Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dor nos dedos durante trilhas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dor nos dedos durante trilhas

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Peacemaker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2015
Fco. Beltrão-PR
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Peacemaker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dor nos dedos durante trilhas
    Postado: 17 Ago 2015 as 23:54
Galera, tenho uma MTB há pouco tempo. No meu primeiro pedal em trilhas, em uma descida com muitas pedras e tudo mais, por inexperiência, deixei a suspensão travada. Senti que o guidão vibrava MUITO e eu tinha que segurá-lo muito forte pra não perder o controle.

Depois desse dia, não esqueço mais de destravar a suspensão, só que meus dedos médio e anelar da mão esquerda começaram a doer muito nessas situações, mesmo com a suspa funcionando.

As vezes tenho até que frear, tirar a mão do guidão por um tempo e fazer um movimento de abre e fecha pra que a dor passe.

Só sinto essa dor pedalando, e somente nessas situações de maior trepidação. Quando pedalo na cidade, não sinto dor alguma.

Utilizo uma luva com dedos fechados e gel (na palma).

Estava pensando... será que seu eu trocar as manoplas por umas de espuma, resolveria? O que mais posso fazer?

Obrigado desde já!
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2015 as 02:07
Sim. Manoplas influenciam muito no conforto, mas essas dores podem ser por causa de uma série de fatores como frente muito baixa, manete de freios e guidão com posicionamento errado etc. Assista ao vídeo do link abaixo que vai te ajudar muito!

https://www.youtube.com/watch?v=nQM5LT1-ZRU



1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Peacemaker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2015
Fco. Beltrão-PR
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Peacemaker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2015 as 07:21
Bol gola, obrigado pela resposta. Acabei esquecendo de comentar que fiz um bike fit e a bike está toda regulada, bem confortável. A princípio tudo certo com a posição do guidão e das manetes.

Nesse caso, será que a culpa acaba caindo exclusivamente nas manoplas?
Voltar ao Topo
Paulo Eduardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2010
Registro/SP.
Offline
Mensagens:236
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Eduardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2015 as 10:47
A minha MTB nem suspensão tem e em situações de descida íngremes meus dedos também doem, mas creio que é porque um dedo fica batendo no outro e causa esse desconforto.

Na primeira vez fiquei assustado, mas logo que acabou a serra vi que passou e já identifiquei o problema.
http://www.causospedalisticos.blogspot.com/

https://www.strava.com/athletes/4421257
Voltar ao Topo
anarcoc12 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2015
RS
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar anarcoc12 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2015 as 17:04
Cara, tenho esse mesmo problema. Se pego uma descida com muita trepidação, dá vontade de arrancar os dedos de tanta dor. Preciso parar e fazer esse movimento de abre e fecha também.

Vou tentar trocar pra manopla de espuma ver se ajuda.
Voltar ao Topo
Peacemaker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2015
Fco. Beltrão-PR
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Peacemaker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2015 as 17:09
Originalmente postado por Paulo Eduardo Paulo Eduardo escreveu:

A minha MTB nem suspensão tem e em situações de descida íngremes meus dedos também doem, mas creio que é porque um dedo fica batendo no outro e causa esse desconforto.

Na primeira vez fiquei assustado, mas logo que acabou a serra vi que passou e já identifiquei o problema.

Paulo, mas você fez alguma coisa pra parar? alguma modificação em alguma coisa?
Voltar ao Topo
Peacemaker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2015
Fco. Beltrão-PR
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Peacemaker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2015 as 17:10
Originalmente postado por anarcoc12 anarcoc12 escreveu:

Cara, tenho esse mesmo problema. Se pego uma descida com muita trepidação, dá vontade de arrancar os dedos de tanta dor. Preciso parar e fazer esse movimento de abre e fecha também.

Vou tentar trocar pra manopla de espuma ver se ajuda.

