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Remendando câmaras na válvula |
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Alessandro_sp
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Postado: 28 Jul 2015 as 20:32 |
Remendar câmara é uma habilidade que todo ciclista deve ter. Mais cedo ou mais tarde ela é necessária, então melhor dominar do que ter que depender de carona, resgate ou uma longa caminhada.
Acho que todos ou pelo menos a grande maioria aqui sabe remendar, pelo menos da maneira tradicional. Mas e quando o furo é na região da válvula? Normalmente isso significa o "fim" para a câmara. Vai virar elásticos ou coisa parecida. Porém um tempo atrás eu experimentei remendar vazamentos perto da válvula (onde a borracha emenda com o metal ou naquele reforço de borracha mais grossa na base da válvula). Por coincidência foram câmaras de speed. Como todos sabem, são mais chatas de remendar e precisam suportar pressões maiores, então qualquer remendo que dê certo numa situação dessas é praticamente certeza de funcionar com câmaras maiores e de pressão mais baixa. Considerando o lado ecológico (reaproveitar algo que seria jogado fora) e econômico (uma câmara de speed está custando entre 20 a 30 reais, atualmente), experimentar é uma ótima idéia. Basicamente usei 2 métodos diferentes. 1) Remendando furos perto do reforço de borracha no pé da válvula Esses furos ficam um pouco distantes da válvula em si mas perto o suficiente para impedir a colagem de um remendo normal. Em geral ocorrem na união entre a borracha da câmara e o reforço de borracha na base do bico - aquele anel de borracha mais grossa. Corto um pedaço de remendo (daquele que vem no tubinho, da Vipal) grande o suficiente para abranger o furo e a área próxima, inclusive o bico se for o caso (fazendo então um furo no remendo para passar pelo bico). Faço o procedimento normal de limpeza e colagem. Aí vem o "pulo do gato": tenho duas pranchinhas de madeira com aproximadamente 10x10cm, cerca de 0,5 cm de espessura. Uma delas possui, perto da beirada de um dos lados, um furo do diâmetro da válvula (pouca coisa maior). Uma vez colocado o remendo por cima da cola, "prenso" a câmara entre as pranchas de madeira (colocando o bico através do orifício se necessário). Fecho com um grampo (ou sargento, como preferirem chamar) e deixo de um dia para outro para ter certeza de que a cola secou e houve boa adesão. Uma das câmaras que remendei foi dessa forma, e durou muito até ter um rasgo em outra região, fazendo com que eu tivesse de jogá-la fora "de fato". O remendo perto do bico, entretanto, aguentou perfeitamente pressões de até 110 psi. As pranchas podem ser usadas também para os remendos tradicionais, pois possibilitam a aplicação uniforme de pressão para obter uma adesão ideal. 2) Remendando furos entre válvula e a borracha da câmara (bem na base da válvula, onde o metal encontra a borracha) Esse é mais delicado, pois o remendo de borracha pode até se moldar ao local mas como o furo fica no limite, o ar continua a escapar. Então tentei uma abordagem diferente. Limpei direitinho, apliquei silicone de vedação ao redor da base da válvula (uma camada generosa) e com uma arruela e aquela porquinha que vem com a câmara e quase todo mundo descarta, apertei a arruela contra o silicone até deixar uma altura de cerca de 0,5 cm acima da região onde borracha encontra o metal da válvula. Com cuidado dei um leve acabamento no silicone ao redor, garantindo também que não ficassem bolhas de ar entre o material e a válvula/câmara. Deixei secar até o dia seguinte, desmontei a arruela e porca, e com muito cuidado removi o silicone (sem quebrá-lo). Terminei com um "donut" de silicone moldado perfeitamente à válvula. Após retirá-lo, apliquei cola de remendo, esperei a secagem recomendada e recoloquei o "donut" usando novamente a arruela/porca. Deixei curar por um dia, removi a arruela e porca, e montei no pneu normalmente. Quando a câmara é inflada, pressiona esse donut de silicone contra o aro, fazendo com que ele fique compactado e não deixe o ar escapar pelo furo. O único cuidado é na hora de montar o pneu, pois o encaixe na área do bico fica um pouco mais difícil no caso de câmaras de speed (pelo pequeno espaço disponível). Resultado, estou rodando com essa câmara há mais de um mês sem perder uma mísera libra de pressão. Em teoria isso deve funcionar com válvulas Presta ou Schräder, e em câmaras de MTB ou de speed. Confesso que não achava que daria certo (em qualquer um dos casos) e por isso mesmo não fiz fotos de um passo-a-passo. Espero que a explicação esteja clara e que esses métodos possam ajudar os colegas com seus remendos. Lembrando que cada um faz por sua conta e risco, e recomendo inflar e deixar por um ou dois dias para ver se não vaza nada - se vazar, não recomendo usar pois durante a pedalada as solicitações mecânicas são muito maiores e há chances de esvaziamento rápido. |
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klhada
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pra remendo eu uso um alicate de pressão e duas moedas de um real. uma de cada lado, alicate com pressão só pra segurar tudo, e sucesso. Só não tem o furo pra passar válvula, mas tbm nunca tentei esses remendos mega extremos
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M.CROESY
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Cadastrado em: 31 Jan 2014 salvador-ba Offline Mensagens:1611 |
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boas dicas! agora se for na rua?
