e para baixo, resultando em um modelo que consome mais Watts (energia) por metro percorrido que quando empregamos a pressão adequada à carga. 
Isso é COMPROVADO em laboratórios de testes.
Assim, se vc quer pedalar mais rápido, deixe a "carcaça do pneu fazer o seu trabalho" o "trabalho" aliás, para qual ela foi projetada e calibre os seus pneus conforme a recomendação do fabricante para o seu peso, o peso da sua bicicleta e o tipo de terreno que vc trafega.

d-) Se colocar 145 PSI (ou "libras de pressão") em um pneu, por exemplo um Vittoria Zaffiro Pro que possui esse valor como pressão máxima, fizesse um ciclista pedalar mais rápido, ou ainda melhor, com menor gasto de energia por km rodado:
- Não existiriam tabelas, gráficos e ábacos para se saber qual a pressão ideal.  Todo mundo colocaria "a máxima" pressão possível.
- A Vittoria (e outros fabricantes), certamente, já teria desenvolvido pneus para 300 PSI (ou mais) de pressão.
- Pneus rígidos ou maciços (que não flexionam) seriam a escolha de todo atleta em uma competição de contra-relógio de estrada.  

É só pensar um pouco... Embarrassed
 


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Pepebike Ver Drop Down
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Para enriquecer mais a discussão, exponho alguns dados abaixo:

Largura real  Potência gasta com a resistência ao 
rolamento (2 pneus)
- Pneu Continental GP4000S 700x23  24,2 mm 24 W
- Pneu Continental GP4000S 700x25 27,0 mm 24 W

- Pneu Michelin Pro4 Comp 700x23 22,6 mm 29 W
- Pneu Michelin Pro4 Service Course  700x23 23,3 mm 29 W
- Pneu Michelin Pro4 Service Course  700x25 28,0 mm 30 W

- Pneu Schwalbe One 700x23 23,6 mm 24 W
- Pneu Schwalbe One 700x25 27,0 mm 25 W
- Pneu Schwalbe One 700x28 31,1 mm 26 W

- Pneu Specialized Turbo Cotton 700x24 24,3 mm  22 W
- Pneu Specialized S-Works Turbo 700x24  25,5 mm 24 W
- Pneu Specialized Roubaix Pro 700x25 26,6 mm 29 W

- Pneu Vittoria Rubino Pro 700x23 23,7 mm 27 W
- Pneu Vittoria Rubino Pro 700x25 26,1 mm 27 W
- Pneu Vittoria Rubino Pro Slick 700x23  24,5 mm 27 W

Nos dados acima, observamos:  
- Em pneus iguais (mesmo modelo, gama e mesmos materiais) o aumento da largura do pneu não representou uma relevante economia em potência desperdiçada em resistência ao rolamento.
- As maiores diferenças ocorreram quando foi alterado o modelo de pneu, seus compostos de banda de rodagem (borracha) e forma construtiva (materiais empregados na carcaça).
- Em suma, pneus confeccionados com materiais mais nobres (e, infelizmente, mais caros) apresentam uma significativa redução no consumo de energia gasto com a resistência ao rolamento.
Dica: 
- Uma maneira mais barata de reduzirmos a resistência ao rolamento é usarmos câmaras de ar de látex, ao invés das normais de butyl.  As de látex são mais finas, mais leves, mais flexíveis e interferem menos na flexão da carcaça do pneu, resultando em uma economia de energia gasta ao pedalar.  Esse tipo de câmara de ar é usado dentro dos pneus tubulares.  
Problemas: custam meis caro e perdem pressão mais rapidamente, necessitando serem calibradas antes de cada treino. 



“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
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papiba Ver Drop Down
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Cadastrado em: 24 Nov 2011
americana sp
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar papiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2015 as 09:50
Boa pepebike ! curiosidade .... num pedal de 5;00 hs uma câmara de látex perderia muita pressão ? teria que ficar enchendo ou verificando a mesma ?? num suposto furo ela aceita concerto ( vulcanização ) ?
 Pergunto isso pois estou com vontade de comprar e ver como se comporta ! mas vei depender de sua resposta  Thumbs Up    valeu por enquanto .
spex
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Marquinhos Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marquinhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2015 as 16:21
(a)papiba - as câmaras de látex perdem um pouco de pressão, mas não tanto a ponto de ter que encher o pneu mais de 1 vez por dia. De fato, é bom encher antes de cada pedal pois elas tentem a perder pressão ao longo de 24-36h (10-15lbs?). 

