Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Coroa Narrow Wide Sem guia?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Coroa Narrow Wide Sem guia?

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2017 as 23:25
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Amigo, eu uso cassete shimano 11-36 e coroa one up 34 dentes com grupo XT. A corrente (XT) nunca caiu e já fez 1500km que pedalo nessa configuração. O cassete Sunrace 11-42 vem em breve, mas por enquanto não posso te responderse cai ou não.


Obrigado Bol.

Então, ótimo vc ter falado isso, pois por enquanto, isso é exatamente o que quero fazer. Quero tirar uma coroa e continuar com meu cassete shimano 11-36.

Pensei que poderia só remover uma coroa das 2 que tenho, mas pelo visto não é possível, correto? Terei que remover as 2 coroas e colocar uma nova no lugar.

Ai pergunto:

1) Devo colocar com 32, 34 ou 36 dentes? Ouvi dizer que 32 é muito leve e 36 é muito pesado. Apesar de andar mais em linha reta, as vezes subo ladeiras.

2) A marca nottable é boa? Achei o custo dela muito bom!!! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787163243-coroa-34-dentes-narrow-wide-nottable-bcd-104-preta-_JM


Editado por Feitosa83 - 16 Jan 2017 as 14:29
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2017 as 08:36
Originalmente postado por ftajiri ftajiri escreveu:

Cog dianteiro. Kkkk tenho lido mtos relatos q a corrente tem caído nas full.. Nas ht raros relatos

As duas full de enduro que tive a corrente caía, ambas com 165mm de curso.

Tem uma trilha que ando que tem muita raiz e degraus, lá NÃO TEM COMO usar coroa sem a guia nas bikes que tive porque sempre cai. E bike de 2 coroas também costuma cair pra coroa menor ou então pra fora do pedivela. Mas é uma trilha de DH, e bikes full tem bastante movimentação da balança.
Tem um pessoal aqui do DH usando coroas sem guia, mas acho que as trilhas que eles andam não bate tanto quanto essa (trechos longos e rápidos com raiz).

Pra terem uma idéia, comprei um pedivela SLX zero (modelo novo, com coroa narrow wide e dentes bem grandes) e no primeiro pedal eu não havia ajustado a guia direito (guia one up, aquela bem pequena), e além de cair a corrente riscou o pedivela todo. Depois ajustei melhor (coloquei a guia mais próxima da coroa) e desde então nunca mais caiu.

nunca tive coroa única em bike rígida, agora eu montei uma relação pra asfalto com coroa 42, vamos ver como se comporta. mas rígida em asfalto e trilhas leves não deve cair mesmo.


Editado por TheLittle - 16 Jan 2017 as 08:39
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2017 as 13:06
Existem várias marcas de coroa Narrow Wide... tem a Raceface, a Nottable, One up, etc...

Estou pensando em comprar a Nottable pelo custo-benefício (120 reais)... pq a Raceface está custado 280 reais e nem sei se vale a pena!!!

Minha dúvida é... 32 ou 34? Me falaram que a 34 é ideal pq é um meio-termo entre o leve (32) e o mais "pesado" (36).



Editado por Feitosa83 - 16 Jan 2017 as 14:37
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2017 as 13:40
Originalmente postado por Feitosa83 Feitosa83 escreveu:

Existem várias marcar de coroa Narrow Wide... tem a Raceface, a Nottable, One up, etc...

Estou pensando em comprar a Nottable pelo custo-benefício (120 reais)... pq a Raceface está custado 280 reais e nem sei se vale a pena!!!

Minha dúvida é... 32 ou 34? Me falaram que a 34 é ideal pq é um meio-termo entre o leve (32) e o mais "pesado" (36).

dá uma lida no tópico "alternativa barata xx1" lá tem essa discussão.

basicamente depende dos lugares que vai pedalar, da forma que pretende rodar e do seu preparo físico.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2017 as 18:45
Eu ando de rígida com uma relação 1x11, coroa narrow 30t e a corrente nunca caiu. Considero a trilha bem técnica. 
Só não cai quem não anda!
Voltar ao Topo
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2017 as 12:23
Originalmente postado por rogevc rogevc escreveu:

Eu ando de rígida com uma relação 1x11, coroa narrow 30t e a corrente nunca caiu. Considero a trilha bem técnica. 


Vi que algumas coroas Narrow Wide tem torre e rosca e outras não.

A fixação é fácil?? Posso usar meu próprio parafuso?? Terei que colocar um espaçador/arruela??
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2017 as 12:56
Essas q tem a torre geralmente vem com parafuso.. Tem parafusos de coroas de várias bitolas.. Se for pegar uma coroa desse tipo tome cuidado em adquirir já com os parafusos, pq as vezes pode dar dor de cabeça na hora de comprar parafusos avulsos.. As coroas sem torre qqer parafuso de coroa da certo
Voltar ao Topo
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2017 as 13:17
Originalmente postado por ftajiri ftajiri escreveu:

Essas q tem a torre geralmente vem com parafuso.. Tem parafusos de coroas de várias bitolas.. Se for pegar uma coroa desse tipo tome cuidado em adquirir já com os parafusos, pq as vezes pode dar dor de cabeça na hora de comprar parafusos avulsos.. As coroas sem torre qqer parafuso de coroa da certo


Pensei o mesmo.

Vou na sem torre para não ter dor de cabeça. No máximo usar 4 ou 8 arruelas para centraliza-la melhor.
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2017 as 16:44
Originalmente postado por Feitosa83 Feitosa83 escreveu:

Originalmente postado por rogevc rogevc escreveu:

Eu ando de rígida com uma relação 1x11, coroa narrow 30t e a corrente nunca caiu. Considero a trilha bem técnica. 


