Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicletas tandem são boas pra fazer essa viagem
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicletas tandem são boas pra fazer essa viagem

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Florencia Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Florencia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicletas tandem são boas pra fazer essa viagem
    Postado: 24 Mar 2015 as 12:43
Boa tarde galera!

Eu vi que ja tem alguns tópicos sobre bike tandem, mas neles não consegui achar o que eu precisava. Meu namorado e eu estamos procurando uma bike tandem pra fazer um projeto sustentável de viagem que envolve 40.000 km aproximadamente. Nos vamos sair de São Paulo com o objetivo de chegar até o Mexico e depois voltar até o extremo sul da Argentina. Nos ja tivemos um estágio onde pedalamos de Natal até Salvador em 3 meses com bicicletas comuns. Mas em nosso projeto a gente pretende fazer a viagem em bike dupla.

Ainda nos não sabemos muito de bikes e estamos procurando se é melhor comprar uma bike pronta ou comprar o quadro e as peças. Eu vi em outro tópico a KB2 da houston

http://www.houston.com.br/kb2/ 

e também um cara daqui mostrou essa:

http://loja.fepase.com.br/bicicleta-tandem-khs-alite-2012.html

Vocês conseguem me falar se essas bicicletas são boas pra fazer essa viagem? Ou vai ser melhor pegar um quadro e fazer a montagem com peças melhores? 

Uma dúvida que nos temos é que falaram que a bike tandem tem duas possibilidades pra colocar a corrente. Que pode ser uma corrente continua onde as duas pessoas pedalam em coordenação, ou duas correntes que fazem que os ciclistas consigam pedalar por separado. Isso é assim? Qual é melhor?

Obrigada!
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2015 as 15:35
Projeto bem interessante, achei bacana. Já vi em sites gringos tandens que possuem 2 catracas, 1 pra cada pessoa, montada em lados opostos do quadro, assim quando um para de pedalar o outro pode continuar, mas acredito que no Brasil deve ser bem complicado de encontrar, talvez só importando.

A kb2 é bem descente, quadro de alumínio, pe-de-vela reforçado, parece bem resistente, tem entrada pra bagageiro, só o banco pode deixar um pouco a desejar numa viagem longa. A khs é bem superior em vários componentes e deve ser mais resistente, mas deve ser bem mais caro também, ai vai do seu bolso.

A primeira vista um tandem pra cicloviagem parece meio estranho, mas como eles usam peças de mtb, só muda o quadro, deve ser bem tranquilo pra uma viagem. 
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2015 as 16:26
A um bom tempo montei uma tandem usando um quadro Monaco:
Como não achava pedivela próprio para Tandem no Brasil, fiz uma adaptação técnica (gambiarra). Com o uso de parafusos maiores, fiz a instalação de uma 4 coroa no pedivela do stocker (co-piloto) então quando eu pedalo, a força é transferida pro pedivela de trás, na razão de 1/1. O sistema de transmissão é um só e minha pedalada fica sincronizada com a do stocker (no caso, minha esposa). 
Nunca vi esse outro sistema de relação separada para o piloto e stocker. Todos que vi usam 2 correntes, uma ligando os pedivelas e outra pra a relação em si.

Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 07:38
Vai ter umas complicações adicionais em usar uma tandem. Especial atenção nas rodas, que são o ponto fraco de qq bike de ciclotur, e na tandem vão suportar o peso de 2 pessoas e sua respectiva carga em apenas 2 rodas, quando o normal seriam 4.

Espaço para bagagem também será um pouco menor (ou precisará de adaptações).
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Florencia Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Florencia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 10:38
Obrigada pela ajuda!

Então pelo que vocês falam é melhor pedalar os dois juntos. Além de ter ou não o outro sistema no Brasil, é melhor sempre usar o sistema mais tradicional assim se quebra alguma coisa nos podemos arrumar onde seja que temos. 

