Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Relato caminho da fé - Outubro 2015
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Relato caminho da fé - Outubro 2015

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Relato caminho da fé - Outubro 2015
    Postado: 24 Out 2015 as 15:27
Olá pessoal!! Tudo bem??

Acabei de realizar o caminho da fé, de Águas da Prata até aparecida, completamente pelo caminho da fé mesmo, sem desvios! Fui eu e um camarada apenas, no início era apenas eu, depois foram surgindo outros interessados, depois alguns foram sumindo, e no final sobrou apenas eu e o Alexandre!

Vou tentar fazer um relato aqui, se não ficar bom me avisem que eu vou adicionando informações!!

-------------------------------------------------------

Caminho da Fé, da Águas da Prata a Aparecida - 6 dias - 17 a 22 de outubro de 2015

Programação:

1o dia: Águas da Prata até Barra - Hospedagem na Pousada Tio João
Strava: https://www.strava.com/activities/414974173

2o dia: Barra a Borda da Mata - Hospedagem no Hotel Village
Strava: https://www.strava.com/activities/415856918

3o dia: Borda da Mata a Estiva - Hospedagem na Pousada do Poka
Strava: https://www.strava.com/activities/416282958

4o dia: Estiva a Paraisopolis (na realidade é São Bento do Sapucaí, bairro CantaGalo)  - Hospedagem na pousada Vó Maria
Strava: https://www.strava.com/activities/416971598

5o dia: Paraisópolis a Campos do Jordão - Hospedagem na Pousada do Peregrino
Strava: https://www.strava.com/activities/417630316

6o e último dia: Campos do Jordão a Aparecida
Strava: https://www.strava.com/activities/418050209

Breve Relato:

Essa foi minha primeira viagem de bike!! Foram 6 dias de pedal, começava a pedalar as 08:00 e terminava as 17:00, às vezes não parava nem pra almoçar, apenas comia algumas coisas pelo caminho e continuava a pedalar! Foi bastante exaustivo, a maioria das subidas são muito íngremes, não dá pra subir pedalando, tinha que empurrar e o pior é que a bike + bagagem pesava uns 23kgs! Achei que seria melhor pecar pelo excesso do que pela falta, por pura falta de experiência mesmo, mas eu estava errado, rsrs!! Para subir os morros empurrando esse peso todo foi complicado! 

As pousadas que dormimos são bastante simples, algumas são mega improvisadas, mas sempre com a melhor das intenções!! A turma se vira nos 30 pra dar hospedagem pra galera, e sempre sorrindo e contando várias histórias legais!! Alguns serão sempre lembrados, e visitados também! O que mais quebrava eram os finais dos dias, quando vc rezava (literalmente) pra pousada estar próxima, ai você via aquela subida interminável.... Lembro da pousada da vó Maria, em São Bento do sapucaí, que vimos uma placa que ainda faltava 6km e era um morro gigante à frente!! E a placa era mentirosa também, faltava 8km na realidade! Depois ainda teve a placa dos 600m, que também era enganosa, rsrsrs!! Mas quando chegamos lá, o Jucemar (dono) saiu gritando pra gente ir lá tomar água, quando acenamos que iríamos, ele saiu gritando "mãe faz um suco para os peregrinos"! Imediatamente ele veio até nós falando pra gente tomar banho em uma ducha de água de mina que ele instalou estrategicamente no meio do jardim, ao lado de duas redes! Ele nem perguntou se a gente ia ficar ou não, foi puro altruísmo da parte dele! Em campos do Jordão, a pousada em que ficamos tudo é liberado,  você se serve do que quiser (até de baden) e você mesmo marca o que está consumindo, depois, tem uma caixa de madeira com dinheiro dentro, você mesmo acerta sua conta, pega seu troco e não precisa prestar contas de nada! Os donos, Marilda e Sergio estão dedicados aos peregrinos e tem muitas histórias bacanas pra contar! 

