Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Reforma - Barra Forte Luxo 79 e Arco Duplo 69
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Reforma - Barra Forte Luxo 79 e Arco Duplo 69

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Pietro_sf Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 07 Jul 2006
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pietro_sf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Reforma - Barra Forte Luxo 79 e Arco Duplo 69
    Postado: 30 Jul 2015 as 21:41
Boa noite, meu povo!

Montei uma oficina nos fundos de casa e pretendo reformar umas bikes pra tentar vender depois. Uma forma de fazer algo que gosto e complementar um cadin a renda, se eu der sorte.

Comecei com essas duas, uma Caloi Barra Forte Luxo 1979, que não tem o garfo original, e uma Caloi Arco Duplo que acredito que seja de 1969, completinha.

Os dois quadros estavam com pinturas péssimas, mas em ótimo estado estrutural, sem soldas ou ferrugens profundas. Como as peguei:





A ideia é reformar, e não restaurar. Zero preocupação com originalidade, quero colocar as bicicletas pra andarem gostoso, mas manter os ares de passado.

Comecei tirando a tinta velha com um removedor pastoso. Em seguida tratei as ferrugens, com lixa e Ferrox. Removi na base da esmerilhadeira + lima alguns "penduricalhos" nos quadros que não pretendo utilizar: suportes de cobre corrente e afins. Um flagra trabalhando, na oficina, e um detalhe de um dos quadros, ainda na etapa de lixamento.





Parti então pra homogenização, removendo cada marca nos quadros: massa plástica, lixa, massa plástica, lixa, massa plástica lixa...! Hoje, finalmente, joguei um primer! Apareceram mais algumas marquinhas, coisa quase imperceptível, mas que vou preencher com massa rápida, própria pra isso. Quero que fique perfeito! Como estão hoje:





A pintura será toda com tinta automotiva metálica: a BF bege e a AD azul. Os "cachimbos" de ambas serão pintados de prata, pra ressaltar o capricho na construção dos quadros.

Por hora é isso, vou postando os progressos aqui!

Abs!!!
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2015 as 22:16
bonito quadro ,nâo lembrava deste modelo!BOA SORTE!Wink
M.CROESY
Voltar ao Topo
Black Knight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2015 as 22:47
Éééé senhores... nesses tempos bicudos de "Lava jato", Catta Preta e por ai vai... a população tem que "se virar nos 30" pra poder sobreviver com um mínimo de dignidade!!!
Parabéns ao amigo Pietro_sf pela excelente iniciativa! Pelo menos, nas horas vagas, o amigo não escolheu ficar sentado na porta dum buteco bebendo cerveja, enquanto o País escorre pelo ralo... e de quebra, vai salvar algumas Clássicas do ferro-velho!
 
Abraço e boa sorte também!
 
Beer Handshake
 
- Fica ai a minha contribuição: CALOI SUPER LUXO (1976)
 
 
Voltar ao Topo
Pietro_sf Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 07 Jul 2006
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pietro_sf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2015 as 22:50
GRANNNNNNNNNNNNNNDE!!!!!

76, CALOI SUPER LUXO!!! TEJI DITO! rsrs

Onde vc acha essas coisas???

OBRIGADO!



Originalmente postado por Black Knight Black Knight escreveu:

Éééé senhores... nesses tempos bicudos de "Lava jato", Catta Preta e por ai vai... a população tem que "se virar nos 30" pra poder sobreviver com um mínimo de dignidade!!!
Parabéns ao amigo Pietro_sf pela excelente iniciativa! Pelo menos, nas horas vagas, o amigo não escolheu ficar sentado na porta dum buteco bebendo cerveja, enquanto o País escorre pelo ralo... e de quebra, vai salvar algumas Clássicas do ferro-velho!
 
Abraço e boa sorte também!
 
