Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Linha de corrente com pinhão de 11 dentes?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Linha de corrente com pinhão de 11 dentes?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Gomesctba Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2015
Ctba
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gomesctba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Linha de corrente com pinhão de 11 dentes?
    Postado: 04 Mai 2015 as 11:52
Pessoal, procurei bastante pela net sobre o assunto, mas não encontrei nada. Talvez seja também uma dúvida de alguns aqui. Vamos lá:
Tenho uma dobrável e quero melhorar a velocidade nela, ou seja, tirar o cambio traseiro, colocar coroa de 53 dentes, cubo para cassete, pinhão de 11 dentes e ver se a linha de corrente fica reta, já que como a dobrável tem aro 16 mesmo assim a relação fica meio leve.

O problema é que o pinhão de 11 dentes só encaixa no final do freehub e com isso a linha de corrente nunca fica boa e a corrente escapa fora do pinhão em direção ao freehub. Minha pergunta: tem como lixar os encaixes do pinhão para que ele entre no freehub e eu possa, com espaçadores, controlar a linha de corrente?
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2015 as 12:24
Faça uma regularem no limitador inferior  do cambio traseiro..  depois de regulado esse limitador, a corrente não cairá mais nessa parte....


Editado por zex - 04 Mai 2015 as 12:24
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Gomesctba Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2015
Ctba
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gomesctba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2015 as 12:53
Obrigado amigo, acho que eu não fui claro. Quero transformar a bike em single speed. Coloquei no freehub apenas o pinhão de 11 dentes. Esse quadro tem gancheira horizontal, então eu consigo puxar a roda para esticar a corrente numa boa. O problema da corrente estar saltando do pinhão em direção a metade do freehub, eu acho, é a linha de corrente, que não está reta.

Por isso eu queria saber se alguém já conseguiu encaixar um pinhão de 11 dentes no "meio" do frehub, ao invés de na ponta.

Você acha que não tem jeito, vou ter de usar o cambio traseiro de qualquer maneira?

Originalmente postado por zex zex escreveu:

Faça uma regularem no limitador inferior  do cambio traseiro..  depois de regulado esse limitador, a corrente não cairá mais nessa parte....
Voltar ao Topo
felipebizam Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Out 2014
Salto-SP
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar felipebizam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2015 as 12:59
Eu acho que você precisaria de um pinhão especifico para single com freehub, esses pinhões indexados tem os dentes menores e "rotas de fuga" para a corrente, mesmo na mesma linha da corrente acredito que você terá trabalho.
Voltar ao Topo
Gomesctba Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2015
Ctba
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gomesctba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2015 as 14:09
Originalmente postado por felipebizam felipebizam escreveu:

Eu acho que você precisaria de um pinhão especifico para single com freehub, esses pinhões indexados tem os dentes menores e "rotas de fuga" para a corrente, mesmo na mesma linha da corrente acredito que você terá trabalho.


Obrigado amigo. O pinhão de fato é indexado, e a corrente também, mas isso não aconteceu por exemplo com outro pinhão que ficou no meio do freehub (testei antes desse). Se o problema não for a linha de corrente que está torta, mas sim o pinhão ser indexado, você acha que uma corrente de 1/8" resolveria?


Voltar ao Topo
Avgvsto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2013
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:143
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Avgvsto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2015 as 14:45
Com 53-11 nao quero nem imaginar como fara se tiver que dar uma paradinha na subida.rsrsrs.
Voltar ao Topo
Gomesctba Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2015
Ctba
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gomesctba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2015 as 15:16
Originalmente postado por Avgvsto Avgvsto escreveu:

Com 53-11 nao quero nem imaginar como fara se tiver que dar uma paradinha na subida.rsrsrs.

Então, é uma dobrável com aro 16 e pneu 1,75 Smile Essa configuração aí dá uns 65 gear inches. É mais ou menos o que se usa para fixas que andam em terreno plano com umas subidas um pouco altas. É susse!
Voltar ao Topo
felipebizam Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Out 2014
Salto-SP
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar felipebizam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2015 as 17:24
Originalmente postado por Gomesctba Gomesctba escreveu:


Obrigado amigo. O pinhão de fato é indexado, e a corrente também, mas isso não aconteceu por exemplo com outro pinhão que ficou no meio do freehub (testei antes desse). Se o problema não for a linha de corrente que está torta, mas sim o pinhão ser indexado, você acha que uma corrente de 1/8" resolveria?
Não sei, vamos esperar os mais experiêntes :) pode ser que dê problema com trepidações e altas rotações mesmo se trocar a corrente por uma não indexada, o ideal era um pinhão simples mesmo.
Voltar ao Topo
Gomesctba Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2015
Ctba
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gomesctba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2015 as 11:27
Onde será que eu acho esse pinhão de 11 dentes que não é indexado? Eu estou quase lixando as pontas que seguram ele no final do freehub pra ver se ele entra mais e com isso a linha de corrente fique reta. Só tenho medo de estragar.