Vi que algumas coroas Narrow Wide tem torre e rosca e outras não.

A fixação é fácil?? Posso usar meu próprio parafuso?? Terei que colocar um espaçador/arruela??

No meu caso, o meu pedivela era um SLX de 3 coroas, eu apenas removi as coroas e coloquei uma narrow da notable de 30t. Os parafusos de fixação originais não deram aperto já que eram para 3 coroas.
Fui a uma oficina de um amigo meu e ele me arrumou vários parafusos de gancheira, esses parafusos deram certinho.
Se conhecer alguma oficina pode ser que eles te arrumem esses parafusos de graça ou a um preço simbólico.
Em relação a coroa da Notable, não tenha nada a reclamar, produto muito bom e muito bem acabado.
Só não cai quem não anda!
Voltar ao Topo
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2017 as 17:25
Originalmente postado por rogevc rogevc escreveu:

Originalmente postado por Feitosa83 Feitosa83 escreveu:

Originalmente postado por rogevc rogevc escreveu:

Eu ando de rígida com uma relação 1x11, coroa narrow 30t e a corrente nunca caiu. Considero a trilha bem técnica. 


Vi que algumas coroas Narrow Wide tem torre e rosca e outras não.

A fixação é fácil?? Posso usar meu próprio parafuso?? Terei que colocar um espaçador/arruela??


No meu caso, o meu pedivela era um SLX de 3 coroas, eu apenas removi as coroas e coloquei uma narrow da notable de 30t. Os parafusos de fixação originais não deram aperto já que eram para 3 coroas.
Fui a uma oficina de um amigo meu e ele me arrumou vários parafusos de gancheira, esses parafusos deram certinho.
Se conhecer alguma oficina pode ser que eles te arrumem esses parafusos de graça ou a um preço simbólico.
Em relação a coroa da Notable, não tenha nada a reclamar, produto muito bom e muito bem acabado.


30t? Não ficou muito leve não?

Meu cassete é 11-36... futuramente vou comprar um 11-42 da sunrace.

Como hoje uso só a coroa 38t (meu pedivela Deore tem 2v)... acho que a narrow da nottable de 36t ficaria bom para mim.

Ou vc acha que eu deveria pegar a 34 ou 32? Eu pedalo mais no plano, ladeiras curta e pouco inclinadas.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2017 as 17:38
Originalmente postado por Feitosa83 Feitosa83 escreveu:

Originalmente postado por rogevc rogevc escreveu:

Originalmente postado por Feitosa83 Feitosa83 escreveu:

Originalmente postado por rogevc rogevc escreveu:

Eu ando de rígida com uma relação 1x11, coroa narrow 30t e a corrente nunca caiu. Considero a trilha bem técnica. 


Vi que algumas coroas Narrow Wide tem torre e rosca e outras não.

A fixação é fácil?? Posso usar meu próprio parafuso?? Terei que colocar um espaçador/arruela??


No meu caso, o meu pedivela era um SLX de 3 coroas, eu apenas removi as coroas e coloquei uma narrow da notable de 30t. Os parafusos de fixação originais não deram aperto já que eram para 3 coroas.
Fui a uma oficina de um amigo meu e ele me arrumou vários parafusos de gancheira, esses parafusos deram certinho.
Se conhecer alguma oficina pode ser que eles te arrumem esses parafusos de graça ou a um preço simbólico.
Em relação a coroa da Notable, não tenha nada a reclamar, produto muito bom e muito bem acabado.


30t? Não ficou muito leve não?

Meu cassete é 11-36... futuramente vou comprar um 11-42 da sunrace.

Como hoje uso só a coroa 38t (meu pedivela Deore tem 2v)... acho que a narrow da nottable de 36t ficaria bom para mim.

Ou vc acha que eu deveria pegar a 34 ou 32? Eu pedalo mais no plano, ladeiras curta e pouco inclinadas.

você mesmo está dando sua resposta.

se ainda tá em dúvida, é fácil resolver.

faz a conta 36/42 (a menor relação possível com essa configuração que quer montar), vai dar 0,857. 
aí você muda na sua relação atual para uma marcha equivalente, no caso seria exatamente coroa 24 com o pinhão 28 que dá os mesmos 0,857. Ou seja, está "simulando" a marcha mais leve que teria com a conversão. 

Vai na pior subida da sua região, e tenta subir ela com essa relação, e pra testar melhor ainda, faça isso já um pouco cansado. 
Pro outro extremo da relação, use o pinhão de 12 ou 13 ao invés de 11 e veja se limita a velocidade final que você poderia ter caso usasse coroa 36. 
Faça as contas (melhor ainda, monte uma planilha no excel) e teste também as combinações equivalentes ou próximas que teria com a coroa 38

Pra ter uma idéia como as coisas são relativas, vou dar um exemplo de uma subida de 4km que tem aqui, de asfalto, com inclinação média de 10%.

- bike de enduro, 14kg, pneus 27.5 x 2.4, eu sofro pra subir com coroa 32 e cog 42.
- bike de XC com rodas 29 e pneu fino, 9.5kg, eu subo tranquilo com coroa 42 e cog 36, alguns trechos mais inclinados chego a usar 42/42 mas nem precisaria.

então depende do tipo da bike, da inclinação do terreno, do tipo do terreno, do seu condicionamento físico, da cadência que pedala, da fase da lua, do time que torce, etc...  Não é por que o cara usa coroa de 30 que ele é "fraco" e eu que uso 42 numa das bikes também não sou "fortão", isso varia muito.

ps> não precisa ficar perguntando a mesma coisa nos 2 tópicos rs.