Bem isso cara, só que quero ter certeza se a troca da manopla vai resolver o problema. Afinal, vi umas por até mais de R$100,00. Se for comprar pra resolver, quero uma boa, mas se não for esse o problema, não quero gastar tudo isso em uma manopla.
Voltar ao Topo
Paulo Eduardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2010
Registro/SP.
Offline
Mensagens:236
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Eduardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2015 as 17:26
Originalmente postado por Peacemaker Peacemaker escreveu:


Paulo, mas você fez alguma coisa pra parar? alguma modificação em alguma coisa?



Não fiz nada não. Eu entendi que naquela situação específica fico sujeito a esse incômodo, da mesma forma que quando eu estou subindo uma longa subida também sinto desconforto devido ao esforço para subir.

E nem fui em busca de solução, pois poderia ser uma busca bem longa e cara.


P.S.: Não entenda que eu não quero que você não procure solução. Eu só afirmei que eu preferi não procurar solução.

Editado por Paulo Eduardo - 18 Ago 2015 as 17:28
http://www.causospedalisticos.blogspot.com/

https://www.strava.com/athletes/4421257
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2015 as 03:55
Originalmente postado por Peacemaker Peacemaker escreveu:

Originalmente postado por anarcoc12 anarcoc12 escreveu:

Cara, tenho esse mesmo problema. Se pego uma descida com muita trepidação, dá vontade de arrancar os dedos de tanta dor. Preciso parar e fazer esse movimento de abre e fecha também.

Vou tentar trocar pra manopla de espuma ver se ajuda.

Bem isso cara, só que quero ter certeza se a troca da manopla vai resolver o problema. Afinal, vi umas por até mais de R$100,00. Se for comprar pra resolver, quero uma boa, mas se não for esse o problema, não quero gastar tudo isso em uma manopla.


Se você pedala muito tempo sentado, considere aquelas manoplas ergonômicas que dão mais apoio as mãos, distribuindo melhor a tensão dos nervos e músculos. Mas cuidado: na hora de pedalar em pé ela vai te atrapalhar ainda mais pois pedalando nessa posição suas mãos mudam a forma de apoiar nas manoplas e os volumes extra da manopla diminuem a área de contato Disapprove
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
anarcoc12 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2015
RS
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar anarcoc12 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2015 as 10:36
Ou seja, se correr o bixo pega, se ficar o bixo come hehe

Eu pedalo bastante sentado, quase o tempo inteiro, só fico de pé em subidas mesmo.

Eu vi umas manoplas de espuma bem baratas, em torno de 20 reais. Vou tentar, se perceber alguma melhora aí posso pensar em investir em manoplas melhores, porque a dor que sinto é realmente grande, beira o insuportável. Pra ter uma idéia, quase levei um tombaço porque não conseguia fazer força pra frear em uma descida de paralelepipedo.
Voltar ao Topo
Peacemaker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2015
Fco. Beltrão-PR
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Peacemaker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2015 as 12:13
Posso é, acho que o negócio vai ser ver as manopla pessoalmente e pegar uma barata pra ver se resolve um pouco pelo menos....

E é exatamente assim.comigo também anarcoc.
As descidas ficam perigosas, porque quase não aguento segurar o guidão de tanta dor.
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2015 as 14:42
Eu não aconselho o uso de manoplas de espuma porque elas não costumam te dar a firmeza necessária e você acaba apertando mais a mão, piorando a questão das dores.

Se já usa luvas, precisa de uma boa manopla de borracha macia, mas que não seja muito grossa.

Outra coisa que costuma causar dor nos dedos em descidas é a posição do freio. Se usar o freio alto, certamente terá mais dores em descidas mais longas porque a posição não favorece o conforto.
Procure posicionar o manete de freio mais para dentro, de forma a pode usar apenas um dedo no freio, que deverá iniciar a frenagem a no máximo 20 mm de encostar na manopla (sendo freio hidráulico), sem tocar nos dedos que estão na manopla.
Isso vai melhorar muito o conforto em descidas e diminuir a fadiga nos dedos.