Já consertei, mas na minha experiência o conserto é menos confiável do que em uma câmara normal. Como solução emergencial pode funcionar, mas certamente não recomendo treinar/competir com uma câmara de látex remendada. 
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papiba Ver Drop Down
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Cadastrado em: 24 Nov 2011
americana sp
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar papiba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2015 as 07:14
Bom dia  marquinhos ..... valeu Thumbs Up obrigado !
spex
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Pepebike Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2015 as 22:07
Originalmente postado por Marquinhos Marquinhos escreveu:

(a)papiba - as câmaras de látex perdem um pouco de pressão, mas não tanto a ponto de ter que encher o pneu mais de 1 vez por dia. De fato, é bom encher antes de cada pedal pois elas tentem a perder pressão ao longo de 24-36h (10-15lbs?). 

Já consertei, mas na minha experiência o conserto é menos confiável do que em uma câmara normal. Como solução emergencial pode funcionar, mas certamente não recomendo treinar/competir com uma câmara de látex remendada. 

Concordo. Alguns ciclistas usam pequenos pedaços de uma antiga câmara de látex, cortados em forma de círculo, para remendar uma câmara de látex que tenha furado.  É importante, antes de colar com o cimento vulcanizante, remover o "talco" (pó branco que na verdade é um anti-cola para impedir que as partes internas da câmara de ar "grudem") e qualquer traço de oleosidade (atenção com a "gordura natural" dos dedos).  Porém, sem dúvida a câmara de látex remendada inspira bem menos confiança que uma câmara de butyl remendada.  
Resultados melhores podem ser obtidos com kits de reparação específicos para câmaras de látex ou colas específicas para látex, como as colas usadas para pneus tubulares.


Editado por Pepebike - 05 Nov 2015 as 22:33
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soundworks Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soundworks Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2015 as 22:37
Em minha primeira road, ainda estou no primeiro jogo de pneus originais 700X25, os originais da SPZ Allez, o espoir da spz, com dupla proteção contra furos, sequer furaram ainda, já rodei por volta de 2200km, maior orole foi até Aparecida 211km, sempre checo calibragem antes de sair de casa, e nada de ver um grande desgaste nos sapatos
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corinthians Ver Drop Down


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xxx
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Asfalto muuito ruim aqui tb... estou com conti gatorskin hardshell, em torno de 1200km, um furo no traseiro.

e pedi um par de schwalbe durano plus, para comparar depois a durabilidade, já q os dois tem preços proximos.

Não uso mais pneus "levinhos" com alto tpi, rodam muuito, mais furam muuito mais!

hoje, até mesmo, por uma questão de segurança, tá phoda Vc ficar, muuitas vezes, sozinho na beira de acostamentos de Br's trocando camara sozinho.

e, realmente, conti ultra, depois GP, até mesmo vittoria Rubino, foram cerca de 2000, 3000... principalmente o traseiro, teve q trocar!
corinthians
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bcgfg Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2015 as 23:29
Cara eu uso o Conti Grand Sport Extra, ele tem 180 tpi e só furou uma vez, já tenho mais de 1500 km, isso porque passei em cima de um bolo de arame.

Na frente uso um Zaffiro Pro, que está com mais de 4000 km.
Esse está com um manchão e rodando muito.
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corinthians Ver Drop Down


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xxx
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corinthians Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2015 as 17:03
que bom bcgfg...

com 1,92, 105 kg... asfalto ruim, é +- isso q acontece.
corinthians
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AleRamos Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AleRamos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2015 as 17:44
Ninguém comentou aqui, mas com rodas com aros mais largos (supostamente mais aerodinâmicos),  o ideal é usar pneus mais largos também. Parece que a melhor performance aerodinâmica acontece quando aro e pneu tem exatamente a mesma largura.
Tem até um kit da Mavic que é uma faixa que vai por cima da junção pneu e aro e faz tudo parecer uma coisa só ... acho q foi vetado pela UCI.
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Cannondale Caadx 105
http://www.strava.com/athletes/1447197
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marcelorodrigo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelorodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2015 as 08:32
Não sei se os amigos levaram em conta, mas o peso do ciclista + bike deve influenciar o gasto do pneu também, não?

Minha bike veio com os simples CST Road 700x23 e duraram 2.000km. Inventei de fazer ainda um último Audax 400 com eles e eles praticamente viraram uma peneira, esfarelaram bem no meio do Audax, mas consegui terminar EMPURRANDO LOL

Outra coisa que percebi que influencia muito o gasto do pneu é o rolo. Podem dizer que o rolo é liso e tudo mais, mas ele aquece bastante com o atrito e seu pneu fica quadrado rapidinho, bastam algumas semanas de treino e já dá pra perceber.

