Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Conversão de 10 para 11v? - Rodas Dura ace 7850
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Conversão de 10 para 11v? - Rodas Dura ace 7850

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Filipe C Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2005
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:4518
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe C Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Conversão de 10 para 11v? - Rodas Dura ace 7850
    Postado: 25 Mar 2015 as 19:28
Eai galera,

estou pensando em comprar umas rodas seminovas Dura Ace 7850 SL e elas são para 10v. Alguém sabe se é possível a conversão para 11v? Ou nem precisa converter pra usar 11v (Shimano mesmo)?

Atualmente meu grupo é de 10v, mas temos que sempre pensar no futuro, né kkk porque depois trocar rodas de novo é o$$o

Valeu ! 
Voltar ao Topo
Villela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jul 2010
Florianópolis
Offline
Mensagens:257
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Villela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2015 as 00:47

Os cassetes de 11v são levemente mais largos que os 10v, as rodas feitas depois do advento dos grupos shimano 11v são vendidas com espaçadores para que seja possível usar com 10v e 9v.

Dá uma lida em http://velonews.competitor.com/2013/09/bikes-and-tech/technical-faq/technical-faq-drivetrain-compatibility-for-10-and-11-speed_301392



Editado por Villela - 26 Mar 2015 as 00:47
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2015 as 07:32
tem gente que come um pouco do freehub e consegue montar o cassete 11v. Teoricamente é muito fácil, mas tem que ver se o freehub da sua bike permite (tem uns que são muito próximos já dos raios, e pode raspar). E tem que ter aquela dose de coragem pra meter a lima na roda cara! LOL
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2015 as 09:51
Tem que limar 1,85mm do freehub...na maioria dos casos dá..muitos amigos meus já fizeram e funcionou...quanto maior for cog do cassete (a relação mais leve)  na teoria mais afastado dos raios vai ficar
Voltar ao Topo
chasseur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2010
Brasilia - DF
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chasseur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2015 as 10:28
Vcs sabem se é possível fazer isso no freehub da roda Vzan Lev 460?

Já escrevi para o sac da Vzan perguntando se teria como trocar o freehub, mas os miseráveis não me respondem.
Voltar ao Topo
williancardosodasilv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Abr 2013
santa helena pr
Offline
Mensagens:397
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar williancardosodasilv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2015 as 10:39
eu tenho uma RS-20, segundo um lojista aqui a propria shimano recomenda o ajuste fino via torno, no caso da minha roda é pouquissima coisa. Ainda não fiz na minha por ter que ficar alguns dias sem roda, vou esperar a primeira prova.
O gênio controla o caos! Jens Voigt.
http://www.strava.com/athletes/2126930
Litespeed C1R+Force/Red 22+Tubular China 38mm
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2015 as 11:57
Como sabem nas rodas Mavic (parece que os caras já sabiam) é só tirar aquela anilha,justamente com 1,85mm,e os freehubs deles tão prontinhos para 11V....Nos outros temos de fresar esses tais 1,85mm....
No supra sumo das teorias,o cubo para 11V é diferente dos de 10V,para ficar 100% centrado tem de ser diferente,não basta chegar o cassete mais pra dentro,mas com a tolerância que o material admite e se tratando de uma distância relativamente pequena,acaba por funcionar de boa com a gambiarra...
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2015 as 13:52
Tenho essas rodas e o dono anterior usava elas com 11v, mas ao invés de ele mexer no freehub, felizmente ele preferiu tirar do cassette, mais fácil e sai muito mais barato se der zica. Leva em um torneiro que ele faz, baratinho.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
Filipe C Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2005
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:4518
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe C Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2015 as 16:36
Valeu galera, tô animando a ficar com as rodas então...
Voltar ao Topo
Filipe C Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2005
Criciúma - SC
Offline
Mensagens:4518
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Filipe C Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2015 as 16:37
Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

Tenho essas rodas e o dono anterior usava elas com 11v, mas ao invés de ele mexer no freehub, felizmente ele preferiu tirar do cassette, mais fácil e sai muito mais barato se der zica. Leva em um torneiro que ele faz, baratinho.

Essa que estou vendo é a 7850 SL, a tua tb? Gosta delas?
Voltar ao Topo
pmac31 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Set 2011
ES
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pmac31 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2015 as 17:02
Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

Tenho essas rodas e o dono anterior usava elas com 11v, mas ao invés de ele mexer no freehub, felizmente ele preferiu tirar do cassette, mais fácil e sai muito mais barato se der zica. Leva em um torneiro que ele faz, baratinho.


Esta dica do rcaliman, parece boa, vc poderia dar mais detalhes.
To com um problema parecido, minhas rodas RS 80, salvo engano e para cassete até 10 v e estou migrando. Esta usinaegem eh feita por dentro do cassete?
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2015 as 23:41
Originalmente postado por Filipe C Filipe C escreveu:

Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

Tenho essas rodas e o dono anterior usava elas com 11v, mas ao invés de ele mexer no freehub, felizmente ele preferiu tirar do cassette, mais fácil e sai muito mais barato se der zica. Leva em um torneiro que ele faz, baratinho.


Essa que estou vendo é a 7850 SL, a tua tb? Gosta delas?


Sim, e estou apaixonado por elas. São muito leves, rígidas e resistentes. Giram muito e aceleram muito bem e são ótimas para subir. Pode comprar sem medo.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2015 as 23:44
Originalmente postado por pmac31 pmac31 escreveu:

Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

Tenho essas rodas e o dono anterior usava elas com 11v, mas ao invés de ele mexer no freehub, felizmente ele preferiu tirar do cassette, mais fácil e sai muito mais barato se der zica. Leva em um torneiro que ele faz, baratinho.