Outro ponto a ser verificado é a própria forma como segura no guidão.
Os braços e mãos devem estar relaxados e a pressão na manopla deve ser apenas o suficiente para manter a firmeza, evitando que suas mão deslizem e escapem do guidão.
É muito comum em iniciante (e mesmo em alguns veteranos) apertarem a manopla com força nas descidas com intuito de manter melhor o controle.
Isso acaba por fadigar as mãos e os braços e na verdade não ajuda em nada na firmeza.
É preciso aprender a relaxar mantendo apenas pressão necessária, deixando que o guidão se movimente, mas usando os braços para filtrar os impactos.
Nesse tipo de técnica, manoplas de espuma só atrapalham.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Peacemaker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2015
Fco. Beltrão-PR
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Peacemaker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2015 as 15:44
Obrigado pelo comentário, Mafu!

Sobre os manetes, estão em uma posição bem confortável, e de acordo com o vídeo postado pelo Bol Gola no início do tópico.

Eu pensava/penso (agora não sei mais de nada kkkkk) que com uma manopla de espuma, ela filtre um pouco a vibração do guidão que vai passar para minha mão. Com isso, imagino que as dores possam diminuir.

Quanto à forma de segurar o guidão, confesso que nas descidas seguro com bastante força. Vou tentar diminuir essa força pra ver se as dores diminuem também..
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2015 as 16:17
Vai filtrar sim as pequenas vibrações, porém isso também tira um pouco a sensibilidade e acaba te forçando a apertar mais o punho pela sensação de estar solto. É inconsciente. Em pouco tempo vai ter dores nas mãos por causa desse excesso de pressão.

Eu já usei essas manoplas e posso te dizer que elas só funcionam bem pra passear.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Peacemaker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2015
Fco. Beltrão-PR
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Peacemaker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2015 as 17:06
Bá, então o que me resta é maneirar na força da empunhadura mesmo...
Vou fazer o teste nas próximas trilhas e volto pra dar o feedback 

Valeu pelas explicações, Mafu!

Voltar ao Topo
anarcoc12 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2015
RS
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar anarcoc12 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2015 as 10:31
Pois é, fiquei pensando, de repente eu seguro muito forte mesmo. Vou me observar nas próximas vezes hehe

E vou ver essa questão da altura do freio, pode estar me atrapalhando mesmo, pq geralmente utilizo dois dedos para frenagem.

Valeu pelas dicas!
Voltar ao Topo
BetoPires Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Ago 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BetoPires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2015 as 20:43
Estava com um problema parecido e resolvi com manoplas anatômicas.

Comprei da marca ergon. Show de bola!