Beer Handshake
 
- Fica ai a minha contribuição: CALOI SUPER LUXO (1976)
 
 
Voltar ao Topo
Black Knight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2015 as 22:57
Segreeeedoooo... rsrsrsr Wink
 
Beer  Handshake
 
 
Voltar ao Topo
Roberfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2013
Cordeiropolis
Offline
Mensagens:1189
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2015 as 19:45
opa quero ver imagens de elas prontas...
Rober
Voltar ao Topo
Guga-RJ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2015
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guga-RJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2015 as 09:34
Opa, acompanhar reformas é comigo mesmo!!!!
Bom trabalho amigo!
Bike forever
Voltar ao Topo
Pietro_sf Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 07 Jul 2006
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pietro_sf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2015 as 01:26
Atualizando o tópico.

Zicas, zicas e mais zicas.

Não começaram agora essas zicas, mas vou poupar vocês das histórias passadas: de como me desdobrei pra arrumar bicicletas velhas e boas a preços razoáveis, com o mínimo de segurança de que não fossem roubadas, da etapa de desmontagem delas - a chaveta veio à Terra trazida do sétimo dos infernos, pelas mãos do próprio Lúcifer!... enfim, vamos pras zicas recentes!

A Caloi AD - "Arco Duplo", que graças ao Black Knight agora sei: se chama Caloi Super Luxo, tem central de 40mm. Uma birosca de "padrão" fora de qualquer padrão, pra qual não fabricam mais nada. Lindo! Pesquisei, pesquisei, conversei com trezentos e vinte e sete bicicleteiros, e não arrumei solução razoável pra adaptar um pedivela ponta quadrada no centro de 40mm da bike. Não fabricam movimentos centrais selados nesse tamanho (claro que não), e pra usar um eixo "transformer" eu teria que apelar pro antigo sistema de esferas. Nem rolamentos têm pra colocar em centros de 40! A solução que arrumei foi arrancar na base da esmerilhadeira o centro 34,7mm de um quadro fodido de Caloi 10 que eu tinha aqui, e levar num torneiro mecânico pra ele soldar a peça dentro do centro de 40mm da AD. Pego o quadro de volta na terça-feira, com o primer que eu burro já tinha passado nela todo queimado e fodido pela solda. Aliás, aceito dicas de como lavar as coisas "contaminadas" pelo primer: pistola, potes, pia...! Ele gruda que é uma porra!!! Dá bode pensar que vou ter que mexer nele de novo, só de lembrar da dificuldade que foi pra limpar tudo. Zica.

Estava esses dias com o quadro da BF na mão, e fui trabalhando nele. Nivelei tudinho depois do primer, o que foi beeeeem mais trabalhoso do que pensei que seria, e passei o bege júpiter metálico. Três demãos. Esperei um dia e fiz a máscara com fita crepe, pra passar o prata nos "cachimbos", seguindo com meu plano inicial. Cobri todo o quadro, com exceção dos cachimbos, e passei o prata neles. Três demãos. Esperei secar, e fui ansioso arrancar a máscara e toda a cobertura do bege júpiter, pra ver o resultado. Ficou lindo!?

Não.

Zica.

O bege saiu na fita crepe!!! Fita própria pra fazer máscara!!!

Descobri a duras penas que a tinta poliéster metálica sem o verniz não é NADA, é MUITO frágil. Erro de principiante, fazer o que? Senti vontade de morrer, de chutar tudo, foi praticamente um dia todo de trabalho no lixo!!! Respirei fundo, fui na cozinha, bebi um copo dágua, voltei pra oficina e lixei toda a tinta do quadro. E tome bege júpiter de novo! Três demãos.

Ficou assim:





Ainda sem o verniz, vou passar amanhã.

Por hora é isso.

Sei que as zicas nunca vão terminar, resolvi mexer com velharia, mas elas vão diminuir conforme eu ganhar experiência, certo!? Do jeito que tá, tá osso.
Voltar ao Topo
Black Knight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2015 as 00:21
O movimento de centro 40mm é complicado mesmo!
A bem da verdade, até existe um fabricante Alemão que "enxergou" esse mercado, e produz (entre outras peças) um movimento de centro de 40 X 119mm! Além de haver muitas outras traquitanas que fazem esse tipo de adaptação!
O problema é que eles estão todos na Europa, e nós moramos no pior país da galáxia pra importar qualquer coisa (menos as coisas ruins claro)! Pior que Cuba!!! rsrsrsr Parece que aquela "história" de Globalização não passou por aqui! Recentemente vi o relato de um cara que comprou uma camiseta na França. Demorou 20 dias pra chegar aqui, e mais de 5 meses pra sair da Alfandega em Curitiba! Foda...
 