Em quanto as rodas nos olhamos a melhor opção pela bagagem e o equilíbrio, que em uma bike tandem e com tanto peço é arriscado. Acho que nos vamos fazer uma adaptação e colocar outra roda (como se fosse um triciclo). Assim a gente consegue equilíbrio, um espaço para a bagagem y carregar mais peço. Seria mais ou menos assim: http://www.dreambike.com.br/paginas/triciclo_aluminio_21marchas.htm
Além disso nos vamos colocar alforjes na frente, também para conseguir melhor equilíbrio.

O que eu taba olhando agora é a opção do quadro em cromo-molibidênio, que por ser uma liga de aço aceita solda comum e acho que é mais resistente e não tem muita diferença de peço com o alumínio. Vocês sabem quem trabalha com esse material?
  

Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 11:45
Tem o Igor Miyamura que conheço, procura ele no facebook.
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 12:23
Também tem o Cardoso e o Bornia & Cox.
Voltar ao Topo
Florencia Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Florencia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 13:06
Obrigada gente! Vou entrar em contato com eles.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 19:23
Florencia,

Cromo-molibdenio é uma liga (mistura) do aço comum com alguns elementos para conseguir características diferenciadas. O objetivo é manter ou aumentar a resistência e diminuir o peso.

Realmente existe vantagem nesse material, quanto à possibilidade de reparos. Mas vou te contar que leio muitos relatos de viagens extensas (como vocês estão planejando) e o único caso de quebra de quadro que conheço foi do ciclista Nelson Alves (que por acaso usava um quadro de... Alumínio! E conseguiu soldar um reforço para terminar a viagem). Aliás recomendo que leia o blog dele: Cicloturismo Selvagem até porque ele viajou pela América do Sul quase inteira.

O cromoly (apelido do aço cromo-molibdenio) é um material mais caro. Pode ser conseguido em quadros novos (como por exemplo da Surly, marca tradicional em cicloturismo) e sob encomenda (obviamente mais caro ainda).

Não acho uma boa vocês usarem triciclos. Muita complicação e provavelmente peso, à toa.

Existe uma variedade de opções para a carga:
- Alforges (as bolsas laterais que se coloca sobre a roda traseira ou dianteira, em conjunto com bagageiros para suportá-las)
- Trailers (que você reboca mediante um engate que é preso à roda traseira) - nessa área há uma certa variedade de opções e uma grande vantagem é que o peso da carga tem uma roda própria para suportá-lo, evitando somar ao peso do ciclista como é o caso com os alforges. Assim os problemas com rodas ficam bastante reduzidos.

Te recomendo ler muitos relatos de cicloviagens, pois neles vai encontrar informações importantes e poderá tirar suas conclusões sobre equipamento. E te garanto que muita gente viaja com equipamento que você nem acreditaria.

Assim sendo, se tiver o dinheiro para gastar e não for te fazer falta, compre o melhor que puder. Se não tiver o dinheiro, compre o que conseguir e vá assim mesmo. A determinação e a capacidade de improvisar conta muito mais do que o melhor equipamento.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2015 as 15:29
Concordo com o Alessandro quanto a questão de não montar como triciclo. Tandem já é uma "carreta" em curvas mais estreitas, com 2 rodas na traseira da bike vai ser pior ainda. Falo com experiência na questão. A minha é de 2 rodas e se tem que passar em single já fica complicado, imagina tandem triciclo. Tem vez que tem que abrir a curva com a roda dianteira pra conseguir passar com a traseira no melhor lugar. 
E tem a complicação de monta o eixo de tração nas rodas traseiras, que já é um trampo danado. Além disso o peso se concentrará aí, visto que as malas tb estão sobre essas rodas. Então pela falta de diferencial a bike vai ficar muito ruim de curva em pisos de maior aderência. 
Mesmo a bike ficando ainda mais longa, acho que a melhor alternativa é o reboque com roda independente, pois aí alivia o peso sobre a roda traseira.
Voltar ao Topo
Florencia Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Florencia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2015 as 16:33
Oii Alessandro! Nos conhecemos o site de cicloturismo selvagem e também tentamos olhar muitos sites, facebook, blog de pessoas que viajam de bike e se, da para aprender muito. Só que cada pessoa tem seu jeito e sua ideia de viagem e por isso algumas coisas nos precisamos mudar.