www.ergon-bike.com/us/en/product/gp1


Voltar ao Topo
Leandro Elias Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jul 2017
Macaé-RJ
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro Elias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2017 as 20:58
Boa noite amigos do pedal estou reabrindo esse assunto, porque estou passando por isso, quem sabe posso ajudar,a 3 meses atrás comecei as pesquisas sobre esse assunto, tenho o mesmo problema mencionado pelo amigo que abriu o tópico, em trilhas com descidas muito técnicas da vontade de soltar as mãos do guidão de tantas dores nos dedos, principal dos dedos médio e anelar das duas mãos, procurei um ortopedista, fiz rx e exames de sangue, deu tudo normal, médico me receitou flotac 70 (antiflamatorio) + etna (vitamina) fiz o tratamento sem sucesso, não evoluiu para melhora, então ele me encaminhou para um Reumatologista, primeira coisa que ele me passou foi uma ultrason das mães, foi aí que ele descobriu que estou com tendinite (inflamação nos tendões dos dedos) fiz um tratamento com alginac 1000, e também estou fazendo fisioterapia, estou sentindo uma melhora, estou sem pedalar já tem 2 meses. Fazendo tratamento. Acredito que esse problema foi proveniente do meu trabalho, movimentos pesados e repetitivos. Coloquei os nomes dos remédios para terem uma noção do tratamento, não use remédio sem recomendações médicas. Espero ter ajudado de alguma forma.
Voltar ao Topo
AndersonRd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2016
São Leopoldo, R
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndersonRd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2017 as 12:31
Eu tenho o mesmo problema, mas é só na mão esquerda nos dedos médio e anelar. Só posso fazer uma trilha mais forte por semana, pois é certo que fico uns dois ou tres dias com os dedos doendo.
Vou ver se procuro um reumatologista, vlw a dica.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2017 as 16:37
Alem de todos os problemas ja relatados (luvas, manoplas, suspa, fit, etc), considere o fator MEDO, rs... Fiz uma Cicloviagem de três dias este fim de semana... 
No primeiro dia, na descida de uma serra que é perigosa (serra do Petar), desci com muito medo, meus dedos doíam muito, ja estava achando que era luvas, ate que um amigo que estava acompanhando a esposa, ela também estava com com medo, soltou: Aaa descer devagar doe muito os dedos, espero vocês la em baixo, e foi embora kkk....

Ou seja, o fator medo já te faz descer tenso, segurando o freio como eu, adiciona os buracos, isso vai fazer seus dedos doerem pacas... Ou seja, aprendam a soltar mais os freios, rs...

Sobre a descida em si, a serra do Petar (Rota das Cavernas), alem de ingrime, é estreita e muita alta, se cair na encosta já era, rs... Passo um cagaço ate de carro la, pq moradores da região descem e sobem de carro no gás, tem trechos com nascentes que deixam a mesma molhada todos os dias, e trechos estreitos que so passam um carro... Uma aventura para quem curte adrenalina, rs...
Voltar ao Topo
Leandro Elias Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jul 2017
Macaé-RJ
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro Elias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2017 as 19:07
Tomara que seu caso não seja tendinite, se vc já fez bike fit, tentou luvas e punhos diferentes e continua, é aconselhável que procure um ortopedista ou reumatologista.
Voltar ao Topo
Leandro Elias Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Jul 2017
Macaé-RJ
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandro Elias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2017 as 19:12
Realmente descer freando ou até mesmo segurando e apertando forte a manopla pode ter influência também, eu tenho esse problema, desço com cautela máxima, aperto muito as manoplas, por mais que acredito a origem está na minha atividade no trabalho, o fato de segurar forte o guidão pode ter agravado. Vou tentar corrigir isso.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2017 as 02:03
Originalmente postado por Leandro Elias Leandro Elias escreveu:

Boa noite amigos do pedal estou reabrindo esse assunto, porque estou passando por isso, quem sabe posso ajudar,a 3 meses atrás comecei as pesquisas sobre esse assunto, tenho o mesmo problema mencionado pelo amigo que abriu o tópico, em trilhas com descidas muito técnicas da vontade de soltar as mãos do guidão de tantas dores nos dedos, principal dos dedos médio e anelar das duas mãos, procurei um ortopedista, fiz rx e exames de sangue, deu tudo normal, médico me receitou flotac 70 (antiflamatorio) + etna (vitamina) fiz o tratamento sem sucesso, não evoluiu para melhora, então ele me encaminhou para um Reumatologista, primeira coisa que ele me passou foi uma ultrason das mães, foi aí que ele descobriu que estou com tendinite (inflamação nos tendões dos dedos) fiz um tratamento com alginac 1000, e também estou fazendo fisioterapia, estou sentindo uma melhora, estou sem pedalar já tem 2 meses. Fazendo tratamento. Acredito que esse problema foi proveniente do meu trabalho, movimentos pesados e repetitivos. Coloquei os nomes dos remédios para terem uma noção do tratamento, não use remédio sem recomendações médicas. Espero ter ajudado de alguma forma.