Editado por TheLittle - 17 Jan 2017 as 17:46
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2017 as 17:42
só lembrando que relação 1x sempre vai ter um compromisso muito grande, vai perder bastante em um dos lados (mais leve ou mais pesado). Nem o que tem de mais avançado no mercado (sram eagle) vai ter um alcance (range) de uma relação 2x10 muito menos 3x10. E ainda vai perder muito nos "saltos" entre marchas, dificultando controlar a cadência, talvez por isso seja muito raro bikes de estrada com relação 1x (talvez quando tivermos 14 ou 15 marchas, quem sabe??)

Enfim, tem tudo isso discutido, calculado, exemplificado e até desenhado no tópico que mencionei antes, se não quiser fazer os cálculos basta ler o tópico com atenção que tem muita informação lá.


Editado por TheLittle - 17 Jan 2017 as 17:43
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2017 as 18:09
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:



você mesmo está dando sua resposta.

se ainda tá em dúvida, é fácil resolver.

faz a conta 36/42 (a menor relação possível com essa configuração que quer montar), vai dar 0,857. 
aí você muda na sua relação atual para uma marcha equivalente, no caso seria exatamente coroa 24 com o pinhão 28 que dá os mesmos 0,857. Ou seja, está "simulando" a marcha mais leve que teria com a conversão. 

Vai na pior subida da sua região, e tenta subir ela com essa relação, e pra testar melhor ainda, faça isso já um pouco cansado. 
Pro outro extremo da relação, use o pinhão de 12 ou 13 ao invés de 11 e veja se limita a velocidade final que você poderia ter caso usasse coroa 36. 
Faça as contas (melhor ainda, monte uma planilha no excel) e teste também as combinações equivalentes ou próximas que teria com a coroa 38

Pra ter uma idéia como as coisas são relativas, vou dar um exemplo de uma subida de 4km que tem aqui, de asfalto, com inclinação média de 10%.

- bike de enduro, 14kg, pneus 27.5 x 2.4, eu sofro pra subir com coroa 32 e cog 42.
- bike de XC com rodas 29 e pneu fino, 9.5kg, eu subo tranquilo com coroa 42 e cog 36, alguns trechos mais inclinados chego a usar 42/42 mas nem precisaria.

então depende do tipo da bike, da inclinação do terreno, do tipo do terreno, do seu condicionamento físico, da cadência que pedala, da fase da lua, do time que torce, etc...  Não é por que o cara usa coroa de 30 que ele é "fraco" e eu que uso 42 numa das bikes também não sou "fortão", isso varia muito.

ps> não precisa ficar perguntando a mesma coisa nos 2 tópicos rs.




Little, valeu pelas informações, obrigado mesmo

Eu li sua resposta no outro tópico, é que uma hora vi alguem falando em 30, depois 32, ai minhas dúvidas voltaram. Pq se eu estava pensando em 36-38 e tinha gente debatendo 30-32, achei que tinha entendido algo errado, kkkkkkk.

Meu medo em pegar algo menor que 36-38 era perder muito na velocidade, apesar de que, só vou em velocidades rápidas as vezes, no geral minha média não passa de 20km/h em minhas pedaladas. Então... ter uma coroa maior só para ter uma "vel.final" as vezes, acho que não vale muito.

Então pensei em pegar uma menor, mas ai vale o mesmo raciocínio acima. Ter uma pequena só para enfrentar ladeira as vezes, vale a pena!?

Então, nesse questionamento acima, que suspendi minha compra da coroa de 36... pois lendo algumas respostas, penso que a 34 seria interessante também.



Editado por Feitosa83 - 17 Jan 2017 as 18:24
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2017 as 20:55
Originalmente postado por Feitosa83 Feitosa83 escreveu:

Originalmente postado por rogevc rogevc escreveu:

Originalmente postado por Feitosa83 Feitosa83 escreveu:

Originalmente postado por rogevc rogevc escreveu:

Eu ando de rígida com uma relação 1x11, coroa narrow 30t e a corrente nunca caiu. Considero a trilha bem técnica. 


Vi que algumas coroas Narrow Wide tem torre e rosca e outras não.

A fixação é fácil?? Posso usar meu próprio parafuso?? Terei que colocar um espaçador/arruela??


No meu caso, o meu pedivela era um SLX de 3 coroas, eu apenas removi as coroas e coloquei uma narrow da notable de 30t. Os parafusos de fixação originais não deram aperto já que eram para 3 coroas.
Fui a uma oficina de um amigo meu e ele me arrumou vários parafusos de gancheira, esses parafusos deram certinho.
Se conhecer alguma oficina pode ser que eles te arrumem esses parafusos de graça ou a um preço simbólico.
Em relação a coroa da Notable, não tenha nada a reclamar, produto muito bom e muito bem acabado.


30t? Não ficou muito leve não?

Meu cassete é 11-36... futuramente vou comprar um 11-42 da sunrace.

Como hoje uso só a coroa 38t (meu pedivela Deore tem 2v)... acho que a narrow da nottable de 36t ficaria bom para mim.

Ou vc acha que eu deveria pegar a 34 ou 32? Eu pedalo mais no plano, ladeiras curta e pouco inclinadas.