Tivemos apenas um pneu furado, porém vários problemas mecânicos com o freio a disco da bicicleta do Alexandre. O freio dele era Hayes, e as pastilhas fritaram no segundo dia e ele não levou reserva. Em borda da mata conhecemos uma pessoa que conhecia o dono da bibicletaria, e ele abriu as portas pra gente em pleno domingo! Mas infelizmente ele não tinha as pastilhas, mas ele inverteu a da frente pela de trás para ter um pouco de freio na traseira, onde está o peso. Seguimos para Estiva, e lá chegando, o Alexandre foi procurar a única pessoa que mexe com bicicletas na cidade, mas ele também não tinha nada de freio a disco. Uma alma caridosa ouviu a história e imediatamente se propos a levar o Alexandre até a cidade de Cambuí para procurar! Eles seguiram para lá e pararam e uma bicicletaria, onde não acharam a pastilha. Seguiram para uma segunda, também não acharam. Ai Alexandre seguiu minha dica e comprou um par de freios a disco simples, para poder seguir viagem. Retirou os hidraulicos e instalou os mecanicos, marca tsw. Infelizmente estes freios duraram apenas um dia, quando estavamos seguindo de são bento para luminosa, o freio traseiro deu problema. Ele espanou por dentro, mas a gente ainda não sabia disso, desmontamos, remontamos, deu pressão e achamos que tinha resolvido. Porém ao chegar no final da descida, o freio perdeu pressão novamente, como se soltasse a mola. Falei para o Alexandre para trocarmos os freios, pegar o da frente e colocar atrás, e depois colocar o hidráulico na frente novamente e pegar a pastilha boa e instalar nele. Mas o Alexandre achou que tinha conseguido resolver o problema e seguimos por mais duas ruas, e deu problema novamente. Ai fizemos o que eu sugeri, deixamos o mecanico bom com pastilha nova atrás, e voltamos o hidráulico para a frente e instalamos a pastilha que tinha ido para o hidraulico traseiro novamente nele. O meu freio, vbrake, também derreteu, literalmente, no segundo dia, junto com as pastilhas do Alexandre, mas eu levei sapatas extras, e troquei em borda da mata, nem precisei comprar, felizmente! De problema mecânico foi apenas isso, tive que trocar meu cambio antes de ir porque estava com a mola muito fraca (9 anos de uso) e não estava pulando marchas legal. Meu pedivela estava com a coroa do meio torta, amassada, mas só fui perceber no meio da viagem, mas nada que comprometeu, segui assim até o final! A roda da frente, estava tudo ok, no final da viagem, ultimo dia, ao soltar as mãos do guidão no asfalto, a frente tremia. Mas também segui assim até o final, nem sei ainda o que era!!

Nenhum tombo, graças a Deus, mas também evitamos abusar porque sabíamos que se a gente levasse um tombo, por mais bobo que seja, com o corpo quente e dolorido, seria o fim da viagem. As descidas são muito perigosas, muita pedra, buraco, curvas fechadas e veículos trafegando em várias delas. E o peso do bagageiro piora tudo. Infelizmente errei nas medidas, poderia ter levado menos, mas como não conhecia nada da viagem, preferi pecar pelo excesso, o que me ajudou apenas a perder mais peso (MEU peso), rsrs! Ali a regra do "quanto menos melhor" vale sim. Todos locais têm tanque pra lavar roupa, se calcular bem os horários de término de cada dia, dá tempo de levar e secar para o dia seguinte. Referente à gastos, tudo é muito barato, os preços das pousada condizem com o preço que está no site do caminho da fé, e as refeições extras vc não gasta muito não, mas é bom ter um porquinho extra pra poder quebrar caso tenha alguma peça da bike cara que tenha que trocar. Freios extras são imprescindíveis, impossível não gasta-los. 

Sobre o percurso, ele não foi feito pra ser fácil, foi feito planejado pra ser difícil mesmo! Tem trecho que vc entra e pensa "seria muito mais fácil ter ido por ali..." e pode acreditar que provavelmente vc estava certo, porém você está lá pra fazer o caminho da fé, e não o "atalho da fé"! Se for fazer o percurso já vá com isso em mente! O caminho foi concebido dessa forma pra ser apreciado, pra ter seus momentos de dificuldade, e pra ser feito na sua integridade! Vá com o pensamento de que ele é difícil de propósito mesmo, e que você está lá pra seguir o caminho, e vc terá mais forças pra terminar a viagem, podem acreditar!!

O tempo ajudou muito a gente, teve vários dias que o tempo nublou e ajudou. Pegamos alguns chuviscos no meio do caminho mas foi apenas para refrescar! Apenas no último dia que pegamos chuva pra valer, chegamos a Aparecida debaixo de temporal, temporal mesmo! Os ventos fortes tiravam a bike da reta! Já o calor, foi de lascar... Inclusive para dormir! Muito abafado e quente.

Enfim, toda viagem foi muito boa, muito difícil também, mas já voltei com saudade dessa turma e certeza que os verei novamente, em breve! E a basílica também! Nunca tinha ido para Aparecida, e quero voltar com a família para conhecer melhor a basílica, e poder apreciar essa enorme obra de arte!!

Sobre as pousadas:

A pousada do Tio João e Joelma é muito legal, porém acho que chegamos em um dia onde eles deviam estar meio brigados, foi estranho o clima, sem contar que só tinha a gente na pousada! De qualquer forma eles são muito atenciosos, e espero que numa próxima eles estejam em paz entre si!! O Hotel Village eu não pretendo voltar, o chuveiro tinha aquecimento central, só que a água fria quase não saia, e não dava para regular a água! O Alexandre foi pedir ajuda e o cara que nos atendeu só ficava reclamando dizendo que teriam que desmontar tudo, etc e tal e eu perguntei "tá, e você quer que eu desmonte ou você desmonta?" Tive que ir molhado, de toalha, até a recepção para eles se tocarem e abrirem outro quarto para tomar banho. Depois, na vez do Alexandre, o dono da pousada abriu o quarto do lado, idêntico, para ele tomar banho! Não era mais fácil ter trocado a gente de quarto?? Pegamos nossas coisas e fomos para o quarto do lado. Sem contar que pedimos um lugar para encher as garrafas e não tinha, somente garrafas para vender. Eles fazem propaganda de que tem uma garagem para bicicletas mas é um depósito que eles guardam material de obras e ferramentas do hotel, e sobra um espaço para as bikes, pelo menos tinha uma mangueira pra lavar a bike, em cima de uma base de concreto que eles fizeram do lado de fora. Enfim, não é um lugar que pretendo voltar, infelizmente. A pousada do Poka o atendimento é bem legal, fica em cima de uma padaria, a moça já foi avisando onde tinha bebedor de água para encher as garrafas, onde tinha tanque pra lavar as roupas, os banheiros coletivos são legal, porém o meu quarto cheirou coxinha a noite toda, a janela dele ficava virada para o exaustor da cozinha da padaria. Mas tudo bem, da próxima vez é só evitar o quarto 6 e 7! Do resto nada a reclamar, muito legal lá. A pousada da Vó Maria foi o melhor dos lugares!! Ela também foi a mais simples de todo o caminho, mas o cuidado e dedicação foram nota 1000. Tem a pousada da Dona Natalina um pouco antes, não dormimos lá mas paramos para deixar a credencial de um peregrino que esqueceu em águas da prata, fomos caçando ele pelo caminho, rsrs! A Dona Natalina é um anjo, lava a roupa da galera, serviu café pra gente, água gelada, tudo mais! Com certeza ficarei lá em uma próxima!! Tem também a Dona Inês, na serra da luminosa, super atenciosa, deu bananas pra gente, água gelada, almoçamos por lá e com certeza também é um lugar que ficarei em uma próxima vez!! Depois, a pousada dos peregrinos em Campos do Jordão, essa também é 10, é a que vc mesmo acerta sua conta. Pousada top! Muito legal mesmo! Essa foram as que eu conheci pelo caminho.

O que levei:

Camara de ar - 1
Remendo a frio -6
Cabo de freio - 1
Cabo de cambio - 2
Sapatas freio - 2 pares
Power Link 9V - 2
Chave de corrente - 1
Canivete de bike - 1
Canivete normal - 1
Espátulas - 2 
Cinta plástica (enforca gato)- 4
Cadeado para a bike - 1
Roupa de bike - 2 conjuntos
Manguitos - 1 par
Camiseta dryfit para a noite - 1
Camiseta algodão para o ultimo dia - 1
Camiseta dryfit manga comprida UV - 1
Bermuda para a noite - 1
Pijama - 1 conjunto
Cuecas - 5
Meias - 5
Chinelos - 1
Jaqueta chuva/corta vento  - 1
Capa chuva para alforge - 1
Shampoo, sabonete, pente e desodorante
Antiséptico, bandaid, gaze, etc
Medicamentos básicos
Escova dentes, fio e pasta
Protetor solar - 1
Repelente - 1
Carregador celular - 1
Carregador GoPro - 1
Carregador lanterna bike - 1
Tomada tipo T - 1
Power Bank para celular - 1
Bastão Gopro - 1
Grana em espécie - 650
Cartão de débito - 1
Guia do Olinto
Gopro + Suporte para Guidão
Lanterna no Guidão
Bateria para lanterna
Bagageiro Topeak
Alforge Topeak
Cinta elástica grande - 1 
Saquinho ziploc pequeno - 4
Rolo de papel higiênico - 1/2 rolo

O que eu levaria da próxima vez:

Camara de ar - 1
Remendo a frio -6
Cabo de freio - 1
Cabo de cambio - 1
Sapatas freio - 2 pares
Power Link 9V - 2
Chave de corrente - 1
Canivete de bike - 1
Canivete normal - 1
Espátulas - 2 
Cinta plástica (enforca gato) - 8
Cadeado para a bike - 1
Roupa de bike - 2 conjuntos
Manguitos - 1 par
Camiseta dryfit para a noite - 1
Camiseta algodão para o ultimo dia - 1
Camiseta dryfit manga comprida UV - 1
Bermuda para a noite - 1
Pijama - 1 conjunto
Cuecas - 2
Meias - 2
Chinelos - 1
Jaqueta chuva/corta vento - 1
Capa chuva para alforge - 1
Shampoo, sabonete, pente e desodorante
Antiséptico, bandaid, gaze, etc
Medicamentos básicos
Escova dentes, fio e pasta
Protetor solar - 1
Repelente - 1
Carregador celular - 1
Carregador GoPro - 1
Carregador lanterna bike - 1
Tomada tipo T - 1
Power Bank para celular - 1
Bastão Gopro - 1
Grana em espécie - 650
Cartão de débito - 1
Guia do Olinto
Gopro + Suporte para Guidão
Lanterna no Guidão
Lanternas pequenas dessas que prendem no guidão, apenas para sinalizar - 2
Bateria da lanterna
Bagageiro Topeak
Alforge Topeak
Cinta elástica grande - 1 
Saquinho ziploc pequeno - 4
Rolo de papel higiênico - 1/2 rolo