Como eu sou pesado (~98kg) o gasto deve ser bem maior mesmo. Atualmente estou com Vittoria Rubino Pro 700x23, mas rodaram menos de 500km, então nem dá pra opinar.
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Rômulo Passos Ver Drop Down
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Restrito

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rômulo Passos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2015 as 18:19
No final TUDO influencia. São muitas variáveis.

Atrito mecânico (rolling resistance)... arrasto aerodinâmico... peso do ciclista... marca/modelo/composição de pneu e/ou câmara... pressão adotada.... Enfim.....

O fato é: Não existe número/fórmula mágica! Existe um melhor ajuste para a proposta (competição/amador/uso diário), cada tipo de percurso, para cada tipo de ciclista!

Sobre a largura dos pneus especificamente em relação ao atrito mecânico, ao contrário do que nossa intuição possa julgar, os testes recentes têm apontado que pneus MAIS LARGOS têm apresentado MENOR atrito. A explicação se deve ao fato de que pneus mais largos apresentam uma área de contato com o piso menos longitudinal (menor histerese, isto é, menor deformação do composto), o que, especialmente em pisos mais rugosos, proporciona menor dissipação de energia -- Isto sempre considerando a MESMA pressão para um MESMO modelo de pneu+câmara.

Igualmente, os testes têm demostrado que não vale o "quanto maior a pressão, melhor": Em geral praticamente todos os pneus têm um ponto ótimo de pressão em função da carga de peso empregada.... em geral entre 100 e 120psi para pneus 23 a 25mm em cargas de aprox. 50kg por pneu. Pressões mais altas do que 120 não têm apresentado vantagens e, ao contrário, se o piso é rugoso ou irregular, começa a apresentar queda de rendimento.

Por outro lado, tem o que foi comentado aqui, existem fatores limitantes: peso do pneu e, principalmente, arrasto aeronâmico -- quanto maiores os pneus, piores essas variáveis. Ainda não vi um teste de arrasto dinâmico objetivo, mas é bem perceptível a diferença que faz tomar um vento forte frontal e estar num 25mm ou num 22mm. Com certeza toda eventual vantagem em atrito mecânico que possa vir do mais largo cai por terra com o maior arrasto aerodinâmico.......

Pressões podem variar bastante em função de todas essas variáveis.... O principal vai ser o peso do ciclista: ciclistas mais parrudos exigirão pressões maiores (e/ou pneus mais largos) que "chassis de grilo" ;)

Dentre esses fatores todos, o que parece ter mais peso nesses testes é o tipo e o composto do pneu (marca, modelo, proposta)..... Pneus com TPI mais alto, com melhores compostos/concepção (ex, pneus sem câmara) tendem a ter BEM menos resistência a rolamento que outros piores.... então nem adianta se encanar tanto com todo o resto se o pneu é vagaba.

Na minha bicicleta, uma KHS com cj. 105, quadro de alumínio e guidão de carbono, veio de fábrica com os 2 pneus 25C. Em minha Caloi 10 velha de guerra, que veio com originais 28C, eu vinha usando 23C de um ano pra cá. Fiz algumas experimentações e em ambas ultimamente estou usando 23C na frente e 25C atrás, usando cerca de 110psi na dianteira e 120psi na traseira.... Tenho 1,74m e aprox. 80kg.... Ainda tô experimentando, mas até o momento tem sido o melhor setup que encontrei.

Bateria de testes séria sobre 'rolling resistance':
Artigo sobre pressões x largura do pneu x peso:

Existe muita discussão e diversos "guidelines" na internet. Mas cheguei à conclusão que o mais importante é, tomando consciência dos fundamentos, cada um experimentar e buscar o que é melhor pra si. Não tem receita de bolo pronta :)
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harlanrodrigo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar harlanrodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2018 as 19:01
Galera, vcs veem problema em usar um pneu dianteiro de uma marca e o traseiro de outra? Porém ambos da mesma largura.
Comprei uma focus cayo al recentementr, já tenho quase 1000 km rodados e o pneu traseiro já está ficando quadrado. Pensei em jogar na frente ou deixar e comprar um só depois. É um Schwalbe Lugano de Kevlar.

Obrigado!
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Degan Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2018 as 06:58
Problema nao tem.
Só que fica feio se for de cor diferente...de vez em qdo vejo umas com um pneu de cada cor que so por Deus.

Agora, eu acho q jogar o pneu mais gasto na frente é pior. Pois se a bile escapa de traseira, ainda da p segurar. De frente é chao na certa.