Leia este tópico porque desconfio que está com os ajustes dos manetes errado:

https://www.pedal.com.br/forum/manetes-de-freio-por-que-tanta-gente-usa-errado_topic73983.html
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2017 as 09:28
isso aí pessoal, descer trilhas acidentadas e rápidas nas quais você tem que descer freando faz os dedos doerem, a mão travar, etc. Principalmente se estiver tenso, aí isso acontece mais rápido ainda.

A trilha que mais faço aqui é um DH de 3 a 4 minutos (depende do talento do piloto rs) e o primeiro minuto de descida é bem inclinada com muita raiz, degraus altos.. o braço sofre muito e após 1 minuto e meio já está dolorido.

Sempre tive dificuldade de descer a trilha inteira sem parar. Depois de ler alguns artigos (pesquisem sobre ARM PUMP), cheguei a conclusão que o que "resolve" esse problema são 2 fatores: ficar relaxado na bike e TREINO, MUITO TREINO.

Quanto mais você insistir, a cada descida vai conseguir descer mais tempo até ficar insuportável. Você vai empurrando esse limiar da dor cada vez  mais, até chegar um momento que vai doer menos ou vai conseguir terminar a trilha sem doer nada.

Percebam que estou falando de uma trilha de 3 minutos e meio, que tem menos de 2km e menos de 400m de perda de elevação. Imagina os caras do Enduro World Series que descem trilhas de 9km com 1200m de perda com um nível técnico muito mais elevado que a trilha daqui. O nível de preparo é absurdo pra chegar embaixo dessa trilha sem ter que parar pra descansar a mão.

Enfim, como eu faço bastante repetições nessa trilha, quando pedalo com a galera percebo lá e também em outras trilhas que eles acabam parando ou reclamando de dor na mão muito antes que eu, já que não estão acostumados e não podem ou não querem fazer tantas repetições de descidas quanto eu. Assim como tem pessoas que descem muito mais tempo sem reclamar de dor, tudo isso é preparo.

então pra superar esse problema, recomendo tranquilidade e muito downhill. uma hora vc fica bom e a dor para de incomodar. só torce pra não arrumar uma tendinite antes disso acontecer (já aconteceu comigo mas depois melhorou).
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2017 as 09:30
ah e meu tópico dos manetes que foi citado aqui é uma leitura recomendada também, mexer nisso pode ajudar a achar uma posição melhor pra cada um.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2017 as 07:55
bom dia pessoal... já sofri com dor ou dormencia nas mãos e não desisti de resolver até achar uma receita que funcionasse para mim... a dor é um sinal do corpo de que algo não esta bom, conviver com isso repetidamente pode levar a uma lesão mais séria... a dificuldade que vejo é que cada um tem um equipamento e um nivel de preparo diferente, dificultando uma formula mágica que funcione para todos

como referencia, vou registrar aqui a minha experiencia com descidas mais longas nos ultimos 2 anos de pedal

em 2015 eu pedalava uma 26 com garfo rigido e pneus kenda... na época obtive algum conforto com bikefit virtual, manoplas de eva da shimano pro (por menos de 40 reais garimpando) e luva com gel básica de bicicletaria...

uma coisa que aprendi na época e tem a ver com que o the little falou... é que eu estava errando em regular o manete para posição de pedalar sentado, então mudei e deixei ele mais inclinado, alinhado com meus braços na posição de descida (com a bunda em cima da roda) onde pude passar muito mais tempo freando direto sem dores na mão... também joguei os manetes mais longe na manopla para freia com 1 dedo somente

na época minha maior descida foi indo ao MORRO AZUL em Timbó, de onde descemos 655m em 9km de estradão sem parar... nos dois dias seguintes me doiam os braços mais que as pernas, pela falta da suspa, mas as mãos não

em 2016 tive a oportunidade pegar outra 26 com suspensão a ar, bons pneus 2.2 e manopla de borracha bi-densidade... mantive o estilo de regulagem, aumentei o curso da suspensão, o que reduziu seu head angle e me deu segurança de começar a descer mais rapido... a adrenalina aumentou e hoje já desço bem mais solto e fico naquela posição incomoda por menos tempo...