Também nós não queremos fazer um triciclo, mas precisamos achar uma solução ao equilíbrio. Uma bike tandem é logicamente mais longa e se coloca um trailer detrais achamos que pode ter complicações em uma descida, por exemplo. Na viagem que nos fizemos aconteceu que um caminhão passou muito perto e desestabilizou a bike. Melhor prevenir!

E dinheiro não tem muito mas nos vamos trabalhar o que fosse necessário. Queremos fazer as coisas da melhor forma possível e sabemos que para cada sonho tem um sacrifício. Não importa como, no fim de ano nos vamos embora!! Big smile

Obrigada de novo! 
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2015 as 21:19
Florencia, vc está fazendo o que é certo e pesquisando. O resto vem com o tempo, não se preocupe!

Quando sugeri o trailer, não seria para uma tandem e sim para uma bike normal.

Por exemplo, se vai um casal viajar, normalmente o homem é quem tem melhor condicionamento. Então ele pode levar o maior peso no trailer e a mulher pode pedalar a bike mais leve. Ambos acabarão indo no mesmo ritmo.

Se por outro lado o condicionamento for igual, o trailer permite trocar de bike (desengata de uma e engata na outra) e assim é possível revezar no reboque da carga conforme seja necessário.

Pra mim é a solução que faz mais sentido.

Para ultrapassar certos obstáculos o trailer tb é conveniente, pois é só desengatar, passar a bike, passar o trailer, engatar e ir embora. Vá fazer isso numa bike com alforges carregados...

Obviamente existem os pontos negativos. O trailer mais leve (extrawheel) não é barato. Tem outro (bob ibex) que tem 2 rodas, como uma carretinha mesmo, e portanto é mais pesado, mas é mais versátil pra levar a carga. Porém o extrawheel me parece a escolha logica, pois não passa de uma armação para a roda adicional e um engate.

Dê uma olhada e veja o que acha:

http://www.bobgear.com/bike-trailers/ibex

http://www.extrawheel.com/en/3/bicycle_trailer/

Comparativo: http://familyonbikes.org/blog/2008/12/bob-vs-extrawheel-–-a-bike-trailer-comparison/

Boa leitura!
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Florencia Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Florencia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 20:22
Eu não tenho dúvida de que é mais seguro e confortável pra viajar, mas o problema nesse caso é que pelo nosso projeto nós queremos uma bike tandem. Isso nós não vamos mudar e sabemos que é possível. É só continuar pesquisando o que é melhor pra nós, como você falou!

Muito obrigada mesmo pela ajuda e as boas energias!
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2015 as 15:26
Esse casal polonês tá fazendo uma cicloviagem pela América do sul de tandem com reboque: http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?cruzando_a_america_do_sul&id=4506

Editado por lemarco - 04 Abr 2015 as 15:29
Voltar ao Topo
Sulistasbr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2014
Bento Gonçalves
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sulistasbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2015 as 18:26
Florência,

 Eu tenho uma bike tandem KB2 é um bom quadro. a para uma viagem longa eu sugiro trocar o grupo, pois é 21v. A minha eu passei ela a 27v. Tb as malopas são muito fracas, com menos de  1.000 km tive que substituir. É uma boa bike para planos, mas em subidas íngremes ela não tem bom rendimento. 
  tem um casal de SC que está dando a volta ao mundo com esta bike KB2, claro que fizeram algumas alterações na configuração original da bike.
 vc pode encontrar relatos deles sobre a bike no facebook ou no blog deles, procura por doisnabike.