Esse schwalbe é o de arame?
Se for, eu achei muito ruim...rasga facil, desgasta rapido
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harlanrodrigo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar harlanrodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2018 as 17:05
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Problema nao tem.
Só que fica feio se for de cor diferente...de vez em qdo vejo umas com um pneu de cada cor que so por Deus.

Agora, eu acho q jogar o pneu mais gasto na frente é pior. Pois se a bile escapa de traseira, ainda da p segurar. De frente é chao na certa.


Esse schwalbe é o de arame?
Se for, eu achei muito ruim...rasga facil, desgasta rapido


Rapaz, acho que é sim o de Kevlar e também percebi que rasga fácil. Às vezes até pedras já cria rasgos, mas não tenho parâmetros de comparação com pneus de speed. Vou comprar outro modelo depois, mas ainda não sei um que tenha um CxB bom, já que não pretendo realizar competições.

Vlw!
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fabricioliveira Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabricioliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2018 as 17:38
Po uso pneus 700x28, tem durado bem até agora, tem tanta diferença em desempenho usar um 700x23 ? Ou só durabilidade? Nunca andei nessa largura,por isso minha dúvida.
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Degan Ver Drop Down
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Originalmente postado por fabricioliveira fabricioliveira escreveu:

Po uso pneus 700x28, tem durado bem até agora, tem tanta diferença em desempenho usar um 700x23 ? Ou só durabilidade? Nunca andei nessa largura,por isso minha dúvida.

Teoricamente o desempenhobde um 28 é igual ao de 23...tem varios videos explicando os motivos.

Alguns falam q essa é até melhor pois o conforto de um 28 acaba refletindo em desempenho.
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fabricioliveira Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabricioliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2018 as 20:04
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por fabricioliveira fabricioliveira escreveu:

Po uso pneus 700x28, tem durado bem até agora, tem tanta diferença em desempenho usar um 700x23 ? Ou só durabilidade? Nunca andei nessa largura,por isso minha dúvida.

Teoricamente o desempenhobde um 28 é igual ao de 23...tem varios videos explicando os motivos.

Alguns falam q essa é até melhor pois o conforto de um 28 acaba refletindo em desempenho.



Ah agora entendi, obrigado mano !
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am.araujo Ver Drop Down
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Se comparar pneus iguais, num circuito misto, os dois terão desempenho realmente similar, logo ter um bom 28 vale até a pena. Eu só não uso pneus maiores por que eu gosto muito de subir morros, pedalando em pé e fazendo muita força, e nessa hora sempre fico na impressão que o pneu maior deforma mais. Porem, pra circuitos mais plano, até os tempos no strava dos dois são parecidos.
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Degan Ver Drop Down
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Vale lembrar q é preciso uma roda mais larga para sentir a melhora significativa de conforto.

Vi mais acima alguem falando em maior arrasto com pneus mais largos.
Nao concordo com isso. Para embasar meu ponto de vista, só olhar a Cannondale System Six.
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harlanrodrigo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar harlanrodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2018 as 12:07
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Problema nao tem.
Só que fica feio se for de cor diferente...de vez em qdo vejo umas com um pneu de cada cor que so por Deus.

Agora, eu acho q jogar o pneu mais gasto na frente é pior. Pois se a bile escapa de traseira, ainda da p segurar. De frente é chao na certa.


Esse schwalbe é o de arame?
Se for, eu achei muito ruim...rasga facil, desgasta rapido


Rapaz, não é que ontem a câmara estourou e fez um rasgo no pneu? E o pior que acho que, na verdade, foi um furo que rolou na lateral do pneu e foi aumentando a ponto de estourar a câmara. Aí troquei e estourou de novo no mesmo dia...hehe...

Vou usar a garantia da bike, que é nova, pra ver se rola de trocar gratuitamente. Vocês recomendam algum pneu?
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ffneri Ver Drop Down


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Originalmente postado por fabricioliveira fabricioliveira escreveu:

Po uso pneus 700x28, tem durado bem até agora, tem tanta diferença em desempenho usar um 700x23 ? Ou só durabilidade? Nunca andei nessa largura,por isso minha dúvida.

Complementando o comentário dos colegas, segue o vídeo da galera da GCN falando sobre a diferença no desempenho entre as diferentes larguras. Faz um tempo que vi o vídeo, mas acho que eles comparam até com um de 32mm, mostrando a diferença de área de contato no chão.

https://www.youtube.com/watch?v=yrHxQg1OW0A - https://www.youtube.com/watch?v=yrHxQg1OW0A 

abs
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