O que considero imprescindível levar:

Carregador de celular do tipo powerbank: Me salvou várias vezes carregando tanto o celular quanto a gopro
Sapatas de freio: Sem comentários, levar 2 pares extras, as minhas foram trocadas para a viagem e ainda assim derreteram
Cinta tipo enforca gato: Não ocupa espaço, e usei elas para prender novamente os conduítes de freio da bike do alexandre
Capa para alforge: Capa ou sacão de sanito grande, bom para proteger da chuva
Protetor solar: Tem que levar, impossível sair pra pedalar sem
Sacolinhas plásticas vazias: Para guardar roupas sujas, documentos, etc
Saquinho ziploc pequeno: Para guardar dinheiro
Adaptador de tomada tipo T: Muitas pousadas tem apenas uma tomada por quarto, você TEM que levar

O que considero dispensável:

Bastão para selfie: vc estica o braço e tá tudo certo, ou pede pra alguém tirar! Muito mais prático, o meu nem usei...
Capa de chuva: você já está molhado de suor nos primeiros quilometros, se chover você não vai usar
Cadeado para bike: Só leve se for muito pequeno e leve, todos os lugares são bem seguros, e na basílica, se vc empurrar a bike, ninguém vai te parar não, vc leva ela junto de vc para onde for

Sobre a sinalização:

Excelente, apenas em um trecho, depois de Barra, que tem um bairro novo sendo aberto, e fiquei na dúvida porque não achei sinalização, mas segui a lógica e beirei a mata, que deveria ser a estrada original e logo a frente tinha sinalização novamente. O trecho de Campos do Jordão pra frente também peca, principalmente na descida, não tem nenhuma sinalização, e na entrada para pindamonhangaba tivemos que perguntar se estavamos no caminho certo ou não, só fomos achar sinalização novamente ao entrar em pinda. O resto do percurso é super bem sinalizado, não precisamos usar mapa, gps nem nada, não erramos em nenhum lugar, show!!

Sobre os morros e descidas:

Serra dos Lima: Subida absurdamente íngreme porém asfaltada, é a mais íngreme na minha opinião, porém termina logo
Serras do Caçador: Sim, são serraS do caçador, o percurso mais lindo de todo o caminho, porém o mais difícil, você está em um morro, olha para o outro lado, mal sabe que vai subir até lá, o percurso todo você olha pra cima e vê estradas no alto, pode acreditar que vc vai passar por elas!! É cansativo mas bonito demais!!
Serra da Luminosa: Quem vê a altimetria dela treme as pernas, eu mesmo achei que seria o pior trecho, mas acreditem, não é. É muito íngreme, mas você vence ela rápido, só não dá pra pegar ela com chuva, aquilo deve virar cachoeira, tem muita terra fofa, muitos buracos e muita pedra.
Descidas em geral: Tomem muito cuidado, até metade do percurso a maioria das estradas de terra se encontra carros e motos trafegando, tem muita pedra, muito buraco, vc está com peso na traseira, tem ribanceira pra todo lado, não vale a pena se arriscar. Acho que a maior descida foi a que liga São Bento do Sapucaí até o distrito de Luminosa. São várias as histórias de acidentes com bikes que escutamos, houve um acidente dias antes onde ciclistas queiram fazer "performance" no trecho e um deles desceu uma ribanceira e se estourou todo, acabou a viagem de todos. Dias antes desse, outros dois ciclistas descendo arrepiando deram de frente com um carro na subida, o carro parou completamente pois estava devagar, mas os ciclistas não, foi um pra cada lado, um bateu no barranco e outro foi parar na cerca de arame farpado. Acredito que isso não vai acontecer com ninguém aqui, afinal cicloturismo é uma coisa, performance é outra e são opostos, não se atraem, ou pelo menos não deveria. Vá com calma, qualquer tombo besta pode acabar com a viagem pois vc está quente e já dolorido dos dias anteriores.

Algumas fotos:










É isso ai pessoal, espero que gostem e criem coragem para ir, vale muito a pena!!

Qualquer dúvida postem ai, ajudarei no que for possível!!

[]s

Paulo


Editado por paulorl - 30 Out 2015 as 09:14
Voltar ao Topo
cleberkl Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2014
são joão Delrei
Offline
Mensagens:61
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cleberkl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2015 as 21:26
Parabéns camarada! Muito show esse passeio! As vezes é difícil achar parceiro para fazer uma trilha... imagina essa viagem!ClapClapClapClap
Voltar ao Topo
wagneradv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
são paulo
Offline
Mensagens:204
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wagneradv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2015 as 21:54
Parabens Paulo ... meu sonho hoje é fazer o caminho da fé ... mas por problemas profissionais e familiares ... trabalho sozinho e tenho um filho recem nascido venho adiando indefinidamente esse projeto ..