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Alessandro_sp
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Tá valendo, Klhada, só usei as madeirinhas e sargento porque tinha à mão. A idéia básica é usar a pressão pra fazer os remendos aderirem bem.
Essa do silicone não achei que daria certo, mas deu... Então bota aí no nosso The Great "There I fixed it" book of fixtures |
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M.CROESY
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passei uma vez por isso na rua á noite e tive que andar 5km para dormir na casa de um amigo ,senâo ia andar uns 10 km para chegar em casa e á noite!depois disso :1 camera reserva,cola,adesivos,remendos,lixa de aço,pinça e espatulas!
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M.CROESY
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Alessandro_sp
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Pra rua você coloca a câmara reserva (nunca ande sem uma ou duas) e termina o rolê. Em casa providencia o conserto. Já remendei câmaras na estrada, mas só de MTB (em certos casos nem tirava a roda fora, já cheguei a encontrar o furo e tirar a câmara na região do mesmo, aplicar o remendo, recolocar no pneu e inflar). MTB usa pressão mais baixa e tolera remendos menos caprichosos. Com speed não tem essa conversa não, além da câmara ser mais estreita ela precisa suportar pressões maiores. Qualquer coisa malfeita vai certamente vazar. Por isso deixo pra fazer em casa! |
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nanito
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Pra não passar esses perrengues é simples: tubeless.
Abraços! |
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M.CROESY
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dá uma lida aí :http://mtbbrasilia.com.br/2014/01/26/seis-dicas-para-quem-usa-ou-pretende-usar-pneus-tubeless/ falar assim é igual o cara tá usando sistema dy2 e o cara falar que é só usar maçhas com sistema tradicional,isso nâo agrega nada a soluçâo do problema especifico! assim eu entendo! by...
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M.CROESY
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Alessandro_sp
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Atualizando... O remendo de silicone finalmente falhou. Acho que um pouco por minha culpa pois ao calibrar a bike o bico da bomba ficava preso (é aquele tipo de bico com rosca por inteiro, que normalmente prende um pouco mesmo), e eu precisava dar uma forçada pra soltar, movendo de um lado para o outro. Com isso o furo acabou se alargando e o remendo se soltou.
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Angelus
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Eu estou com 3 câmaras que abriram na junção da borracha com o bico. Duas de mtb e uma de speed. Todas presta. Acredito que devo ter mais porque tenho uma terceira bike que calibrei recentemente e quando olhei hoje, o pneu estava baixo. Um dos bicos se desprendeu completamente da câmara. As 3 câmaras são novas. As de Mtb são kenda. Devo ter rodado menos de 1000 km. Nenhuma delas tinha um único remendo. A de speed, nem cheguei a rodar. Coloquei no pneu e guardei a bike. Hoje fui rodar e tssiiiii. Fui em dois borracheiros e ambos disseram que não tem jeito. Só uma câmara nova. Um me sugeriu pegar uma câmara estourada mas com o bico e a junção em perfeito estado, fazer um recorte e transplantar na câmara ruim. Mas essa ideia não fez sentido pra mim já que dificilmente terei uma câmara doadora que não seja preferível remendar. Estou fazendo alguns testes com cola de cano de pvc. Coloquei um pouco de cola na fissura com a ajuda de um palito de dente. Depois fiz um calo de cola por cima. Calibrei e até agora não vazou. Depois vou montar na roda e fazer o teste de tração e rolagem pra ver se funciona e por quanto tempo. Na pior das hipóteses, vira uma câmara reserva pra voltar pra casa, sei lá. Nunca tive esses problemas com a Schrader, até porque o revestimento de borracha cobre o bico até a rosca.
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