Vamos ver se consigo explicar, minha situação foi a seguinte:

Sempre andei de aro 26, de repente apareceu a oportunidade de pegar um quadro Banshee Paradox à um bom preço (sempre tive vontade de ter um Banshee). Daí surgiu o projeto Trail 29er".
Eu sempre preferi as trilhas ao invés dos estradões, não ando pesado como os caras do XC e nem desço como os caras do DH, meu rolé é bem trail mesmo, bem democrático. As 29" são naturalmente mais pesadas para velocidade inicial devido ao diâmetro maior das rodas.
Meus grupos sempre foram de entrada ou intermediários, dessa vez resolvi investir em um grupo top, optei pelo XT m8000 1x11. A ideia era um cassete de 42 com uma coroa de 32, na época o cassete de 42 estava bem mais caro do que o de 40, sendo assim, resolvi colocar cassete de 11x40 com coroa de 32.
Assim que instalei o grupo e somado ao fato de ser uma 29, senti que a relação estava pesada para meu tipo de rolé e tipo de terreno, então tratei logo de comprar uma coroa 30t. Estou gostando bastante do resultado, está me atendendo muti bem.
Mas é como o The Litlle falou, dificilmente vc conseguirá um equilíbrio perfeito andando com 1x11. Sempre vai perder um pouco na marcha mais pesada ou mais leve. Hoje se tivesse com grana, colocaria um cassete 11x46 com uma coroa 34, melhoraria tanto a velocidade final quanto para as subidas.
SmileSmileSmile


Editado por rogevc - 17 Jan 2017 as 20:59
Só não cai quem não anda!
Voltar ao Topo
PepeVasconcellos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2015
Itararé/SP
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PepeVasconcellos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 14:52
Boa tarde galera, BeerBeerBeer
então, tô querendo migrar minha minha bike para coroa única também.
Já comprei uma coroa narrow wide 36T, e está chegando um cassete Sunrace 11-40 que vou instalar na bike. Meu pedivela é um FC-M675, será que vai ficar boa esta relação???
Outra dúvida, acabei de colocar pra rodar a corrente nova, uma HG-54 10s, pra relação com coroa única, está corrente serve ou teria que ser uma corrente com uma maior "flexibilidade"???
Agradeço desde já os colegas.

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 15:54
Originalmente postado por PepeVasconcellos PepeVasconcellos escreveu:

Boa tarde galera, BeerBeerBeer
então, tô querendo migrar minha minha bike para coroa única também.
Já comprei uma coroa narrow wide 36T, e está chegando um cassete Sunrace 11-40 que vou instalar na bike. Meu pedivela é um FC-M675, será que vai ficar boa esta relação???
Outra dúvida, acabei de colocar pra rodar a corrente nova, uma HG-54 10s, pra relação com coroa única, está corrente serve ou teria que ser uma corrente com uma maior "flexibilidade"???
Agradeço desde já os colegas.


 a corrente vai dar certo sim, sem problemas.

a relação 36-40 vai ficar um pouco pesada pra subir ainda mais de 29, mas isso tudo depende do seu condicionamento e da inclinação das subidas.

se está em dúvida, faça o cálculo de qual a relação mais aproximada a essa no que já tem hoje e testa se consegue subir tudo com ela.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 18:22
Originalmente postado por rogevc rogevc escreveu:

Sempre andei de aro 26, de repente apareceu a oportunidade de pegar um quadro Banshee Paradox à um bom preço (sempre tive vontade de ter um Banshee). Daí surgiu o projeto Trail 29er".
Eu sempre preferi as trilhas ao invés dos estradões, não ando pesado como os caras do XC e nem desço como os caras do DH, meu rolé é bem trail mesmo, bem democrático. As 29" são naturalmente mais pesadas para velocidade inicial devido ao diâmetro maior das rodas.
Meus grupos sempre foram de entrada ou intermediários, dessa vez resolvi investir em um grupo top, optei pelo XT m8000 1x11. A ideia era um cassete de 42 com uma coroa de 32, na época o cassete de 42 estava bem mais caro do que o de 40, sendo assim, resolvi colocar cassete de 11x40 com coroa de 32.
Assim que instalei o grupo e somado ao fato de ser uma 29, senti que a relação estava pesada para meu tipo de rolé e tipo de terreno, então tratei logo de comprar uma coroa 30t. Estou gostando bastante do resultado, está me atendendo muti bem.
Mas é como o The Litlle falou, dificilmente vc conseguirá um equilíbrio perfeito andando com 1x11. Sempre vai perder um pouco na marcha mais pesada ou mais leve. Hoje se tivesse com grana, colocaria um cassete 11x46 com uma coroa 34, melhoraria tanto a velocidade final quanto para as subidas.
SmileSmileSmile



Acabei colocando a coroa narrow 36d. Eu tenho um cassete 11-42.

Se eu coloco a 11 lá atrás, embalado na reta, ela ta quase ficando leve.

Mas como é dificil eu pedalar nessa intensidade por muito tempo, já até pensei em colocar uma 34d.

Mas eu também não subo tando morro para a 36d-42d ficar pesada. Na verdade, mesmo em morro bem inclinado a 36-42d está bem leve.

Enfim, se fosse um XX1 da SRAM com 12v seria mais fácil resolver, rsrs. Mas por enquanto a Narrow 36d ta servindo.


Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 00:43
Originalmente postado por PepeVasconcellos PepeVasconcellos escreveu:

Boa tarde galera, BeerBeerBeer
então, tô querendo migrar minha minha bike para coroa única também.
Já comprei uma coroa narrow wide 36T, e está chegando um cassete Sunrace 11-40 que vou instalar na bike. Meu pedivela é um FC-M675, será que vai ficar boa esta relação???
Outra dúvida, acabei de colocar pra rodar a corrente nova, uma HG-54 10s, pra relação com coroa única, está corrente serve ou teria que ser uma corrente com uma maior "flexibilidade"???
Agradeço desde já os colegas.



Está tudo ok. Só "acho" que encontrei dois problemas no seu texto.