Mas um dia se Nossa Senhora Aparecida ajudar conseguirei ir ...

Por enquanto fico viajando junto com os relatos ... Parabens pela força e coragem ..

Se possivel poste fotos ou faça um relato mais detalhado ...aos que não podem fica a diversão ...abraços

bons pedais
http://bikerstime.blogspot.com.br/
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2015 as 22:05
Originalmente postado por wagneradv wagneradv escreveu:

Parabens Paulo ... meu sonho hoje é fazer o caminho da fé ... mas por problemas profissionais e familiares ... trabalho sozinho e tenho um filho recem nascido venho adiando indefinidamente esse projeto ..

Mas um dia se Nossa Senhora Aparecida ajudar conseguirei ir ...

Por enquanto fico viajando junto com os relatos ... Parabens pela força e coragem ..

Se possivel poste fotos ou faça um relato mais detalhado ...aos que não podem fica a diversão ...abraços

bons pedais

Cara, também tenho uma filha pequena, mas já está com 4 anos! Confesso que foi muito difícil me afastar da família, mesmo que por apenas 6 dias. No seu caso, com recém nascido, aconselho a não se aventurar não, sua esposa com certeza deve precisar muito da sua ajuda nesse momento! Mas é isso ai mesmo, já se planejando, vá adquirindo peças e acessórios (bagageiros, alforges, etc), vá acertando a bike... Parece que não, mas deixar tudo pronto para uma viagem requer tempo, dá até pra fazer na loucura, mas o legal seria se você puder se preparar antes. 

Fico na torcida para que em breve você faça sua viagem, mas tudo no seu devido tempo!! Abraço!!
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2015 as 22:10
Originalmente postado por cleberkl cleberkl escreveu:

Parabéns camarada! Muito show esse passeio! As vezes é difícil achar parceiro para fazer uma trilha... imagina essa viagem!ClapClapClapClap

Cara... e pensar que eu ia sozinho! Em dois a viagem rende mais, vc acaba tendo desempenho melhor que seu amigo em alguns momentos e vice-versa, ai quando vc está pra trás, tem que forçar pra alcançar, e isso é motivador. Agora, em grupo grande eu não sei se é tão legal não, eu prefiro grupos menores. Realmente ter ido sozinho teria sido mais difícil, e também mais perigoso. Muitos trechos vc pedala por horas sem ninguém por perto, e se vc sofrer um acidente sozinho tudo é mais difícil. Levei meu celular da OI, e pergunta onde tinha sinal?? Em cerca de 25% das cidades, e olha lá... Imagina no meio do morro! Melhor irpelo menos em dupla mesmo, mais seguro e mais motivador!

Abraço!!
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2015 as 23:03
Show de bola pedal Paulão! Parabéns Clap
Voltar ao Topo
drsrg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2015
Palmas, TO
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar drsrg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2015 as 00:19
Parabéns e obrigado pelas dicas!

Só não consegui abrir os links do Strava. Alguma sugestão?

Grande abraço!
Voltar ao Topo
drsrg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Ago 2015
Palmas, TO
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar drsrg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2015 as 00:32
Originalmente postado por drsrg drsrg escreveu:

Parabéns e obrigado pelas dicas!

Só não consegui abrir os links do Strava. Alguma sugestão?

Grande abraço!

Consegui abrir os links do Strava.
Voltar ao Topo
vdrezende Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2010
Salvador - BA
Offline
Mensagens:829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vdrezende Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2015 as 10:43
Parabéns pela viagem e pelo relato! Clap
Suas dicas serão muito úteis!
Abraço!
Voltar ao Topo
mauriney Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jul 2011
S.J. dos Campos
Offline
Mensagens:855
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mauriney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2015 as 21:31
Show...
Tbm fiz o CF....
Fiz em Maio/15...
Iniciei sozinho tbm. Mas somente no primeiro dia.
Fiz de Águas da Prata até Inconfidentes sozinho.
depois um Companheiro me alcançou e a viagem rendeu tbm....
não vejo a hora de fazer de novo.
com mais gente da pra dividir as ferramentas. Câmaras. Bomba. Carregador. etc..evitando peso
desnecessario.
abrs
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2015 as 08:48
Muito bom Paulo, belo relato, belo role !!!

legal que foi acompanhado e que deu tudo certo, viajei no tempo lembrando do meu, preciso voltar logo lá.

Aproveita que ainda ta com o corpo quente e bóra pra Alfenas-Aparecida dia 19/11 ? LOL 
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2015 as 12:41
Legal galera, valeu pelos comentários!