Esta dica do rcaliman, parece boa, vc poderia dar mais detalhes.
To com um problema parecido, minhas rodas RS 80, salvo engano e para cassete até 10 v e estou migrando. Esta usinaegem eh feita por dentro do cassete?


Não tenho muitos detalhes, pois meu grupo é 10v e não precisei de mexer, mas ele usinou a parte do cassete que encosta ali no final do freehub. Tirou uma beiradinha de uma saliência que o cassete tem e tudo certo. Rodas funcionando em 11v.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
gstrobel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2012
Brasil
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gstrobel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2015 as 09:05
Para não abrir outro tópico pois o assunto é quase o mesmo teria como ser usado Rodas 11V em um grupo 8v.

Explico:

Uso grupo 8v e gostaria de trocar as rodas e futuramente trocar o grupo; assim como o amigo não gostaria de gastar 2 vezes.

Alguém sabe desta possibilidade...
Caloi Virtus - 29r
Mosso 980XC - 29r
Scott Speedster 40
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2015 as 09:38
Com rodas de 11v voce pode usar 8v sem problemas, apenas adicione espacadores.
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
rodrigo.rodrigues Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Fev 2014
Itajubá, MG
Offline
Mensagens:387
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo.rodrigues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2015 as 21:20
Originalmente postado por chasseur chasseur escreveu:

Vcs sabem se é possível fazer isso no freehub da roda Vzan Lev 460?

Já escrevi para o sac da Vzan perguntando se teria como trocar o freehub, mas os miseráveis não me respondem.

Alguma resposta da vzan?

Estou pensando em comprar as lev 460 para um grupo de 9v, mas se funcionarem para 11v por meio da troca do freehub, vou utilizá-las com 11v.
Voltar ao Topo
LulaBSB Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Dez 2015
Brasília
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LulaBSB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2016 as 18:27
Reabrindo.

Galera tenho uma r500 e instalei um grupo 5800 na minha bike. Alguém tem algum tutorial de como fazer essa adaptação?
Voltar ao Topo
SMAAALLL Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2017
Bahia
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SMAAALLL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2017 as 21:00
reabrindo dnv, tenho uma bike com relação alivio 3x9v.
Alguem sabe alguma gambiarra pra colocar o novo cassete sunrace de 11v nesses cubos: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-778511836-cubos-bike-shimano-alivio-m435-36furosdisco-rt54-160mm-par-_JM ?
vou colocar a relação 1x11v
Voltar ao Topo
PauloSampaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Abr 2015
Caruaru-PE
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloSampaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 13:50
Smaaaal, eu fiz a "adaptação" nas minhas Dura Ace C35 7900. Agora elas pegam 11v tb...

É só tirar o freehub e fazer um desgaste de poucos milímetros que o cassete de 11v se ajusta perfeitamente.

Eu fiz num torneiro mecânico... Não aconselho fazer com lima...

Também tem a possibilidade de desgastar no cassete, como o rcaliman comentou num post acima...

Mas me fala uma coisa: vc ainda vai comprar esses cubos Shimano Alivio M-435 ou já comprou?
Cannondale Supersix + Dura Ace C35
Voltar ao Topo
SMAAALLL Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2017
Bahia
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SMAAALLL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 22:11
minha bike já veio com esse cubo, relação alivio 3x9, vou colocar 1x11, coroa de 36 e o novo cassete da sunrace e cambio\rapdfire XT m8000
Voltar ao Topo
PauloSampaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Abr 2015
Caruaru-PE
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloSampaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 04:54
Agora tem um detalhe: eu vejo o pessoal fazendo essa alteração mais em freehubs para speed... Em MTB é mais raro... Vou tentar dar uma pesquisada em sites gringos para ver se alguém já fez nesse seu cubo... Se encontrar alguma coisa te dou um retorno...
Wink
Cannondale Supersix + Dura Ace C35
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 06:02
Em MTB não precisa, pois os cassetes de 8,9,10 ou 11V têm todos as mesma largura, o freehub padrão dá para todos....só mudou no cassete 11V de speed..
Voltar ao Topo
PauloSampaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Abr 2015
Caruaru-PE
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloSampaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 07:35
Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Em MTB não precisa, pois os cassetes de 8,9,10 ou 11V têm todos as mesma largura, o freehub padrão dá para todos....só mudou no cassete 11V de speed..

Valeu jklaser! Não sabia desse detalhe... Peço desculpas ao Smaaalll pelas informações erradas... Embarrassed
Cannondale Supersix + Dura Ace C35
Voltar ao Topo
SMAAALLL Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2017
Bahia
Offline
Mensagens:96
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SMAAALLL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 08:04
Originalmente postado por PauloSampaio PauloSampaio escreveu:

Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Em MTB não precisa, pois os cassetes de 8,9,10 ou 11V têm todos as mesma largura, o freehub padrão dá para todos....só mudou no cassete 11V de speed..

Valeu jklaser! Não sabia desse detalhe... Peço desculpas ao Smaaalll pelas informações erradas... Embarrassed


Ah, valeu, tbm n sabia, vou comprar as peças e montar aq.
Voltar ao Topo
gbzarelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2014
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gbzarelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2018 as 20:42
Certeza? Tava muito em dúvida disso! Tava quase comprando um Hub novo pra comprar uma relação 11v
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X