* Coroa 36 vai ficar muito pesado se você pensa em um uso mais versátil.
* Corrente Hg53 tem vários relatos de arrebentar. Eu colocaria outra corrente.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
PepeVasconcellos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2015
Itararé/SP
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PepeVasconcellos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 08:18
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por PepeVasconcellos PepeVasconcellos escreveu:

Boa tarde galera, BeerBeerBeer
então, tô querendo migrar minha minha bike para coroa única também.
Já comprei uma coroa narrow wide 36T, e está chegando um cassete Sunrace 11-40 que vou instalar na bike. Meu pedivela é um FC-M675, será que vai ficar boa esta relação???
Outra dúvida, acabei de colocar pra rodar a corrente nova, uma HG-54 10s, pra relação com coroa única, está corrente serve ou teria que ser uma corrente com uma maior "flexibilidade"???
Agradeço desde já os colegas.



Está tudo ok. Só "acho" que encontrei dois problemas no seu texto.

* Coroa 36 vai ficar muito pesado se você pensa em um uso mais versátil.
* Corrente Hg53 tem vários relatos de arrebentar. Eu colocaria outra corrente.


Qual cassete então vc recomendaria, um 11-42??? Tenho medo de colocar uma coroa menor e acabar ficando muito leve, pois ando bastante em pista.
Outro dúvida, qual corrente vc recomendaria para esta relação???
Obrigado desde já a todos que de alguma forma ajudaram ou ajudarão.
BeerBeerBeer
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 08:59
entandam o seguinte.. não existe coroa uma coroa All Around q va cobrir a deficiencia que a relação 1x11 ou 1x10 vai causar.. vc sempre ira sacrificar ou a alta ou  baixa.. 

eu tenho 3 coroas diferentes... mas não fico trocando toda hora.. se for pra trechos de elevada altimetria bota  uma menor 30-32.. lugar mais longão 34-36,  eu tenho 26-30-34 .. todas ovais
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 09:25
Originalmente postado por PepeVasconcellos PepeVasconcellos escreveu:

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por PepeVasconcellos PepeVasconcellos escreveu:

Boa tarde galera, BeerBeerBeer
então, tô querendo migrar minha minha bike para coroa única também.
Já comprei uma coroa narrow wide 36T, e está chegando um cassete Sunrace 11-40 que vou instalar na bike. Meu pedivela é um FC-M675, será que vai ficar boa esta relação???
Outra dúvida, acabei de colocar pra rodar a corrente nova, uma HG-54 10s, pra relação com coroa única, está corrente serve ou teria que ser uma corrente com uma maior "flexibilidade"???
Agradeço desde já os colegas.



Está tudo ok. Só "acho" que encontrei dois problemas no seu texto.

* Coroa 36 vai ficar muito pesado se você pensa em um uso mais versátil.
* Corrente Hg53 tem vários relatos de arrebentar. Eu colocaria outra corrente.


Qual cassete então vc recomendaria, um 11-42??? Tenho medo de colocar uma coroa menor e acabar ficando muito leve, pois ando bastante em pista.
Outro dúvida, qual corrente vc recomendaria para esta relação???
Obrigado desde já a todos que de alguma forma ajudaram ou ajudarão.
BeerBeerBeer

Via de regra, escolha o cassete COM MAIOR RANGE QUE PUDER/QUISER BANCAR.

sobre o tamanho da coroa é muito relativo, muito MESMO. Depende da bike, depende do seu condicionamento, depende das subidas que vai enfrentar e do seu jeito de pedalar.

Vou deixar o exemplo das bikes que eu tenho pra terem uma noção. No mais acho que essa discussão cabe mais no topico da alternativa XX1.

Bike 1, enduro 27.5 pneus 2.4 com 165 de curso, coroa 32 e cassete 11.46,  14.2kg. Resolve pra 90% das situações, mas certas subidas é bem sofrido pra mim mesmo usando 32x46 pq a bike é pesada e a geometria é mais pra descida. Não falta final por que bikes desse tipo não são pra ficar pedalando que nem maluco em descida de estradão. Nas trilhas que ando dificilmente desenvolve velocidade pra pedalar de final com coroa 32 e cog 11.

Bike 2, xc/trail 29 com 130/110 de curso e pneus 2.3/2.25, 13.8kg: atualmente relação 2x10 pedivela 22.36 com cassete 11.36. A relação mais leve sobe muito bem (coroa 22 com cog 36) e a bike tem uma geometria melhor de subida que a de enduro, embora tenha quase o mesmo peso. Vou mudar ela pra 1x10 com cassete 11.48 e coroa oval 32, mantendo uma coroa 24 (sem câmbio mesmo) pra emergências ou subidas exaustivas. coroa 32 com cog 48 sobe MUITO bem, e se precisar posso usar até 24x48!!. 

Bike 3. Híbrida frankstein 100% rígida com rodas 700 e pneus 46mm dianteiro e 35mm traseiro, 1x10 com coroa 42 e cassete 11.42, 9,3kg:  essa maluquice por incrível que pareca funciona muito bem, consigo subir bem mesmo com 42x42 as subidas de asfalto que uso ela, inclinações até 12°. Acredito que pelo peso da bike, pneus e geometria facilita muito a subida mesmo com relação 1:1. Mas se fosse colocar pneus grandes e pegar trilha com ela ia sofrer um bocado.


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 09:40
quem tá saindo de 2x ou 3x, vou falar DE NOVO.. as vezes penso que as pessoas tem preguiça de usar a cabeça um pouco.

vocês tem TUDO na mão pra saber qual coroa usar.

Faz uma conta básica, de padaria, de quanto vai dar as relações nas pontas do cassete x coroa que pretende usar.

depois aplica isso NA SUA RELAÇÃO ATUAL e sai pra um pedal. 

vou explicar a última vez, mais fácil que isso só desenhando com giz de cera...

mas como?

exemplo: vc tem uma relação 3x10 com pedivela 24.32.42 e cassete 11.36 (11-13-15-17-19-21-24-28-32-36 )

e quer usar 1x10 ou 1x11 com cassete 11.42 e coroa 32.