Realmente a questão de peso foi complicado. Esse colega que foi comigo, infelizmente não alinhamos bem o que cada um deveria levar de ferramentas, e acabamos levando muita coisa duplicada.  Mas se tratando de minha primeira viagem de bike, acho que até me sai bem! Sobre o convite para Alfenas-Aparecida dia 19/11, vontade não falta, mas infelizmente não consigo me ausentar do trabalho, e tem a questão da família também! Mas ano que vem pretendo fazer o caminho novamente, se tudo der certo! No momento como minha filha é pequena, divido as férias em 10 dias no começo do ano e 20 no meio, para coincidir com as férias dela também! Este ano que acabou sobrando alguns dias a mais, e pude usar para a viagem!

Ah, esqueci de citar que levei também um BONÉ com aquelas proteções atrás para o pescoço/nuca, e com fator de proteção solar. Esse boné eu comprei na decathlon, e antes de passar no caixa fui na sessão de bikes e coloquei um capacete por cima para ver se daria certo, e deu! Ai não tive dúvidas e comprei, meu amigo comprou um também, porém no centro da cidade, sem proteção solar mas com a proteção para o pescoço. Tanto eu como ele não tiramos o boné da cabeça o percurso todo. Valeu muito a pena, muito mesmo, aconselho a todos que puderem comprar um, mas testar pra ver se o capacete prende bem por baixo. Como cicloviagem não é corrida, então o risco de queda é menor, mas é importante que o capacete encaixe bem. Outra coisa que usamos fielmente foi o protetor solar em si. Fator 50! Sem chance pedalar sem. Essa combinação foi excelente, boné + protetor.

[]s
Voltar ao Topo
gustavomarroni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomarroni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2015 as 17:33
Muito bom Paulo! Parabéns.
Tenho umas perguntas para você.

Pretendo fazer utilizando pouco peso de bagagem (mochila de hidratação com alguns + uns 10-15kg de peso, contando câmera, roupas e acessórios de reparo)
Você utilizou algum bagageiro? Vi na foto mas não consegui identificar qual é.
Voltar ao Topo
gustavomarroni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomarroni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2015 as 17:37
Acabei de ver o bagageiro é da Topeak, mas qual modelo? Ele aguentou bem? Tem algum relato?
Fico em dúvida pois vi relatos de bagageiros que quebraram no meio da viagem por falta de qualidade, aí já viu né hehe
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2015 as 19:06
Olá Gustavo! O bagageiro é um topeak super tourist, e o alforje é topeak também, modelo mtx. O peso do alforje cheio era de 7kgs, somado a bike mais a bolsa de toptube (câmara de ar, espátula, etc) e mais o cadeado que levei, deve ter dado mais de 23kgs no total. Recomendo que vc vá com menos peso possível, na próxima pretendo ir com 5kgs no máximo, e sem o cadeado!

Abraço!!
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2015 as 19:10
Esqueci de dizer, também fui com mochila de hidratação, e nela levei varias ferramentas, esse peso eu nem somei. Ainda tinha 2 suportes de água que também não contei o peso das garrafinhas! Some tudo e vai ver que se bobear da uns 30kgs tudo! É muito peso pra puxar morro acima, ainda mais porque vc empurra a bike na maioria das grandes subidas! Pense bem no que vai levar! Abraço!
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2015 as 10:28
Sobre bagagem eu levei o mínimo e necessário pra me virar, não deu 4 kilos nos alforges, pois nos treinos simulei a bagagem estimada e fui enxungando conforme deu, com certeza em cicloviagem ainda mais com esta altimetria menos é mais, pra Alfenas levei menos ainda mas cheguei no limite do que levar.

Sobre as hospedagens eu pesquisava e quando via relatos desfavoráveis ou no site a informacão "ligar avisando'' eu descartava, por isto fiquei na Natalina e não em Barra, a fama deles é meio desfavorável mesmo.

Dei sorte com o Village e o dono e eu batemos longos papos pois na época ele pedalava, gostei bastante, pena que te decepcionou.

O Albergue do Peregrino de Campos é surreal mesmo, também conversei bastante com os donos, ele tem vontade e projeto de fazer o Caminho em seu tempo recorde, 45 dias a pé, parando e ficando em todos os lugares no Caminho, achei um belo projeto, e a cachorra branca peluda ainda estava lá, mó barato aquela cachorra, brincamo pra caramba.

Conversando com meu brother de pedal que vai comigo pra Alfenas dia 19 agora surgiu a idéia de ano que vem fazermos o Caminho da Fé mas ao contrário, saindo de Aparecida sentido Águas da Prata, eu me animei com a idéia.


Editado por João Frango - 28 Out 2015 as 10:29
Voltar ao Topo
deepbluemx3 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2013
Americana SP
Offline
Mensagens:339
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar deepbluemx3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2015 as 10:42
-Parabéns Paulo, pela viagem, e pelo relato, muito bom, muita informação útil, a principal é: Ser minimalista, "menos é mais", e sobre tudo que vc disse e aconselhou, muito bom mesmo, parabéns!!!Smile
"No pedal, descubro meus limites, enfrento meus medos, venço desafios, assim, sigo em frente!"

STRAVA https://www.strava.com/athletes/5870268
Voltar ao Topo
gustavomarroni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomarroni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2015 as 15:40
Obrigado pela resposta!