 
Beer Handshake
 
 
Voltar ao Topo
Pietro_sf Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 07 Jul 2006
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pietro_sf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2015 as 22:56
Alguns dias sem postar. Trabalhando em varias bikes paralelamente, acabou que as coisas nao andaram muito pras duas desse topico.

Pintei os cachimbos da luxuosa, e a AD voltou do torneiro e agora tem centro de 34,7! Ja refiz o primer da AD que voltou todo queimado pela solda, mas ela ta la dentro e n fiz fotos por pura preguica! Sleepy Foto de primer tb, combinemos, n tem la muita graca

Segue foto da luxo pintada, cachimbos pretos, de uma C10 que estou trabalhando em paralelo (preto perola, ficou bonita!), e do trabalho INFINITO que me espera, pendurado na parede. Shocked

ABS!!!








Voltar ao Topo
Pietro_sf Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 07 Jul 2006
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pietro_sf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2015 as 02:07
evoluindo


Voltar ao Topo
viajeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viajeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2015 as 21:31
Muito interessante a sua proposta!  Meu sonho é ter a minha oficina (hobby, não profissão) ao invés de ficar me apertando no quarto de empregada.  Hoje mesmo tive que me apertar entre o quartinho e a cozinha para trocar um pneu e colocar um adaptador na pinça de freio de uma das bicicletas que tenho. Confused
Voltar ao Topo
juninhopc9 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2014
Tupanatinga PE
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar juninhopc9 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2015 as 10:59
Linda Bike
Voltar ao Topo
jonatasjesus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2015
Rio Claro-SP
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jonatasjesus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2015 as 21:09
Onde comprou essa "mesinha" / suporte do guidão? Alguém conseguiu saber de alguma adaptação mais simples( sem soldas) para usar eixo de ponta quadrada em movimento central de 40mm? Tô com uma Ceci parada por este motivo em colocar um pedivela melhor.
Voltar ao Topo
Scotelaro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2017
Niterói RJ
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scotelaro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2017 as 15:53
Olá  amigo precisava muito da foto dessa ferradura de perto ! pode me ajudar ? estou tentado reformar a minha já levei o guidom para cromagem, quadro pintura etc. falta as rodas, minha duvida era o tamanho seria 26 1/2 ? se o amigo puder me tirar fotos desta ferradura e mandar pro meu email serei grato!
scotelaro(a)live.com ou postar aqui ou me mandar via zap 21987114824 grato
Voltar ao Topo
Scotelaro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2017
Niterói RJ
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scotelaro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2017 as 15:54
desculpe estou me referindo ao arco duplo 
Voltar ao Topo
Scotelaro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2017
Niterói RJ
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scotelaro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2017 as 23:43
chegou da cromagem , minha futura Arco Duplo Super Luxo 76
Voltar ao Topo
Scotelaro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2017
Niterói RJ
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scotelaro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2017 as 23:52
Originalmente postado por Scotelaro Scotelaro escreveu:

chegou da cromagem , minha futura Arco Duplo Super Luxo 76
Tudo original rsrsr
 


quadro com os adesivos idênticos da arco duplo super luxo, bagageiro comprado também pelo ML
 

Voltar ao Topo
Scotelaro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2017
Niterói RJ
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scotelaro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2017 as 12:26
É isso ai pessoal, finalmente terminado, devagar cheguei lá, no principio só tinha um quadro,garfo,guidom enferrujado e sujo e uma foto,mas creio que consegui transformar na quilo que eu queria e o resultado foi este, Caloi arco duplo 1976 - super luxo - com muitas pesquisa e buscas por peças
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2017 as 13:49
Parabéns, vc caprichou ficou linda.
Tive uma bike SL dessa ganhei do meu saudoso pai  no natal de 1970.
saudações
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X