Vamos as contas básicas:

Mais leve 32/42: 0,761
Mais pesado 32/11 : 2,909

- pra "simular" a marcha mais leve que teria com 1x poderia usar:

coroa 24 cog 32 que dá 0,75. Vai ser muito próximo ao 32x42.

- já a mais pesada é fácil, já tem "pronto" na relação

coroa 32 e cog 11.


faça todo seu pedal usando no máximo essas combinações, se for necessário até trave os câmbios usando os parafusos limitadores.
Se você sobreviver a todas as situações a coroa 32 é ideal pra você. Se sentir falta de marcha leve, use uma coroa menor ou compre um cassete maior. Se sentir falta da pesada, compre uma coroa maior.

Se sentir falta nas duas pontas, bem vindo ao  mundo do 1x, e saiba que talvez não seja pra você. Aí as opções são: ficar no 2x/3x, melhorar o condicionamento pra conseguir subir com coroa maior sem perder final, ou guardar dinheiro pra um Eagle.


Editado por TheLittle - 31 Mar 2017 as 09:51
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 09:43
Estou usando coroa narrow nottable a 2 meses em uma bike full de AM e ainda não senti necessidade de guia de corrente. Até hj tive apenas um problema da corrente soltar e foi por excesso de sujeira em uma trilha logo após uma chuva e não por trepidação. 
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 09:45
outra solução bem prática, compra váraias  coroas na china por 20 dólares cada e vai testando.

e como o amigo falou acima, pode até trocar dependendo do pedal que vai encarar.


Editado por TheLittle - 31 Mar 2017 as 09:45
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 10:01
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

quem tá saindo de 2x ou 3x, vou falar DE NOVO.. as vezes penso que as pessoas tem preguiça de usar a cabeça um pouco.

vocês tem TUDO na mão pra saber qual coroa usar.

Faz uma conta básica, de padaria, de quanto vai dar as relações nas pontas do cassete x coroa que pretende usar.

depois aplica isso NA SUA RELAÇÃO ATUAL e sai pra um pedal. 

vou explicar a última vez, mais fácil que isso só desenhando com giz de cera...

mas como?

exemplo: vc tem uma relação 3x10 com pedivela 24.32.42 e cassete 11.36 (11-13-15-17-19-21-24-28-32-36 )

e quer usar 1x10 ou 1x11 com cassete 11.42 e coroa 32.

Vamos as contas básicas:

Mais leve 32/42: 0,761
Mais pesado 32/11 : 2,909

- pra "simular" a marcha mais leve que teria com 1x poderia usar:

coroa 24 cog 32 que dá 0,75. Vai ser muito próximo ao 32x42.

- já a mais pesada é fácil, já tem "pronto" na relação

coroa 32 e cog 11.


faça todo seu pedal usando no máximo essas combinações, se for necessário até trave os câmbios usando os parafusos limitadores.
Se você sobreviver a todas as situações a coroa 32 é ideal pra você. Se sentir falta de marcha leve, use uma coroa menor ou compre um cassete maior. Se sentir falta da pesada, compre uma coroa maior.

Se sentir falta nas duas pontas, bem vindo ao  mundo do 1x, e saiba que talvez não seja pra você. Aí as opções são: ficar no 2x/3x, melhorar o condicionamento pra conseguir subir com coroa maior sem perder final, ou guardar dinheiro pra um Eagle.
The Little, não adianta, o cara quer a resposta pronta! Fazer conta dá trabalho!
Eu fiz exatamente isso antes de migrar para 1x11. Calculei e simulei na relação 2x10 que usava, fiz algumas das trilhas mais difíceis da minha região e vi que apesar de perder uma marcha mais leve e a mais pesada ainda dava para encarar. 
Voltar ao Topo
PepeVasconcellos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2015
Itararé/SP
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PepeVasconcellos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 11:05
Abstenho-me a responder à alguns comentários!!!!
Angry
AngryAngry



Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 11:15
Originalmente postado por PepeVasconcellos PepeVasconcellos escreveu:

Abstenho-me a responder à alguns comentários!!!!
Angry
AngryAngry




q coisa, foi você que colocou uma QUESTÃO FORA DO ASSUNTO DO TÓPICO e na boa vontade muitos responderam, aí agora fica nervosinho pq alguém deu a entender que você não procurou direito..

enfim, sugiro que leia o tópico CERTO sobre alternativa ao XX1, ou talvez nem precisa, pois resumi sua dúvida no ultimo post (que já havia sido falado algumas vezes por lá).
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 12:23
Little, eu fiz o teste assim:

Tinha uma relação 3x 22x32x42... deixei na coroa do meio e soltei o cabo do shifter, passei um mês fazendo as trilhas que geralmente faço. Não sofri em nenhuma subida, então a decisão foi colocar uma 36 e ficar 36x36 de mais leve (ainda vou colocar um cassette 11x42)
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
PepeVasconcellos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2015
Itararé/SP
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PepeVasconcellos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 13:11
Clap
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por PepeVasconcellos PepeVasconcellos escreveu:

Abstenho-me a responder à alguns comentários!!!!
Angry
AngryAngry




q coisa, foi você que colocou uma QUESTÃO FORA DO ASSUNTO DO TÓPICO e na boa vontade muitos responderam, aí agora fica nervosinho pq alguém deu a entender que você não procurou direito..

enfim, sugiro que leia o tópico CERTO sobre alternativa ao XX1, ou talvez nem precisa, pois resumi sua dúvida no ultimo post (que já havia sido falado algumas vezes por lá).