Eu vou fazer de Ribeirão Preto até Aparecida. Quase o dobro de distância haha.
Basicamente porque meu irmão fez uma promessa. Quero levar pouca carga extra.

Quero ter essa experiência com cicloturismo, e se der tudo certo, fazer Peru, ou quem sabe uma Europa, acampando na maioria dos dias.
Voltar ao Topo
gustavomarroni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2015
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomarroni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2015 as 15:41
Ps: já perdi mais de 25kg esse ano. Então tirei uma bicicleta + alforges cheios do meu peso já! hahaha
Voltar ao Topo
luciansan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2014
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luciansan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2015 as 17:04
Olá paulorl,
estaremos indo para o Caminho da Fé (eu, meu filho e mais um amigo) no dia 12/11. Suas informações ajudaram a verificar algumas coisas que acabamos esquecendo.
Valeu seu relato.
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2015 as 21:11
Bacana pessoal! Muito legal ouvir suas histórias e planos!! Conversei hoje com um amigo que fiz no caminho, ele fez a pé partindo de estiva, ele disse que em 2017 fará 300 anos da aparição da imagem da nossa senhora, e que ai ele irá com certeza! Também fiz contato com outros caminhantes que sairam de águas da prata, eles ainda não terminaram mas devem concluir amanhã! Muito legal as amizades que fazemos no caminho, e também aqui no fórum!!

Olha só, esqueci de uma coisa que levei de última hora! Meio rolo de papel higiênico!! Nunca se sabe quando vai precisar! Wink

Outra coisa, na minha opinião, acertei em não ir com pedal clip. Eu fui com firma pé, mas acho que nem isso é necessário. Ir de tênis foi muito legal porque se empurra muito, e detalhe, eu ia com um tênis velho com sola gasta, na ultima hora fui com um salomon de caminhada, com sola boa, e foi decisão bem acertada pois tem subida bastante íngreme e escorregadia, e ao empurrar a bike pesada, vc precisa de tração extra, ou seja, firmeza no calçado! Quem quiser ir de pedal clip, lembre que vai acabar levando tênis na bagagem para vir embora no último dia, isso representa peso e grande volume extra, e empurrar por subidas intermináveis de sapatilha é fróid heim! 

Ano que vem devo fazer o percurso novamente, de tanto que gostei! A idéia de fazer ao contrário é bacana também, muito legal, pensei no meio do caminho como seria fazer ao contrário, depois quero ver o relato do colega que vai fazer essa aventura!

Abraços a todos!
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2015 as 21:18
Originalmente postado por luciansan luciansan escreveu:

Olá paulorl,
estaremos indo para o Caminho da Fé (eu, meu filho e mais um amigo) no dia 12/11. Suas informações ajudaram a verificar algumas coisas que acabamos esquecendo.
Valeu seu relato.

Legal, vão sair de onde, quantos dias pretendem fazer, já fizeram uma programação estimada de onde vão parar para dormir? Não esqueçam de comprar a credencial e carimbar pelo percurso! Pousadas excelentes são a da dona natalina, da vó maria, da dona inês, pousada casarão, pousada da praça em paraisópolis, pousada do peregrino em campos, barão montês... entre outras! Estas são as que fiquei ou acabei passando por algum motivo e conheci, mesmo que não tenha dormido em todas! Um dia ainda vou conhecer as demais, que também deve ter várias ótimas que não citei!

Porque não criam um tópico desde já pra contar a aventura, desde os preparativos?? Seria muito legal e com certeza teriam várias dicas excelentes de outros colegas do fórum!!

Boa viagem!!

Smile
Voltar ao Topo
luciansan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2014
Telêmaco Borba
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luciansan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2015 as 08:52
Olá Paulo. sairemos de Águas da Prata no dia 13/11. Com relação às pousadas, não sabemos onde ficaremos, até porque nossa programação é para fazermos em média 50 km por dia, mas não sabemos exatamente se iremos fazer desta forma, então não fizemos reserva em nenhuma pousada ainda. Com suas indicações, provavelmente utilizaremos algumas delas. Como já estou fazendo registro de nossa preparação, quando terminarmos, vamos fazer um tópico para contar nossa experiência e quem sabe ajudar outras pessoas que tem o desejo de fazer o CF, exatamente como seu relato nos ajudou. Grande abraço
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2015 as 08:59
Originalmente postado por luciansan luciansan escreveu:

Olá Paulo. sairemos de Águas da Prata no dia 13/11. Com relação às pousadas, não sabemos onde ficaremos, até porque nossa programação é para fazermos em média 50 km por dia, mas não sabemos exatamente se iremos fazer desta forma, então não fizemos reserva em nenhuma pousada ainda. Com suas indicações, provavelmente utilizaremos algumas delas. Como já estou fazendo registro de nossa preparação, quando terminarmos, vamos fazer um tópico para contar nossa experiência e quem sabe ajudar outras pessoas que tem o desejo de fazer o CF, exatamente como seu relato nos ajudou. Grande abraço


Legal! Se ajudar em algo, minhas KM foram:

1o dia: 54,6 km
2o dia: 55,6 km
3o dia: 40,4 km (serra dos lima, pesado)
4o dia: 60,5 km
5o dia: 46,2 km (serras do caçador, pesado)
6o dia: 79,1km (último dia, bastante descida e retas, rende bastante)

Abraços!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2015 as 21:31
Paulo, até achei que vc não levou muita coisa.