 Grande abraço e bom pedal.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 12:49
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Esse casal polonês tá fazendo uma cicloviagem pela América do sul de tandem com reboque: http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?cruzando_a_america_do_sul&id=4506


Eu vim aqui para sugerir a mesma página, mas o Lemarco chegou antesTongue Vale uma lida séria e quem sabe, entrar em contato com as lojas, oficinas e empresas que prestaram suporte ao casal polonês aqui no Brasil.

Abraço!!
Voltar ao Topo
Florencia Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Florencia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 21:25
Boa noite galera! Obrigada pela sugestão de todos. Nós conhecemos o site de doisnabike e escrevemos para Rômulo, mas ainda ele não respondeu e pelo que vocês falam não serve pra o que nós queremos fazer. O mais difícil até agora é encontrar a relação custo / beneficio.
Encontramos outro casal que utiliza uma bike "zohrer tandem ciclotour" http://www.ciclogaia.com.br/#!a-bicicleta/c24ju, que foi recomendada pelo clubedecicloturismo.com.br, e também falaram aqui no fórum, em outro tópico. Olhamos a descrição e achamos que tem muitos pontos a favor.


Modelo Zöhrer Tandem Ciclotour
Quadro Aço 1020, banco em fibra de vidro -quadro separável ao meio
Rodas (D x T) 20x26
Pneus 1.9x1,5
Marchas 21 ou 24 ou 27 com Mega-Range
Câmbio Deore *
Peso 26Kg
Distância entre eixos 2,00m
Comprimento total 2,40m
Altura do banco ao chão(D x T) 0,75m/0,70m
Altura do movimento central ao chão (D x T) 0,70m
Ciclotour com quadro seccionado que pode ser separado em duas partes facilitando muito o seu transporte em caso de necessidade.

Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 21:53
É uma reclinada... Pode ser uma ótima escolha, mas vcs precisarão de um período de adaptação (como acho que tb precisariam para a tandem, afinal pedalar em coordenação é um pouco como brincar de gangorra, se não houver afinamento um cai de bunda e outro leva uma pancada no queixo )
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Florencia Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Florencia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2015 as 20:07
Hahahaha!!
Nós também achamos, por isso a ideia é pegar a bike um tempo antes e pedalar aqui. Vai ser um trenamento difícil em São Paulo, mas vamos conseguir.

Obrigada para todos de novo! 
Voltar ao Topo
sula Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2009
brazlandia
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sula Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2015 as 08:56
Olá ,tenho uma tandem e já fiz algumas viagens com minha esposa nessa bike. Já fiz a estrada real,região dos Lagos no Chile e algumas mais curtas . Gosto muito da tandem e não vejo nenhum empecilho em viajar com uma.No começo tive uns problemas com a roda mas instalei aro de downhill e meus problemas acabaram.
Se fosse vc iria de khs,mais cara mas mais confiável . Segue o blog de nossa viagem pela estrada real.
Pedalandonareal.blogspot.com .
Abraço !
pedalandonareal.blogspot.com
Voltar ao Topo
carlos campos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jan 2014
baln camboriu
Offline
Mensagens:60
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos campos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2015 as 04:08
Galera pego ferias em setembro , moro em balneario camboriu mas minhas ferias quero estar na chapada diamantina estou montando um projeto de expedicao no parque todo, tempo terei 27 dias.
estou finalizando a montagem duma mtb hardtail 27.5, e quero investir nesses EXTRAWHEEL, PENSA, praticidade e versatilidade que so, vou fazer altas trilhas brutas, que sei que tem na regiao toda do parque, e vou com ele pra ver se é pá mesmo, hehehe e procede como em alguns videos mo youtube....
Voltar ao Topo
Sylvio604 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sylvio604 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2020 as 09:43
mais alguma dicas sobre as bikes "duplas "?
Voltar ao Topo
Sylvio604 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sylvio604 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2020 as 09:43
estou querendo comprar uma para incluir a esposa nos pedais ....
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X