Nervosinho está você caro amigo que se ardeu com meu comentário, primeiro que não estava nem me referindo a você.
Obs: Deixo meu muito obrigado á você e a todos que de alguma forma ajudaram.

ClapClapClap
Voltar ao Topo
PepeVasconcellos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2015
Itararé/SP
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PepeVasconcellos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 13:17
"The Little, não adianta, o cara quer a resposta pronta! Fazer conta dá trabalho."
Ao caro amigo que fez este triste comentário, respondo, não estou procurando resposta e nada pronto, só estou aqui tirando dúvidas, mesmo que tenha postado em tópico errado. Os outros que colaboraram, tiveram educação de orientar-me e comentar minha dúvida. Agora se este parceiro não tem nada a acrescentar, fica na moita, fica na tua.

 
Voltar ao Topo
PepeVasconcellos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2015
Itararé/SP
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PepeVasconcellos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 13:20
Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Little, eu fiz o teste assim:

Tinha uma relação 3x 22x32x42... deixei na coroa do meio e soltei o cabo do shifter, passei um mês fazendo as trilhas que geralmente faço. Não sofri em nenhuma subida, então a decisão foi colocar uma 36 e ficar 36x36 de mais leve (ainda vou colocar um cassette 11x42)


Está conseguindo fazer de boa os trajetos, com a coroa 36 na frente???

Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 13:45
Originalmente postado por PepeVasconcellos PepeVasconcellos escreveu:

Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Little, eu fiz o teste assim:

Tinha uma relação 3x 22x32x42... deixei na coroa do meio e soltei o cabo do shifter, passei um mês fazendo as trilhas que geralmente faço. Não sofri em nenhuma subida, então a decisão foi colocar uma 36 e ficar 36x36 de mais leve (ainda vou colocar um cassette 11x42)


Está conseguindo fazer de boa os trajetos, com a coroa 36 na frente???

Caro, há dezenas de relatos e muitas dicas sobre este assunto no topico:
https://www.pedal.com.br/forum/alternativa-barata-ao-xx1_topic60765.html

Não acha melhor pelo menos le-lo e, se for o caso, argumentar lá?
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 13:53
Originalmente postado por PepeVasconcellos PepeVasconcellos escreveu:

"The Little, não adianta, o cara quer a resposta pronta! Fazer conta dá trabalho."
Ao caro amigo que fez este triste comentário, respondo, não estou procurando resposta e nada pronto, só estou aqui tirando dúvidas, mesmo que tenha postado em tópico errado. Os outros que colaboraram, tiveram educação de orientar-me e comentar minha dúvida. Agora se este parceiro não tem nada a acrescentar, fica na moita, fica na tua.

 
Como vc mesmo disse, vou me abster de comentar. 
Boa sorte nas suas dúvidas.
Wink
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 13:54
ok, então vamos focar no assunto do tópico e falar de tamanho de coroa no tópico apropriado?

voltando ao assunto que deu origem ao tópico, não teve jeito. 

troquei de bike, troquei coroa e pedivela, corrente, tudo..  e continuo tendo que usar guia, senão cai.
a trilha é mais dh do que AM, talvez seja por isso.

curioso é que a galera de DH que anda na mesma trilha com essas coroas NW e sem guia, e não cai. Mas as bikes de dh tem uma folga de corrente mínima por conta da diferença entre os cogs maior e menor. Já nas bikes enduro a folga é gigante pois tem que atender tanto ao cog 11 quanto a 46.

em breve vou colocar 1x10 na outra bike, com coroa oval chinesa 32 dentes, e depois trago o relato.
como ela é 110mm de curso espero que não caia como a bike de 165.




Editado por TheLittle - 31 Mar 2017 as 13:54
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 14:38
eu montei 1x11 em uma epic ht. Xt m8000, k7 sunrace 11x46, corrente kmc, pedivela original raceface e coroa oval Doval 32t.
O chainline ficou horrivel, amenizou colocando umas arruelas para empurrar a coroa.
Tive alguns episodios de queda de corrente no pedivela, tanto em subida quanto em descida e no plano, sem buracos...

Comprei um guia de corrente no aliexpress, esperando chegar para testar.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 14:43
Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

eu montei 1x11 em uma epic ht. Xt m8000, k7 sunrace 11x46, corrente kmc, pedivela original raceface e coroa oval Doval 32t.
O chainline ficou horrivel, amenizou colocando umas arruelas para empurrar a coroa.
Tive alguns episodios de queda de corrente no pedivela, tanto em subida quanto em descida e no plano, sem buracos...

Comprei um guia de corrente no aliexpress, esperando chegar para testar.

ficou muito pra dentro ou pra fora?
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 15:03
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

eu montei 1x11 em uma epic ht. Xt m8000, k7 sunrace 11x46, corrente kmc, pedivela original raceface e coroa oval Doval 32t.
O chainline ficou horrivel, amenizou colocando umas arruelas para empurrar a coroa.
Tive alguns episodios de queda de corrente no pedivela, tanto em subida quanto em descida e no plano, sem buracos...

Comprei um guia de corrente no aliexpress, esperando chegar para testar.

ficou muito pra dentro ou pra fora?
A coroa ficou muito pra fora. Coloquei umas arruelas entre o braço do pedivela e a coroa, amenizou b bastante. Antes caia dois ou tres cogs quando pedalava para tras, agora cai apenas um. MAS a queda da corrente (no pedivela) continuou.

Engraçado que ocorre de vez em quando, parece ter vontade propria.
Na prova do Marcio May em fevereiro caiu uma vez no plano (estradão em boas condições) e duas na primeira subida (gavião). Depois não caiu mais...
Outro dia caiu em uma descida asfaltada.
Ja teve dias de eu girar um monte em trilha e estradão cheio de costelinha, nada de cair.
Vai entender... Eu queria achar o gatilho para tentar pensar em alguma solução. O mecânico acha que trocando o pedivela e acertando o chainline milimetricamente resolve. Como meu pedivela é novo e a guia foi barata, resolvi ir pela guia.