Numa viagem que fiz, acertei bem a quantidade de itens, e basicamente diferenciei do que vc levou nas roupas.

- Um conjunto de roupa para pedalar (camisa/bermuda/meias/sapatilhas, todos de ciclismo, tecido leve e fácil de secar). Usava durante o dia, chegando nas pousadas lavava com um pedaço de sabonete bactericida que levei, e pendurava para secar numa cordinha que também levei.

- Um conjunto de roupas "civis" (bermuda, camiseta, cuecas e papete). Esse conjunto usava durante caminhadas pela cidade, enquanto a roupa de ciclismo secava.

- Um short para servir de pijama (de tecido sintético, bem leve e compactável).

- Uma bermuda de ciclismo reserva (levei e não usei, não levaria de novo).

Sobre a idéia do boné, coincidentemente estava outro dia na Decathlon procurando esse mesmo item. Encontrei 2 modelos, um cuja proteção de pescoço é fixa, e mais longa, que entretanto não me serviu (tamanho único sem regulagem, ficou um pouco apertado na cabeça). Outro com a proteção removível, tamanho regulável, que serviu mas optei por não comprar por conta da proteção de pescoço muito curta. Aí segui uma dica da minha esposa e fui no setor de pesca, onde encontrei um modelo de chapéu (aba completa e não só na frente como é nos bonés) com proteção bem longa, aquela cordinha pra prender no pescoço, e que serviu perfeitamente. Assim, quem tiver problemas com o tamanho pode tentar essa opção! Foi inclusive mais barato que os bonés.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Out 2015 as 09:21
Alessandro, quando procurei também só achei estes dois modelos de boné! O outro, de proteção para pescoço maior, não tinha fator de proteção solar e também achei que era muito quente na cabeça. Acabei ficando com o primeiro modelo, de proteção de pescoço menor. Eu dei sorte pois pouco tempo atrás comprei um para meu pai, e quando experimentei, ele ficou levemente apertado na minha cabeça. Quando comprei, experimentei novamente e ele tinha tamanhos diferentes! O que peguei era o único com tamanho um pouco maior que estava disponível!

João Frango, infelizmente sobre o hotel eu dei azar, acredito que quando você foi, você falou com o filho do dono, que é ciclista e faz trilhas! Fomos lá por indicação de uma pessoa que pedala com esse rapaz Infelizmente ele não estava por lá, estava apenas os funcionários e o pai dele. O hotel em si é limpo, silencioso, mas em uma próxima vez irei experimentar outra hospedagem, até mesmo para poder comparar!

[]s
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Out 2015 as 18:46
Esse pedal é muito legal...

Fiz o Caminho da Fé em 2013, de Tambaú até Aparecida, tambem pelo roteiro original...

Peguei todas as subidas brabas... rsrsrs... saudades da Serra de Luminosa... rsrsrs... 
Voltar ao Topo
netsavio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2010
Vinhedo
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar netsavio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2016 as 19:34
Muito legal seu relato.

Deu até vontade de fazer novamente.

Parabéns!!!
Voltar ao Topo
paulorl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2011
Campinas - SP
Offline
Mensagens:1273
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulorl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2016 as 14:29
Olá pessoal!

Um amigo meu fará o percurso agora em setembro, saindo de Sertãozinho. Alguém foi recentemente, o caminho está ok? Abraços!
Voltar ao Topo
wjsz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Dez 2016
Paunínia/SP
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wjsz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2016 as 14:36
Pessoal, vou fazer o caminho da fé em Janeiro de 2017. Queria formar um grupo. Pedal tranquilo sem pressa. Sou de Campinas. Quem tiver interesse, entre em contato: wanderjsz(a)gmail.com. Abs
Voltar ao Topo
espanhol Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Ago 2014
São Carlos/SP
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar espanhol Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2017 as 12:15
Eu fiz em 2012. De bike, tem uma subida bem mais brava, que é antes da pousada da Dona Cidinha, após Vargem Grande do Sul e antes de São Roque da Fartura.
Eu sai de Casa Branca, terminando um pedal que comecei em 2006 e não terminei. Só tinha conseguido ir de Tambau a Casa Branca.
O pedal foi praticamente igual ao seu. E olha que eu ainda em muitos trechos, empurrava a bike para acompanhar um peregrino que estava a pé.
Na semana passada fui fazer outra vez e os 5 anos que se passaram fizeram muita diferença. Já não aguento mais pedalar tanto.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X