Originalmente postado por felipebizam felipebizam escreveu:

Originalmente postado por Gomesctba Gomesctba escreveu:


Obrigado amigo. O pinhão de fato é indexado, e a corrente também, mas isso não aconteceu por exemplo com outro pinhão que ficou no meio do freehub (testei antes desse). Se o problema não for a linha de corrente que está torta, mas sim o pinhão ser indexado, você acha que uma corrente de 1/8" resolveria?
Não sei, vamos esperar os mais experiêntes :) pode ser que dê problema com trepidações e altas rotações mesmo se trocar a corrente por uma não indexada, o ideal era um pinhão simples mesmo.
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2015 as 20:01
Não é mais fácil mexer nos espaçadores? Já li sobre adaptações com espaçadores de pvc. Antes lixar o pvc que arriscar o pinhão, não? E na frente, não dá pra mudar? Talvez um central com eixo de comprimento diferente possa alinhar a corrente. Existem kits para transformação em ss por aí, com pinhão não indexado, mas nunca vi com pinhão de 11 dentes.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2015 as 21:43
Sim qdo é o kit single speed,nao qdo é o pinhao orija do cassete.Acho q o kit single o menor pinhao é 12.
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2015 as 07:14
bom, se vc tem um cassete velho que não vai usar, pq não? pega o esmeril e pau no gato Tongue pinhão pra single acho que o menor que tem é 13 dentes. 

senão, a outra solução seria um pedivela maior (tem umas Molton que vem com 58). Só não sei se vai ser fácil de achar. Mas nesse caso, mesmo com marchas vc ainda teria um 58X11, que acho que já resolve seus problemas :) Até pq com um cog 11, vai desgastar bem rapido. Pode fazer como paliativo até encomendar uma coroa maior. 


Editado por klhada - 06 Mai 2015 as 07:15
Voltar ao Topo
Gomesctba Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2015
Ctba
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gomesctba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2015 as 10:30
Será que vai gastar tão rápido assim? Eu vou contar o que fiz até agora:

Troquei o movimento central por um de 122 mm (antes tava com um selado de 109mm) com esferas e  troquei o lado do "ferro" onde prende o pedivela, porque o lado contrário ao da coroa tem um comprimento levemente maior (coisa de 4 mm). Não queria usar um movimento central maior, porque corro o risco da corrente bater no chainstay (mexer com dobrável é um sufoco à parte).

Agora a linha de corrente está cerca de 8mm de distância entre a coroa e o pinhão. Agora teria, ao meu ver, 3 opções:

1- um jeito de modificar o eixo do cubo shimano com quickrelease que eu tenho (ele é de 135mm) de modo que desse pra tirar uma rosca do lado esquerdo e coloca-la do lado direito, isso deixaria o pinhão mais pra esquerda uns 3 ou 4 mm.

2- esmerilhar o pinhão pra ele caber mais pra dentro do freehub.

3- conseguir umas arruelas para deixar a coroa mais para a direita, mas isso cairia no mesmo problema de arrumar um movimento central maior.

Ninguém aqui nunca esmerilhou o pinhão de 11? Poxa, eu não sabia que estava fazendo um experimento inédito no campo do ciclismo! hahahah
Voltar ao Topo
felipebizam Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Out 2014
Salto-SP
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar felipebizam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2015 as 12:40
Acho que o problema maior de limar ele é que vc perde parte da estrutura no pinhão, coisa que o de 11 já não tem muito rsrsrs
 
O problema maior é quebrar com o tempo e ficar a pé.
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2015 as 18:12
Originalmente postado por felipebizam felipebizam escreveu:

Acho que o problema maior de limar ele é que vc perde parte da estrutura no pinhão, coisa que o de 11 já não tem muito rsrsrs
 
O problema maior é quebrar com o tempo e ficar a pé.

ue, que estrutura? o pinhão 11 limado vai ficar igual o 12, 13 ou qq um do meio.

o desgaste vai ser mais acentuado (tanto que alguns sites gringos de conversão e mesmo de fixa falam que não usar nada menor que 16, pra não causar desgaste prematuro das peças). Não vai explodir nada, e a corrente é barata, mas mesmo assim. Se for pra comer rápido, e toda vez vc precisar limar um pedaço de cassete, começa a ficar cara a brincadeira Tongue

PS: o jeito tradicional de arrumar chain line é mexendo na coroa (pratico e rapido). Acho que vc tem que medir com calma, e ver o quanto vc pode jogar o pedivela pra fora, pra deixar o chainline bom. E qual corrente vc tá usando? Com uma corrente grossa, pode fazer barulho, mas suporta bastante o chainline torto 


Editado por klhada - 06 Mai 2015 as 18:14
Voltar ao Topo
Libert Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2015 as 20:55
A leitura desse tópico deve ajudar. Também falam sobre o uso do pinhão de 11:
http://www.urbanriders.com.br/transplants/viewtopic.php?f=12&t=8498
Voltar ao Topo
Gomesctba Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2015
Ctba
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gomesctba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2015 as 13:21
Originalmente postado por Libert Libert escreveu:

A leitura desse tópico deve ajudar. Também falam sobre o uso do pinhão de 11:
http://www.urbanriders.com.br/transplants/viewtopic.php?f=12&t=8498


Obrigado amigo, mas nessa discussão eles não pensaram em esmerilhar o pinhão de 11, só recomendaram o de 13. O problema é que com o pinhão de 13 a relação ficaria muuuuuito leve. Vou tentar de todo jeito mexer na coroa esse final de semana. Se não der vou lixar mesmo o pinhão e deixo fotos aqui para mostrar o resultado da experiência até então inédita!

Tô pensando que vou ter de arrumar a "tampa" de outro cassete pra fechar os espaçadores no caso de dar certo deixar o pinhão de 11 mais dentro do freehub. Vamos ver!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X