Engraçado que um colega tem uma stump com Xo, 1x11 "de fábrica" e nunca caiu.
Outro tem um Eagle e também nada de queda.
Será caracteristica Shimano?
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 15:11
Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

eu montei 1x11 em uma epic ht. Xt m8000, k7 sunrace 11x46, corrente kmc, pedivela original raceface e coroa oval Doval 32t.
O chainline ficou horrivel, amenizou colocando umas arruelas para empurrar a coroa.
Tive alguns episodios de queda de corrente no pedivela, tanto em subida quanto em descida e no plano, sem buracos...

Comprei um guia de corrente no aliexpress, esperando chegar para testar.

ficou muito pra dentro ou pra fora?
A coroa ficou muito pra fora. Coloquei umas arruelas entre o braço do pedivela e a coroa, amenizou b bastante. Antes caia dois ou tres cogs quando pedalava para tras, agora cai apenas um. MAS a queda da corrente (no pedivela) continuou.

Engraçado que ocorre de vez em quando, parece ter vontade propria.
Na prova do Marcio May em fevereiro caiu uma vez no plano (estradão em boas condições) e duas na primeira subida (gavião). Depois não caiu mais...
Outro dia caiu em uma descida asfaltada.
Ja teve dias de eu girar um monte em trilha e estradão cheio de costelinha, nada de cair.
Vai entender... Eu queria achar o gatilho para tentar pensar em alguma solução. O mecânico acha que trocando o pedivela e acertando o chainline milimetricamente resolve. Como meu pedivela é novo e a guia foi barata, resolvi ir pela guia.

Engraçado que um colega tem uma stump com Xo, 1x11 "de fábrica" e nunca caiu.
Outro tem um Eagle e também nada de queda.
Será caracteristica Shimano?

aproveita que o XT tem ajuste de clutch externo e dá uma apertada nele, quem sabe resolve deixando o cage mais "duro". 
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Feitosa83 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2016
Espírito Santo
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feitosa83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2017 as 15:44
Originalmente postado por PepeVasconcellos PepeVasconcellos escreveu:

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

Originalmente postado por PepeVasconcellos PepeVasconcellos escreveu:

Boa tarde galera, BeerBeerBeer
então, tô querendo migrar minha minha bike para coroa única também.
Já comprei uma coroa narrow wide 36T, e está chegando um cassete Sunrace 11-40 que vou instalar na bike. Meu pedivela é um FC-M675, será que vai ficar boa esta relação???
Outra dúvida, acabei de colocar pra rodar a corrente nova, uma HG-54 10s, pra relação com coroa única, está corrente serve ou teria que ser uma corrente com uma maior "flexibilidade"???
Agradeço desde já os colegas.



Está tudo ok. Só "acho" que encontrei dois problemas no seu texto.

* Coroa 36 vai ficar muito pesado se você pensa em um uso mais versátil.
* Corrente Hg53 tem vários relatos de arrebentar. Eu colocaria outra corrente.


Qual cassete então vc recomendaria, um 11-42??? Tenho medo de colocar uma coroa menor e acabar ficando muito leve, pois ando bastante em pista.
Outro dúvida, qual corrente vc recomendaria para esta relação???
Obrigado desde já a todos que de alguma forma ajudaram ou ajudarão.
BeerBeerBeer


Eu tenho uma OGGI 7.3 e coloquei uma coroa Narrow da Nottabla de 36d com um k7 sunrace 11-42. Passei de 20v para 10v.

Acho a melhor combinação para quem anda mais em asfalto, estrada, etc... não fica leve não. Quando pega 36d com a 11d fica na medida certa para uma boa velocidade. 38d vai ficar muito pesado se vc precisar subir um morro em sequencia.
Voltar ao Topo
hudsongama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2014
Rj
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hudsongama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2017 as 23:51
Tenho uma bicicleta bem comum, da Endorphinne 6.3 24v que uso pra trabalhar como Courier aqui no RJ, ando em média 70km por dia e minha relação está gasta na coroa maior e cassete intermediario...
Nesta semana estive a utilizar a coroa do meio que é de 32 dentes e gostei porque usei bastante os pinhões menores e antes nunca utilizava porque batia no cambio dianteiro, ficava raspando e me enchia o saco.

Ando com Garfo Rigido, pneu 700x32 e em média 25-32km/h como 90% plano.

Então, como estava com apenas 600 reais de credito no Nubank, fiz uma cotação via ML e cheguei aos seguintes itens.

Peguei um Pedivela Integrado da TSW com Coroa 32(Coroa Narrow Wide)/MC inclusos (Movimento central deve me dar dor de cabeça mas devo trocar por um shimano qualquer mais pra frente.)
Cambio traseiro Acera m3000 Shadow
Passador Esquerdo 9v Acera
Corrente e Cassete qualquer 9v

Tudo saiu por volta de 600 reais... Mais barato que os 1000 reais que eu pretendia gastar no mês que vem com um grupo acera completo.

O que me motivou a montar esse Frank foi a minha experiencia forçada de hoje e as opções de coroas baratas que sempre vi no Aliexpress.
Minha pergunta é a seguinte, quantos KM deve durar uma Coroa? Usei uma Tourney por 11 mil km forçados, nos 10 mil ela já pedia troca mas eu ignorei.

Corrente e cassete eu troquei nos 5 mil... Acredito que nesse esquema irei trocar a cada uns 3500 forçadamente, estou errado?
Endorphine 6.3
Jamis Ventura
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X