nesta configuração já desci um punhado de morrebas aqui da região, as que lembro melhor foram:

- estrada serafin em Luiz Alves, descemos sem parar 120m em 3km pelo asfalto (segurei bastante e mesmo assim cheguei a 62km/h)

- morro do cachorro em Blumenau, descemos sem parar 770m em 8km de estradão bem ruim pelo meio de floresta e depois sitios

- spitzkopf, fiz em 3 etapas, total de 820m em 7km de trilha, estradão e calçamento...

no spitz tomei um chão no "rock forest" (garden era pouco kk) deu tempo de pular por cima do guidão e cair agachado... descidi só voltar lá com uma bike mais apropriada

- morro do saco em Pomerode, descemos sem parar 535m em 5km de estradão (desci freiando direto, o que depois aprendi que é um erro)

na revisão de dez/16 o disco traseiro estava bem escuro proximo da região de contato das pastilhas (sinal do aquecimento) e precisou trocar o reparo do freio que estava começando a vazar... então passei a ficar mais ligado na manutenção da bike

este ano priorizei mais distancia do que a altimetria (msm assim andei mto pouco perto da galera do forum kkk) apesar das descidas mais curtas, fui melhorando minha técnica e soltando o freio sempre que tenho visão e segurança, com o tempo vai ficando mais automatico...

a última descida longa que fiz foi sexta, pedalando pelo morro do schimdt e morro do trentin em Pomerode... descemos 655m em 7km de estradão e marquei 64,7km/h no echowell... até me assustei quando vi pois a intenção não descer no kct
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
AUYE Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AUYE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 13:36
olá!

Tenho uma matéria bastante interessante sobre dor nos dedos que podem ajudar você neste problema!

https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/as-principais-causas-de-dor-nos-dedos
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 14:03
Originalmente postado por AUYE AUYE escreveu:

olá!

Tenho uma matéria bastante interessante sobre dor nos dedos que podem ajudar você neste problema!

https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/as-principais-causas-de-dor-nos-dedos

É possível que seja doença sim, mas se ler o primeiro post do tópico, vai ver que provavelmente o problema não é doença e nem manopla, já que a bike está no fit e não tem manoplas tão ruins, e sim a falta de prática mesmo, que causa o  tal do "arm pump".

ou seja VOCÊ PRECISA SE ACOSTUMAR COM ESSA SITUAÇÃO, E COM O TEMPO VAI MELHORAR.

TROCAR MANOPLA, GUIDÃO, POSIÇÃO DA MANETE E MEXER NO FIT PODE ATÉ AJUDAR, MAS O QUE VAI RESOLVER ISSO É TEMPO DE PRÁTICA.

Basta usar a mesma analogia do selim, geralmente quando se começa no ciclismo QUALQUER SELIM vai ser desconfortável, afinal não há o costume de ter essa parte delicada do corpo tão pressionada. Pode colocar um SOFÁ na bike que vai sentir desconforto com o tempo. Depois de criar o famoso "calo" aí que as coisas começam a melhorar. Outra analogia ainda, se você vai na academia no primeiro dia e manda pesos sinistros, no outro dia vai estar tudo dolorido, o corpo precisa de um tempo pra acostumar com certas cargas em certos músculos.
 No caso da dor nas mãos e braços, com a prática você irá fortalecer os músculos e vai diminuindo a dor, e aumentando o período que você consegue descer trilhas sem dores.

como já tem um bom tempo depois de aberto, seria interessante o criador do tópico voltar pra relatar se fez alguma mudança e se melhorou a situação.


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X